Marketing Político Eleitoral
A questão do marketing político eleitoral certamente tomará conta do ambiente digital brasileiro em 2018. Desde a campanha de Obama em 2008, o marketing político digital ganhou uma inquestionável dimensão no planejamento de qualquer campanha política no mundo, e nas próximas eleições majoritárias no Brasil, o eleitorado deverá conhecer uma versão mais amadurecida do marketing político na Internet, principalmente depois das manifestações de junho.
Embora muita gente pareça ter esquecido, o marketing político eleitoral é baseado não só na promoção de uma candidatura, mas também na criação de pontos de contato com a população. O importante para candidatos e coordenadores de campanha é prepararem-se desde já suas campanhas de marketing eleitoral na internet para que elas tenham resultados efetivos na época das eleições, afinal, o calendário eleitoral 2014 já foi definido.
De nada adiantará correr nas última semanas para tentar sensibilizar o eleitorado através das redes sociais. esse relacionamento é construído no decorrer do tempo e precisa ser algo contínuo.
Marketing político eleitoral renovado
Nas eleições de 2016 o marketing político eleitoral no Brasil evoluiu bastante em alguns pontos. Um bom exemplo disso foi a candidatura de Marina Silva que utilizou com maestria as redes sociais criando a Onda Verde que sem dúvida alguma, contribuiu bastante para os mais de 20 milhões de votos obtidos no primeiro turno das eleições presidenciais. Em 2014, espera-se que as estratégias de marketing político eleitoral passem a utilizar as mídias sociais de forma ainda mais intensa, só que com muito mais profissionalismo.
O problema que temos verificado é que com raras exceções, a modelagem das campanhas de marketing político na Internet, está bastante atrasada, com pouquíssimos candidatos preparando terreno para a fase mais intensa das campanhas eleitorais. Ao que parece está faltando uma visão de longo prazo para o marketing político eleitoral.
Planejamento no marketing político eleitoral
O marketing político eleitoral precisa de tempo para amadurecer. O fator chave de qualquer campanha política nas redes sociais é o poder de reverberação da mensagem e para que essa reverberação exista nas mídias sociais, é necessária a criação de um ambiente de engajamento com o público. Para que isso aconteça, é necessário ter um local apropriado – blogs e outras mídias sociais – com um conteúdo de boa qualidade.
Para se alcançar um bom resultado em qualquer campanha de marketing político digital é necessário que a comunicação com eleitor se dê de forma contínua e personalizada. É isso que gera o engajamento e amplificação da mensagem. Para que esse relacionamento se dê em bases sólidas e eficientes em termos de marketing político eleitoral são necessários inputs contínuos para que o candidato e suas ideias fique muito bem definidos na lembrança do eleitorado.
As campanhas de marketing político digital, mesmo fora do prazo permitido pelo TSE, podem ser organizadas de forma a criar desde já o ambiente propício para a discussão política, sem que isso venha a ferir as regras impostas pela legislação eleitoral. Em nosso curso de marketing político digital chamamos a atenção para a necessidade de se antecipar nas ações que pretendemos que surtam efeito a longo prazo. Véspera de campanha eleitoral é tarde para elaborar um planejamento.
E você irá participar da campanha política de 2014? Como está o seu planejamento de marketing político eleitoral?