Erros de marketing nas redes sociais que você precisa evitar
Alguns erros de marketing nas redes sociais, ao invés de ajudar as marcas em suas estratégias de marketing digital, acabam até mesmo prejudicando sua imagem e outras estratégias de marketing digital em outras dimensões.
As empresas estão investindo cada vez mais nas redes sociais, isso porque, através delas, podem apresentar e consolidar sua marca com um custo bem menor quando comparado ao das mídias tradicionais.
No entanto, é preciso estar preparado para não colocar sua imagem em jogo, por não saber se posicionar adequadamente nesta área. O marketing nas redes sociais possui técnicas que se não forem consideradas, podem acabar gerando um grande estrago.
Todo mundo erra e é possível aprender com as falhas alheias, você não concorda? Sendo assim, seguem os erros de marketing nas redes sociais mais comuns cometidos pelas empresas.
- Os 10 erros de marketing nas redes sociais que você precisa evitar
- 1 – Não ter uma estratégia de marketing nas redes sociais bem definida
- 2 – Não dar atenção aos clientes
- 3 – Criar falsas expectativas em relação ao prazo de retorno
- 4 – Não ser consistente em suas publicações
- 5 – Falar somente sobre a sua marca
- 6 – Estar em todas as plataformas só para dizer que está
- 7 – Não revisar textos antes de publicá-los
- 8 – Fazer Spam na sua base de seguidores
- 9 – Perder a concorrência de vista
- 10 – Não ter uma identidade
Os 10 erros de marketing nas redes sociais que você precisa evitar
Listamos abaixo os 10 erros de marketing nas redes sociais que toda empresa precisa evitar, seja para melhorar o desempenho de suas campanha ou para não correr o risco de desgaste de imagem
1 – Não ter uma estratégia de marketing nas redes sociais bem definida
Não basta ter um perfil no Instagram ou uma Página no Facebook para conquistar clientes. Soa um tanto óbvio, não? Porém, muitas empresas ainda pensam que sua mera presença nas redes sociais será sinônimo de sucesso. Ledo engano.
Se não houver um plano de marketing nas redes sociais bem elaborado e metas a serem seguidas, sua marca será apenas “mais uma” e, sem planejamento estratégico, ainda correrá o risco de ser prejudicada.
2 – Não dar atenção aos clientes
Os comentários de seus fãs e seguidores indicam a qualidade dos produtos e serviços que oferece. Desta forma, se não der ouvidos ao que sua audiência diz, estará minando suas chances de se ter êxito nas mídias sociais.
A interação e a socialização são as regras de ouro deste “novo meio”, por isso classificamos a falta de interação é um dos maiores erros de marketing nas redes sociais.
3 – Criar falsas expectativas em relação ao prazo de retorno
Não é porque no “universo online” tudo ocorre de forma rápida que os resultados para sua companhia acontecerão da mesma maneira. Portanto, não crie falsas expectativas. Dê tempo ao tempo.
O marketing nas mídias sociais é uma estratégia de relacionamento, e como no ambiente físico, relacionamentos demandam tempo para se consolidarem.
O retorno sobre o investimento em mídias sociais se dá a médio prazo, portanto, é preciso ter uma certa dose de calma nessa hora.
4 – Não ser consistente em suas publicações
Postar vinte vezes em um só dia e depois ficar mais de uma semana sem inserir uma informação é também um dos maiores erros de marketing nas mídias sociais que uma marca pode cometer.
Ser consistente é fundamental para envolver e provocar o engajamento com seus seguidores e desenvolver conteúdo para as redes sociais é o grande desafio nesta área.
Sendo assim, elabore uma frequência padrão de posts, através de um calendário editorial, analisando é claro, o seu tipo de audiência, hábitos e interesses.
5 – Falar somente sobre a sua marca
O conteúdo de muitas Fan Pages se restringe apenas a seus produtos e serviços “maravilhosos”. Será que é isso que seu público-alvo deseja?
Se alguém já curtiu sua página no Facebook e o segue se perfil no Instagram, é sinal de que já o admira e que provavelmente leva a sua opinião em consideração.
Logo, que tal compartilhar informações relevantes e engraçadas, que tenham a ver com seu nicho de mercado, mas que não sejam especificamente sobre sua empresa?
Um erro comum como este acaba fazendo a sua participação em uma determinada rede social ser enfadonha, mas existem empresas que não levam isso em consideração.
6 – Estar em todas as plataformas só para dizer que está
Não é preciso estar em todas as mídias sociais para conquistar e fidelizar. Talvez seu serviço não combine com o LinkedIn, ou esteja totalmente fora do contexto no ambiente do Instagram, por exemplo.
Então, por que forçar a barra e investir tempo e dinheiro nestas redes? Mantenha o foco nas redes mais adequadas para seu negócio, com um bom plano de marketing já estabelecido.
7 – Não revisar textos antes de publicá-los
Sim, a comunicação na web 2.0 deve ser mais ágil. Entretanto, inserir textos com erros absurdos de português é uma prática quase imperdoável. Entre os erros de marketing nas redes sociais, acho que esse é o campeão.
Um exemplo é na criação de textos com o ChatGPT para publicação de artigos no blog da marca. É uma ferramenta válida, mas inevitavelmente você terá que fazer uma revisão do texto antes de publicá-lo em seu blog ou canais nas redes sociais.
Não custa nada revisar, não é mesmo? Afinal, este tipo de falha resulta em péssima publicidade, gerando repercussão contrária da que você gostaria de ter.
8 – Fazer Spam na sua base de seguidores
Outro dos principais erros de marketing nas redes sociais é fazer Spam entre os seguidores do seu perfil ou página.
Se você estiver lançando um produto ou fazendo uma mega promoção, nada mais justo que avisar a seus seguidores nas mídias sociais.
O problema é que muitas empresas exageram e ficam postando a mesma coisa várias vezes ao dia, naquela estratégia de “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
O resultado disso é que as pessoas vão ficando incomodadas e acabam dando um Unfollow no perfil da marca.
9 – Perder a concorrência de vista
Além de monitorar seu próprio desempenho, é essencial acompanhar a concorrência, para saber o que eles também andam fazendo.
Logo, você se tornará apto a identificar tendências e a reconhecer “erros e acertos”. Com estas informações, poderá promover algumas correções em suas campanhas.
10 – Não ter uma identidade
É muito importante ter carisma neste meio. Então, como dito anteriormente, utilize o bom humor e a linguagem informal nas redes sociais, de maneira comedida, é claro. Ou seja, humanize sua empresa.
A presença meramente burocrática nas redes sociais não é nada atrativa. Por isso, é essencial criar uma personalidade para sua marca.
E você? Teria algum outro item a ser incluído em nossa lista de erros de marketing nas redes sociais? Deixe seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Ótimo artigo…
Olá Zy
Ficamos bastante satisfeitos em saber que você gostou do nosso artigo sobre os principais erros de marketing nas redes sociais.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Excelente post, algumas coisa que eu estava fazendo e nem sabia que estava cometendo um erro grave, nem me dei conta, o erro numero 6 de está em todas as mídias sociais só por está, menos é mais não é verdade. no final das contas não consigo alimentar todas as mídias…
Olá Dennys
Realmente, um dos principais erros de marketing nas redes sociais, que vemos muitas marcas cometendo por aí, é justamente este, tentar estar em todas elas, sem ter um foco ou capacidade de geração de conteúdo para alimentar todas elas.
Um grande abraço e sucesso!