Especialização em marketing digital requer dedicação

É cada vez maior o número de profissionais que buscam por especialização em marketing digital em função das oportunidades de trabalho e crescimento profissional que esta carreira oferece atualmente.

A carreira em si é desafiadora e fascinante e com um mercado ávido por profissionais qualificados, esta tem sido a opção de um número cada vez maior de estudantes e profissionais que buscam por um novo posicionamento no mercado de trabalho.

A especialização em marketing digital começa pela base do conhecimento que é uma boa faculdade de marketing e propaganda que dá a base do conhecimento que será aplicado nas diversas áreas do marketing online.

Não existe nenhuma diferença estrutural entre o marketing convencional e o marketing digital. A diferença está apenas na plataforma onde os conceitos são aplicados. A especialização em marketing digital visa justamente unir estas duas vertentes.

O importante para quem deseja seguir carreira em marketing digital é contar com uma base de conhecimento sólida, pois é isso que dá ao profissional de marketing digital uma visão ampla e abrangente capaz de unir teoria e tecnologia nas mais diversas plataformas do mundo online.

Podemos dividir o processo de especialização em marketing digital em três etapas distintas:

  • Formação básica em marketing ou comunicação;
  • Especialização em marketing digital através de cursos de extensão;
  • Prática e aquisição de experiência no setor.

Criada a base vem a especialização em marketing online

Preparada a base profissional, ou ao mesmo tempo em que ela ocorre, é hora então de procurar pela especialização já que o universo do marketing online nos dias de hoje abrange diversas técnicas distintas.

Costumamos dizer para os nossos alunos que aprender marketing digital não é difícil, o difícil mesmo é descobrir quais os caminhos a seguir para atingir um nível de especialização em marketing digital em que você passa a se distinguir de outros profissionais do mercado.

No Brasil como também na maioria dos outros países, as faculdades não possuem uma formação específica em marketing digital, e portanto, a especialização nesta área se dá através de cursos livres complementares.

Fazer uma pós-graduação em marketing digital é uma das opções que muita gente em busca de uma especialização em marketing digital adota.

Diversas faculdades brasileiras oferecem bons cursos de pós graduação em marketing digital como forma de complementação da formação básica.

Neles os alunos começam a ter contato com os conceitos envolvidos na área, e a metodologia aplicada ao planejamento estratégico das diversas ações envolvendo os mais variados canais digitais disponíveis hoje em dia.

É um investimento alto na carreira, mas certamente cria um diferencial na hora de disputar uma vaga no mercado de trabalho.

O importante nesse caso é verificar o grau de atualização do conteúdo da pós, pois no marketing digital as coisas mudar de forma muito rápida.

O fato é que nem sempre as faculdades têm a agilidade necessária para manter a grade curricular atualizada com o que há de mais recente nas diversas áreas.

Cursos de especialização em marketing digital

Outra opção, cada vez mais adotada em função do tempo envolvido e do investimento necessário para uma especialização em marketing digital, é a realização de cursos livres como os oferecidos pela Academia do Marketing.

Nestes cursos visamos dar uma visão estratégica de vendas e relacionamento, apresentando de forma técnica e prática as diversas áreas envolvidas no marketing online moderno.

Através de cursos de curta duração, o profissional vai construindo as bases para uma carreira sólida em marketing digital e dirigindo sua formação para as áreas de sua preferência.

Em nosso caso, optamos por fornecer uma formação modular, ou seja, a formação em marketing digital é oferecida em módulos específicos, divididos por áreas de atuação.

Desta forma o aluno vai construindo sua especialização em marketing digital, de forma gradativa, tendo tempo para praticar o que foi aprendido e aprofundar seu conhecimento em cada um dos assuntos abordados.

Estudando dessa maneira, você cria seu próprio ritmo de estudo, moldando sua formação de acordo com as suas necessidades.

Especialização em Marketing Digital

Em nossa grade de formação em marketing digital propomos a seguinte sequência de especializações:

    • Introdução ao Marketing Digital – É necessário ter uma visão ampla e estratégica do conjunto de ferramentas disponíveis atualmente no marketing digital para que se possa planejar ações que se comuniquem intimamente criando uma sinergia capaz de potencializar cada ação individualmente.
    • SEM – Search Engine Marketing – O SEM é a especialização do marketing digital que abrange as técnicas de SEO – Search Engine Optimization e também links patrocinados, como Google Ads. Por serem estratégias de altíssima conversão, conhecer suas técnicas e ferramentas é essencial.
    • Mídias Sociais – Com o crescimento das mídias sociais, essa é a área que vem apresentando o maior crescimento nos últimos tempos e demanda cada vez mais profissionais capacitados para implementação de ações que realmente agreguem valor ao relacionamento empresa/cliente.
    • Marketing de Conteúdo – Essa é a mais nova tendência do marketing digital e uma das grandes apostas do marcado. O Marketing de Conteúdo consiste em uma série de estratégias ligadas a produção e distribuição de conteúdo com o objetivo de gerar Leads e criar uma reputação para a marca, colocando-a como uma referência em seu setor.
    • E-mail Marketing – Embora seja uma das ferramentas mais antigas do marketing digital é ainda uma das mais eficientes. A especialização em marketing digital passa obrigatoriamente pelo conhecimento de suas técnicas e aplicações.
    • Web Análise e Google Analytics – Monitorar campanhas online e avaliar seus resultados é uma das tarefas principais de um profissional de marketing digital, por isso, ter profundos conhecimentos de métricas e ferramentas de monitoramento de tráfego como Google Analytics em qualquer formação.

Não existem atalhos nesta formação. A especialização em marketing digital é um processo de construção gradativa de uma base de conhecimento que leva a uma formação sólida e reconhecida pelo mercado.

Não se forma um gerente de marketing digital da noite para o dia. A especialização em marketing digital, como em qualquer outra carreira, é progressiva e une os conhecimentos teóricos, a prática, experiência e atualização constante.

Especialização em Marketing Digital

Da teoria a prática do marketing digital

Os melhores salários em marketing digital estão disponíveis para que apresenta uma boa experiência na área, como em qualquer outro setor de trabalho.

Por isso é essencial que você pratique muito para ter acesso a esses níveis de remuneração mais elevados.

O primeiro lugar onde você pode colocar em prática seus conhecimentos é em seu próprio site ou blog.

Como dito anteriormente, a especialização em marketing digital passa pela prática e um site pessoal é um ótimo terreno para isso.

Nele você poderá aplicar suas estratégias de marketing digital, novas tecnologias e segmentação de público-alvo, entre outras coisas.

Além de funcionar como uma bela ferramenta de marketing pessoal, ter um site próprio oferece a você a chance de viver na prática a experiência de divulgação de uma marca, nesse caso, a sua própria.

O outro passo é começar a trabalhar no setor o quanto antes para poder pegar a vivência do dia a dia do marketing digital em uma agência ou portal.

Como o mercado está super aquecido, conseguir emprego em marketing digital tem sido relativamente fácil para quem possui capacitação na área.

Um dos pilares da especialização em marketing digital está justamente na experiência, requisito básico para qualquer boa colocação no mercado.

Especialização em Marketing Digital

A opção pela carreira solo

Se você resolver partir para uma carreira solo, e se transformar em um consultor de marketing digital independente, o universo de oportunidades é muito amplo.

Uma das vantagens dessa opção é a independência que você conquista, pois pode montar o seu negócio até mesmo em casa, o que vem se transformando em uma tendência, principalmente após a pandemia.

Nunca foi tão fácil montar o que chamamos de “EuGência”, ou seja, a agência de marketing online composta por uma só pessoa. A tecnologia e as plataformas estão aí para isso.

Os freelancers de marketing digital encontram nas plataformas de Jobs como a Workana, por exemplo, uma ferramenta extremamente poderosa para captação de clientes tanto no Brasil quanto no exterior.

A opção pelo trabalho freeelancer é vantajosa inclusive para que no trato das negociações com possíveis clientes você acaba também descobrindo o quanto cobrar pelo trabalho em marketing digital.

Como você pode ver, o caminho para especialização em marketing digital exige dedicação e muito trabalho, mas a recompensa pelo trabalho em uma área dinâmica e a segurança de boas oportunidades de trabalho compensam esse esforço.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, sugerimos que você visite a nossa seção de artigos sobre Carreira em Marketing Digital, onde encontrará diversos artigos sobre esse tema.

Mantenha-se em dia a respeito da especialização em marketing digital e outros assuntos referentes à carreira, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

9 Comments

  1. Isaias 17 de outubro de 2021 at 19:07 - Reply

    Sou formado em marketing há mais de 8 anos, mas nunca tive qualquer experiência na área online. As dicas sobre especialização foram bastante válidas para mim, pois já percebi que este é o caminho. Parabéns e muito obrigado.

    • Academia do Marketing 19 de outubro de 2021 at 19:53 - Reply

      Olá Isaias

      A especialização em marketing digital é fundamental para qualquer profissional de comunicação que deseje uma boa colocação no mercado hoje em dia.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  2. claudinei 6 de dezembro de 2015 at 14:12 - Reply

    quero aumentar minhas vendas!

    • Alberto Valle 8 de dezembro de 2015 at 19:07 - Reply

      Olá Claudinei

      Se você deseja aumentar as sua vendas, uma especialização em marketing digital é certamente um dos caminhos.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

  3. Marcos 11 de novembro de 2015 at 23:56 - Reply

    Gostaria de saber no meu caso. Tenho apenas o nível médio. Porém muita vontade de buscar uma especialização em marketing digital. O que sugere?

    • Alberto Valle 15 de novembro de 2015 at 09:10 - Reply

      Olá Marcos

      Embora seja recomendável que você tenha uma formação superior na área do marketing, em função dos conceitos básicos adquiridos durante essa formação, nada impede que tendo apenas o segundo grau você ingresse na área do marketing digital.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

  4. Jairo Kist 16 de agosto de 2015 at 10:30 - Reply

    Quero mais informações sobre marketing digital, e também sobre as especializações. Parabéns muito bom o artigo.

  5. Giselle 15 de julho de 2015 at 10:01 - Reply

    Bom dia, gostaria de informações sobre a pós em marketing digital. Investimento, tempo total de duração, dia da semana e o que mais puder me informar.
    Obrigada!

  6. Décio Martins 18 de outubro de 2014 at 12:28 - Reply

    Sou um profissional de TI com 14 anos de experiência na área de suporte técnico e gestão de pessoas, níveis de serviços, ou seja, nada relacionado à Marketing. Minha formação Acadêmica é em Gestão de Processos.
    Estou em vias de ser parte de um plano de redução da força de trabalho na companhia.
    Tenho 41 anos de idade, penso em empreender ou mudar o foco da minha carreira.
    Ao ler praticamente todos os seus artigos sobre Marketing Digital, fiquei muito interessado nesta área.
    Você acha que, em função da minha idade e da minha necessidade em me reestabelecer profissionamente em tempo hábil, os cursos oferecidos pela Academia do Marketing serviriam para um início de mudança com grande possibilidade de sucesso? Ou seria realmente necessário iniciar uma segunda formação acadêmica em Marketing?

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