10 regras do marketing nas mídias sociais
Falar em regras do marketing nas mídias sociais renderia, e em alguns casos, já rendeu um livro inteiro.
A influência da Internet no dia a dia das pessoas é cada vez maior e o marketing nas mídias sociais fica cada vez mais evidente nas atividades dos internautas.
Para as empresa é uma mudança de rumo e para os profissionais do marketing digital, um novo enfoque para campanhas.
Seguem aqui dez leis do marketing nas mídias sociais, sugeridas pela presidente da Creative KeySplash Inc, Susan Gunelius.
1 – A Lei do Foco
Especializar-se é muito melhor do que ser “pau para toda a obra”. Uma mídia social altamente focada e uma estratégia de marketing de conteúdo destinam-se a construir uma marca forte.
Elas terão mais chance de sucesso do que uma estratégia global que tenta ser tudo para todas as pessoas. Por isso o analista de mídias sociais precisa estar focado.
2 – A Lei de Escutar
O sucesso em mídia social e marketing de conteúdo depende muito mais do ouvir do que do falar. Leia o conteúdo divulgado pelo seu público alvo e participe de discussões para saber o que é importante para eles.
Só então você poderá criar conteúdos e conversas que agreguem valor aos seus clientes e prospects.
3 – A Lei da Qualidade
Qualidade triunfa sobre a quantidade. É melhor ter mil contatos online que leem, compartilham e falam sobre o seu conteúdo que 10 mil conexões que desaparecem depois de se conectar com você apenas uma vez.
No planejamento de uma campanha de marketing nas redes sociais precisamos estar sempre focados na qualidade e não na quantidade.
4 – A Lei da Paciência
Resultados em mídias sociais e marketing de conteúdo não acontecem da noite para o dia. É um trabalho de construção de relacionamentos com seus clientes que leva tempo.
Embora seja possível fazer ações relâmpago, é muito mais provável que você precise comprometer-se a longo prazo para alcançar resultados.
5 – A Lei da Composição
Se você publicar conteúdo de qualidade e trabalhar para construir a sua audiência online, seus seguidores irão compartilhar seu conteúdo com seus amigos no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, seus próprios blogs e muito mais.
Este compartilhamento e discussão sobre um bom conteúdo para redes sociais, abrem novos pontos de entrada para os motores de busca. Assim seu conteúdo estará acessível a um número cada vez maior de pessoas.
6 – A Lei do Valor
Se você gastar todo seu tempo nas mídias sociais falando sobre seus produtos e serviços, as pessoas vão parar de ouvir. Você deve adicionar valor à conversa.
Concentre-se menos em conversões e muito mais na criação de conteúdo surpreendente, desenvolvendo relacionamentos com pessoas influentes.
7 – A Lei da Influência
Dedique tempo para os influenciadores online em seu mercado, que têm um público de qualidade e podem estar interessados em seus produtos, serviços e negócios. Faça contato com as pessoas e trabalhe para construir relacionamentos com eles.
Estes contatos podem compartilhar seu conteúdo com seus próprios seguidores, o que poderia colocar você e sua empresa na frente de um público novo enorme. Lembre-se: para isso a informação deve ser útil.
8 – A Lei de Reconhecimento
Você não iria ignorar alguém que o aborda pessoalmente, por isso, você não deve ignorá-los online. Construção de relacionamentos é uma das peças mais importantes do sucesso em mídias sociais.
Sempre reconheça e converse com cada pessoa que chega a você. Uma estratégia de marketing nas mídias sociais, além de construção de relacionamento é também uma estratégia de criação de autoridade em sua área de conhecimento.
9 – A Lei da Reciprocidade
Você não pode esperar que os outros compartilhem o seu conteúdo e falem sobre você se você não fizer o mesmo por eles.
Assim, uma parte do tempo que você investe em mídias sociais deve ser focado em compartilhar e falar sobre o conteúdo publicado por outros.
10 – A Lei de Acessibilidade
Não publique o seu conteúdo e depois desapareça. Esteja disponível ao público. Isso significa que você precisa publicar conteúdo de forma consistente e participar das conversas.
Se você não estiver disponível seu público não hesitará em abandoná-lo, por isso uma das regras do marketing nas mídias sociais é justamente estar disponível.
Com este conjunto das 10 regras do marketing nas mídias sociais que acabamos de mostrar, você já terá boas diretrizes para orientar o seu planejamento de marketing nestes canais.
Mantenha-se em dia com este e outros assuntos relacionados a mídias sociais, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.
Publicado no Guia do Marketing