Como divulgar uma franquia no Facebook
O número cada vez maior de empresários do setor do franchising, buscam se informar sobre como divulgar uma franquia no Facebook, ainda uma das redes sociais mais relevantes do mundo.
Muito embora tenha perdido o primeiro lugar absoluto, que desfrutava há tempos atrás, o Facebook e redes do grupo Meta, como o Instagram, ainda exerce muita influência sobre a decisão de compra das pessoas.
Outro fator que vem aumentando o interesse pelo marketing no Facebook é o fato que franqueadores e franqueados estão percebendo que é possível divulgar suas empresas a um custo relativamente baixo no Facebook.
O grande problema é que muitos empreendedores ainda acreditam que o gerenciamento de uma página profissional no Facebook é a mesma coisa que o gerenciamento de um perfil pessoal. Esse é um grande erro, pois são coisas completamente diferentes.
Se você entra em um projeto para a divulgação de uma franquia no Facebook, o primeiro passo é estar consciente de que página é uma coisa e um perfil pessoal, descolado e informal, é outra coisa completamente diferente.
A temática das postagens é diferente, a linguagem e interações são completamente diferentes. Uma coisa é estar em um ambiente para fazer amigos, e outra é estar neste ambiente para fazer negócios.
Para que você possa se orientar em relação a como divulgar uma franquia no Facebook, de forma correta e de maneira a gerar resultados efetivos em termos de realização de negócios, listamos algumas dicas que vão lhe ajudar.
- Principais dicas sobre como divulgar uma franquia no Facebook
- 1 – Conheça a conceito por trás do Facebook Marketing
- 2 – Planejamento é fundamental no Facebook Marketing
- 3 – Determinação do seu público-alvo
- 4 – Desenvolva conteúdo adequado para divulgação da franquia
- 5 – Busque qualidade em seus fãs e não quantidade
- 6 – Tenha uma noção exata do retorno das suas ações
Principais dicas sobre como divulgar uma franquia no Facebook
Abaixo listamos algumas das principais questões que envolvem a divulgação de franquias no Facebook.
Você verá que, como ensinamos em nossos cursos nessa área, como o Curso de Facebook Ads, por exemplo, os resultados nesse canal acontecem na medida em que planejamos nossa presença.
Podemos dividir o processo de divulgação de uma franquia no Facebook em seis etapas distintas:
- Conhecimento do conceito por trás do Facebook Marketing
- Planejamento estratégico das diversas ações de marketing da franquia
- Determinação do público que a franquia quer alcançar no Facebook
- Desenvolvimento de conteúdo para as suas ações
- Construção de uma base de fãs de qualidade para a página
- Avaliação do retorno obtido em ações de divulgação no Facebook
1 – Conheça a conceito por trás do Facebook Marketing
Se você pretende saber como divulgar uma franquia no Facebook, o primeiro passo é conhecer o que está por trás de uma estratégia de Facebook Marketing, não concorda? Pois então vejamos.
O marketing no Facebook se enquadra na categoria do marketing de display, ou seja, é importante estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas para ter sucesso com esse tipo de divulgação.
Mais ainda, você precisa não incomodar o ambiente onde o seu público está. O marketing de display exige contextualização da mensagem é isso é um dos itens mais importantes do marketing no Facebook.
2 – Planejamento é fundamental no Facebook Marketing
O planejamento das suas ações é um passo fundamental para o sucesso na divulgação de uma franquia no Facebook, pois além de produzir campanhas de maior retorno, também ajuda a economizar muito dinheiro.
Você vai precisar desenhar cada etapa da sua presença no Facebook. Desde a criação e configuração da página à criação e interação com a sua base de fãs deverá ser detalhado para que se possa conseguir uma integração entre as diversas ações.
Concordo plenamente que a etapa operacional de um projeto é muito mais excitante do que a de planejamento. O problema é que sem planejamento, em alguns casos, não se chega nem ao menos à etapa operacional.
Por isso, invista o tempo que for necessário na pesquisa e planejamento da sua página de fãs no Facebook, pois o resultado virá em termos de uma maior eficiência das campanhas e redução de custos com as mídias pagas. Leia o artigo Estratégia de Marketing no Facebook.
3 – Determinação do seu público-alvo
O segundo passo para divulgação de franquias no Facebook é conhecer detalhadamente o público que você deseja atingir no Facebook, para poder extrair o máximo dos recursos envolvidos.
Saber como divulgar uma franquia no Facebook é conhecer de muito perto quem você deseja alcançar.
Se você vai para o Facebook, trabalhar esse ambiente como se fosse mídia de massa, esqueça, este não é o caso.
Um dos macetes para o sucesso no Facebook é saber como direcionar o seu conteúdo e anúncios para atingir justamente o público que você quer impactar.
Através da criação de uma Persona de Marketing, um desenho do seu público-alvo, você poderá criar ações e campanhas que serão mais assertivas e trarão taxas de conversão maiores, maximizando assim o investimento neste canal.
4 – Desenvolva conteúdo adequado para divulgação da franquia
Um ponto que eu sempre deixo claro para quem me pergunta sobre como divulgar uma franquia no Facebook é que o conteúdo é fundamental.
De nada adianta você criar uma página muito bem configurada e estruturada, se o conteúdo é fraco.
Como disse anteriormente, o marketing no Facebook é uma estratégia de relacionamento, e para que esse relacionamento aconteça, é preciso criar laços de afinidade e envolvimento. É aí que a questão do conteúdo se faz mais presente.
Crie um conteúdo que agregue algo ao dia a dia do seu público, algo que seja realmente útil e que faça o público lembrar que foi você que deu a dica.
Desenvolva um conteúdo que crie um relacionamento real entre a franquia e o público o qual ela pretende atingir. Para saber mais sobre esse tópico, sugerimos que você leia o nosso artigo Como Criar Conteúdo Para Redes Sociais.
5 – Busque qualidade em seus fãs e não quantidade
Entre os diversos conjuntos de métricas em mídias sociais, existe um que eu pessoalmente odeio. São as Métricas da Vaidade.
Além de não acrescentarem muita coisa aos negócios acabam enganando muita gente que acha que entende de redes sociais.
As Métricas da Vaidade são aquelas que para o leigo, parecem muita coisa, mas do ponto de vista empresarial não significam coisa alguma.
O número de fãs de uma determinada página no Facebook impressiona, mas será que essa legião de fãs rende algum lucro para a franquia?
O que importa mesmo em uma estratégia de marketing nas mídias sociais é o resultado que as ações realizadas nestes canais trazem de resultado. Como o resultado geralmente se dá em função do alcance e do engajamento, quantidade não é qualidade.
Quer saber como conseguir mais fãs para sua página? Simples, faça um bom investimento em anúncios no Facebook, os Facebook Ads, é o problema estará resolvido rapidamente. O problema é: Será que este público irá trazer algum retorno para o negócio?
Por isso, se você quer saber como divulgar uma franquia no Facebook, sem desperdiçar dinheiro e esforços em ações que não vão lhe render nada, construa sua base de fãs com foco na qualidade destes contatos e não apenas na quantidade.
6 – Tenha uma noção exata do retorno das suas ações
Achar que pelo simples fato de ter criado uma página no Facebook as suas vendas irão disparar de uma hora para outra, é pura ilusão.
O marketing de relacionamento exige um tempo de maturação em termos de resultados.
Se você quer saber como divulgar uma franquia no Facebook e quer ver estes resultados rapidamente, devo avisar que a coisa não acontece nesse ritmo.
Em uma avaliação realista e conservadora, podemos falar de três meses até que os números comecem a gritar.
Entre a criação da base de fãs, campanhas de divulgação da página e criação de relevância no Facebook através de um EdgeRank maior, um fator que aumenta o seu potencial de divulgação da franquia no Facebook, existe um período para que todas essas ações acabem se refletindo em mais vendas e geração de contatos.
Crie um bom sistema de monitoramento de resultados, seja através da central de anúncios do Facebook ou no Google Analytics do seu site, e você verá que os resultados começarão a surgir.
Saber como divulgar uma franquia no Facebook também é entender o que está funcionando ou não em suas ações de marketing, para poder a oportunidade de fazer ajustes nas suas estratégias e maximizar os seus resultado.
É claro que em um único artigo, por mais que ele possua indicações para outros que igualmente discutem questões sobre a divulgação de empresas no Facebook não conseguimos esgotar o assunto, mas esperamos ter dado um caminho a ser seguido.
Para complementar as informações apresentadas aqui, sugerimos que você também leia os artigos Marketing Digital Para Franquias e Como Divulgar Uma Franquia na Internet.
Agora que você já tem as principais diretrizes a serem seguidas por quem deseja saber como divulgar uma franquia no Facebook, acreditamos que seu trabalho inicial ficará bem mais fácil.
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Por Alberto Valle, fundador e instrutor da Academia do Marketing