Como divulgar uma clínica de estética no Instagram
Se você quer aprender como divulgar uma clínica de estética no Instagram, neste artigo vamos mostrar o roteiro básico para você transformar o seu perfil no Instagram em uma verdadeira máquina de geração de contatos e vendas.
As redes sociais são o canal ideal para a divulgação de tudo que diz respeito à estética e beleza, e por isso, se você é proprietário, ou a pessoa encarregada de fazer a divulgação de uma clínica de estética, ter uma presença ativa no Instagram é fundamental.
- Passo a passo para a divulgação de uma clínica de estética no Instagram
- 1 – Planejamento inicial
- 2 – Determinação do público que você deseja atingir
- 3 – Criação ou adaptação do seu perfil no Instagram
- 4 – Criação de conteúdo
- 5 – Criação da sua base de seguidores no Instagram
- 6 – Provoque o engajamento com seus fãs
- 7 – Meça os resultados das suas ações
Passo a passo para a divulgação de uma clínica de estética no Instagram
Vejamos então quais são as principais etapas para criação da estratégia de marketing de uma clínica de estética no Instagram.
1 – Planejamento inicial
O primeiro passo para quem deseja saber como divulgar uma clínica de estética no Instagram é fazer um planejamento estratégico inicial, para determinar de maneira clara quais são os seus objetivos.
Para que você não “congele” logo nesse primeiro item, o primeiro passo é ler o nosso artigo Estratégia de Marketing no Instagram, onde oferecemos um roteiro completo sobre essa parte. Problema resolvido!
2 – Determinação do público que você deseja atingir
A segunda etapa de um plano de marketing para clínicas de estética no Instagram é definir o público que você deseja atingir com as suas ações.
A segmentação do público tem dois grandes impactos sobre a sua estratégia de marketing no Instagram:
- Melhores Resultados – Com um público segmentado, o resultado das suas ações é muito maior do que seria se você não tivesse foco em termos de com que você deseja se comunicar.
- Redução de Custos – Tendo um público-alvo muito bem definido, no caso dos anúncios no Instagram, você terá uma sensível redução de custos, por estará focando justamente em que realmente tem interesse em seus serviços.
3 – Criação ou adaptação do seu perfil no Instagram
Definidos os parâmetros iniciais sobre como divulgar uma clínica de estética no Instagram, agora sim é hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar efetivamente com a ferramenta.
Nesta fase você deverá criar o seu perfil no Instagram, transformá-lo em um perfil comercial e fazer os ajustes técnicos, como uma página de perfil com uma boa estrutura de comunicação e integração com a sua página no Facebook e outras ferramentas de marketing digital.
4 – Criação de conteúdo
Outra dica para quem deseja saber como divulgar uma clínica de estética no Instagram é dedicar uma atenção muito especial ao conteúdo que você irá publicar.
A essência de uma estratégia de marketing nas redes sociais está justamente no conteúdo que você irá publicar. É preciso elaborar com antecedência sua estratégia de conteúdo e um calendário editorial para divulgação dos seus procedimentos estéticos.
As estratégias de marketing digital que você irá usar no Instagram vão ser baseadas em um conteúdo que gere pontos de contato com seus seguidores, para que você possa conquistar novos clientes.
Este conteúdo precisa, por exemplo, agregar informação ao dia a dia das pessoas e além disso, gerar engajamento, para que sua estratégia de divulgação de serviços de estética no Instagram surta efeito.
Você não pode atuar de maneira panfletária em seja qual for a rede social. Por exemplo, você não deve publicar apenas chamadas comercias. Você precisa, antes de tudo criar laços de relacionamento e engajamento.
Por exemplo, invista em fotos e vídeos incríveis para mostrar os resultados dos seus tratamentos. Isso certamente irá despertar interesse!
Se você acha que gerar conteúdo para o Instagram é difícil, conheça detalhes do nosso Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais e para quem está mais na vibe de inteligência artificial, não perca o nosso Curso de ChatGPT Para Instagram, a ser lançado em breve.
5 – Criação da sua base de seguidores no Instagram
Ótimo, você agora está com o seu planejamento estratégico pronto, seu público alvo definido, perfil criado e configurado de forma profissional, só falta mesmo construir uma boa base de seguidores.
Em uma ação tão específica como divulgar uma clínica de estética no Instagram, você precisará de seguidores que tenham realmente potencial de virem a se transformar em clientes.
Se os seus seguidores não tiverem o perfil certo, de nada adiantará o trabalho de marketing no Instagram para clínicas de estética, porque o resultado não aparecerá.
Como divulgar uma clínica de estética no Instagram se você está postando para o público errado? Não há a menor chance de dar certo, você não concorda?
Esqueça essa história de quantidade de seguidores, pois isso não passa de mais um dos mitos sobre o Instagram. Essa não é uma boa estratégia.
É o que chamamos de Métricas da Vaidade, ou seja, pode até parecer que o seu Instagram é forte, mas vender que é bom, nada.
Construa uma base de seguidores composta de pessoas que realmente têm potencial para se transformar em clientes da sua clínica de estética, e que tenham interesse real em seus serviços.
Com auxílio das ferramentas corretas, é possível criar uma base de seguidores extremamente segmentada, e aí sim gerar negócios no Instagram a partir das suas publicações.
6 – Provoque o engajamento com seus fãs
Com um bom conteúdo e uma base de seguidores bem segmentada, é hora de você estimular estes seguidores através de ações de alto grau de engajamento. Quer saber como divulgar uma clínica de estética no Instagram? Faça com que as pessoas falem com você!
Crie posts de alto grau de engajamento, como enquetes, sorteios, cupons de descontos e outras postagens que sabemos que agitam o pessoal. Faça com que as pessoas falem com você, ao invés de ficar apenas falando para elas.
Outro ponto importante é engajar com perfis dentro da sua área de atuação, como o Carreira Beauty e o Negócios Estética, por exemplo. Isso ajuda a mostrar ao algoritmo do Instagram qual a sua área de atuação e fortalece a relevância do seu perfil.
7 – Meça os resultados das suas ações
Saber como divulgar uma clínica de estética no Instagram é uma coisa, descobrir se este trabalho está dando certo é outra. Por isso, é fundamental que você mensure os seus resultados, até mesmo para aprimorar as suas estratégias de marketing no Instagram.
Não estou aqui falando em Likes ou Seguidores, pois como já disse antes, são métricas da vaidade. É claro que são métricas importantes, mas a métrica que importa mesmo é a capacidade de atrair novos clientes e quantidade de negócios gerados.
Analisando seus indicadores de performance é que você vai descobrir se o seu marketing no Instagram está gerando resultados de verdade ou se você está apenas “postando no Insta”.
Se você quer aprender em detalhes todo o processo para a divulgação de sua clínica de estética no Instagram, sugerimos que participe do nosso Curso de Instagram Para Negócios, onde aprenderá o passo a passo para criar um perfil e estratégia de marketing profissional, de forma a gerar muitas vendas.
O Instagram é uma das mídias sociais que mais trazem resultados para este tipo de negócio, mas é preciso saber como usá-lo de forma profissional.
Não deixe de fazer sua inscrição para o nossos treinamentos e aprender de forma didática tudo de forma simples e extremamente eficaz sobre o Instagram e suas estratégias de marketing.
Agora que você já sabe como divulgar uma clínica de estética no Instagram, é uma questão de se estruturar e começar a transformar o seu perfil em uma verdadeira máquina de vendas.
Mantenha-se em dia com este e outros assuntos envolvendo o marketing digital, assinando a nossa Newsletter.
Obrigada, justo o que eu procurava sobre clínica de estética em bh