Etapas do SEO no e-commerce
A determinação das etapas do SEO no e-commerce é um importante passo no projeto de SEO de uma loja virtual, tendo em vista que envolve fatores que vão muito além da otimização on page e link building.
A criação do melhor ambiente para o trabalho de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca em uma site de comércio eletrônico começa na montagem da estrutura da loja e se estende para outras ações mais localizadas.
Um trabalho de SEO sério começa na base e por isso, o profissional desta área deverá estar assessorando tanto a equipe de marketing digital, quanto a de desenvolvimento do sistema, desde o início do projeto.
1 – Planejamento da Estrutura
A primeira das etapas do SEO no e-commerce é determinar qual a melhor estrutura de navegação no site.
No caso do e-commerce devemos estudar detalhadamente a estrutura de seções, departamentos e página de detalhes.
No projeto de SEO da sua loja virtual, as definições devem começar pela classificação das palavras-chave e seu campo semântico em termos de Head, Middle e Long Tail.
Feito isso podemos hierarquizar as seções e departamentos da loja de forma a criar URLs mais amigáveis possíveis para os motores de busca, aproveitando os segmentos da loja para construir URLs de página de detalhes de produtos com uma estrutura mais adequada para as palavras de Long Tail, que geralmente são o foco do SEO nestas páginas.
Lojas virtuais são sites dinâmicos e cada plataforma de e-commerce tem suas próprias regras de criação de URLs.
Por isso devemos estudar detalhadamente o sistema para não desperdiçarmos recursos ou criarmos URLs não otimizadas. Se alguém te disse que SEO no e-commerce era fácil… estava mentindo.
2 – Etapas do SEO no e-commerce – Otimização da plataforma
A otimização das configurações da plataforma de e-commerce para satisfazer nossas necessidades de otimização é a segunda etapa do SEO no e-commerce.
Dependendo das ferramentas que sua plataforma oferecer esse trabalho fica bem mais fácil.
É por isso que chamamos tanta atenção para esse aspecto no check list para escolha de plataformas de e-commerce que distribuímos aos participantes do nosso curso Como Montar Uma Loja Virtual.
Uma plataforma com recursos de SEO apropriados faz a diferença.
É bom realizar alguns testes na plataforma, principalmente no que diz respeito ao caminho criado na URL final que você deseja otimizar.
É nessa fase também que criamos as definições do site na Central do Webmaster no Google, uma ferramenta fundamental para verificação da saúde do trabalho de SEO.
3 – Definição de um padrão para descrições
Entre as etapas do SEO no e-commerce essa visa padronizar os procedimentos técnicos.
Dentre os diversos fatores para o sucesso de um e-commerce em termos de Search Marketing, está a forma como você elabora a descrição de produtos em termos de técnicas de SEO.
Entre os padrões de SEO para sua página de descrição de produtos, é interessante definir quais serão padronizados como, por exemplo:
- Tags de Heading – H1, H2 e H3
- Aplicação das tags de ênfase
- Quantidade mínima de palavras ou caracteres na descrição
- Inserção de palavras-chave em imagens
- Arquivos de imagem com a palavra-chave na estrutura do nome do arquivo
A definição de um “Padrão de Técnicas de SEO” para e-commerce é não só uma providência para a conquista de boas posições nas SERPs – Search Engine Response Pages, quanto para a manutenção do padrão em uma eventual substituição de colaboradores em sua equipe.
4 – Produção de conteúdo
Essa é uma das etapas mais importantes para a otimização da página de detalhes de uma loja virtual. O conteúdo deve ser exclusivo e focado nas palavras-chave que cobrem a nuvem semântica desse produto no Google.
Um dos maiores erros no SEO de e-commerce é copiar a descrição de produtos de outras lojas virtuais ou até mesmo a descrição sugerida pelo fabricante.
Desde a revisão Panda do Google no ano passado, o buscador vem punindo seriamente a duplicidade de conteúdo e o conteúdo copiado de outros sites.
A produção de conteúdo único e exclusivo é mais do que nunca essencial para a obtenção de um bom posicionamento nas páginas de respostas do Google.
5 – Otimização On Page da descrição de produtos
Chegamos então na otimização dos fatores on page na página de detalhe de produtos da loja virtual.
É hora de usar todas as ferramentas definidas no Padrão de Técnicas de SEO para a página de produto e otimizar todos os fatores On Page disponíveis.
Em nosso curso de SEO sempre chamamos atenção para o fato da arte da otimização de sites depender diretamente da criatividade do profissional.
Não adianta pegar o Padrão de Técnicas de SEO da loja e segui-lo cegamente. Isso inclusive seria errado, já que na última revisão, que ficou conhecida como Pinguim, o Google deixou claro que consegue distinguir o que são técnicas naturais e as ações de super otimização.
Tente variar ao máximo o uso dos padrões on-page para que ao avaliar o site como um todo, o Google não interprete o uso repetido e na mesma sequência, de determinados recursos de SEO, julgue o site como super otimizado. Isso poderia até mesmo prejudicar o rankeamento da sua loja virtual.
6 – Otimização off page da loja virtual
A última etapa do SEO no e-commerce é o link building, ou seja, a criação da popularidade do site na Internet.
É nessa etapa que devemos tentar distribuir o máximo de links possíveis entre sites que tenham relação com os produtos de sua loja virtual, de forma a criar uma relação de relevância.
É sem dúvida uma das etapas mais difíceis e importantes do SEO para e-commerce.
Muitas lojas virtuais fracassam justamente nesse ponto. É certo que o link building no e-commerce não é nada fácil, mas mesmo assim temos diversas opções, como as redes sociais, por exemplo.
O trabalho de SEO no e-commerce, como foi visto, requer bastante planejamento, mas uma vez determinadas as diversas etapas do SEO no e-commerce, basta estruturar o trabalho e coloca-lo em prática. mantenha-se atualizado sobre SEO no e-commerce e outros assuntos relacionados, assinando nossa Newsletter.
Por Alberto Valle