Saiba como fazer SEO no Marketing Político Digital

Acredite, mas fazer SEO em marketing político é possível sem ferir a legislação eleitoral. Com a proximidade de período eleitoral, muitos candidatos e coordenadores de campanhas de marketing político digital começam a ficar inquietos para publicar matérias nos sites e blogs dos candidatos visando conseguir exposição na mídia digital

O problema é que muitos ficam preocupados com a possibilidade de serem acusados de propaganda eleitoral antecipada na Internet prevista na Lei das Eleições. É ai que a criatividade das equipes de marketing digital eleitoral entra com um forte apoio das técnicas de SEO – Search Engine Otimization.

Técnicas de SEO para marketing político digital

Em nossos cursos de SEO digo sempre que a grande ferramenta do profissional de marketing de busca é a criatividade. Em termos de marketing político digital, usamos essa criatividade para contornar as restrições legais sobre propaganda eleitoral antes do período definido pela legislação.

No curso de marketing político nas redes sociais apresentamos alguns casos do uso das técnicas de SEO no blog do candidato e recentemente assisti a uma reportagem que me chamou atenção para o seu potencial para SEO no marketing político eleitoral.

Uma recente pesquisa do IBGE revelou que o carioca é quem gasta mais tempo no trânsito a caminho do trabalho. Imediatamente me veio a mente: Esse seria um ótimo tema para um blog de um candidato e prefeito ou vereador no Rio de Janeiro.

O post teria o título “Soluções para o problema do trânsito no Rio de Janeiro”. E o que SEO tem a ver com isso? Simples, fazendo um bom trabalho de otimização para ferramentas de busca, seria fácil colocar essa matéria entre os primeiros lugares no Google em pouco tempo.

A estratégia de SEO no marketing político digital

A estratégia de SEO no marketing político consiste não apenas de conseguir a melhor colocação possível em relação a buscas pelo nome do candidato, mas também, conseguir ótimas colocações para assuntos relacionados a área de atuação do candidato.

Por isso mesmo, pensei em um candidato às minoritárias do Rio de Janeiro aproveitando essa notícia sobre transporte para conseguir uma boa exposição nas páginas de respostas do Google aplicando as técnicas de SEO.

No processo de otimização de textos para ferramentas de busca vamos definir a palavra-chave a ser utilizada e trabalhar todas as outras técnicas em torno da exposição nas buscas por esta palavra-chave.

Como fica isso em relação à campanha eleitoral antecipada?

Simples, se o conteúdo não tiver nesse momento menções a candidaturas e outros traços claros de campanha eleitoral, não será considerado como propaganda eleitoral antecipada. O calendário eleitoral de 2022 ainda não está definido, mas já temos uma boa ideia de datas.

Se durante o período eleitoral você fizer algumas mudanças no texto de forma a transformá-lo em material de campanha…… não está previsto pelo TSE. Os milagres do SEO.

O que não se pode esquecer é que o trabalho de SEO é uma estratégia de médio e longo prazo e por isso só traz resultados se houver antecipação. Não se faz SEO em uma semana. No marketing político digital não é diferente.

Portanto, para ganhar ainda mais exposição nas ferramentas de busca, antecipe sim a sua campanha eleitoral, mas com muito cuidado para não ultrapassar a linha entre o permitido e o não permitido. O trabalho de SEO no marketing político dá resultado.

Por Alberto Valle no Eleitor Online

By Published On: 23 de julho de 2020Categories: Marketing Político, SEOTags: , , ,

Leave A Comment

Últimas Publicações do Blog