Como aumentar o engajamento no Facebook
Para todo profissional de mídias sociais quer saber como aumentar o engajamento no Facebook. É praticamente uma obsessão, principalmente em um mercado tão competitivo quanto o de hoje, e neste artigo vamos discutir justamente as técnicas para atingir este objetivo.
O engajamento em publicações no Facebook não acontece por acaso. É fruto de um conjunto de técnica e planejamento.
Ao aumentar o engajamento no Facebook você não só estará aumentando a interação com a sua base de fãs e aumentando as chances de atingir a sua meta de conversão. Aumentando o engajamento você também estará aumentando o seu EdgeRank.
Como ele é responsável pelo o alcance orgânico de suas publicações e pela relevância da sua página no Facebook e consequente exposição, você estará na verdade reduzindo os seus gastos com mídia paga no Facebook.
- Dicas para aumentar o engajamento no Facebook
- 1 – Selecione os tipos de posts com que irá trabalhar
- 2 – Trabalhe sempre com imagens bem elaboradas
- 3 – Crie títulos instigantes
- 4 – Publique em horários de grande audiência
- 5 – Use Emoticons e suas publicações
- 6 – Utilize perguntas em suas publicações
- 7 – Incentive a interação
- Colocando tudo junto
Dicas para aumentar o engajamento no Facebook
Confira abaixo quais são as principais diretrizes para aumentar o engajamento no Facebook e com isso conseguir mais alcance para suas publicações e além disso conquistar uma relevância maior para sua página.
1 – Selecione os tipos de posts com que irá trabalhar
A primeira orientação sobre como aumentar o engajamento no Facebook é selecionar muito bem o tipo de conteúdo que você irá publicar. Um dos segredos do marketing de conteúdo é justamente esse, saber o que agrada ao público.
Alguns tipos de posts geram um engajamento maior no Facebook e por isso, não é qualquer coisa que se qualifica para ser publicado nesta rede social.
2 – Trabalhe sempre com imagens bem elaboradas
As imagens desempenham um papel fundamental no desempenho de qualquer publicação no Facebook, seja ela um post ou um anúncio, por isso é um elemento ao qual devemos dedicar uma atenção especial.
Busque sempre usar imagens altamente contextualizadas em suas publicações, pois elas adiantam o teor do conteúdo e permitem uma comunicação mais rápida e eficiente.
3 – Crie títulos instigantes
Outra dica que é essencial para quem está dando os primeiros passos e está em busca de saber como aumentar o engajamento no Facebook é usar títulos instigantes em suas publicações, pois eles são o segundo fator mais importante para destacá-las e fazer com que o internauta consuma o seu conteúdo.
Da mesma forma que em e-mail marketing o título da mensagem é fundamental para a taxa de abertura, no Facebook Marketing o título é fundamental para que as pessoas se interessem pela sua mensagem.
Por isso, dedique-se a criar títulos que sejam instigantes e que induzam a leitura da sua mensagem. É ele que irá conduzir o internauta ao funil de conversão existente em sua publicação e com isso à conclusão da meta projetada para ela.
4 – Publique em horários de grande audiência
Compartilhe conteúdos em dias e horários adequados, pois este também é um fator fundamental para quem está em busca de aumentar o engajamento no Facebook. Você acha que faz algum sentido um cantor se apresentar para um auditório vazio?
Talvez você esteja se perguntando qual seria o melhor dia e horário e a resposta é, depende do setor de atuação e até mesmo de características específicas do seu público. Por isso, a única forma de ter essa resposta é analisando a sua audiência.
Você pode buscar essas informações em seus relatórios do Facebook Insights, principalmente na aba Publicações, onde poderá verificar os dias e horários em que o seu público está online.
5 – Use Emoticons e suas publicações
De acordo com um estudo Buddy Media, posts que usam emoticons conseguem 52% a mais de envolvimento com a base de fãs do que publicações sem este elemento. São 57% a mais de Likes, 33% a mais de comentários e 33% a mais de compartilhamentos.
Assim como no caso das imagens, tente sempre utilizar emoticons contextualizados com o assunto que você está apresentando. Com essa medida simples você irá humanizar suas publicações e aumentar o engajamento no Facebook.
Embora essa técnica seja eficiente, ela é restrita a alguns setores como beleza, alimentação e saúde. A pesquisa mostra que em setores como moda, automobilismo e tecnologia, essa prática pode até mesmo reduzir a taxa de engajamento, portanto cuidado.
6 – Utilize perguntas em suas publicações
Quer saber como aumentar o engajamento no Facebook? Nada mais óbvio do que utilizar perguntas em suas publicações e anúncios! O uso desse recurso pode aumentar em 92% o envolvimento em suas publicações.
A explicação é simples, as pessoas são incentivadas a reagir. O internauta, ao contrário do que muita gente imagina, é passivo, por isso, ao ser incentivado a interagir, ele gera um engajamento muito maior em suas publicações.
Uma dica para o uso desse recurso é colocar a pergunta ao final do texto ao invés de fazer isso no título ou no início da publicação. Esse posicionamento trará ainda mais engajamento.
7 – Incentive a interação
Como dito anteriormente, é um engano acreditar que o internauta é proativo. Muito pelo contrário, para se conseguir uma interação é necessário estimulá-lo através de um Call To Action, uma chamada para ação em suas publicações, uma técnica consagrada em termos de marketing digital.
Por isso, se você quer saber como aumentar o engajamento no Facebook, nossa dica é pedir para que seus fãs interajam através de chamadas para ação complementando a mensagem. Simples assim!
Esse posicionamento ao final do texto é importante, já que as pesquisas mostram que se forem colocados logo no início eles perdem sua eficácia como ferramentas para o aumento de engajamento no Facebook.
Colocando tudo junto
Se você estava interessado em como aumentar o engajamento no Facebook, estas são as diretrizes básica, já que seria muita pretensão da minha parte cobrir todo o assunto em um único post aqui no blog.
O importante é deixar claro que quando se trata de estratégia de marketing no Facebook, é fundamental planejar cada publicação com bastante antecedência, justamente para ter tempo suficiente para encaixar todas as peças em seus respectivos lugares.
Quando em nosso curso de Facebook falamos em na elaboração de um calendário editorial para organizar suas publicações, estamos falando justamente disso, ganhar tempo para produzir uma publicação de alto impacto e retorno.
Para complementar as informações deste artigo, sugerimos que você também leia uma outra publicação onde colocamos tudo junto na prática, sob o título Publicação Perfeita no Facebook.
Agora que você já sabe como aumentar o engajamento no Facebook, é uma questão de estudar estes elementos e introduzi-los em suas publicações. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
Muito obrigado ṕelas orientações, vou botar todas em prática para ver se consigo aumentar a taxa de engajamento em minha página no Facebook.
Muito útil e esclarecedor sobre como aumentar o engajamento no Facebook!!! Parabéns
Tái uma Coisa que até hoje eu não consegui trabalhar, o Facebook !
Obrigado pelas Dicas !!