A importância de uma estratégia de marketing pessoal online
Estruturar e implementar um projeto de marketing pessoal online é uma ação imperativa para ter sucesso nos dias de hoje, seja no universo corporativo, empresarial ou político. O grande canal de informações dos dias de hoje é sem dúvida a Internet, o que torna obrigatória sua presença neste canal caso queira ser notado.
O problema é que muita gente acha que marketing pessoal online é intuitivo ou então que precisa ser o mais “espontâneo” possível. Concordo com a questão da espontaneidade, afinal, se você deseja criar uma marca pessoal na Internet que seja sólida o suficiente para gerar oportunidades de negócios, ele precisa ser genuína.
Quanto a questão do marketing pessoal na Internet ser intuitivo, ai sim, eu discordo e muito, pois na verdade, a criação de uma estratégia de Personal Branding nas mídias digitais está ficando a cada dia mais técnica.
Primeiro passo no marketing pessoal online – Planejamento
Como em qualquer outra atividade, e principalmente em se falando de marketing digital, o planejamento é essencial para o sucesso da sua estratégia de marketing pessoal na Internet. De nada adianta partir para iniciativas isoladas em diversas frentes de contato digital se esses canais não conversam entre si.
Um dos grandes segredos do marketing online atualmente está na criação da sinergia entre os diversos canais e isso só é possível a partir de um bom planejamento do seu marketing pessoal online.
Por isso, o primeiro passo na sua estratégia de marketing pessoal na Internet deve ser justamente estabelecer um plano de ação que irá nortear seus as próximas etapas. Defina pontos como:
- Quais são os objetivos da sua presença online?
- Quanto do seu tempo você pode dedicar a essa atividade?
- Quais serão os canais digitais empregados?
- Que habilidades você precisará desenvolver para o sucesso nesta área?
Só depois do planejamento da sua estratégia de marketing pessoal online é que você deve botar a mão na massa. Sabemos que a parte operacional de um projeto é muito mais sedutora que a etapa de planejamento, mas sem a segunda, a primeira se torna ineficaz e não apresentará os resultados esperados.
Realizações são importantes mas valores também contam
Muita gente acredita que marketing pessoal online é apenas uma questão de dar amplificação às suas realizações profissionais para que as pessoas tomem conhecimento do seu sucesso profissional ou empresarial.
É claro que essa é sim uma das funções do marketing pessoal, mas o que essas pessoas esquecem é que os valores pessoais contam na avaliação de um profissional.
Um recrutador busca sinais da personalidade das pessoas que ele pesquisa na Internet, notadamente em seus perfis ou páginas profissionais no Facebook. Ele deseja saber quais são os valores que norteiam a vida pessoal de um candidato, e que provavelmente devem ser refletidos em sua vida profissional.
Da mesma forma, um futuro parceiro comercial, no caso do marketing pessoal online voltado para a divulgação de uma empresa, busca conhecer os valores pessoais de seus futuros parceiros.
Engajamento é a sua presença real
Criar perfis em redes sociais como LinkedIn, Facebook e Twitter é apenas uma das etapas do seu processo de marketing pessoal online. Elas serão a base da sua atividade mais importante: O Engajamento.
De nada adianta você criar os perfis como parte da sua estratégia de marketing pessoal nas redes sociais se depois você os abandona ou então não interage com as pessoas que compõem aquela rede.
A sua exposição nas mídias sociais como profissional não se dá única e exclusivamente pela criação dos perfis, muito pelo contrário, esse é apenas o ponto de partida.
O verdadeiro marketing pessoal nas redes sociais se dá através de uma presença atuante nos diversos canais, como os Grupos no LinkedIn e outros ambientes colaborativos disponíveis nas diversas redes sociais.
É através da discussão sobre assuntos relacionados à sua área de especialização que você pode demonstrar suas expertises e qualificações. O verdadeiro marketing pessoal online se dá através das interações e não simplesmente pela criação de uma identidade digital.
Não se transforme em uma máquina de propaganda
Costumo dizer que o marketing pessoal online é um misto de estratégia de marketing e sedução. Você precisa ser paciente e contar com uma grande dose de savoir fair para atingir os seus objetivos. É a típica situação onde o ditado “A pressa é inimiga da perfeição” se faz presente na sua plenitude.
Um dos erros fatais em termos de marketing pessoal na Internet é o de você se transformar em uma máquina de propaganda pessoal. Marketing pessoal e autopromoção são coisas distintas e nem sempre andam bem juntas, muito pelo contrário, as pessoas que frequentam as redes sociais, passam a ignorar esse tipo de presença.
A essência da criação da sua marca pessoal na Internet é justamente exibir suas capacitações e realizações sem deixar que essa ação seja confundida com autopromoção. Ficar o tempo todo exaltando suas qualidades e feitos, além de ser um saco para quem lê é uma verdadeira perda de tempo em termos de marketing pessoal.
Para piorar um pouquinho mais as coisas, se você está em busca de um uma colocação no mercado de trabalho, saiba que esse posicionamento é muito mal visto pelos recrutadores.
Dê antes de receber
Os especialistas em marketing pessoal online são unânimes em afirmar que a melhor estratégia para criar laços de relacionamentos fortes na construção da sua presença online é dar antes de receber.
Para se tornar uma referência, primeiramente você precisa expor suas habilidades de forma aberta, por isso sua presença digital precisa ser antes de tudo colaborativa.
Uma marca pessoal, principalmente em se tratando de mídias sociais, é construída a partir de demonstrações públicas das suas expertises e potencial contributivo.
Se você cria uma presença online onde só pede indicações, reconhecimento ou citações, você se torna um verdadeiro oportunista, posicionamento que é muito mal visto na maioria destes ambientes, assim como no ambiente do networking físico.
Seu marketing pessoal online a longo prazo
Como você já deve ter percebido, uma estratégia de Personal Branding Online é um investimento a médio e longo prazo e por isso não pode ser baseado em imediatismo ou improviso.
Uma marca sólida não é construída em uma única ação e muito menos traz resultados a curto prazo, por isso, para ser bem sucedido é preciso ter esse posicionamento de investimento na sua carreira ou negócio.
Como você pode perceber, os resultados de um posicionamento digital podem ajudar em muito a sua carreira e também na prospecção de novos negócios, mas é importante que sua estratégia de marketing pessoal online seja bem planejada e constantemente revisada. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle no site Marketing Pessoal .Net.Br