Veja os erros mais comuns em Facebook Ads e como evitá-los
Saber quais são os erros mais comuns em Facebook Ads é o primeiro passo para poder criar campanhas mais eficientes em uma ferramenta tão complexa como é a plataforma de anúncios do Facebook hoje em dia.
O site Statista, referência na análise de dados sobre mídias sociais como Facebook e outras, fez uma compilação dos erros comuns que as marcas cometem quando decide utilizar os anúncios do Facebook, conhecidos como Facebook Ads para promover sua empresa.
Segundo o site, até mesmo profissionais da social media ainda cometem erros na hora de comprar os Ads e estruturar campanhas para eles.
Em nosso Curso de Facebook Ads sempre destacamos que o sucesso de um anúncio no Facebook é composto por diversos pequenos detalhes que se não forem observados, um a um, podem acabar gerando erros que simplesmente estragando todo o conjunto.
Veja abaixo alguns dos erros mais comuns em Facebook Ads encontrados pela equipe do Statista e fique atento na sua próxima campanha.
1 – Falta de Planejamento Estratégico
Om dos erros mais comuns em Facebook Ads é não realizar um planejamento prévio de objetivos e públicos que você deseja alcançar em suas campanhas.
Quando examinamos a Estrutura de Campanhas no Facebook, notamos rapidamente que parâmetros como objetivos de campanhas e públicos precisam ser determinados logo no início.
Deixar para determinar isso na hora de fazer o anúncio é um dos erros mais comuns em Facebook Ads, porque no final, você inevitavelmente se perderá, diante de tantas variáveis que precisam ser levadas em consideração em um anúncio de sucesso.
2 – Segmentação Desalinhada
A segmentação é um dos grandes segredos dos Facebook Ads e por isso merece uma atenção especial da nossa parte. Tenha um cuidado especial com os seguintes íntens:
- Não tente alcançar todo mundo – Quando você começa a especificar os critérios para promover sua campanha, o Facebook diz quantas pessoas você irá alcançar. Certifique-se de evitar alvos muito amplos ou limitados demais, sempre considere o seu orçamento e o número de pessoas que você realmente gostaria de alcançar.
- Mercados diferentes – Se você quer promover uma mesma campanha para diferentes países, comece a pensar em campanhas multisegmentadas. Lembre-se que cada país tem uma cultura, idioma e costumes.
- Achar que sua audiência compartilha seus interesses – Ok, você está com a campanha pronta e está louco para promovê-la no “Face” pensando que todo mundo ama sua marca. Cuidado, nem sempre seus consumidores compartilham seus interesses. Pesquisas de mercado podem ajudar a entender melhor sua audiência e o que ela realmente quer. Além disso, que tal direcionar ads para um público que potencialmente pode comprar seu produto? Experimente.
- Base de dados não segmentada – Uma boa campanha só faz sucesso se for bem segmentada, certo? Por isso, nem pense em incluir contatos de uma lista enorme de e-mails sem nenhum critério de segmentação, pois simplesmente não funciona.
- Faixa etária – Segmente seu target pela faixa etária. O consumidor de 16 anos, por exemplo, não quer receber algo direcionado para alguém com 30 anos. São linguagens diferentes.
Chega a ser curioso ver esse entre os erros mais comuns em Facebook Ads, já que a segmentação é justamente uma das ferramentas mais poderosas nessa plataforma de anúncios. de qualquer maneira #FicaADica.
3 – Orçamento Mal Calibrado
Outro dos erros mais comuns em Facebook Ads é não dar a devida atenção ao orçamento, não o considerando peça estratégica da campanha.
O orçamento dentro da estrutura de campanhas de Facebook Ads é um ponto chave, afinal, um dos pulos do gato nesta ferramenta, como em outros canais de marketing digital é justamente descobrir como aumentar o ROI – Retur of Investment das campanhas.
Confira as dicas abaixo nesta área:
- Orçamento muito baixo – Ok, essa é a parte difícil e nem sempre o cliente está disposto a gastar dinheiro com os Facebook Ads, mas economizar nem sempre vale a pena, especialmente quando você quer alcançar uma grande audiência. Utilize um grande orçamento para promover uma campanha segmentada por algumas horas ou alguns dias, até alcançar seu objetivo.
- Duração da campanha – Segundo alguns dos maiores gestores de tráfego, é recomendável que você aplique um orçamento robusto em uma campanha de período curto, e não aposte em algo de longa duração, que vai se estender por vários dias. Tente algo menor, com budget alto e monitore a performance. Lembre-se: você pode pausar ou parar sua campanha se algo não der certo. Não perca dinheiro, nem tempo.
4 – A Criatividade do Anúncio
Outro do que podemos encontrar na galeria dos erros mais comuns em Facebook Ads, é achar que pelo simples fato de você publicar um anúncio ele vai converter. Esqueça isso!
Em um ambiente tão competitivo como o do Facebook, é cada vez mais difícil se destacar, e o único caminho para conseguir vencer este desafio é sendo criativo. Confira algumas dicas:
- Usar seu logo – Ok, sua campanha está no forno e você quer ilustrá-la. Daí você tem a ideia “genial” de utilizar o logotipo de sua empresa. Entretanto, ninguém além de seus funcionários e você conhece tão bem a tal imagem. Pois é, repense a imagem que irá ilustrar seu Ad, ela precisa ser chamativa.
- Imagem que atrapalha seu anúncio – Uma imagem que sobrecarregue seu ad pode acabar com sua campanha. Lembre-se que o tamanho (100 x 72 pixels) é pequeno e algo grande pode tornar a campanha ilegível, além de irritar o internauta.
- Não impressionar o público – Lembre-se, sua audiência terá apenas alguns segundos para observar seu ad, além disso, nem sempre é garantido que o anúncio se converterá em um Like ou outro tipo qualquer de conversão. Você precisa fisgar o público de primeira.
- Não seguir as normas de uso de imagem – Pense neste exemplo: seu cliente decide colocar a foto de conteúdo lascivo para chamar atenção para sua empresa. O problema é que ele vende pendrives ou algo do tipo. Péssima ideia, certo? E se ele quiser colocar a imagem de uma celebridade qualquer com o único sentido de receber o clique de seus possíveis clientes. Nada disso será válido para o sucesso de sua campanha ou do negócio de seu cliente.
- Enganar o público – Títulos chamativos para o Ad de seu cliente pode chamar a atenção do internauta para clicar no anúncio, mas também fere a política para anunciantes do Facebook. Não engane seu público, porque além de perder pontos com ele, também poderá sofrer punições do próprio Facebook.
Como você pode ver, os erros mais comuns em Facebook Ads podem ser facilmente evitados com um bom planejamento e muita técnica. Mantenha-se atualizado sobre este e outros assuntos relativos ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.