Assessoria de imprensa no Facebook precisa ser técnica
A assessoria de imprensa no Facebook é um serviço de comunicação e marketing que vem ganhando muito espaço no Brasil nos últimos tempos em função da importância que essa rede tem no processo de comunicação online.
Não existe uma empresa ou pessoa pública, que em sã consciência possa ignorar o poder do Facebook hoje em dia como ferramenta de marketing, e isso tem feito que muitas marcas recorram a este canal como mais uma ferramenta para divulgação de seus produtos, geração de leads e relacionamento com clientes.
Neste cenário, a assessoria de imprensa no Facebook vem se destacando como um serviço essencial dentro do cada vez mais complexo universo da comunicação online. O problema é que nem todas as empresas que oferecem este serviço, estão tecnicamente capacitadas para tal.
Indo um pouco mais fundo, mesmo sabendo que irei contrariar alguns interesses e ganhar alguns inimigos com essa afirmação, posso dizer que em alguns casos a oferta desse serviço tem sido feita até mesmo de forma irresponsável.
É claro que muitas agências desenvolvem um ótimo trabalho de assessoria de imprensa nas redes sociais e marketing no Facebook, como muitas com as quais tive o prazer de trabalhar em alguns projetos, mas também é fato que existe também muita enganação.
As questões técnicas da assessoria de imprensa no Facebook
No mundo do marketing em mídias sociais atual, não existe mais espaço para o amadorismo ou então soluções de improviso. As ferramentas são cada vez mais complexas e os conceitos de comunicação envolvidos cada vez mais exigidos.
O grande problema com o serviço de assessoria de imprensa no Facebook, é que muitas vezes ele é prestado por empresas ou profissionais freelancers, que não estão tecnicamente à altura da demanda do mercado.
O resultado disso são verdadeiros desastres, e um serviço que deveria estar contribuindo para a construção de imagem da marca, acaba funcionando justamente de forma oposta ao objetivo do cliente.
A explicação, na maioria das vezes é muito simples: Falta de conhecimento técnico. Muitas pessoas acreditam que gerenciar uma presença institucional no Facebook é a mesma coisa que gerenciar um perfil. Nada mais errado do que isso.
Qual a verdadeira função de uma assessoria de imprensa no Facebook
As ações de marketing e relacionamento no Facebook precisam estar alinhadas a própria essência do Facebook, ou seja, construção de pontos de contato para a criação de uma comunidade em torno da marca.
Para que esse relacionamento seja criado, se faz necessária a criação de uma estratégia de marketing que envolve muito mais que simples publicações de post ou número de curtidas nestas publicações.
É claro que a geração de conteúdo é importante, a bem da verdade, um dos componentes mais importantes de qualquer estratégia de marketing no Facebook, mas para que produza resultados práticos em termos da criação de um relacionamento com a base de fãs da página, ele precisa gerar um engajamento efetivo.
O papel da assessoria de imprensa no Facebook é justamente buscar conteúdo que gera esse engajamento, mas não podemos ter como único parâmetro para mensuração do engajamento, o número de curtidas, inclusive porque existem muitas maneiras de manipular esse número.
A avaliação do engajamento deve levar em consideração diversas outras métricas “ocultas” nos relatórios do Facebook Insights, o módulo de monitoramento de interações que todas as páginas possuem.
Por isso, se na hora de contratar uma agência ou profissional freelancer para o serviço de assessoria de imprensa no Facebook, a argumentação sobre a vantagem do serviço for apenas número de curtidas, exija mais, como por exemplo, o crescimento do alcance orgânico, aquele conseguido sem que seja necessário investir dinheiro no impulsionamento das publicações.
Quantidade não é qualidade
Outro erro na hora de contratar uma assessoria de imprensa para sua página no Facebook é aceitar como parâmetro o número de publicações na página. Como exposto anteriormente, a quantidade de publicações não está diretamente relacionada aos resultados obtidos com estas publicações.
Em algumas situações inclusive, publicações mal planejadas podem até mesmo reduzir a relevância técnica da sua página. A explicação é simples. Uma publicação de baixo impacto em termos de engajamento global, prejudica o EdgeRank, o algoritmo de relevância usado pelo Facebook.
Resultado, com publicações mal estruturadas, sem impacto efetivo sobre o engajamento, e consequentemente sobre o EdgeRank, o alcance orgânico da página irá declinar, e você terá que pagar cada vez mais para que suas publicações sejam vistas pelo mesmo número de fãs.
Não que impulsionar uma publicação no Facebook seja um procedimento errado, muito pelo contrário, é uma estratégia extremamente válida para aumentar a visibilidade de suas publicações, o problema é que você estará pagando mais para ter suas publicações vistas pelo MESMO número de fãs. Não tem a mínima graça, concorda?
A gestão de conteúdo no Facebook, é uma questão técnica muito mais complexa do que a maioria das pessoas imaginam. Não é por outro motivo que este é um dos principais temas discutidos em nosso curso de Facebook Marketing.
Como você pode ver, se na hora de contratar uma assessoria de imprensa no Facebook é preciso levar em consideração muito mais do que o número de curtidas e publicações. Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing