Plano de Marketing Digital Para Franquias – Guia Completo
A elaboração de um plano de marketing digital para franquias é o primeiro passo para franqueados e franqueadores conseguirem divulgar de forma eficiente seus produtos e serviços através dos canais digitais.
O planejamento estratégico em marketing digital funciona como uma forma de orientar as diversas ações de marketing, potencializando uma a outra, de maneira a criar uma sinergia entre as diversas dimensões do marketing online.
As estratégias de marketing digital hoje em dia, se comunicam, por isso, é fundamental a criação de um plano de marketing digital para franquias que desejam conseguir exposição e clientes na Internet.
O caso do franchising é bem interessante do ponto de vista do marketing digital, pois na verdade, precisamos fazer dois planos de marketing digital diferentes, uma para a rede de franquias como um todo, e outro para as unidades franqueadas.
Para que possamos entrar um pouco mais a fundo nesta questão, é preciso antes de tudo, definir alguns pontos básicos para que possamos dar prosseguimento ao assunto.
O que deve constar de um plano de marketing digital para franquias
Em nosso Curso de Marketing Digital começamos justamente pela elaboração de um plano de marketing digital e definição da Persona de Marketing que é a personificação do público-alvo que queremos atingir.
Um plano de marketing digital para franquias, seja para a rede de franquia como um todo, ou para as unidades franqueadas, deve incluir, no mínimo os seguintes itens
- Definição de objetivos a serem atingidos;
- Persona de Marketing, ou Personas para as campanhas;
- Necessidades de adequação do site para integração com as ferramentas;
- Definição da estratégia macro a ser adotada;
- Definição do mix de canais digitais a serem utilizados em função das estratégias;
- Orçamento disponível para o projeto;
- Cronograma das ações;
- Coleta e análise de dados e resultados das campanhas.
Um dos principais que redes e franqueados cometem é acreditar que para divulgar uma franquia na Internet, é sair por aí criando anúncios ou publicações em redes sociais, por exemplo, sem o menor planejamento estratégico.
Definidos estes pontos iniciais, vamos então abordar a questão do planejamento estratégico de marketing digital para franquias, levando-se em consideração a posição do franqueador e também do franqueado.
Plano de marketing digital para franquias do ponto de vista do franqueador
O plano de marketing digital para franquias, quando desenvolvido pelo franqueador, a rede em si, deve focar em quatro objetivos:
- Branding, ou reconhecimento de marca, fundamental para que se tenha uma marca forte que atraia os consumidores por ser uma referência em sua área;
- Ações pontuais focadas em promoções e eventos que serão feitas por todas as unidades da rede, como promoções do Dia das Mães, Black Friday e outras;
- Ações voltadas para o lançamento de novos produtos ou serviços, que irão agregar valor à marca como um todo;
- Diretrizes de marketing digital para que as próprias unidades franqueadas possam executar ações individualmente, focadas no marketing local;
- Integração das ações de franqueados com as ferramentas de marketing e coleta de dados da rede, para que as ações locais geram mais informações sobre leads, a serem usadas em futuras campanhas do franqueador.
O foco de um plano de marketing digital para franquias neste nível, deve ser o marketing amplo, tratado de forma nacional, buscando sempre a valorização da marca, seus produtos ou serviços.
Entre estas ações globais, de abrangência nacional, sugeriríamos as seguintes:
- SEO amplo, focado na marca, seus produtos e serviços;
- Ações de marketing de busca com foco em anúncios na Rede de Display do Google Ads;
- Marketing de conteúdo para explicação de seus produtos e serviços;
- Marketing nas redes sociais, através da criação de conteúdos de qualidade e alto engajamento;
- E-mail marketing focado em relacionamento e divulgação de promoções de produtos e serviços.
Poderíamos resumir o plano de marketing digital para franquias, como um planejamento macro, que servirá de base para as ações de marketing executadas pelos franqueados.
Acredito que, em função da importância do plano de marketing digital para franquias, deveria inclusive, estar detalhado na Circular de Oferta de Franquia, como tantos outros postos também o são.
Plano de marketing digital para franquias do ponto de vista do franqueado
A elaboração de um plano de marketing digital para franquias, do lado do franqueado, obedece a uma lógica completamente diferente, já que grande parte do trabalho já foi, ou deveria ter sido, feito pelo franqueador.
Um outro ponto que devemos ressaltar é que para a criação de um plano de marketing digital para franquias neste nível da estrutura do negócio, deve ser pautado pelas regras impostas pelo franqueador nesta área.
Infelizmente, algumas redes de franquias, por um certo medo de que os franqueados acabem criando situações embaraçosas, ou até mesmo de conflito comercial para a rede, deixam essa érea tremendamente engessada.
Quando o franqueado possui alguma autonomia para criar suas próprias ações de marketing digital, seja seguindo as diretrizes fornecidas pela matriz da rede, ou criando seu próprio plano de marketing digital, as coisas ficam mais fácil.
Um plano de marketing digital para franquias, voltado para os franqueados, as estratégias recomendadas são ligeiramente diferentes. A principal diferença está na abrangência das ações, que neste caso são locais.
Neste cenário, o franqueado pode optar por ferramentas mais focadas no marketing digital restrito a uma determinada área geográfica, o que aumenta sua efetividade. Além disso, consegue-se dessa forma uma boa redução de custos.
Neste caso, algumas ações de marketing bastante interessantes são:
- Criação de uma ficha no Google Meu Negócio;
- Ações em mídias sociais com alcance regional;
- Anúncios no Google Ads, segmentados por região.
Repara que todas estas ações são bem restritas em termos de alcance, pois na verdade, nosso interesse é atingir o público-alvo na área geográfica que o franqueado atua.
No caso do Google Meu Negócio, você pode criar conteúdos focados no ambiente físico da unidade franqueada, da sua fachada e localização, para reforçar uma referência física do negócio.
Já nas redes sociais, como Facebook e Instagram, por exemplo, fotos de rotinas que fazem parte do dia a dia da loja, lançamentos e promoções deixam os consumidores cada vez mais conectados àquela unidade.
Como você pode ver, o marketing digital para franquias é construído em etapas, e elaboração de um plano de marketing digital para franquias é fundamental. Mantenha-se em dia sobre este e outros assuntos relacionados a franquias, assinando a nossa Newsletter.
Se algo de bom pode-se tirar de 2020, foi o despertar das empresas em relação ao marketing digital. Algo tão básico, tão necessário, mas que muitas ainda não davam a devida importância.