Curso de E-commerce Online – Planejamento e gestão de lojas virtuais
O curso de e-commerce online oferecido pela Academia do Marketing em parceria com o Curso de E-commerce é um treinamento completo para quem deseja aprender o passo a passo da criação de uma loja virtual de sucesso.
Desenvolver e implementar um projeto de e-commerce de sucesso envolve diversas etapas críticas que se não forem tratadas de maneira profissional poderão comprometer o resultado final. Com este curso de e-commerce online você elimina este risco.
O Curso de E-commerce Online foi desenvolvido por uma equipe que já atua no mercado brasileiro há oito anos, composta por profissionais com ampla experiência no setor e também no ensino a distância.
O treinamento aborda desde o planejamento e escolha correta da plataforma de e-commerce à montagem da estratégia de divulgação e mensuração de resultados, passando por áreas como meios de pagamento, logística e entrega.
Este curso de e-commerce online é recomendado para aqueles empreendedores que desejam montar uma loja virtual sem ter que arcar com os altos custos de contratação de uma consultoria especializada. A consultoria já é o próprio curso.
Curso de E-commerce Online - Como Montar Uma Loja Virtual
Data: Início Imediato após a confirmação do pagamento
Formato: Curso online através de vídeo aulas e material de apoio
Carga horária estimada: 30 Horas – 180 dias para conclusão
Investimento: Até 15/03 R$ 220,00 após esta data R$ 320,00
Objetivo do curso
O objetivo do curso de e-commerce online é apresentar um roteiro completo para a criação e gestão de uma loja virtual, desde a criação, passando pela divulgação e sua administração.
No curso você aprenderá a planejar uma operação de e-commerce. Definir o melhor sistema a ser utilizado, contratação e implementação de meios de pagamento, marketing digital aplicado ao e-commerce e muito mais. Confira a descrição de cada módulo do curso abaixo.
A quem se destina
- Qualquer empreendedor que deseje aprender a montar e gerenciar uma loja virtual;
- Empresas do comércio convencional que desejam criar um novo canal de vendas no e-commerce;
- Profissionais de empresas em geral que desejam conhecer o comércio eletrônico e suas oportunidades comerciais e profissionais;
- Professores, alunos e pesquisadores da Internet que queiram conhecer a dinâmica de crescimento do e-commerce e suas perspectivas.
Curso de E-commerce Online – Conteúdo Programático
1 – Planejamento e Projeto de E-commerce
- Importância de um Projeto de E-commerce
- Principais pontos a serem abordados
- Mercado, análise da concorrência
- Definição de público e mix de produtos
- Plataforma, conteúdo
- Meios de pagamento marketing
- Logística e atendimento
- Capacitação de pessoal
- Alocação de recursos
No módulo inicial do curso de e-commerce online você terá uma ampla visão sobre o processo de planejamento de todo o processo de criação de uma loja virtual. Você verá que um projeto de e-commerce envolve muito mais que a simples criação de uma loja virtual. Neste módulo você aprenderá a elaborar um projeto de e-commerce de forma profissional para orientar seus próximos passos.
2 – Escolha e Registro de Domínio
- O que é domínio
- Quem pode registrar
- Registro no exterior
- Cuidados na hora de fazer o registro
- Proteção do domínio
- Importância da escolha
- Tipos de domínio
- Impacto no marketing
- Dicas para a escolha
Este é um módulo onde você verá que antes mesmo de se decidir sobre questões mais técnicas como sistema de e-commerce e marketing, você precisa tomar algumas decisões no que diz respeito ao domínio – endereço no qual a sua loja será hospedada. Você aprenderá a criar um domínio que satisfaça às necessidades do seu projeto de e-commerce e também como protegê-lo.
3 – Plataformas de E-commerce
- Definição de plataforma de e-commerce
- Fatores determinantes da escolha
- Principais tipos de plataformas
- Plataformas alugadas
- Plataformas Open Source
- Plataformas exclusivas
- Marketplaces
A plataforma de e-commerce é o coração de toda a operação, e por isso mesmo dedicamos um módulo inteiro a este aspecto do projeto. Você conhecerá as diversas opções de sistemas de e-commerce como as plataformas alugadas, open source, exclusivas e oportunidades de em marketplaces. Neste módulo discutimos as vantagens e desvantagens de cada modelo, seus custos e qual o modelo mais adequado para o seu caso.
4 – Design no E-commerce
- Impacto do design em lojas virtuais
- Layout no e-commerce
- Elementos de cabeçalho
- A barra lateral
- Elementos de rodapé
- Cores e sua influência
No módulo sobre design do nosso curso online sobre lojas virtuais, vamos discutir e apresentar soluções para a questão do design e layout de um e-commerce, uma importantíssima dimensão de um projeto de loja virtual, que além da questão estética, possui um forte impacto sobre a taxa de conversão do seu negócio.
5 – Conteúdo Para Lojas Virtuais
- Importância do conteúdo no e-commerce
- Principais elementos de conteúdo
- Estrutura de navegação
- Página de detalhe do produto
- Layout e conversão
- Modelo de Funil de AIDA
- Descrição de produtos
- Produtos relacionados
- Cross selling e up selling
O conteúdo de uma loja virtual vai muito além da descrição de produtos. Neste módulo você aprenderá técnicas para o planejamento e gestão de conteúdo no e-commerce, visando oferecer uma boa experiência de navegação em sua loja e também alinhar este elemento a sua estratégia de exposição nas páginas de respostas das ferramentas de busca.
6 – Meios de Pagamento
- Importância das formas de pagamento
- Opções de meios de pagamento
- Gateways de pagamento
- Intermediadores de pagamento
- Implementação de meios de pagamento
- Fraudes no e-commerce
- Tipos de fraudes no e-commerce
- Como se prevenir
- Sistemas antifraudes
- Certificação SSL
- Análise de risco
No módulo de meios de pagamento do nosso curso de e-commerce online vamos abordar as diversas opções de formas de pagamento para uma loja virtual e as questões de segurança envolvidas. Você conhecerá os tipos integrações de meios de pagamento para sua loja virtual, as vantagens e desvantagens de cada um e também as questões de segurança envolvidas.
7 – Marketing Digital Para E-commerce
- Marketing no e-commerce
- Funis de conversão
- Modelo de ARCA
- Dimensões do marketing digital
- Marketing de busca
- Dimensões do marketing de busca
- Pesquisa de palavras-chave
- SEO – Otimização de Sites
- Links Patrocinados
- Rede de Pesquisa do Google Ads
- Rede de Dispaly do Google Ads
O marketing digital desempenha um papel fundamental na trajetória de sucesso de uma loja virtual. Por isso mesmo, neste módulo do nosso curso de e-commerce online você conhecerá as principais técnicas e ferramentas para a divulgação de uma loja virtual.
8 – Monitoramento de Tráfego e Conversões
- Importância do monitoramento de tráfego
- Monitoramento no gerenciamento
- Monitoramento no marketing digital
- Monitoramento no desenvolvimento
- Google Analytics no e-commerce
- Relatórios do Google Analytics
- Criação da conta no Google Analytics
Neste módulo vamos apresentar a você as principais ferramentas de monitoramento de tráfego de uma loja virtual, como o Google Analytics, para que você possa criar um sistema de acompanhamento que além de registrar suas vendas possa também passar informações que permitam o paruimoramento de questões como navegação e conversão.
9 – Logística no E-commerce
- Logística no e-commerce
- Dimensões envolvidas
- Pontos críticos
- Opções de logística
- Correios
- Transportadora
- Plataformas de logística
- Entrega própria
- Logística reversa
A logística é uma das partes mais sensíveis de uma operação de e-commerce e neste módulo você verá quais são as melhores opções em termos de logística de entrega e devolução para uma loja virtual e também outros aspectos envolvidos nesta área.
10 – Atendimento no e-commerce
- A importância do atendimento no e-commerce
- O envolvimento da empresa
- Pessoal capacitado em atendimento
- Procedimentos e rotinas
- Principais canais de atendimento
- Atendimento via FAQ
- Atendimento por telefone
- Atendimento via chat
- Atendimento por e-mail
- Atendimento em redes sociais
- Política sobre atendimento
O atendimento vem exercendo um papel cada vez maior na experiência de compra do usuário em uma loja virtual e neste módulo do curso de e-commerce online você verá como usar essa ferramenta para fidelizar seus clientes e transformá-los em defensores da sua marca gerando exposição e ainda mais vendas.
Certificado do Curso
Os participantes do curso online de e-commerce receberão um Certificado de Participação do treinamento, emitido pela Academia do Marketing, de acordo com o estabelecido pela Lei nº 9.394, que será enviado por e-mail.
Benefícios para os participantes
Ao participar do curso de e-commerce online você receberá:
- Acesso ao ambiente de ensino a distância pelo prazo de 90 dias
- Apostila do curso e material complementar no formato digital
- Certificado digital de participação no curso
O curso de e-commerce online é o treinamento ideal para quem deseja investir no comércio eletrônico de forma profissional, organizada e eficiente. Não perca esta oportunidade de ingressar no universo do varejo eletrônico com o suporte de uma equipe de primeira.