Como fazer um plano de marketing digital para sua empresa
É certo que muita gente se pergunta como fazer um plano de marketing digital antes de qualquer outra ação de divulgação online, mas é verdade também que esse percentual ainda é muito pequeno quando se fala de divulgação de pequenas e médias empresas.
A maioria delas se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos, pois é o planejamento de marketing que define objetivos, metas e cronogramas.
O processo de elaboração de um plano de marketing digital é visto por muita gente como uma etapa tediosa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorado ou relegado a um segundo plano.
E concordo que a etapa operacional, a mão na massa mesmo, é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento estratégico em marketing digital, você estará navegando as escuras.
Ao criar um plano de marketing digital você já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso, pois esta é a maneira certa de se começar.
Para lhe ajudar nisso, a equipe da Academia do Marketing elaborou um passo a passo contendo os principais pontos que você deve incluir no seu planejamento.
- Dicas sobre como elaborar um plano de marketing digital
- 1 – Defina muito bem seus objetivos
- 2 – Pesquise e conheça o seu público-alvo
- 3 – Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital
- 4 – Defina os canais de marketing a serem utilizados
- 5 – Capacitação da equipe
- 6 – Determine qual o conteúdo a ser veiculado
- 7 – Elabore um cronograma para suas ações
- 8 – Defina como será feito o monitoramento de resultados
Dicas sobre como elaborar um plano de marketing digital
Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital de sucesso, leia atentamente o pequeno roteiro que criamos e faça as anotações que julgar devidas para adaptá-lo às suas necessidades.
1 – Defina muito bem seus objetivos
Uma recomendação fundamental para quem deseja saber como elaborar um plano de marketing digital: Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos.
Ao traçar um objetivo você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.
Entre estes objetivos, podemos ter, por exemplo:
- Exposição e reconhecimento da marca, no que chamamos de Branding;
- Geração de Leads, ou seja, o mapeamento de clientes em potencial;
- Geração de pontos de relacionamento com seus clientes criando uma comunidade;
- Vendas diretas de serviços e produtos no ambiente físico ou online;
- Atendimento e orientação ao cliente.
Outro ponto de orientação importante são as metas a serem alcançadas, para que possamos definir as métricas e KPIs aplicáveis a cada caso.
Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir do controle.
2 – Pesquise e conheça o seu público-alvo
Uma das etapas mais críticas para quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisa das características do público-alvo e posteriormente a elaboração da Persona de Marketing.
Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil dos visitantes de um determinado site ou loja virtual.
Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um público específico e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para nossas ações de marketing.
Além disso você também poderá direcionar suas campanhas para quem realmente interessa, usando ferramentas de segmentação disponíveis por exemplo, no Google Ads e Facebook Ad.
Depois de definir seu público-alvo, crie uma Persona de Marketing, ou seja, um consumidor em potencial imaginário, que possui todas as características do grupo que você deseja impactar com as suas ações de marketing.
A personificação do seu público vai ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades e anseios.
Como fazer um plano de marketing digital eficiente se você não foca no público que você deseja atingir? Dificilmente vai funcionar, você não concorda?
3 – Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital
Outra dica importante para quem deseja saber como fazer um plano de marketing digital, é desde o início definir muito bem quais serão as suas principais estratégias de marketing digital.
Dependendo do segmento em que você estiver trabalhando, algumas estratégias funcionam melhor do que outras. Por exemplo, moda e acessórios se sai muito bem utilizando o marketing nas redes sociais.
Para setores que atendem a uma necessidade, ou seja que oferecem produtos ou serviços que as vezes as pessoas não sabem onde encontrar, o marketing de busca tende a dar resultados melhores.
Como fazer um plano de marketing digital envolve em muito a alocação de recursos, esse é um ponto crítico, pois vai determinar que canais serão priorizados em suas campanhas.
4 – Defina os canais de marketing a serem utilizados
As opções para divulgação de uma marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir, o que chamamos de mix de marketing.
A variedade de canais não implica na obrigação de usá-los todos. Você deve usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site.
Você até pode usar um leque amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e então descartá-los.
O investimento em marketing digital precisa estar focado em resultados e como fazer um plano de marketing digital é também otimizar recursos, é importante se concentrar nos canais de maior retorno.
5 – Capacitação da equipe
No marketing digital moderno não há mais espaço para amadorismo, por isso, um dos pontos que você deve colocar em seu plano de marketing digital é justamente o da capacitação técnica da equipe.
Como fazer um plano de marketing digital e colocá-lo para rodar sem gente capacitada para isso? Em um mercado tão profissionalizado como o que vivemos atualmente isso é simplesmente impossível.
Hoje em dia, qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é essencial ter pessoal capacitado para sua utilização.
Alguns empresários se sentem tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”, e depois não entendem o porque do fracasso de suas campanhas. Não existe mais espaço para amadorismo ou improvisação no marketing online.
Saber como navegar na Internet é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra coisa completamente diferente.
Nessa parte, a equipe da Academia do Marketing pode lhe ajudar bastante com nossa grade de cursos e programa de formação em marketing digital.
Com mais de dezoito anos no mercado, nossa equipe vem desenvolvendo, atualizando e aperfeiçoando treinamentos nas mais variadas área do marketing digital, nos formatos presencial e também online.
6 – Determine qual o conteúdo a ser veiculado
Essa é uma etapa das mais importantes de todo o processo. Como fazer um plano de marketing digital atualmente passa inevitavelmente pela produção de conteúdo, é preciso colocar esta entre suas prioridades.
A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar.
O consumidor moderno está em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada.
Antes de qualquer oferta, é necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo.
Um dos maiores erros de marketing digital é justamente não ter um conteúdo de qualidade em seu site para poder iniciar o relacionamento com seus clientes em potencial.
7 – Elabore um cronograma para suas ações
Definir um cronograma de ações é fundamental para que possamos criar uma sinergia no marketing digital como forma de potencializar cada ação isolada.
No marketing online moderno, existe uma correlação muito grande entre os diversos canais e explorar esse potencial de alavancagem é muito importante.
Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação.
O marketing digital atualmente é composto por uma sucessão de ações e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial.
Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital, um dos conceitos que deve ficar bem claro é que não existem ações isoladas.
8 – Defina como será feito o monitoramento de resultados
Antes de pensar em como elaborar um plano de marketing digital, precisamos definir como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados.
Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão utilizadas para mensurar resultados.
No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria.
O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento, por exemplo, de engajamento nas redes sociais.
Como você pode ver, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma desejada.
O planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.
Como fazer um plano de marketing digital é um assunto que não dá para resumir em um único artigo, por mais detalhado que ele seja, sugerimos que para expandir a sua visão sobre os diversos canais de marketing digital, você também leia o nosso artigo Estratégias de Marketing Digital onde discutimos em maiores detalhes cada uma das dimensões do marketing digital e suas estratégias.
Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing digital é hora de começar a elaborar o seu. Boa sorte e conte sempre conosco!
Mantenha-se informado sobre elaboração de estratégias de marketing digital e outros assuntos relativos ao marketing online, assinando nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
Parabéns pelo artigo sobre como elaborar um plano de marketing digital. Muito bom!
Olá Erick
Agradecemos o seu feedback e ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como criar um plano de marketing digital ajudou a você.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Muito bom artigo, fazer um plano de marketing requer muitas coisas importantes, vejo que muitas pessoas tem dificuldade em sinalizar seus objetivos, parece que se perdem nessa questäo. Eu tive muita dificuldade em entender em um plano estratégico quando iniciei, mas concordo que é muito importante fazer um.
Olá Ana
Realmente. Elaborar um plano de marketing digital exige um investimento muito grande em termos de tempo e conhecimento técnico é claro. Todo esse tempo investido é regiamente recompensado com campanhas de marketing de maior retorno, pois elas passam a ser integradas criando assim uma sinergia entre as diversas ações.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Amei o conteúdo de seu site e em especial esse tutorial sobre como elaborar um plano de marketing digital. Parabéns!
Olá Auicleia
Ficamos bastante satisfeitos com o seu feedback sobre o nosso roteiro para a elaboração de um plano de marketing digital. Continue nos acompanhando, pois estaremos sempre divulgando artigos como este.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Plano ótimo, não poderia ficar mais completo. Essas ações são muito importante para bom negócio online.
Excelente a matéria de vocês sobre como fazer um plano de marketing digital!
Olá Cleiton
Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre a elaboração de um plano de marketing digital foi útil para você.
Um grande abraço e sucesso!
Olá, não pude deixar de registrar um comentário neste post MARAVILHOSO! Muito completo e explicativo de forma simples de aprender. Estou pesquisando muito sobre Marketing Digital e os seus posts tem me ajudado muito.
Olá Poliana
Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo mostrando como elaborar um plano de marketing digital agradou a você.
Um grande abraço e sucesso!
Como todo empreendimento, o empreendimento digital precisa de estratégia e planejamento. Empreender na internet é desafiador mesmo, e saber como criar um plano de marketing digital é fundamental.
Bom dia se na temos plano de marketing para 6 meses mas queremos aumentar esse plano e melhorar ,que etapas sugerem depois das metricas ja realizadas??
Olá Ana
Para poder responder a esta pergunta de maneira certa eu precisaria de mais dados.
Seu conteúdo sobre como criar um plano de marketing digital foi de grande ajuda para mim.
Olá Lucas
Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa matéria sobre a elaboração de um plano de marketing digital foi útil para você.
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Top o seu artigo sobre como fazer um plano de marketing digital, me salvou hoje esse artigo!
Olá Karina
Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como elaborar um plano de marketing digital foi útil para você. Para saber mais sobre planejamento estratégico de marketing digita, técnicas e ferramenta, sugerimos que você dê uma olhada na ementa do nosso Curso de Marketing Digital, no link http://academiadomarketing.com.br/curso-de-marketing-digital-online/
Um grande abraço e sucesso!
Muito bacana o seu artigo sobre como fazer um plano de marketing digital. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!
Olá Mateus
Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como fazer um plano de marketing digital para sua empresa foi útil para você.
Muito bom o artigo com as explicações de como fazer um plano de marketing digital!!
Olá Talita
Agradecemos o seu comentário e ficamos satisfeitos em saber que a nossa explicação sobre como elaborar um plano de marketing digital foi útil para você. Sugerimos, que como forma de complementar estas informações, você também leia o artigo sobre os maiores erros de marketing digital, que você pode conferir em http://academiadomarketing.com.br/maiores-erros-de-marketing-digital/
Gostei bastante do seu artigo sobre como montar um plano de marketing digital. Estou tentando desenvolver esta parte na minha empresa mas estou encontrando bastante dificuldades.
Olá Lídia
Em nosso curso de marketing temos o passo a passo para o desenvolvimento de todo um planejamento de marketing. Veja detalhes em http://academiadomarketing.com.br/curso-de-marketing-digital-online/
Olá equipe da Academia do Marketing
Adorei as dicas sobre como montar um plano de marketing online. Estou querendo alavancar o meu blog, com o qual já ganho uma boa grana, e percebi que só implementando uma estratégia de marketing digital de verdade isso será possível.
Olá Luiz
Nossa equipe fica bastante satisfeita em saber que nosso artigo com dicas para montar um plano de marketing digital despertou em você este entendimento. Você como muitos outros brasileiros que já descobriram que um blog pode ser uma ótima fonte de renda, precisa ter sim uma boa estratégia de marketing para o seu blog, caso contrário ele não sai do lugar mesmo.
Essa área está ficando cada vez mais competitiva, e sem um planejamento estratégico de marketing digital você acaba ficando em desvantagem, pois os outros blogs estão se profissionalizando e conquistando uma audiência cada vez maior.
Um grande abraço e sucesso.
Artigo muito interessante sobre como fazer um plano de marketing digital! O marketing sem duvida e a ferramenta chave para o crecimento dos négocios.
Muito esclarecedor, gostei do conteúdo informações sobre como elaborar um plano de marketing digital, indispensáveis para àqueles que aspiram ser um profissional diferenciado, parabéns e obrigado.
