Ferramentas Google
O Google é um grande parceiro de quem trabalha com marketing digital. A empresa oferece diversas ferramentas, na sua maioria gratuitas, que nos possibilitam acompanhar o desempenho de sites, fazer a integração de recursos e marketing e realizar pesquisas de dados.
Principais Ferramentas do Google Para Marketing Digital
Confira abaixo as principais ferramentas e aplicativos do Google para o seu marketing digital. Basta clicar em cada item para abrir a descrição.
Google Analytics – Monitoramento de Tráfego
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google que tem como objetivo fazer o monitoramento de tráfego e comportamento dos usuários a cessarem um site, blog, loja virtual ou aplicativo para celular.
Google Tag Manager – Monitoramento de Tráfego
O Google Tag Manager é uma ferramenta gratuita do Google, através da qual é possível fazer a integração de diversos scripts de monitoramento e acompanhamento de um site, sem que seja necessário inserir no site um código para cada um.
Google URL Builder – Monitoramento de Tráfego
O Google URL Builder é uma ferramenta gratuita que tem como função gerar tagueamento especiais em URLs, para que se possa acompanhar com precisão a origem de um acesso ao site, através de um link específico.
Google Search Console – Monitoramento do Desempenho do Site e SEO
Como o Google é uma das plataformas de marketing mais importantes para qualquer tipo de site, é importante que você possa avaliar como está a integração do seu site com os diversos recursos oferecidos pelo buscador.
Google PageSpeed Insights – Monitoramento do Desempenho do Site e SEO
O Google PageSpeed Insights é uma ferramenta gratuita que tem como objetivo analisar o desempenho de uma página em termos de velocidade de carregamento em dispositivos móveis e também no desktop.
Google Ads – Plataforma de Anúncios
O Google Ads é a plataforma de anúncios pagos do Google, e sem dúvida alguma a maior plataforma de anúncios na área do marketing de busca, e presença fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.
Google Shopping – Plataforma de Anúncios
O Google Shopping é a versão do Google Ads com foco na divulgação de produtos para lojas virtuais também lojas físicas. Funciona como um agregador de ofertas de produtos que são exibidos na página de respostas do buscador.
Google Trends – Ferramenta de Pesquisa
O Google Trends é uma ferramenta de pesquisa e análise de tendências que pode ser usada em diversas áreas do marketing digital, como por exemplo, pesquisa de palavras-chave para SEO, campanhas em Google Ads e Marketing de Conteúdo.
Google Keyword Planner – Ferramenta de Pesquisa e SEO
O Google Keyword Planner, é uma ferramenta de pesquisa e planejamento de palavras-chave a serem usadas em diversas dimensões do marketing digital, como Google Ads, SEO, marketing de conteúdo e detalhamento da Persona de Marketing.
Google Meu Negócio – Plataforma de Divulgação
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita voltada para pequenos e médios negócios, onde os empresários podem cadastrar suas empresas e conseguir destaque nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no buscador.
Google Gemini
O Google Gemini é a última ferramenta de inteligência artificial apresentada pelo Google, que funciona de forma parecida ao do ChatGPT, se colocando como mais uma opção nesse segmento da tecnologia.
Google Alerts
O Google Alert é uma ferramenta gratuita que monitora a menção de palavras-chave cadastradas na plataforma, em todo o conteúdo capturado pelo Google, como sites, blogs, lojas virtuais e redes sociais.
Google Site Kit – Plugin de Integração
O Google Site Kit é um plugin gratuito para a plataforma WordPress, desenvolvido pelo próprio Google que integra várias ferramentas e serviços oferecidos pela plataforma diretamente ao painel de administração do WordPress.
Google Schema Markup Validator – Ferramenta de SEO
O Google Schema Markup Validator é uma ferramenta avançada de SEO que valida marcações especiais para otimização de sites para ferramentas de busca, que seguem o padrão de codificação da Schema.Org.
Todo o material disponibilizado na plataforma da Academia do Marketing é protegido por direitos autorais. A sua reprodução, parcial ou total é terminantemente proibida sem a explicita autorização da nossa equipe.