WhatsApp como ferramenta de marketing

O uso do WhatsApp como ferramenta de marketing ganha cada vez mais adeptos entre as marcas que desejam lançar mão de mais esta ferramenta para a promoção de seus produtos e serviços.

Afinal de contas, o WhatsApp é uma plataforma que já conta com um contingente gigantesco de usuários em todo o mundo, e portanto, um prato cheio para as ações de marketing online.

O lançamento do Whatsapp Business deu um novo gás à tendência de usar o aplicativo como ferramenta de marketing digital para dispositivos mobile, já que esta versão oferece diversas ferramentas desenvolvidas especificamente para o uso empresarial.

Uma das grandes vantagens do uso do WhatsApp como ferramenta de marketing é sua versatilidade em termos de conteúdo a ser trabalhado. Ações como o envio de mensagens de texto, imagens e até mesmo vídeos, já estão sendo feitas por diversas marcas e com ótimos resultados.

Cuidados no uso do Whatsapp como ferramenta de marketing digital – Como usar

Como em qualquer outro canal de mídia online, o uso do WhatsApp precisa ser precedido de um planejamento estratégico inicial, como tudo mais no marketing online, para que você saiba exatamente o que está fazendo e o quanto isso está gerando de retorno.

Além disso, é necessário saber dosar o volume de mensagens para não parecer invasivo. Da mesma forma como o e-mail marketing sofreu muito em função do número excessivo de mensagens enviadas, também no WhatsApp, já vemos algumas marcas praticando o SPAM, o que joga por água abaixo todo o esforço de marketing.

As marcas precisam ter sensibilidade para identificar a tênue linha que separa a comunicação da intromissão neste tipo de canal tão agressivo e imediato. Se este limite não for percebido, o resultado pode ser frustrante.

Por exemplo, se logo nos primeiros momentos de campanha você começar a sentir um nível de rejeição, como um número de acima do esperado, por exemplo, é melhor parar e rever essa ação.

Decidindo de que forma atuar

Antes de pensar em qualquer coisa em termos de uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital, é preciso definir uma linha de atuação. É preciso alinhar o aplicativo com os outros canais online que já dispomos como Twitter, Facebook, Blog e até mesmo e-mail.

Seja na divulgação ou atendimento via WhatsApp não substitui nenhuma dessas ferramentas, mas surge como um canal a mais. Um fato comum nas mídias digitais é idolatrar as novidades e decretar prematuramente a morte de canais mais antigos.

Como dito anteriormente, o uso do WhatsApp de forma direta para promoção de seus produtos e serviços é uma estratégia muito agressiva que deve ser usada com moderação e sempre correndo o risco de sofrer rejeição.

O WhatsApp não pode ser encarado apenas como mais uma forma de se chegar ao cliente, mas também como um instrumento fácil, rápido e barato de nos colocarmos a disposição deste cliente.

Whatsapp no marketing digital

WhatsApp como ferramenta de feedback

Outra forma de utilizar o WhatsApp no marketing digital é como ferramenta de feedback de nosso público. É claro que já contamos com um verdadeiro arsenal delas, como as principais redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter que até aqui vem dando conta do recado.

Sabemos que a fidelização do cliente passa obrigatoriamente pela nossa acessibilidade, ou seja, a capacidade de estarmos disponíveis para orientarmos, tirarmos dúvidas e orientações sobre o que vendemos, seja um produto ou serviço.

Nesse caso, o WhatsApp como ferramenta de marketing de relacionamento, pode funcionar como o canal mais rápido, prático e barato, acessível a qualquer empresa ou profissional liberal.

A grande vantagem do WhatsApp em relação a outros canais é sua rapidez de uso. Todo mundo hoje em dia carrega consigo um smartphone, esteja onde estiver. Isso faz desse aplicativo a ferramenta mais a mão na hora de esclarecer qualquer dúvida.

Essa disponibilidade imediata da marca é um fortíssimo fator de fidelização. Acabou-se a época do mero vendedor. Em nossos cursos sobre marketing digital faço questão de mostrar qual é a importância de, hoje em dia, nos posicionarmos como consultores de produto ou serviço que comercializamos.

