Como Se Destacar no Google – O Guia Completo
Se você está em busca de saber como se destacar no Google, neste artigo vamos apresentar as diversas opções para colocar o site da sua empresa, ou seu site pessoal nas posições de maior evidência neste buscador.
É sabido que em qualquer área de atuação, seja ela comercial ou pessoal, saber como divulgar um negócio no Google é fundamental para que você consiga uma boa exposição na ferramenta mais usada por que está em busca de informações.
Seja no âmbito do marketing de busca ou no através de vídeos no YouTube, a realidade é que nos dias de hoje o Google é uma das maiores ferramentas de marketing digital do mundo.
Justamente por isso, se você deseja anunciar no Google seu produto ou serviço, saber quais as opções de marketing estão disponíveis e como elas funcionam, é fundamental para que você possa se destacar entre outros sites.
Entendendo o posicionamento no Google
Para que entenda melhor como se destacar no Google em suas diferentes dimensões, vamos falar um pouco sobre a área de pesquisas.
O posicionamento no Google, no que diz respeito às pesquisas realizadas dentro da plataforma, se dá em duas áreas distintas, a de resultados orgânicos e resultados pagos:
- Resultados Orgânicos – São listados os sites em função da relevância do conteúdo para a palavra-chave pesquisada, e você não paga nada por clique;
- Resultados Pagos – São listados os sites que fazem parte do programa de anúncios pagos da plataforma, e ao serem clicados você paga um determinado valor.
São áreas de exposição que utilizar técnicas diferentes e também geram resultados diferentes.
Em seguida vamos mostrar detalhadamente como se destacar no Google em cada uma dessas áreas.
Como se destacar no Google em suas diversas opções de marketing
Para deixarmos a explicação sobre como se destacar no Google em suas diversas plataformas, dividimos o assunto em cinco tópicos diferentes:
Vejamos então como cada uma dessas dimensões funciona e o que você precisa para se destacar em cada uma delas.
1 – Otimização de Sites SEO
Outra opção para quem está em busca de saber como se destacar no Google é através da aplicação de técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca — SEO,
Que consiste em técnicas que visam colocar as páginas de um site em posições de destaque nas pesquisas realizadas nos grandes mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo.
Para implementar essas técnicas, o primeiro passo é elaborar um bom projeto de SEO, onde você irá determinar qual o seu público-alvo, as palavras-chave pelas quais deseja ser encontrado nas buscas do Google.
É a partir deste projeto inicial que você irá traçar as estratégias nas diversas dimensões de SEO, como buscas ampla e buscas locais. Como se destacar no Google exige a criação de conteúdo de qualidade, esse trabalho é bastante meticuloso, onde entender o processo de comunicação é fundamental.
Se você já tiver um site estruturado, o mais recomendável é que você promova uma Auditoria de SEO para poder identificar os pontos que podem ser melhorados.
Como se destacar no Google é um processo de aperfeiçoamento constante, é necessário que de tempos em tempos façamos algumas atualizações em termos de otimização de sites.
É claro que colocar um site no primeiro lugar do Google não é tarefa fácil, mas utilizando as técnicas e ferramentas corretas, como as que apresentamos em nosso Curso de SEO, você conseguirá vender esse desafio e trazer tráfego qualificado, ou seja, de alto potencial de conversão, de maneira consistente para o seu site.
2 – Google Meu Negócio
Outro tópico que não poderíamos deixar de fora quando o assunto é como se destacar no Google diz respeito a uma ferramenta dedicada a pequenos e médios negócio, que além de colocar sua empresa em uma posição privilegiada nas pesquisas é totalmente gratuita.
Trata-se do Google Meu Negócio, uma plataforma onde você pode cadastrar a sua empresa e inserir informações sobre o seu negócio como:
- Localização;
- Horário de funcionamento;
- Formas de pagamento aceitas;
- Catálogo de produtos e serviços;
- Postagens sobre as suas atividades.
Ao cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, você deverá cumprir as principais diretrizes da ferramenta e otimizar todos os campos de informação. Ao fazer isso, sus empresa será listada em destaque nas pesquisas locais como se destacar no Google Maps,
Embora a ferramenta pareça simples, saber como divulgar uma empresa no Google Meu Negócio tem suas técnicas, que fazem com que sua empresa se destaque entre tantas outras que utilizam a mesma ferramenta.
Como se destacar no Google Meu Negócio envolve algumas técnicas específicas, desenvolvemos um treinamento rápido e prático sobre essa ferramenta que você pode conhecer em detalhes clicando aqui.
3 — Google Ads
Outra forma clássica para destacar a sua empresa no Google e através de anúncios pagos, conhecidos como Google Ads.
Estes anúncios aparecem em diversas situações, como na rede de pesquisa onde os anúncios são listados nas páginas de respostas do buscador e na rede de display, formada por sites parceiros do Google.
Os anúncios também podem aparecer no Google Shopping, em inserções nos vídeos exibidos no YouTube, em aplicativos e também no Gmail.
No gerenciamento de campanha no Google Ads é possível criar inúmeras estratégias e posicionamentos e exibição de anúncios. A estratégia de Remarketing é uma das preferidas dos anunciantes mais experientes.
Estes anúncios precisam ser muito bem planejados pois um dos grandes erros no Google Ads é criar anúncios sem ter uma estratégia muito bem definida.
4 — YouTube
A estratégia de vídeo marketing vem ganhando cada vez mais destaque e é tida como uma das principais tendências do marketing digital em 2022.
Nesta área uma das principais dicas para destacar sua empresa no Google é usar o YouTube para a divulgação de seus produtos e serviços, não de forma direta, mas dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo.
Para se destacar ainda mais, a aplicação de técnicas de SEO. No processo de otimização de vídeos no YouTube, para deixa-los em evidência, tanto nas buscas realizadas no próprio YouTube, quanto das pesquisas realizadas no próprio buscador.
5 — Google Stories
A última das minhas dicas para destacar sua empresa no Google é relativamente recente e já conhecida de muitos em redes sociais como o Instagram. São os Stories no Google.
Até o momento os Stories do Google estão disponíveis apenas nas pesquisas feitas através de dispositivos móveis, mas como cerca de 80% do tráfego atual da Internet vem justamente destes dispositivos, é uma exposição que vale a pena.
Para qualquer empresa, ser encontrado no Google é fundamental para exposição da sua marca, por isso, ao elaborarmos um plano de marketing digital, colocamos o Google Marketing como uma das prioridades.
Em meus cursos de marketing digital que ministro na Academia do Marketing, e no meu programa de mentoria em marketing digital, busco colocar esta questão entre as prioridades, pois minha experiência mostra que os resultados são realmente compensadores.
Sabemos que para divulgar uma empresa na Internet, é necessário ser cada vez mais técnico nos dias de hoje.
A competição é acirrada e até mesmo para contratar uma agência de marketing digital, você precisa conhecer as técnicas envolvidas para saber como cobrar o trabalho contratado.
Agora que você já sabe o caminho de como se destacar no Google, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, fundados e instrutor da Academia do Marketing