Marketing nas redes sociais e a divulgação em mídias sociais
Nos últimos tempos o marketing nas redes sociais tem sido um dos segmentos que mais cresce em todo o mundo. Esse é um caminho sem volta em termos de tendência de marketing online e as empresas precisam se adaptar a esse novo cenário.
A tendência de aproximação do consumidor e criação de laços de relacionamento no marketing digital moderno, encontrou nas redes sociais o canal ideal para criação desses pontos de contato.
Por isso mesmo é cada vez maior o número de empresas que buscam nas mídias sociais para divulgação da sua marca, produtos e serviços.
Essa tendência traz com ela novos desafios já que o marketing em redes sociais difere totalmente das outras formas de marketing online que as empresas estavam acostumadas a utilizar.
A divulgação em mídias sociais obedece a uma dinâmica própria, mais sutil e estruturada do que a verificada em outras estratégias de marketing digital como, por exemplo, links patrocinados e SEO.
É importante que as empresas se conscientizem dessa diferença e se adaptem a essa nova realidade, para que possam usar o marketing nas redes sociais de forma a gerar resultados reais em termos de conversões ou exposição da marca.
Esse relacionamento das marcas no dia a dia das pessoas, é uma das mais fortes tendências do marketing online e por isso mesmo falar sobre marketing nas redes sociais é falar sobre a sobrevivência do seu marketing em um ano que nos trará imensos desafios.
Como funciona o marketing nas redes sociais
O marketing nas mídias sociais é a estratégia pela qual nos valemos das principais redes sociais como ferramentas de promoção de uma marca, divulgação de produtos ou serviços.
Mais que isso, o marketing nas redes sociais é uma oportunidade que as marcas têm, de mostrar seus conceitos e valores deixando claro seu posicionamento como empresa.
Isso cria laços mais fortes entre o consumidor e a marca, fortalecendo de forma indireta a percepção que as pessoas têm sobre seus produtos e serviços.
Também podemos utilizar estes canais para diversas outras ações, como a criação de um canal de atendimento ao cliente, por exemplo, mas no caso do social media marketing, o objetivo principal da maioria das marcas é justamente o de promoção de produtos e serviços.
Nas campanhas de marketing em redes sociais, os profissionais de marketing digital fazem uso das ferramentas oferecidas pelas redes como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras, dependendo do caso e segmento de atuação da empresa.
Contextualização das campanhas de marketing nas redes sociais
Classificamos o marketing nas redes sociais na categoria de marketing de display, que funciona de forma bem diferente de outros canais como marketing de busca, por exemplo.
Por isso é necessário que as empresas se adaptem a essas diferenças conceituais para não caírem na armadilha de transformarem seus perfis em simples murais de promoções, sem interatividade e mensagem dirigida.
Uma outra característica do social media marketing é trabalhar também como marketing de relacionamento, onde o objetivo principal é criar, em primeiro lugar, um ponto de contato com seus clientes em potencial.
Somente após a criação destes laços de relacionamento é que partimos então para ações mais incisivas, trabalhando sempre de forma muito sutil nossa mensagem de venda, para não ficarmos com aquela aparência panfletária que tantas marcas assumem.
Um dos primeiros trechos do Cluetrain Manifesto, documento básico para quem deseja entender a função e trabalhar em mídias sociais, afirma que:
“Mercados são conversações. Seus membros se comunicam em uma linguagem que é natural, aberta, honesta, direta.” – Cluetrain Manifesto
Uma estratégia de marketing nas mídias sociais não pode ser baseada apenas em mensagens promocionais, no que chamamos de um posicionamento meramente panfletário, que não agrega valor ao dia a dia das pessoas.
O objetivo deve ser em primeiro lugar a criação de laços de relacionamento e confiança, para só depois passarmos à fase de divulgação e apresentação da nossa proposta de valor.
O planejamento é fundamental
Para ter sucesso em termos de marketing nas redes sociais o planejamento prévio é fundamental, como em outras áreas do marketing online. Uma estratégia de marketing digital bem elaborada não só maximiza os resultados como também reduz o investimento em mídias pagas.
Muita gente ainda acredita que o marketing nas redes sociais é simplesmente fazer “postagens”. É claro que elas fazem parte do processo, mas é algo que precisa seguir um método, baseado em um planejamento estratégico inicial.
O plano de marketing para redes sociais é que vai definir alguns pontos fundamentais para as ações que serão executadas, como por exemplo:
- Definição dos objetivos da marca em suas ações de marketing nas redes sociais;
- Criação da Persona de Marketing com a qual iremos trabalhar;
- Especificação dos canais de marketing a serem utilizados;
- Passos necessários para adequação do site às ferramentas de marketing a serem utilizadas;
- Diretriz da linha a ser adotada em termos de conteúdo a ser publicado;
- Planejamento de estrutura de monitoramento de resultados;
- Métricas e KPIs a serem avaliados no processo de análise de resultados.
Ter um plano de marketing nas redes sociais muito bem estruturado é fundamental nessa área. É justamente por isso que em nosso Curso de Gestão de Redes Sociais, este é logo o primeiro item a ser abordado.
A importância do conteúdo para o marketing nas redes sociais
Outra característica do marketing nas redes sociais é a de ser basicamente uma estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, antes de começarem a criar postagens, as marcas devem se preocupar com o tipo de conteúdo oferecer a seus seguidores.
Um analista de mídias sociais, entre suas várias atribuições, tem a função de selecionar o conteúdo que será criado, supervisionar o desenvolvimento e formatação desse conteúdo, para que ele atinja o mais elevado grau de engajamento possível.
Produzir conteúdo de qualidade e organizá-lo em um calendário editorial, seguindo o que sensibiliza de forma mais intensa os algoritmos, é um dos segredos do marketing nas redes sociais.
O resultado desse planejamento será um alcance orgânico maior das suas publicações, e além, disso o fortalecimento da relevância da página ou perfil.
Por isso, o desenvolvimento de conteúdo para redes sociais é um dos primeiros passos que as empresas devem dar. Entender as dores, anseios e obstáculos do público que você deseja impactar é fundamental para sucesso das ações de marketing nestes canais.
Vale a pena investir em marketing nas mídias sociais?
Sem sombra de dúvida o investimento em marketing nas redes sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como uma panaceia universal como muitas empresas têm encarado essa nova opção no Brasil.
Este é apenas mais um canal de divulgação a ser utilizado e por isso deve ser devidamente avaliado e contextualizado no panorama geral da estratégia de marketing digital das empresas.
A grande vantagem dessa opção para divulgação de empresas na Internet é que ela nos proporciona uma chance de aproximação do público-alvo, de maneira mais pessoal, dirigida e segmentada.
Através dela podemos nos aproximar de forma mais efetiva do consumidor e conhecer suas necessidades e anseios de forma mais direta, facilitando assim, não só a criação de estratégias mais eficientes para divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público que estamos querendo impactar.
Uma estratégia de médio a longo prazo
Um ponto que devemos salientar é que uma estratégia de marketing nas redes sociais exige um prazo de maturação, e por isso é considerada uma ação de médio e longo prazo, já que relacionamentos não são criados da noite para o dia.
Por isso, é necessário ter um planejamento detalhado da estratégia a ser adotada e estar preparado para muito trabalho, pois produção de conteúdo relevante, e interação são quesitos essenciais nesta área.
Complemente a leitura deste artigo acessando a nossa publicação onde mostramos Como Montar Uma Estratégia de Marketing nas Redes Sociais.
Entre outros aspectos que devemos levar em consideração é também a capacidade de fidelização proporcionada por esta estratégia, já que estes contatos criam laços de relacionamento.
A fidelização de clientes através de um contato contínuo e programado é uma forma inteligente para redução de custos no marketing online, através da dissolução do custo de aquisição de clientes através de compras recorrentes.
São estes relacionamentos com os clientes que fazem do retorno do marketing nas redes sociais um dos que mais se destacam em uma estratégia de marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando nosso Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
A tendência é que esse mercado cresça ainda mais, as redes sociais são canais que aproxima demais o público da marca, por isso a importância de estar presente por lá. Ótimo conteúdo!
Olá Alex
Concordamos com você. O marketing nas redes sociais tem um potencial muito grande de crescimento, mas infelizmente não o mercado anda carente de profissionais qualificados para implementar campanha realmente eficientes nesta área.
Um grande abraço e sucesso!
Excelente conteúdo, super completo, objetivo e esclarecedor. Parabéns a equipe por reunir tantas informações sobre uma das principais estratégias de marketing nas redes sociais!!!!
Olá Graziely
Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre marketing nas redes sociais foi útil para você.
Um grande abraço e sucesso!
Gostei muito das orientações sobre marketing nas redes sociais esta ano. Em um ambiente tão dinâmico, é sempre bom estar atualizada.
Olá Aria
Agradecemos o seu feedback sobre o nosso artigo envolvendo o marketing nas redes sociais. Para se manter informada sobre outras tendências, sugiro que leia o nosso artigo neste link http://academiadomarketing.com.br/tendencias-do-marketing-digital-em-2021/
Um grande abraço e sucesso!
Muito bom seu conteúdo sobre marketing nas redes sociais! Ficou Show!
Quem não usa pelo menos uma rede social, no seu negócio, tá ficando para trás
Olá aqui é a Sonia Martins, eu gostei muito do seu artigo sobre marketing nas redes sociais. Seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
Cancelei meu facebook devido ao excesso de propagadas. Uma hora temos que dizer CHEGA!! A cada 10 postagens, 9 eram propagandas e 1 o que realmente me interesava! Deixo pra trás 5.000 amigos, 2200 fotos, e grupos de trabalho e amizade. Mas também me sinto de alma lavada e uma felicidade enorme por ter que ver meus dados serem vendidos e eu só sair perdendo com isso devido ao estresse que isso me causava em ter que ficar horas e horas denunciado e bloqueado propagadas inutilmente!!! Obrigado Deus por ter me livrado disso!!!
Muito importante os pontos abordados. Com certeza vivemos um novo mundo e não se pode deixar de mão o mercado digital. Tenho uns blogues na internet ( eu chamo redinco – rede internacional de comunicação) e venho lutando para ser reconhecido como blogueiro e youtubeiro, mas, acredito, meus temas são um pouco áridos, mas continuo na minha estrada.
AGRADECIDA. PORE ME AJUDAR NA PESQUISA.TEMHO 60 ANIOS E ESTOI NA FACULDADDE E PRECISAVA FAZER.MEU TCC POISA SDORO ESTUDAR E ME SINTO CADAA VEIX MAIX ENTELIGENTE!!!!!!!!
Muito bom, com certeza as redes sociais são os melhores meios para conseguir sucesso no marketing digital. Parabéns pelo artigo. Abraço.
Olá Paula
Ficamos satisfeitos em saber que você gostou do nosso artigo sobre marketing nas redes sociais.
Um grande abraço e sucesso!
As mídias digitais estão aí pra ficar, é inevitável e eu concordo totalmente com o senhor no seu artigo, mas o senhor esqueceu de incluir um veículo muito usado também que é o YOUTUBE nessa lista, pois em muitos vídeos, é incluido anuncios que até geram lucro para o produtor do vídeo, conforme o número de acessos, além de promover e ajudar o anunciante.
Além deste recurso, também tem as propagandas incluidas em muitos pacotes de software como jogos, aplicativos, etc.
é um recurso muito utilizado hoje em dia e que divulga bastante o anunciante e gera beneficios para todos !
Excelentes pontos, dicas concisas e úteis para o dia a dia de qualquer empresa que queira gerir as suas redes sociais de forma positiva e organizada.
Um abraço
Post simples e objetivo muito obrigado pelo conteúdo. Utilizo bastante as redes sociais e como você disse muito bem, leva um tempo de relacionamento e construição do que se fala por ai de “autoridade”. Muito bom sucesso!!!!
Obrigado pelo texto sobre o marketing nas redes sociais, irei recomendar seu site se alguém me questionar sobre esse tema. Atenciosamente Luiz Carlos Casante
Estou começando agora a entrar neste ramo do marketing digital e gostei muito das informações da matéria,obrigado .
Estou fazendo um curso de marketing com ênfase em mídias sociais, como li alguns comentários, estou respondendo, realmente muitas empresas pensam que o marketing nas mídias sociais e somente divulgar um produto e fazer promoção, o marketing não é só isso ele tem vários componentes, o marketing é uma divulgação que sempre tem que esta atualizada de acordo com o mesmo e com o que esta acontecendo por volta de nós, não basta você postar no seu Facebook uma promoção hoje e deixar de postar amanhã, tem que estar postando produtos sempre tem que divulgar outros produtos outras promoções usando a mesma marca o que que tem que ser divulgado,principalmente a marca, não simplesmente o produto, produtos tem vários, só que a marca e a mesma tem ta fazendo levantamento e analisando que horas os seus clientes acessão mas as redes sociais da sua empresa ou marca. hoje em dia uma grande quantidade de pessoas tem acesso a internet e muita gente e quase que ”refém” das redes sociais e é por isso que o marketing evoluiu. Procure evoluir também sua empresa.
Gostaria de criar um divulga de um pet shop em todas as redes sociais
Não há como negar a força do marketing nas mídias sociais no ambiente do marketing digital moderno. O grande problema é que muitas marcas ainda pensam que uma presença nas mídias sociais significa apenas publicar suas ofertas de produtos e serviços. Isso, além de não funcionar, não pode ser chamado de marketing em mídias sociais.
olá Carlos
É bom sempre lembrarmos que uma divulgação bem planejada e executada é primordial nesses tipos de peças publicitarias.
atenciosamente Wallace Ricardo
Técnico em Marketing
As redes sociais no mundo seja o FACEBOOK ou qualquer outra rede social que se deseja participar, você como um empresário ou mesmo para um empreendedor que queira estar desenvolvendo o seu negocio a partir da internet, este é um mercado consumidor e em expansão, que praticamente não tem limites em termos de crescimento. Atualmente meio mais barato e de fácil acesso as pessoas em potencial.
Atuo no Marketing Multinível no segmento educação a distancia e tenho bons resultados com as mídias sociais.
e o ano Lucas? Preciso também..o ano de publicação. Você saberia?
Olá Rayssa
A autor é Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing e a publicação original foi feita em 6 de março de 2015.
Um grande abraço
Equipe Academia do Marketing
Rayssa o autor do texto é Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
Boa noite! Gostaria de referencial o texto acima na minha monografia sobre redes sociais, porém não encontrei o nome do autor e ano de edição. Você poderia me informar? Ficaria muito grata.
A propósito, ótimo texto e ótimo trabalho.
No aguardo
BOA TARDE, FIZ UMA PROPAGANDA DA LOJA QUE TRABALHO NO FACEBOOK,MAS OBTIVE MUITO ÊXITO. FIZEMOS ALGUMAS PROMOÇÕES EM MESES DIFERENTES COMO DIA DOS NAMORADOS MÃES ETC.MAS NÃO TIVEMOS MUITO RETORNO DESSAS PROMOÇÕES, A ADESÃO FOI FRACA, MESMO SORTEANDO PEÇAS DE GRAÇA, PROPORCIONANDO JANTARES E ETC. AÍ VEM A PERGUNTA: O QUE FAZER PRA QUER ISSO FUNCIONE?DESDE JÁ OBRIGADO.
Olá Carlos
É difícil dizer algo sem saber detalhes do caso.
Um forte abraço
Alberto Valle