Você precisa ser um amigo do seu cliente, e o amigo ideal, está sempre disposto a ajudar. Nisso, o Whatsapp como ferramenta de marketing digital cumpre seu papel com maestria.

Fidelização como forma de economia

Em tempos de custo de aquisição de clientes em alta, com as mídias pagas cada vez mais caras, termos uma política forte em termos de fidelização, além de uma estratégia de melhoria de qualidade, é também uma ferramenta de contenção de custos.

Estatisticamente, os clientes que retornam apresentam um ticket médio maior e se transformam em advogados da marca. Quer coisa melhor do que essa?

A divulgação de uma empresa pelo Whatsapp é uma opção cada vez mais viável, principalmente para pequenas empresas que necessitam de uma forma rápida e eficiente de relacionamento com seus clientes, por isso encarar o aplicativo como ferramenta de marketing digital tem sido uma ótima opção para esta ferramenta.

Mantenha-se atualizado sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de marketing e outros assuntos na área do marketing digital e mídias sociais, assinando a nossa Newsletter.

By Published On: 29 de outubro de 2020Categories: Artigos Sobre Marketing DigitalTags:

13 Comments

  1. cleones soares da cruz 14 de outubro de 2019 at 17:17 - Reply

    Seria suficiente dizer que o WhatsApp já superou o Facebook como o aplicativo mais usado no mundo em celulares Android e iOS?

  2. Group Sender 30 de maio de 2019 at 13:14 - Reply

    Poxa que site top. Muita informação de qualidade sobre como utilizar o Whatsapp como ferramenta de marketing. Foi dificil achar algo de valor na internet. Abraço e sucesso

  3. Antonia C F Doroty 10 de maio de 2019 at 22:52 - Reply

    Conteúdo muito bom, gostei muito do seu post sobre como usar o WhatsApp como ferramenta de marketing. Vou acompanhar, pois sempre aprendo mais.
    Bom trabalho!!

  4. Soares 25 de novembro de 2018 at 21:09 - Reply

    Muito bom adore o conteúdo sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital, mi abriu a visao

  5. McCartney da Silva Martins Bedim 11 de novembro de 2018 at 10:40 - Reply

    Muito interessante a matéria sobre o uso do WhatsApp como ferramenta de marketing digital, isso ajuda bastante.

  6. Kellen 31 de outubro de 2018 at 09:30 - Reply

    Qual a data da publicação?

    • Academia do Marketing 31 de outubro de 2018 at 11:02 - Reply

      Olá Kellen

      Nosso artigo sobre o uso do Whatsapp como ferramenta de marketing digital foi publicado originalmente dia 24/08/2018

  7. Walter Bruno 18 de outubro de 2018 at 05:26 - Reply

    Conhece a gora o site e estou muito interessado nos vossos cursos onlines

  8. Walter Bruno 18 de outubro de 2018 at 05:23 - Reply

    Muito Bom o artigo, sou de Mocambique e ainda tem muito poucas empresas a usar o whatsapp como uma ferramenta de marketing…

  9. Jonatas santos souza 10 de agosto de 2018 at 08:31 - Reply

    Muito bom o artigo sobre Whatsapp como ferramenta de marketing digital. Era exatamente o que eu estava procurando.

  10. Patrick Correa 9 de agosto de 2017 at 12:31 - Reply

    Muito bom artigo sobre WhatsApp como ferramenta de marketing digital. Bastante esclarecedor.

    Parabéns!

  11. Eduardo kuntze 3 de agosto de 2017 at 00:42 - Reply

    Parabéns pelo artigo. É uma nova fronteira que chega ao marketing digital. Hoje esta cada vez mais difícil chegar nos clientes pelas mídias tradionais. Ate mesmo com o uso de emails ou fecebook que sofre a cada dia com a queda dos cliques. Creio que o whatsapp em breve sera o centro das atenções de qualquer empresa que busca resultados.

  12. Dirceu g. Oliveira 22 de novembro de 2016 at 15:15 - Reply

    Muito bom tirei algumas duvidas sobre como utilizar watsap comercial valeu

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