Marketing B2B no LinkedIn
Pensar em uma estratégia de marketing B2B no LinkedIn é não apenas uma boa ideia, mas também um passo fundamental para quem pretende criar uma estratégia de marketing em mídias sociais neste segmento.
Essa rede, que ainda é vista por muita gente como apenas um repositório de currículos(?) é na verdade um dos ambientes mais propícios para o marketing de empresas que atuam no segmento Business to Business, e não pode ficar de fora de uma campanha neste segmento.
É um erro considerar que o marketing em mídias sociais deve ficar restrito às redes mais populares, como o Facebook e Twitter.
Na verdade, o marketing B2B no LinkedIn, em alguns casos, substitui com folga uma presença empresarial no Facebook e com muitas vantagens.
Talvez você esteja surpreso com esse “sacrilégio” que eu acabo de cometer, afinal de contas, segundo a “cultura corrente”, todo mundo precisa estar no Facebook! Ledo engano.
O que faz uma empresa especializada em segurança e criptografia de transmissão de dados no Facebook?
Até mesmo em termos de criação de conteúdo para redes sociais, seria difícil desenvolver algo que seja do interesse do perfil de público no Facebook.
O LinkedIn é o espaço ideal para o marketing B2B
A força e respeitabilidade que o LinkedIn conquistou em seus mais de 19 anos de vida, junto aos profissionais das mais diferentes áreas, qualificou-o a ser um dos veículos de mídia mais importantes para o marketing B2B da atualidade.
Afinal de contas, é no LinkedIn que se encontram as pessoas que fazem o mercado acontecer.
De estagiários a CEOs de grandes multinacionais, todos estão no LinkedIn desenvolvendo seu network e buscando novas oportunidades de negócios. É o caldo cultural perfeito para as ações de marketing B2B.
Chega a ser engraçado como algumas marcas decidem por não agregar o LinkedIn às suas ferramentas de marketing nas mídias sociais, baseadas no que chamamos das métricas da vaidade, ou seja, o número de participantes ou sua teórica influência.
O fato é que o LinkedIn no Brasil, segundo dados do site Social Bakers, um dos mais respeitáveis em termos de estatísticas sobre redes sociais no mundo inteiro, mostra que existem mais de 50 milhões de brasileiros participando desta rede em 2021.
Um número pequeno em relação ao Facebook, eu concordo. Só que existe uma diferença muito grande entre essas duas plataformas.
Estes mais de 50 milhões de usuários do LinkedIn, são, em um grau menor ou maior, influenciadores e formadores de opinião, e decidem sobre quais produtos e serviços serão usados pelas em presas em que trabalham. Got You!
As opções de marketing B2B no LinkedIn
O próprio LinkedIn já percebeu há muito tempo que seu ambiente é o ideal para o marketing business to business, tanto é que passou a orientar muitas de suas ferramentas neste sentido.
A criação das Company Pages e mais recentemente, as Show Case Pages, foram sinais que a “rede azul de trabalho” estava mirando no segmento B2B.
Criando a página da sua empresa no LinkedIn você terá a oportunidade de estabelecer um canal de comunicação mais direto com o público-alvo que você deseja atingir e a geração de Leads.
Através da Company Page, você pode adotar uma estratégia de marketing de relacionamento para apresentar a cultura e expertises da empresa, desenvolver pontos de contato com possíveis clientes em potencial, além é claro de gerar mais Leads.
Em suma, a mesma estratégia de conteúdo para redes sociais que você criaria para uma Fan Page no Facebook, pode ser adotada no LinkedIn. Em termos de marketing de conteúdo, a única coisa que muda é o perfil dos usuários.
Além das Company Pages você pode lançar mão também das Showcase Pages, que funcionam como páginas específicas para divisões da sua empresa, onde você pode apresentar de forma mais detalhada produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Marketing B2b com LinkedIn Ads
Além das opções de marketing de relacionamento que podem ser desenvolvidas em sua Company Page, outra ferramenta de grande potencial para marketing B2B no Linkedin, são seus anúncios patrocinados os LinkedIn Ads, anúncios pagos que são veiculados na plataforma da rede.
Os LinkedIn Ads aparecem em diversas situações na plataforma, como nas páginas de perfil, na página principal, na caixa de entrada de mensagens, resultados de pesquisa e nas páginas de Grupos.
Em termos de marketing B2B no LinkedIn, você pode usar estes anúncios, para conteúdo patrocinado, no formato de anúncios de texto e inserção de anúncios mais elaborados incluindo imagens, que são exibidos no feed dos usuários.
A grande vantagem dos LinkedIn Ads é seu alto poder de segmentação, o que nos garante a possibilidade de fazer com que eles sejam exibidos somente para os participantes da rede que realmente se encaixam na Persona de Marketing desenhada em sua estratégia.
É importante notar que muito embora estes anúncios sejam de alguma forma parecidos com os publicados no Google Ads, seu ambiente de exibição é completamente diferente.
No caso do Google, trabalhamos no segmento do marketing de busca e no LinkedIn como marketing de display. São estratégias completamente diferentes, mas complementares.
Para conhecer um pouco mais sobre as possibilidades do marketing B2B no LinkedIn, sugerimos que você também leia um outro artigo publicado aqui em nosso blog sob o título Marketing Empresarial no LinkedIn.
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Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing