SEO para jornalistas não é mais apenas um requinte. É questão de sobrevivência
Há algum tempo atrás, falar de SEO para jornalistas parecia ser apenas uma questão de requinte e um item a mais para se colocar no currículo. Hoje em dia a história é outra.
Com a conversão digital, os profissionais de jornalismo dependem cada vez mais do mundo online, e como todos nós sabemos, um lugar de destaque nesse universo é extremamente disputado.
E de que servem as técnicas de SEO para jornalistas? A resposta é simples. Conquistar um lugar de destaque para suas publicações nas páginas de respostas dos buscadores como o Google, por exemplo.
Já perdi a conta de quantas vezes me deparei com ótimos artigos publicados na web que nitidamente são fruto de muita pesquisa e dedicação na elaboração do texto, mas simplesmente não se destacam nos buscadores pela ausência de técnicas de SEO aplicadas ao jornalismo.
Considero um verdadeiro crime as faculdades não incluírem em sua grade de formação de jornalistas, pelo menos um semestre de aulas sobre o emprego das técnicas de SEO no jornalismo. Afinal de contas, o marketing de busca é uma principais ferramentas do marketing online, e os jornalistas de hoje estarão de uma forma direta ou indireta envolvidos nele.
A abrangência das técnicas de SEO para jornalistas
Se você achou que estar em uma posição de destaque no Google não justifica o tempo que você terá que investir para dominar as técnicas e ferramentas de otimização para ferramentas de busca, lhe dou outro argumento.
No jornalismo online, principalmente na área de assessoria de imprensa, é fundamental conseguir que seu release seja publicado em sites e blogs de destaque, correto? Só que para conseguir isso, os editores online, cada vez mais sofisticados, estão exigindo um conteúdo que, além de qualidade jornalística, também respeite os critérios de SEO.
Por isso, se você quer que seu artigo seja publicado em algum site ou blog, é necessário agregar fatores que ajudem, ou pelo menos não estraguem – leia o artigo SEO e Press Release, o trabalho de SEO desenvolvido por estes site. Você consegue perceber como o círculo está se fechando?
O que exatamente vem a ser SEO?
Em primeiro lugar vamos à sigla. SEO é a sigla de Search Engine Optimization, ou seja, otimização de sites para ferramentas de busca. As técnicas de SEO para jornalistas envolvem uma série de elementos que precisam ser incorporados ao texto, e até mesmo a estrutura da própria página, para que ao ser publicada, tenha condições de conquistar boas posições nas páginas de respostas dos buscadores.
Alguns pontos importantes no desenvolvimento de um texto:
- Pesquisa e seleção das palavras-chave que deverão ser otimizadas para o artigo
- Quando possível, a criação de URLs amigáveis para melhor identificar o conteúdo da página quando os buscadores fazem a varredura do site
- Uso adequado das meta tags Title e Description. São elas que estarão em destaque no resumo do link listado no Google, tecnicamente conhecido como Snippet
- Hierarquia dos títulos, como o uso de tags HTML como H1, H2, H3. Isso fortalece o conteúdo e passa uma mensagem de organização e profissionalismo aos buscadores
- Trabalho de linkagem interna para oferecer continuidade da informação e com isso fortalecer a relevância da matéria
- Trabalho de linkagem externa através de sites, blogs e redes sociais para promover a popularidade do conteúdo, um fator essencial para um bom trabalho de SEO
Você deve estar imaginando que para dominar as técnicas e conceitos de SEO para jornalistas deverá entender também de programação. Nada disso. Nas ferramentas de publicação modernas, como o WordPress e outros gerenciadores de conteúdo, a questão de programação é resolvida internamente e você só precisa mesmo se preocupar com o conteúdo.
Jornalistas e blogueiros
Uma turma que já entendeu a importância das técnicas de SEO no processo jornalístico são os blogueiros. Para ter sucesso na área de blogs nos dias de hoje, é preciso ter além de um conteúdo exclusivo e interessante, um texto otimizado. Sem isso, é impossível conseguir boas posições nas páginas de respostas do Google. Sem os acessos da busca orgânica, não há como monetizar um blog e ganhar dinheiro com ele.
Gosto de citar esse exemplo, pois ele é a versão mais cruel da importância do SEO no trabalho jornalístico. Se para o jornalista que trabalha em uma redação online e não tem como obrigação gerar resultados financeiros imediatos através de cliques em anúncios, a falta das técnicas de SEO em seu trabalho leva tempo para mostrar suas consequências, no caso dos blogueiros, o reflexo é imediato.
É claro que o bom webwriting sempre terá um lugar de destaque no jornalismo online, mas as técnicas de SEO para jornalistas estarão entre os diferenciais que determinarão o sucesso nesse segmento nos próximos anos.
Os pontos tocados no texto mostram de forma clara o tema e a importância da aplicação das técnicas de SEO por parte de jornalistas, agradeço novamente. Abs. Luiz Carlos Casante