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Quanto custa um Fã no Facebook?

Saiba quanto custa um Fã no Facebook

A necessidade de saber quanto custa um fã no Facebook é justificada, já que uma das principais questões em termos de marketing digital é o custo exato de cada campanha e o quanto ela contribui para a formação da receita de um site.

Afinal de contas, o ROI – Return of Investment – é a estrela de toda campanha de marketing online, e não seria diferente no caso do Facebook.

Por isso mesmo, muita gente se questiona sobre a validade de campanha que tenha como objetivo o aumento da base de Fãs no Facebook, alegando que seria difícil calcular o retorno delas.

A bem da verdade, essa é uma preocupação que pode ser resolvida através de uma equação simples e um monitoramento bem estruturado das conversões, principalmente em operações de e-commerce.

Calculando quanto custa um fã no Facebook

Quanto custa um Fã no Facebook?

Em primeiro lugar, devemos determinar o custo de aquisição de cada Fã o que chamaremos de CAF. Em uma campanha que tenha como objetivo a expansão da base de fãs de uma página, esse custo é expresso pela divisão do custo da campanha pelo incremento na base de Fãs. Podemos assim determinar o quanto necessita ser gasto para conseguir um fã a mais em nossa base.

Em nosso Curso de Facebook Marketing discutimos bastante esse aspecto da campanha justamente porque precisamos saber qual o resultado exato de cada ação. Podemos dizer que esta é uma das principais métricas do Facebook Marketing, já que todas as outras ações, como engajamento e até mesmo conversão, acabam derivando do tamanho e da qualidade da base de fãs.

O problema é que determinar qual é o custo de aquisição de um fã é apenas parte do processo. Com o auxílio de métricas do Google Analytics, podemos elaborar derivações de fluxo de caixa bem mais sofisticados, e assim projetar com mais precisão qual seria a contribuição de uma campanha de aquisição de fãs na receita de um negócio online.

Qual a receita que um Fã no Facebook pode gerar?

Essa é a segunda pergunta que mais se ouve. A segunda fase dessa mensuração é determinar qual o potencial de conversão de cada fã, o que pode ser feito facilmente através dos dados fornecidos pelo Google Analytics. Quando você faz uma configuração do Google Analytics adequada, é possível saber através de filtros e segmentação, qual o ticket médio de cada venda oriunda de ações no Facebook, principalmente se elas estiverem bem tagueadas através de UTMs.

Uma outra forma de calcular o valor em potencial de cada fã conquistado é aplicar o Valor de Cada Visita ao tráfego gerado pelo Facebook, outro dado que você pode facilmente encontrar no Google Analytics, se fizer as devidas configurações.

O importante quando a empresa assume uma posição agressiva nas mídias sociais é segmentar ao máximo a análise de tráfego para poder identificar de maneira exata a conversão vinda de cada mídia. Quando você sabe exatamente quanto custa um fã no Facebook, você consegue identificar as estratégias mais eficientes em termos de conversão de meta, seja ela qual for.

Em termos de estratégia para Facebook Ads, por exemplo, o formato que melhor se adequaria a uma campanha que tenha como objetivo a expansão da base de fãs seria o de Curtidas na Página. Esse é o formato específico para este fim, e por isso o Facebook disponibiliza diversos recursos neste tipo de anúncio para que as curtidas ocorram de maneira mais fluida.

Quanto custa um fã no Facebook

Saber quanto custa um fã no Facebook é fundamental para a análise de retorno

Nossa experiência com Facebook Ads tem mostrado que esse tipo de campanha possui um potencial muito mais favorável à aquisição de fãs uma vez que expõem muito mais a marca do que outras estratégias.

O fato do anúncio vir associado às pessoas do circulo de amizades do usuário que já Curtiram a marca, o que chamamos de Prova Social, induz a uma conversão – no caso, expansão da base de fãs – bem maior, e consequentemente uma queda no Custo de Aquisição de Fãs.

Outra opção seria o uso do recurso de Promover Publicação, com a opção de exibir a publicação apenas para pessoas que não curtiram a sua página ainda. Isso gera uma exposição para um público que ainda não tem contato com a marca e consequentemente aumenta a base de fãs. É uma questão de testar as duas alternativas e analisar qual delas traz o melhor retorno.

Como vimos, calcular o Custo de Aquisição de Fãs não é tão complicado assim, já calcular o retorno que este fã pode gerar exige um pouco mais de sofisticação nos registros de um site. Portanto, dê mais atenção ao seu Google Analytics, pois esse é o verdadeiro lustre da bola de cristal, e por isso, é elemento obrigatório da sua estratégia de marketing no Facebook.

Agora que você já sabe como calcular o quanto custa um fã no Facebook e qual a importância disso em sua estratégia de marketing no Facebook, o que acha de implementar esse procedimento em suas campanhas? Mantenha-se atualizado sobre essa e outras questões envolvendo Facebook Marketing e outras relativas ao marketing em mídias sociais, assinando nosso Boletim Informativo.

By Published On: 2 de maio de 2016Categories: FacebookTags: , , ,

3 Comments

  1. Flávio 12 de fevereiro de 2017 at 17:01 - Reply

    Materia muito boa, para valorizar sua página ou marca, sim vale muito. Mas na prática, o mais importante são as suas vendas geradas. Já que todas as curtidas não se transformam e vendas e nem quer dizer que gostam dá sua loja ou produto. Tenho amigos que dão um like porque são amigos.

  2. Claudir 23 de maio de 2016 at 22:26 - Reply

    A questão entre custo de um fã e a possível receita trazida por ele é interessante, mas é importante pensar que muitos curtem uma fã page mas acabam não acompanhando as atualizações.
    Logo, não vejo a quantidade de curtidas de uma página como volume de pessoas que realmente acompanham e participam das atividades de uma fanpage

    • Alberto Valle 24 de maio de 2016 at 18:03 - Reply

      Olá Claudir

      Realmente, quando calculamos o custo de aquisição de um fã no Facebook, temos que fazer os devidos ajustes, e entre eles está o expurgo dos fãs que não interagem com a página. Como toda métrica em marketing digital, cada situação precisa ser devidamente analisada, para que possamos realizar os ajustes necessários na fórmula, de forma a que ela expresse a realidade do ambiente onde estamos trabalhando.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

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