Geração de Conteúdo – Subproduto do Marketing Digital
Uma simples definição para o Marketing Digital, pode-se dizer que é a prática de promover produtos ou serviços através da utilização de canais de distribuição eletrônicos para chegar aos e-consumidores rapidamente, de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Habitualmente é conhecido pelas pessoas através de algumas de seus subprodutos. É comum vermos muitas ações em torno de temas como Mídias Sociais, E-mail Marketing e SEO (Search Engine Optimization), dentre outras.
Para cada uma desses subprodutos é apresentada inúmeras funcionalidades, por exemplo, em Mídias Sociais, é abordada a importância do monitoramento e as vantagens do relacionamento com e-consumidores, em E-mail Marketing, analisa-se o retorno gerado pelo envio de e-mails através de relatórios e gráficos, para otimizar cada vez mais as campanhas e em SEO, fala-se da busca por palavras chave, de otimização de page titles, headings e diversos outros itens.
No entanto, existe uma ação que é tão importante quanto as já mencionadas e que faz a ligação entre todos os subprodutos do marketing digital e merece ser muito mais comentada do que de fato o é. Se eu tivesse que apostar todas as fichas em uma única ação seria na Geração de Conteúdo.
Conteúdo – otimiza resultados
A Geração de Conteúdo deve ser prioridade para o seu negócio. Produzir conteúdo com relevância faz com que você se torne referência para seu público e com isso otimiza seu site para buscadores posicioná-los melhor nas buscas orgânicas.
Buscadores como o Google basicamente analisa os sites sob dois aspectos: a compatibilidade da pesquisa do usuário com o conteúdo da página e a importância do site, o quanto ele é uma referência confiável ou não – Google Pagerank. Embora envolva outras variáveis, o Google Pagerank é medido pela autoridade dos links que a página recebe. Por mais que o estudo de palavras-chave seja feito, que os títulos, headings e links internos estejam otimizados para essas palavras, de nada valerá se a sua página não tiver relevância diante do Google. Gerar conteúdo de qualidade é garantia de receber bons links e aumentar seu Pagerank.
Quem gera conteúdo exclusivo é visto como uma referência, pois coloca o seu conhecimento à prova e está sujeito a cometer erros e receber criticas.
Entretanto, se sua empresa quiser ser vista como referência, é importante que ela gere conteúdo e demonstre que conhece bem seu mercado de atuação e hábitos dos seus e-consumidores.
A Geração de Conteúdo é um trabalho de longo prazo e quanto mais cedo começar, mais cedo vai conseguir resultados. Não vale atirar para todos os lados e produzir conteúdo aleatório, é preciso planejamento e pesquisas para gerar conteúdo de qualidade, daí a importância de ter profissionais especializados para esse trabalho.
Por Marco Aurélio de Paula é presidente do Grupo iDOC