Olá Eroilton
Ficamos satisfeitos em saber que nosso artigo sobre a elaboração de um plano de marketing digital foi de seu agrado.
Meus parabéns pelo conteúdo que nos proporciona muito conhecimento. os seus artigos são de alto nível, principalmente este sobre como fazer um plano de marketing digital. Obrigado.
Olá Abel
Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como montar um plano de marketing digital foi do seu agrado.
Otimo material explicando como fazer um plano de marketing digital, me ajudou muito, Obrg
Excelente texto sobre planejamento de marketing digital e bem atual
Amei o post sobre como fazer um plano de marketing digital, bem legal. Seu ponto de vista ficou bem bacana, gosto de falar deste tema também. Continue nesta linha e alcance cada vez mais sucesso. Abraços
Excelente artigo!!!
Ótimas orientações. Show!
Colocando em uma planilha as redes para planejar melhor as ações. Fica muito fácil se perder quando não fazemos isso. Poucas pessoas se preocupam em saber por onde passaram ou estão na internet, isso é muito importante no marketing digital. Ótimo artigo…
Muito bom este artigo, perfeito!!!
Estamos penando com esta crise e eu não diferente da grande maioria. Tive que pensar no plano B,C,D… Até porque, não é uma crise passageira, tem muita lama ainda…
No final do ano passado, comecei a pesquisar algo que a médio prazo me gerasse uma renda extra para ir me preparando.
No início de 2016 meu salário teve uma redução de 40% e 2 dias em casa… Arregacei as mangas e fui atrás da profissão do futuro, que é empreender com a Internet (Marketing Digital)
Com muita dedicação, isto é fundamental, já estou recolhendo alguns frutos.
Empresário que está fora do Marketing Digital está fora do mercado…isto é fato.
Vamos respirar fundo e seguir em frente!!!
Parabéns pelo post, um planejamento de marketing digital, utilizando todas essas métricas podem ajudar qualquer empresa se programar e obter bons resultados. Mesmo em um ano em que o pais está em crise, o marketing digital pode ajudar a empresa a virar o jogo.
Olá, adorei seu artigo, será muito útil para que eu possa me desenvolver neste mundo de marketing digital, já que sou novo.
Bom boa a reportagem sobre como fazer um plano de marketing digital. Parabéns!
Muito bom seu Artigo e agradeço muito pois será fundamental para a construção do projeto inicial de meu TCC na Pós que estou fazendo.
Valeu mesmo e Parabéns pelo conteúdo!
Antonio – Campinas SP
Muito bom os passos, anotei tudo e agora vou colocar em prática! Das referências que procurei, com certeza uma das melhores. Continuem assim. Abraços
Éh! E, como fazer mala direta eletrônica virtual?
Olá Maria
Em primeiro lugar você precisa fazer um planejamento nesta área e depois estruturar todos os elementos envolvidos neste tipo de ação, como escolha da empresa de disparo, estruturação do seu banco de dados e criação das peças de marketing.
Um forte abraço
Alberto Valle
No meu caso achei complicado apenas entender meu publico alvo já que o meu site não existe ainda e como meu site é especifico para minha região e é de utilidade publica e não tenho concorrentes Online e fica difícil entender meu publico alvo.
Gostei das dicas.
Só acho que faltou um script (documento para download) para ter uma ideia de como fazer este projeto.
Eu geralmente utilizo o quadro branco, tiro foto e envio aos meus colaboradores para ficar mais fácil a comunicação e ações futuras.
Olá Rodrigo
Olá Rodrigo
A sugestão está anotada. Muito obrigado pela sugestão.
Um forte abraço
Equipe Academia do Marketing
Excelente referência … vai direto ao ponto PRÁTICO!
Excelente material.. a empresa que nao se especializar em marketing digital provavelmente nao terá bons resultados.
Parabéns pela publicação. Estou querendo saber como fazer um plano de marketing digital para a minha empresa porque já percebi que se não for por este caminho é destino é a estagnação mesmo.