Saiba quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital
Uma pergunta comum em nossos treinamentos é: Quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital? Como esse ainda é um segmento relativamente novo, a pergunta faz todo o sentido.
Não existe uma fórmula mágica ou resposta que satisfaça a todas as situações. Falar em um valor X seria uma temeridade, já que cada cliente possui demandas específicas que para serem atendidas necessitarão de ações próprias. Portanto, não existe um número mágico a ser apresentado.
Decidir o quanto cobrar pelo trabalho em marketing digital é uma questão que precisa ser muito bem analisada para que você não acabe cometendo erros que podem acabar comprometendo sua carreira e negócios futuros.
Esse valor irá variar em função da sua estratégia de mercado, seus custos operacionais e de quanto você pretende que seja a remuneração efetiva pelo seu trabalho.
Para lhe ajudar a determinar esse valor, vamos discutir alguns aspectos desse cálculo.
Defina sua estratégia de mercado
Antes mesmo de se perguntar sobre quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital, você deve definir de forma clara, qual será sua estratégia de atuação no mercado.
Se você já tem um nome como consultor de marketing digital, a estratégia é uma, mas se você está começando sua carreira agora, a estratégia é outra completamente diferente.
Como no dia a dia do marketing digital, ter um plano de ação bem definido é essencial para o sucesso neste mercado, portanto, planeje sua carreira antes de sair por ai distribuindo orçamentos.
Defina em que áreas você está realmente qualificado para atuar de forma diferenciada e invista pesado nelas para se destacar no mercado.
Não tente ser um “especialista em tudo” porque todos nós sabemos, que isso, nos dias de hoje, é simplesmente impossível.
É que é caro e o que é barato?
Uma pergunta que muita gente se faz é se o preço que está cobrando pelo trabalho em marketing digital está barato ou caro.
Em se tratando de marketing digital, não existe nada caro. A única coisa que é cara é o marketing que não entrega resultados, não entrega ROI – Return of Investment. Isso sim, é tremendamente caro para qualquer empresário.
Não é pelo fato de você estar começando sua carreira em marketing digital agora, que você terá que cobrar preços irrisórios ou então bem abaixo da realidade do mercado. A sua remuneração deverá ser proporcional ao serviço oferecido e o resultado que você poderá trazer.
Um erro muito comum de quem está começando agora é achar que por cobrar um preço muito abaixo do mercado, irá conquistar mais clientes. Não é assim que a coisa fuinciona.
Agindo dessa forma você ppoderá inclusive perder alguns mais clientes mais criteriosos, justamente por estar praticando um preço que eles sabem que está muito aquém do praticado pelo mercado.
Quando você está começando, em algumas situações, vale a pena cobrar um pouco mais baixo pelo seu serviço em marketing digital, para conseguir os primeiros cases do seu portfólio, mas nada que torne seu preço aviltante.
Se você já é um profissional conhecido, com um bom histórico de casos de sucesso em seu histórico, o preço deve ser o praticado pelo mercado, ou até maior, dependendo do diferencial que você possa oferecer em relação aos seus concorrentes.
Para que você não fique sem parâmetros, vale a pena dar uma olhada no Manual de Preços e Serviços Digitais da ABRADI e outras pesquisas que tentam orientar quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital.
Não se trata de uma “tabela”, principalmente porque você deve respeitar as diferenças regionais, mas para ter uma ideia de quanto cobrar pelos serviços em marketing digital, serve como referência.
Calcule seus custos operacionais
Outra coisa a ser levada em consideração são seus custos operacionais. Já vi muita gente achar que estava ganhando algum dinheiro, e depois descobrir que na verdade estava pagando para trabalhar.
Faça um levantamento minucioso dos seus curtos operacionais como por exemplo:
- Custo de locação ou oportunidade de negócio do ambiente de trabalho;
- Tarifas de serviços como internet, contador e outros;
- Custos de softwares e ferramentas de marketing digital;
- Impostos e outros encargos.
Não adianta falar em bancar um prejuízo no início, pois isso não funciona. Se você quer saber o quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital, descubra primeiro o quanto custa prestar esse serviço, e depois faça os ajustes.
Uma boa dica sobre redução de custos é o trabalho como consultor de marketing digital em home office, uma prática cada vez mais comum no Brasil, depois de ser consagrada como tendência mundial, principalmente após o evento da pandemia.
Com a tecnologia que temos hoje, isso é mais que viável e muitas pessoas estão abraçando essa alternativa para minimizar custos e com isso serem mais competitivas, e além disso, ganhar em termos de qualidade de vida.
O quanto você quer ganhar com o trabalho em marketing digital?
Chegou a hora de decidir e calcular o quanto você deseja ganhar com o seu trabalho em marketing digital.
Em primeiro lugar, defina um número e se comprometa com esse objetivo. Como em campanhas de marketing online, precisamos ter uma meta.
O quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital para satisfazer suas necessidades e ambições? Esse é o número.
A sua última remuneração com carteira assinada, pode ser uma referência inicial, mas não se satisfaça com isso.
Se você vai assumir os riscos de trocar a estabilidade(?) de um emprego fixo pelo desafio de ser um empreendedor digital, precisa ser remunerado por assumir este risco.
São oito horas por dia durante vinte dias por mês, se você não quiser trabalhar nos finais de semana. Portanto o cálculo é:
- Horas trabalhadas por mês = 160
- Custos operacionais, digamos R$ 1.000
- Resultado líquido desejado = R$ 5.000 Reais
Com esses dados bem simples em mãos, para calcular quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital, basta você aplicar esses dados na seguinte fórmula:
Valor da Hora = Resultado Desejado + Custos Operacionais / Horas Trabalhadas
Nesse caso, se forem cobrados R$ 37,50 por hora trabalhada, o resultado final será o que você deseja. Parece simples, mas não é.
A sua competitividade estará vinculada a sua capacidade de otimizar seus serviços, com auxilio de rotinas automatizadas e muita integração entre as diversas plataformas de marketing online.
Avalie o grau de saturação do mercado
Outro ponto importante na hora de determinar quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital é o grau de saturação do mercado, a sua competitividade.
Por exemplo, hoje em dia, com o boom das redes sociais, você não encontra muita dificuldade em encontrar um analista de mídias sociais, ou pelo menos alguém que se ofereça para fazer esse tipo de trabalho.
Por outro lado, para encontrar um bom analista de SEO você vai ter bastante dificuldade, pois é uma das especializações em marketing digital que leva maior tempo para se tornar um verdadeiro expert.
Essas diferenças acabam gerando uma distorção de valores que coloca os profissionais de SEO em um patamar de remuneração bem mais elevado, justamente pelo “fator raridade”.
Por isso, na hora de definir quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital, é importante que você também incorpore essa variável em seus cálculos, porque gostando ou não, ela existe.
Determinar quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital é uma verdadeira arte, pois você precisará conciliar custos e oportunidades de trabalho, e isso nem sempre é muito fácil.
Em nossos cursos de marketing digital chamamos atenção dos participantes, quando abordamos a questão de quanto cobrar pelo trabalho em marketing digital, que não existe um valor padrão a ser cobrado.
Cada projeto possui uma característica própria, demandando ações diferentes que acabam por geral custos diferenciados. Não existe resposta única.
Se você quiser se aprofundar nessa discussõa e tem como foco determinar o valor do trabalho em mídias sociais, sugerimos que você leia o artigo Quanto Cobrar Pelo Trabalho em Mídias Sociais publicado aqui em nosso blog.
Agora que você já tem uma ideia de quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital, basta rever suas rotinas e avaliar os reais custos dos seus serviços como consultor de marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Gostei muito do artigo comecei agora pouco no mercado de afiliado mais sem resultados no momento
Olá Maycon
Para ganhar dinheiro neste mercado você precisa de técnica. Temos um treinamento que pode lhe ajudar muito, o Curso de Programas de Afiliados Avançado.
Gostei muito de seu artigo falando sobre quanto cobrar pelo trabalho de marketing digital , me ajudou bastante.
Belo Artigo, Muito bem explicado, fez-me entender que meu trabalho é muito mais valioso do que estou cobrando.
Olá!
Me chamo Michele e estou iniciando uma Assessoria de Marketing com um amigo e nos pegamos exatamente na questão de precificação, pois os clientes que estamos atendendo são MEI ou pequenas empresas com no máximo 10 funcionários e não dá pra cobrar esse valor da matéria.Tem uma cliente que só consegue me pagar $100 por semana onde a atendo 1x e me paga mensalmente, neste trabalho inclui revisão de seu site, criação de arte para publicação de seus serviços nas redes sociais e monitoramento das mesmas agendando publicação das matérias, sei que estou trabalhando de graça, porém ela que está me indicando seus clientes, mas não tem como sobreviver cobrando o mesmo valor.
Se possível, gostaria de trocar ideia sobre esse ponto, deixo meu email para quem quiser entrar em contato e conversar melhor e me orientar também jobsdemich@hmail.com.
Abraço!
Olá Michele
Sou consultor de marketing digital há mais de 10 anos e tenho uma posição muito clara sobre a questão da precificação do serviço. O trabalho em marketing digital tem sim os seus custos, como SEO do site, redação dos artigos do blog, anúncios no Google Ads, desenvolvimento de arte para as diversas campanhas, impulsionamento de publicações nas redes sociais, e a remuneração da agência.
Se o cliente, por um motivo ou por outro não pode pagar, infelizmente não podemos prestar o serviço. O marketing digital é parte integrante da cadeia produtiva. Será que este cliente diria a mesma coisa para seus fornecedores e colaboradores? No mundo digital, como no mundo físico, a equação é muito simples e todos nós conhecemos: Se você não tem dinheiro para pagar um serviço, não vais ter este serviço.
Muita gente cai na armadilha de achar que se ganha dinheiro em uma agência, apostando na quantidade de clientes, mas não é este o caminho. A rentabilidade de uma agência é conquistada através da qualidade dos clientes. Se você aviltar o valor do seu trabalho, não vai ser capaz de entregar o que prometeu, o que vai causar um enorme estrago na imagem da sua empresa.
No seu caso, como este cliente está lhe rendendo novos contatos, até mesmo por uma questão estratégica, talvez você possa mantê-lo e ganhar dinheiro através de suas indicações, desde que você cobre o preço justo nestes outros contratos.
Finalizando, eu costumo dizer que marketing digital sem investimento, é como tentar soltar pipa sem vento. Não decola.
Um grande abraço e sucesso!
Alberto Valle
Diretor e instrutor da Academia do Marketing
Adorei esse artigo, é exatamente o que estava procurando, estava quebrando a cabeça para precificar os meus serviços, obrigado!
PESSOAL, O MEU CASO É COISA SIMPLES. COMO ESTOU ESTUDANDO O MÁXIMO QUE POSSO SOBRE ANÚNCIOS PELA INTERNET, SE IREI GANHAR PELO TANTO QUE MEU CLIENTE CONSEGUIR CONVERTER EM VENDAS DENTRO DO SEU BLOG, QUE SEJA VINCULADO AO MEU ANÚNCIO, COMO POSSO TER ESSE CONTROLE? VCS CONHECEM ALGUM, CONTEÚDO SIMPLES QUE POSSA ME ORIENTAR? FICO GRATA POR QUALQUER AJUDA. OBRIGADA
Olá Luciene
A solução é simples. Você poderá fazer este controle através de um sistema de programa de afiliados, ou então pelo próprio Google Analytics.
Um grande abraço
Alberto Valle
Eu não abro mão de cobrar a média de R$ 38,00/hora + todo o material que produzo na área de designer. Afinal, não formamos para ficar ralando de graça!
Eu peguei um job como Social Media, mas nunca trabalhei apenas com essa tarefa. A empresa me pagará um valor x, mensal. A grande questão é: eles não me ofereceram um valor, pediu que eu apresentasse o valor. Vou trabalhar apenas com a interação(Facebook e Instagram) e envio de formulários por e-mail.
Então, quanto devo cobrar?
Olá Bárbara
A resposta para a sua pergunta está no texto desse artigo. Basta você determinar os seus próprios valores e aplicar a fórmula que propusemos.
Um grande abraço e sucesso
Equipe Academia do Marketing
Ótima matéria……hoje trabalho como adm de fanpage de clientes, além de impulsionar vendas pelo face ads minha maior briga é com o custo por envolvimento ,porém tenho algumas técnicas para face ads, foi este o motivo que me fez dar consultoria e sucesso total.
Para quem está começando é a maior dúvida. Alguns deixam de corar o justo pelo fato de estar começando. Mas basta ter certeza do que faz e cobrar o justo para não se arrepender depois.
Ótimo artigo! vejo muita gente iniciando no ramo, quem dera que todos pensasse como você, cobrar um valor justo, gostei da parte que você mencionou sobre nao cobrar preço muito baixo, pois estará desvalorizando o trabalho. Parabéns mesmo.