Ferramentas Google

O Google é um grande parceiro de quem trabalha com marketing digital. A empresa oferece diversas ferramentas, na sua maioria gratuitas, que nos possibilitam acompanhar o desempenho de sites, fazer a integração de recursos e marketing e realizar pesquisas de dados.

Principais Ferramentas do Google Para Marketing Digital

Confira abaixo as principais ferramentas e aplicativos do Google para o seu marketing digital. Basta clicar em cada item para abrir a descrição.

Google Analytics – Monitoramento de Tráfego

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que tem como objetivo fazer o monitoramento de tráfego e comportamento dos usuários a cessarem um site, blog, loja virtual ou aplicativo para celular.

Através dos diversos relatórios da ferramenta é possível analisar todo o comportamento das pessoas que acessam o seu site.

Entre os diversos relatórios disponíveis você terá: número de visitantes, tempo de permanência em cada página, origem do tráfego e muitas outras informações.

A ferramenta também oferece relatórios de conversão de metas, análise de funis de conversões e monitoramento de vendas em lojas virtuais. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Tag Manager – Monitoramento de Tráfego

O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, através da qual é possível fazer a integração de diversos scripts de monitoramento e acompanhamento de um site, sem que seja necessário inserir no site um código para cada um.

Com o Google Tag Manager você pode fazer a integração de todas as ferramentas do Google, como Google AnalyticsGoogle AdsGoogle Search Console e também scripts de acompanhamento de outras plataformas, como o Facebook PixelTikTok Pixel e outros.

Para os sites desenvolvidos sobre a plataforma WordPress, a instalação do Google Tag Manager pode ser feita através da instalação de um plugin fácil de instalar. Para fazer o download do plugin clique aqui.

Com a centralização da gestão de códigos no Google Tag Manager o gestor do site ganha muito mais autonomia e reduz seus custos de TI. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google URL Builder – Monitoramento de Tráfego

Google URL Builder é uma ferramenta gratuita que tem como função gerar tagueamento especiais em URLs, para que se possa acompanhar com precisão a origem de um acesso ao site, através de um link específico.

Essa ferramenta é extremamente útil na hora de analisarmos resultados de campanha, porque através da inclusão de um código complementar à URL, é possível se identificar de maneira precisa a origem do acesso.

Com essa marcação nos links, o Google Analytics cria uma seção especial de dados em sua plataforma, agrupando esse tipo de acesso. Com isso, podemos monitorar links em campanhas de e-mail marketing, links em artigos publicados em sites parceiros e outros. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Search Console – Monitoramento do Desempenho do Site e SEO

Como o Google é uma das plataformas de marketing mais importantes para qualquer tipo de site, é importante que você possa avaliar como está a integração do seu site com os diversos recursos oferecidos pelo buscador.

Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que oferece relatórios que mede o grau de integração do seu site como ele é percebido pelo buscador.

Entre as diversas informações disponíveis vale destacar algumas como: Número de páginas indexadas pelo buscador, desempenho do site em dispositivos mobile, posição de páginas do site nas pesquisas realizadas no buscador e muitas outras.

Para quem trabalha com SEO é uma ferramenta fundamental, pois através dela podemos recolher insights valiosos para melhorar o posicionamento do site nas páginas de respostas de pesquisas realizadas no buscador. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google PageSpeed Insights – Monitoramento do Desempenho do Site e SEO

Google PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita que tem como objetivo analisar o desempenho de uma página em termos de velocidade de carregamento em dispositivos móveis e também no desktop.

A velocidade de carregamento de uma página tem uma forte influência em termos de posicionamento de um site nas páginas de respostas a pesquisas realizadas no Google e também em outros buscadores.

Na ferramenta você insere uma determinada URL e ela faz uma rápida análise do desempenho da página, tendo como foco o que chamamos em SEO de Core Web Vitals, ou seja, pricipais elementos de desempenho.

A ferramenta apresenta quais são os elementos do site estão prejudicando seu desempenho e também sugere alterações. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Ads – Plataforma de Anúncios

O Google Ads é a plataforma de anúncios pagos do Google, e sem dúvida alguma a maior plataforma de anúncios na área do marketing de busca, e presença fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.

Os anúncios são exibidos no topo das páginas de respostas a pesquisas e em alguns casos, também em uma área lateral criada pela ferramenta para buscas por produtos, e também outros ambientes do Google.

A contratação desse ripo específico de anúncios é feita diretamente através de uma configuração especial de direcionamento e posicionamento do anúncio. O Acesso a esse tipo de anúncios é feito dentro do próprio Google Ads.

Google Shopping – Plataforma de Anúncios

O Google Shopping é a versão do Google Ads com foco na divulgação de produtos para lojas virtuais também lojas físicas. Funciona como um agregador de ofertas de produtos que são exibidos na página de respostas do buscador.

Google Ads permite veicular anúncios em diversos ambientes da plataforma, como nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no buscador, em sites de parceiros do Google, YouTube, Google Shopping, Gmail e outros ambientes.

Os anúncios no Google Ads são pagos e seu valor é determinado através de um sistema de leilão por palavra-chave, gerenciado pela própria plataforma. Palavras-chave mais concorridas tendem a ter preços maiores por anúncio.

A plataforma disponibiliza diversos relatórios de desempenho de anúncios, com métricas muito detalhadas que permites uma análise minuciosa dos resultados. Para acessar a plataforma clique aqui.

Google Trends – Ferramenta de Pesquisa

O Google Trends é uma ferramenta de pesquisa e análise de tendências que pode ser usada em diversas áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa de palavras-chave para SEO, campanhas em Google Ads e Marketing de Conteúdo.

Basicamente a ferramenta registra as palavras e expressões mais buscadas na plataforma de pesquisa do Google durante um determinado período de tempo que você determina nas configurações da plataforma.

A ferramentas também permite a comparação do volume de busca de diversas palavras-chave, identificação de buscas por regiões geográficas e indica palavras-chave cuja as buscas estão em ascensão.

Com inúmeras aplicações, a ferramenta é uma verdadeira mão na roda para qualquer profissional de marketing. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Keyword Planner – Ferramenta de Pesquisa e SEO

O Google Keyword Planner, é uma ferramenta de pesquisa e planejamento de palavras-chave a serem usadas em diversas dimensões do marketing digital, como Google Ads, SEO, marketing de conteúdo e detalhamento da Persona de Marketing.

A ferramenta nos permite pesquisar informações como quais são as palavras-chave com maior volume de buscas em um determinado nicho, palavras relacionadas, estimativa de preço da palavra no leilão do Google Ads e outros insights valiosos.

A ferramenta é gratuita e está incorporada ao Google Ads, sendo acessada através da aba Ferramentas e Configurações, localizada no menu superior da plataforma de anúncios.

Google Meu Negócio – Plataforma de Divulgação

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita voltada para pequenos e médios negócios, onde os empresários podem cadastrar suas empresas e conseguir destaque nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no buscador.

Em sua ficha no Google Meu Negócio a empresa pode cadastrar informações como endereço, horário de funcionamento, condições de atendimento, meios de pagamentos aceiros e outras informações sobre a empresa.

Além disso, é também possível cadastrar produtos e serviços para serem exibidos nos resultados, fazer publicações de promoções e destaques, e ainda é possível criar uma página sobre a empresa em uma interface de fácil operação. Para conhecer todos os seus recursos clique aqui para ler o nosso artigo sobre o Google Meu Negócio.

É uma ferramenta voltada para pequenos negócios locais, e para conseguir se destacar, é necessário conhecer as técnicas de otimização do perfil, de forma a se destacar nas páginas de respostas. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Gemini

O Google Gemini é a última ferramenta de inteligência artificial apresentada pelo Google, que funciona de forma parecida ao do ChatGPT, se colocando como mais uma opção nesse segmento da tecnologia.

Com uma velocidade de processamento maior e incorporando características simulares ao do seu concorrente, a ferramenta vem ganhando espaço no cenário do marketing digital.

Com o Gemini, podemos fazer pesquisas de mercado, análise de dados, buscar inspiração para redação de artigos, postagens em redes sociais e muito mais. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Alerts

O Google Alert é uma ferramenta gratuita que monitora a menção de palavras-chave cadastradas na plataforma, em todo o conteúdo capturado pelo Google, como sites, blogs, lojas virtuais e redes sociais.

Para receber alertas sobre menções a uma marca, um determinado tema ou o que mais você quiser, basta entrar na plataforma e cadastrar as palavras-chave que você deseja monitorar.

Feito isso, toda vez que o Google identificar essa palavra-chave, em qualquer que seja o conteúdo, ele emitirá um alerta para a sua caixa de e-mail cadastrada, indicando a ocorrência e também a origem.

Essa é uma ferramenta que possibilita diversas aplicações, como monitoramento de redes sociais, monitoramento da marca e concorrência, atualização e outras. Para acessar a ferramenta clique aqui.

Google Site Kit – Plugin de Integração

Google Site Kit é um plugin gratuito para a plataforma WordPress, desenvolvido pelo próprio Google que integra várias ferramentas e serviços oferecidos pela plataforma diretamente ao painel de administração do WordPress.

Ele foi projetado para simplificar o processo de monitoramento e análise do desempenho do site, oferecendo insights valiosos sobre o tráfego, a otimização de conteúdo e outros aspectos relacionados ao site.

Algumas das principais funcionalidades do Google Site Kit incluem a integração com Google Analytics, Google Search Console, Google Tag Manager, Google Ads, Google Optimize, Google PageSpeed Insights e Google AdSense.

Google Site Kit simplifica a configuração e o gerenciamento dessas ferramentas, proporcionando uma visão mais abrangente e centralizada do desempenho do seu site.

Google Schema Markup Validator – Ferramenta de SEO

Google Schema Markup Validator é uma ferramenta avançada de SEO que valida marcações especiais para otimização de sites para ferramentas de busca, que seguem o padrão de codificação da Schema.Org.

Essa marcação tem como objetivo fornecer informações mais detalhadas sobre o conteúdo da página, ajudando o Google e outros grandes buscadores a classificar de forma mais adequada as páginas de um site em sua página de respostas a pesquisas.

Essa marcação é usada de maneira bem simplificada em sites e blogs em geral, mas tem um destaque especial em sites como lojas virtuais, sites de receitas, páginas de cursos e outros mais específicos. Para acessar a ferramenta clique aqui.

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