Salários no Marketing Digital em alta no Brasil
Ultimamente os salários em marketing digital tem sido alvo de muitas matérias e reportagens na grande mídia, mas afinal de contas, o que está por traz do crescimento espantoso da remuneração nesta área?
A resposta é bem simples, a mais absoluta falta de profissionais qualificados nesta área e uma demanda crescente no segmento.
Uma matéria no Olhar Digital mostrou que os salários no marketing digital em 2013 chegaram a R$ 15.000 o que significa o dobro do valor verificado em 2009 quando os salários estavam na casa dos R$ 7 mil a R$ 8 mil mensais.
Com um mercado super aquecido e insuficiência de profissionais para o preenchimento de vagas a tendência e de novas altas em 2014.
Esses dados mostram o porque a carreira em marketing digital é cada vez mais cobiçada, tanto por estudantes que estão terminando a formação tradicional como também por profissionais do marketing digital que buscam se atualizar para disputar uma dessas vagas.
Carência de pessoal alavanca salários no marketing digital
O quadro de carência generalizada de profissionais qualificados em marketing digital assusta empresas e agências e gera uma verdadeira guerra de talentos no mundo online. Segundo Zuca Palladino, gerente das divisões de marketing e varejo da empresa de recrutamento Michael Page, a busca por um gerente de marketing digital cresceu de 30% a 40% nos últimos dois anos, o que justifica parcialmente a escalada dos salários.
Essa carência de pessoal não acontece só aqui no Brasil já que a expansão das mídias digitais como meio para divulgação de marcas, produtos e serviços é um fenômeno mundial. Mesmo com todos estes fatores favoráveis, o crescimento da procura por profissionais especializados em marketing digital, ainda esbarra na ausência de uma formação acadêmica consolidada e na falta de experiência de mercado.
Mercado busca por profissionais qualificados
A demanda é grande, mas as empresas estão extremamente seletivas em suas contratações. A carência de profissionais não quer dizer que todo mundo esteja empregado. Como toda carreira ligada a área de tecnologia, o marketing digital é um segmento dinâmico que exige profissionais atualizados constantemente.
Além de uma formação acadêmica sólida, é necessário também investir em uma formação específica em marketing digital para que o profissional possa se familiarizar com as técnicas específicas do marketing online e aprender a usar as ferramentas necessárias ao desempenho da sua função. Nessa parte a Academia do Marketing vem contribuindo fortemente, oferecendo cursos de qualificação profissional cada vez mais completos e atualizados.
A opção pelo treinamento interno
Diante da escassez de mão de obra e as lacunas na capacitação acadêmica tradicional, as empresas se veem obrigadas a formar seus colaboradores através de cursos In Company, uma alternativa para “formar em casa” os profissionais que precisam. Nem mesmo a necessidade de adequar a remuneração dos colaboradores para fazer frente à realidade dos salários no marketing digital.
O problema não é o quanto pagar aos profissionais mas sim ter pessoal para encarar os desafios apresentados pelo crescimento de importância das mídias digitais.
Salários no marketing digital devem acompanhas crescimento do setor
O crescimento do setor não dá o menor sinal de arrefecimento. No Senso Digital 2012, publicado pela ABRADI – Associação Brasileira de Agências Digitais, mostra um crescimento acelerado do setor e com a percepção das empresas sobre a importância de uma presença online nos dias de hoje, a perspectiva é de que continue acelerado pelos próximos anos.
Dessa forma, juntando-se a carência de profissionais qualificados com a expansão do setor, a tendência é que também os salários no marketing digital continuem em alta.
O caminho para participar desse mercado em crescimento é justamente a qualificação e atualização constante, já que os salários no marketing digital são realmente atraentes, mas exigem muita qualificação. Mantenha-se atualizado sobre os salários em marketing digital assinando a nossa Newsletter.
Gostei bastante, pis falou sobre os valores dos salários dos profissionais do marketing digital.Claro que o salarário depende das habilidades específicas do profissional, entre outros fatores, mas já deu para ter uma idéia
“Uma matéria no Olhar Digital mostrou que os salários no marketing digital em 2013 chegaram a R$ 15.000 o que significa o dobro do valor verificado em 2009 quando os salários estavam na casa dos R$ 7 mil a R$ 8 mil mensais.”
QUE piada! os salários estão péssimos.. isso é uma grande mentira. Os clientes querem cada vez mais serviços de qualidade a preço de banana.. não é tudo isso…
Olá Elisa
Concordo com você que o salário de um profissional de marketing digital não é linear, como também não o é em diversas outras profissões. Tudo depende da real capacitação do profissional, sua experiência e realizações.
Eu conheço muitos profissionais que ganhar valores até mesmo maiores dos que relatados nesta matéria. Em nossa agência, os colaboradores mais qualificados recebem uma ótima remuneração, tanto é que temos a mesma equipe há muito tempo.
Um grande abraço
Alberto Valle
Excelente post. Realmente falta qualificação nos profissionais e isso é realmente um problema tanto para a empresa como para o mercado e os clientes.
Os altos salários é uma boa forma de fomentar uma melhor capacitação.
Parabéns.
Olá Franciny
Realmente a qualificação profissional precisa ser uma meta constante. Em um mercado cada vez mais competitivo como o que temos hoje, somente a busca por aperfeiçoamento pode garantir uma posição de destaque.
Um grande abraço
Equipe Academia do Marketing
Me ensine o milagre de ganhar 10.000,00 por mês com marketing digital, estou enfrentando o mercado.
Olá Roseli
Não há milagre. Este é o nível salarial de um bom profissional de marketing digital com alguns anos de experiência e domínio das técnicas envolvidas no processo.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Regiane, com esse valor que quer receber tenho certeza que você não faz mesmo. kkkkkk
Excelente análise, Regiane.
Muitas empresas querem montar um departamento apenas com um profissional, sobrecarregando-o demais, exigindo resultados a curtíssimos prazos. Quero atuar na área de Marketing Digital, e já tenho observado o andamento das coisas.
Excelente matéria!
Só existe um detalhe nessa previsão:
Existem profissionais qualificados para esse mercado, o que não existe é interpretar que por exemplo um gestor de marketing digital e mídias sociais, que é o meu caso, tem o dever de fazer tudo sozinho sem equipe, isso é impossível. Algumas empresas exigem que esse profissional faça as vezes um trabalho de programador, web designer entre outros.
O mercado ficou confuso com esse profissional. E acabam “achando” que o marketing digital é como “pipoca de micro ondas” basta apertar um botão e tudo resolvido.
Outros acabam não valorizando-se, basta acessar o site da Catho Online e ver os salários que candidatos acabam aceitando, esse com certeza vai ser o “faz tudo”.
Eu particularmente não faço gestão de marketing digital e mídias sociais por menos de R$ 16.000,00 em projetos free lance, já para contratação não menos de R$ 10.000,00 mensal mais benefícios.
Abraço á todos.
Oww, ai sim eu gostei! =)
melhores salários pro meu setor!