fbpx

LinkedIn para universitários

As oportunidades do LinkedIn para universitários

As oportunidades do LinkedIn para universitáriosAs aplicações do LinkedIn para universitários muitas vezes passam desapercebidas pelos estudantes, que têm a falsa impressão que desenvolver uma presença nesta rede é tarefa para apenas depois da graduação.

Em países onde o uso do LinkedIn já é mais disseminado, e as pessoas têm uma consciência maior sobre sua importância no desenvolvimento profissional, como nos Estados Unidos, o uso da ferramenta já faz parte inclusive da grade de matérias complementares na High School.

No Brasil já ocupa o terceiro lugar no ranking dos usuários do LinkedIn, com mais de 19 milhões de participantes, segundo o site Social Bakers, o Brasil é o país que registra o maior crescimento da plataforma. Espera-se que em 2015 este crescimento seja ainda maior.

A vantagem do uso do LinkedIn para universitários é começar a criar desde cedo um ambiente de relacionamento profissional nesta rede. Uma das chaves do sucesso em uma estratégia de marketing pessoal no LinkedIn é justamente a criação de pontos de contato, e quanto antes começar, melhor.

As diversas aplicações do LinkedIn para universitários

As vantagens do uso do LinkedIn por universitários são muitas e vão desde a construção de uma identidade profissional no LinkedIn e outras mídias sociais, até a obtenção de uma boa colocação no mercado do trabalho. Seja como for, é recomendável que mesmo antes da graduação, o estudante comece a desenvolver seu trabalho de relacionamento nesta rede.

Conhecimento prévio dos códigos do mercado

Uma das diversas aplicações do LinkedIn para universitários é passar um conhecimento prévio sobre o mercado de trabalho onde irá atuar, o que faz com que o estudante passe a conhecer alguns padrões e comportamento que jamais tomaria ciência através de livros ou professores.

Cada mercado tem suas próprias regras de conduta e de trabalho. Ao ter uma participação ativa no LinkedIn o estudante começará a tomar contato com esse “código de conduta” o que certamente será valioso para o seu desenvolvimento profissional.

Criação de uma rede de contatos profissionais

O networking no LinkedIn é uma das principais atividades dos participantes dessa rede e no caso específico dos estudantes, pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de pontos de contato com os profissionais que já atuam no mercado de trabalho para o qual ele deseja ingressar.

Ter uma boa rede de relacionamentos é uma das formas de conhecer novas experiências, obter visibilidade no ambiente profissional e dessa forma, buscar por oportunidades de desenvolvimento na carreira. Mas não se apresse em criar conexões sem antes criar um perfil de sucesso no LinkedIn.

Avaliação de empresas onde pretende trabalhar

Já na faculdade começamos a determinar qual seria o emprego dos nossos sonhos, a empresa na qual nos sentiríamos realizados e onde o ambiente de trabalho seria exatamente o que desejamos para nossa vida profissional. O problema é que nem sempre a realidade bate com o sonho.

Quando o LinkedIn é usado por estudantes universitários, eles têm a oportunidade de acompanhar as empresas dos seus sonhos e avaliar se é exatamente a companhia que eles imaginam, se as sua políticas e ideais são aqueles que eles estabeleceram para sua carreira.

Obtenção e recomendações

Um dos elementos mais importantes em termos de credibilidade de um perfil no LinkedIn são as Recomendações, endossos de terceiros sobre a vida profissional e expertises do perfil. Essas recomendações valorizam o perfil, pois na verdade são confirmações das informações que o participante inclui no perfil.

Pessoas que participam intensamente da formação do estudante, como professores, mentores e até mesmo colegas de faculdade são potenciais participantes da rede que podem referendar o conteúdo do perfil.

Busca por oportunidades de trabalho

Embora não seja exatamente uma agência de RH, é claro que procurar emprego no LinkedIn é uma atividade bem constante nesta rede. Mesmo na fase de estágio, a rede pode ser uma grande aliada para a obtenção de uma vaga em uma empresa de destaque onde pode ter início uma carreira promissora.

É importante entender que o LinkedIn não deve ser usado apenas quando se está precisando de um emprego, e sim como uma ferramenta de geração de relacionamentos, onde, eventualmente, você até pode buscar por uma vaga de trabalho. Correr para a rede somente quando se precisa de uma colocação no mercado é um erro, pois a base de relacionamento não foi construída, e por isso as chances de sucesso são diminutas.

Para ajudar os estudantes universitários e recém-formados a vencer o desafio da obtenção de uma colocação no mercado de trabalho, a rede lançou o LinkedIn Student Jobs, uma área do site especialmente voltada para ajudar os recém integrados ao mercado de trabalho a encontrarem uma vaga.

As vantagens do LinkedIn para universitários são inúmeras e é importante começar desde cedo a construção de uma presença profissional nesta rede para desenvolver um networking de resultados.

Publicado originalmente no blog do Curso de LinkedIn

By Published On: 23 de novembro de 2014Categories: LinkedIn, Marketing Pessoal na InternetTags: ,

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo