Como criar uma loja virtual no Instagram – O Passo a Passo
Para aumentar suas vendas online, saber como criar uma loja virtual no Instagram pode ser uma das melhores opções no momento em que vivemos.
O Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo, tendo apenas no Brasil mais de 70 milhões de usuários, uma audiência considerável para qualquer empresa que deseja vender online.
Além disso, sabemos também que o crescimento do Social Commerce vem estimulando várias empresas a criarem um canal de vendas através das redes sociais.
Durante a pandemia as grandes plataformas de mídias sociais, como Facebook e Instagram, perceberam que o comércio eletrônico começou a ser o motivo de muitas pessoas e empresas estarem em suas plataformas.
De olho neste mercado, aperfeiçoaram as condições técnicas para que pessoas e empresas passassem a usar o recurso de vendas online através de sua página no Facebook e perfil no Instagram.
Por isso, se você ainda não sabe como criar uma loja virtual no Instagram, é hora de buscar este conhecimento, e neste post vamos mostrar o passo a passo para você vencer este desafio.
O passo a passo para você criar uma loja virtual no Instagram
Há muito tempo as empresas vêm usando suas contas no Facebook e Instagram para a promoção de seus produtos e serviços e esse movimento ganhou força quando em 2017 foi anunciada a criação do Instagram Shopping.
A intenção era a de melhorar a experiência de compra pelo Instagram, oferecendo a possibilidade de avaliação de todos os detalhes dos produtos apresentados na Feed da plataforma.
Na verdade, esse movimento foi uma expansão do que já chamávamos de F-commerce, ou seja, o comércio eletrônico pelo Facebook, que já existia há algum tempo e vender pelo Facebook já era possível.
Como criar uma loja virtual no Instagram é relativamente simples, nada mais natural que diversas pessoas e empresas corressem para criar seus pontos de venda nessa rede social.
Para deixar este tutorial o mais didático possível, dividimos o conteúdo nos seguintes tópicos:
- 1 – Como habilitar o recurso de vendas pelo Instagram?
- 2 – Conexão do perfil no Instagram à sua página no Facebook
- 3 – Criação do Catálogo de Produtos no Facebook
- 4 – Criação do Catálogo de Produtos pela Fan Page
- 5 – Criação do Catálogo de Produtos pelo Gerenciados de Negócios
- 6 – Criação do Catálogo de Produtos em plataformas parceiras
- 7 – Uso de aplicativos de e-commerce para o Instagram
- 8 – Cadastro da loja no Instagram
- 9 – Marcado seus produtos em publicações
- 10 – Marketing da sua loja virtual no Instagram
Confira então o passo a passo do processo de criação de uma loja virtual no Instagram e gere um verdadeiro boom de vendas através dessa rede social.
1 – Como habilitar o recurso de vendas pelo Instagram?
Antes de entrarmos no passo a passo sobre como criar uma loja virtual no Instagram, vamos ver o que você precisa para fazer a ativação do recurso de vendas pelo Instagram.
Para que você possa ter uma loja virtual no Instagram, é necessário criar a sua estrutura básica e depois fazer a ativação do recurso de vendas em seu perfil. Esta estrutura básica é composta de:
- Uma Conta Comercial no Instagram;
- Uma página do seu Negócio no Facebook;
- Conectar seu perfil no Instagram à página no Facebook;
- Acesso ao Gerenciador de Negócios da sua página.
Com isso você poderá criar publicações no Instagram marcando os produtos cadastrados no catálogo do Facebook, transformando o seu perfil em uma verdadeira vitrine para os seus produtos.
É importante lembrar, que até o momento em que estamos escrevendo este artigo, não é possível fazer o pagamento diretamente pelo Instagram.
Por isso você deverá direcionar seus clientes em potencial para um e-commerce externo ou para um aplicativo, como o Bagy, que mencionaremos mais adiante.
Outro aviso importante para quem tem interesse em saber como criar uma loja virtual no Instagram é que nem tudo pode ser vendido no Instagram. As restrições são as mesmas aplicadas às lojas virtuais no Facebook, que você pode conferir clicando aqui.
Visto o basicão, vamos agora para o passo a passo e mostrar a você como montar uma loja virtual no Instagram para alavancar as suas vendas.
2 – Conexão do perfil no Instagram à sua página no Facebook
Como dissemos anteriormente, para criar uma loja virtual no Instagram, você precisa ter uma página no Facebook e esta página precisa estar conectada ao seu perfil.
Fazer isso é muito simples. Acesse o seu perfil no Instagram e clique na opção Editar Perfil e selecionar a opção Páginas em sua conta.
Feito isso, basta você selecionar a página que representa o seu negócio no Facebook. Pronto, o seu perfil no Instagram está agora associado à sua Página de Negócios no Facebook.
3 – Criação do Catálogo de Produtos no Facebook
Como criar uma loja virtual no Instagram é na verdade uma integração entre plataformas, essa é uma das etapas mais importantes do processo de vendas pelo Instagram.
Você na verdade não irá cadastrar seus produtos no Instagram, mas sim em uma ferramenta que cria a loja virtual no Facebook, chamada Catálogo de Produtos, e ela se encarregará de fazer a ligação entre seus produtos e as publicações no seu perfil.
Existem basicamente três maneiras de você fazer isso, dependendo da estrutura que você tem no Facebook ou na sua loja virtual:
- Criação do Catálogo de Produtos diretamente em sua Fan Page
- Criação do Catálogo de Produtos no seu Gerenciados de negócios no Facebook
- Criação do Catálogo de Produtos através de plataformas parceiras do Facebook
Como criar uma loja virtual no Instagram depende da estrutura que você já tem, vamos então ver como funciona cada uma dessas opções, para que você possa escolher aquela que seja mais prática no seu caso.
4 – Criação do Catálogo de Produtos pela Fan Page
Como criar uma loja virtual no Instagram é conectar plataformas, nada mais coerente do que você já ter uma Fan Page no formato loja no Facebook.
Para modificar a sua página atual para o formato loja, basta que acesse a seção de Configurações da sua página, selecione a aba Modelos, clicar em Adicionar Uma Guia e escolher a opção Loja.
Com a configuração Loja ativada, você terá acesso a criação de um Catálogo de Produtos para que eles possam ser exibidos em suas postagens no Instagram.
É importante que você se certifique que a opção “Finalizar a compra em outro site” esteja ativada para que você possa fazer marcações em suas publicações.
Se você deixar a opção “Mensagem para comprar” marcada, isso vai inviabilizar a conexão com a função de Compras no Instagram.
5 – Criação do Catálogo de Produtos pelo Gerenciados de Negócios
Criar um Catálogo de Produtos pelo Gerenciador de Negócios no Facebook é bem simples, uma vez que a plataforma oferece um guia bastante intuitivo que permite a você criar o seu catálogo sem maiores dificuldades.
Na página inicial, acesse a seção de Configurações e selecione a Origem de Dados e logo em seguida, clique na opção Catálogos.
Se você não tiver nenhum cadastrado no Gerenciados de Catálogos, também é bem simples, bastando clicar em Adicionar e depois e Criar Um Novo Catálogo.
Dê um nome para o seu Catálogo de Produtos e siga as instruções de configurações, e não se esqueça de habilitar a função de Gerenciar Catálogo, para que você possa editar os seus produtos quando precisar.
Como criar uma loja virtual no Instagram segue os mesmos princípios d qualquer e-commerce, é hora de começar a criação das seções da sua loja e o cadastramento dos seus produtos. Para isso basta acessar o Gerenciador de Catálogos e criar as seções e produtos.
Caso você tenha alguma dúvida a respeito dessa etapa, você pode pesquisar na seção de ajuda do Facebook, no item Criar Um Catálogo que reúne diversas informações sobre essa etapa.
6 – Criação do Catálogo de Produtos em plataformas parceiras
Outra opção interessante para quem já possui uma loja virtual clássica é promover a integração da sua plataforma existente com o Catálogo de Produtos do Facebook de forma direta.
Algumas plataformas de e-commerce como BigCommerce, WooCommerce e Shopify já possuem o recurso de integração de produtos cadastrados com sua loja no Facebook. Na hora de escolher a sua plataforma de e-commerce, leve isso em consideração.
Essa é uma opção bastante prática, pois seus produtos podem ser atualizados automaticamente, quando você muda alguma coisa no
7 – Uso de aplicativos de e-commerce para o Instagram
Como criar uma loja virtual no Instagram sem ter uma e-commerce tradicional já montado? Simples, com o uso de aplicativos para isso.
Como criar uma loja virtual no Instagram é, como você viu, uma questão de integração de plataformas, nossa última sugestão é a criação da loja diretamente através de um aplicativo específico de e-commerce para Instagram
No mercado brasileiro, o Bagy se destaca. Ele possibilita criar a loja virtual de uma maneira bem prática e já incorporar o pagamento à plataforma, como por exemplo, o PagSeguro.
Para saber mais sobre este aplicativo clique aqui e veja como montar uma loja virtual no Instagram sem muita complicação.
8 – Cadastro da loja no Instagram
Até agora você já viu o passo a passo de como criar uma loja no Instagram e cadastrar seus produtos. Agora vem a fase homologação da loja, que é a etapa mais fácil.
A loja virtual do Instagram precisa ser analisada pela equipe da plataforma, antes que se torne totalmente operacional.
Para solicitar essa análise basta acessar a sua área Configurações do Perfil, clicar na opção Empresas e depois no item Compras no Instagram.
Neste ponto, basta seguir todas as instruções apresentadas, configurando seus dados corretamente para não ter problemas durante o processo de aprovação da sua loja virtual no Instagram.
O processo de aprovação costuma durar alguns dias, e você pode acompanhar essa análise na aba de Compras na configuração do seu perfil. Assim que a sua loja for aprovada você receberá uma notificação da equipe do Instagram.
9 – Marcado seus produtos em publicações
Como montar uma loja no Instagram você já sabe, agora é hora de começar a fazer publicações e marcar seus produtos nelas, com a tão desejada Sacolinha do Instagram.
Com a loja liberada, você terá a opção de escolher qual Catálogo, no caso de você ter criado mais de um, deseja associar ao seu Perfil.
Feito isso, basta criar uma publicação e nesse processo selecionar a opção Marcar Produtos. Nas publicações feitas no Feed, esta opção estará na parte de baixo, junto com a opção de marcação de pessoas.
No caso dos Stories, a marcação de produtos está na área de Stickers, como a opção de Sacolinha.
10 – Marketing da sua loja virtual no Instagram
Como montar uma loja virtual no Instagram é apenas uma parte do processo de venda, é hora de você pensar em seu marketing.
A primeira coisa a fazer é definir uma estratégia de marketing no Instagram para a sua loja virtual, afinal de contas, que não é visto não é lembrado, não concorda?
Em nossa seção de artigos sobre Marketing no Instagram, você encontra diversas dicas nessa área, que poderão ajudar você nesta área.
Outro caminho interessante é fazer um Curso de Marketing no Instagram, como o oferecido pela Academia do Marketing, disponível no formato online e também presencial.
Nesse curso, além de aprender como divulgar um negócio no Instagram de forma profissional, você também encontrará um módulo totalmente dedicado à criação de uma loja virtual no Instagram, em seus mínimos detalhes.
Para complementar este tutorial sobre como criar uma loja virtual no Instagram, sugerimos que você também leia os artigos Como Vender no Instagram e também Como Divulgar Uma Loja Virtual no Instagram.
Agora que você já sabe como criar uma loja virtual no Instagram, é apenas uma questão de se organizar e colocar a mão na massa. Mantenha-se em dia assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing