Como fazer um plano de marketing digital para sua empresa

É certo que muita gente se pergunta como fazer um plano de marketing digital antes de qualquer outra ação de divulgação online, mas é verdade também que esse percentual ainda é muito pequeno quando se fala de divulgação de pequenas e médias empresas.

A maioria delas se lança no marketing digital sem qualquer tipo de planejamento e os resultados são catastróficos, pois é o planejamento de marketing que define objetivos, metas e cronogramas.

O processo de elaboração de um plano de marketing digital é visto por muita gente como uma etapa tediosa e muito teórica e por isso é muitas vezes ignorado ou relegado a um segundo plano.

E concordo que a etapa operacional, a mão na massa mesmo, é bem mais instigante e desafiadora, mas sem um planejamento estratégico em marketing digital, você estará navegando as escuras.

Ao criar um plano de marketing digital você já estará com meio caminho andado em direção ao sucesso, pois esta é a maneira certa de se começar.

Para lhe ajudar nisso, a equipe da Academia do Marketing elaborou um passo a passo contendo os principais pontos que você deve incluir no seu planejamento.

Dicas sobre como elaborar um plano de marketing digital

Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital de sucesso, leia atentamente o pequeno roteiro que criamos e faça as anotações que julgar devidas para adaptá-lo às suas necessidades.

1 – Defina muito bem seus objetivos

Uma recomendação fundamental para quem deseja saber como elaborar um plano de marketing digital: Antes de tudo, defina muito claramente seus objetivos.

Ao traçar um objetivo você deve especificar claramente o que deseja com as suas ações de marketing digital para que seu planejamento seja bem focado.

Entre estes objetivos, podemos ter, por exemplo:

  • Exposição e reconhecimento da marca, no que chamamos de Branding;
  • Geração de Leads, ou seja, o mapeamento de clientes em potencial;
  • Geração de pontos de relacionamento com seus clientes criando uma comunidade;
  • Vendas diretas de serviços e produtos no ambiente físico ou online;
  • Atendimento e orientação ao cliente.

Outro ponto de orientação importante são as metas a serem alcançadas, para que possamos definir as métricas e KPIs aplicáveis a cada caso.

Estabelecer prazos de execução também é essencial, já que devido ao volume de trabalho envolvido em qualquer campanha de marketing digital, a questão do tempo pode facilmente fugir  do controle.

2 – Pesquise e conheça o seu público-alvo

Uma das etapas mais críticas para quem vai criar um plano de marketing digital é a de pesquisa das características do público-alvo e posteriormente a elaboração da Persona de Marketing.

Atualmente temos diversas ferramentas na Internet para saber com exatidão qual é perfil dos visitantes de um determinado site ou loja virtual.

Com base nesta análise podemos traçar o perfil de um público específico e assim adequar a linguagem e o conteúdo a ser produzido para nossas ações de marketing.

Além disso você também poderá direcionar suas campanhas para quem realmente interessa, usando ferramentas de segmentação disponíveis por exemplo, no Google Ads e Facebook Ad.

Depois de definir seu público-alvo, crie uma Persona de Marketing, ou seja, um consumidor em potencial imaginário, que possui todas as características do grupo que você deseja impactar com as suas ações de marketing.

A personificação do seu público vai ajudá-lo bastante na hora de entender o comportamento do grupo, suas necessidades e anseios.

Como fazer um plano de marketing digital eficiente se você não foca no público que você deseja atingir? Dificilmente vai funcionar, você não concorda?

Como fazer um plano de marketing digital - O passo a passo para a elaboração de um plano de marketing digital

3 – Estabeleça suas principais estratégias de marketing digital

Outra dica importante para quem deseja saber como fazer um plano de marketing digital, é desde o início definir muito bem quais serão as suas principais estratégias de marketing digital.

Dependendo do segmento em que você estiver trabalhando, algumas estratégias funcionam melhor do que outras. Por exemplo, moda e acessórios se sai muito bem utilizando o marketing nas redes sociais.

Para setores que atendem a uma necessidade, ou seja que oferecem produtos ou serviços que as vezes as pessoas não sabem onde encontrar, o marketing de busca tende a dar resultados melhores.

Como fazer um plano de marketing digital envolve em muito a alocação de recursos, esse é um ponto crítico, pois vai determinar que canais serão priorizados em suas campanhas.

4 – Defina os canais de marketing a serem utilizados

As opções para divulgação de uma marca na Internet são muitas e é preciso, logo no início do projeto, definir quais são os canais mais apropriados para cada tipo de campanha em função do público alvo que pretendemos atingir, o que chamamos de mix de marketing.

A variedade de canais não implica na obrigação de usá-los todos. Você deve usar apenas aqueles que, por suas características, têm potencial para gerar tráfego qualificado para o seu site.

Você até pode usar um leque amplo de canais no início da campanha, mas deve monitorá-los de perto para identificar aqueles que não estão gerando tráfego ou conversão relevante para o site e então descartá-los.

O investimento em marketing digital precisa estar focado em resultados e como fazer um plano de marketing digital é também otimizar recursos, é importante se concentrar nos canais de maior retorno.

Como elaborar um plano de marketing digital - O passo a passo de como fazer um plano de marketing digital

5 – Capacitação da equipe

No marketing digital moderno não há mais espaço para amadorismo, por isso, um dos pontos que você deve colocar em seu plano de marketing digital é justamente o da capacitação técnica da equipe.

Como fazer um plano de marketing digital e colocá-lo para rodar sem gente capacitada para isso? Em um mercado tão profissionalizado como o que vivemos atualmente isso é simplesmente impossível.

Hoje em dia, qualquer ferramenta de marketing online requer treinamento e técnica, por isso é essencial ter pessoal capacitado para sua utilização.

Alguns empresários se sentem tentados a entregar seu marketing digital ao “rapaz da contabilidade que saca de Internet”, e depois não entendem o porque do fracasso de suas campanhas. Não existe mais espaço para amadorismo ou improvisação no marketing online.

Saber como navegar na Internet é uma coisa e saber como fazer um plano de marketing digital, implementá-lo com profissionalismo e monitorar de forma adequada seus resultados é outra coisa completamente diferente.

Nessa parte, a equipe da Academia do Marketing pode lhe ajudar bastante com nossa grade de cursos e programa de formação em marketing digital.

Com mais de dezoito anos no mercado, nossa equipe vem desenvolvendo, atualizando e aperfeiçoando treinamentos nas mais variadas área do marketing digital, nos formatos presencial e também online.

6 – Determine qual o conteúdo a ser veiculado

Essa é uma etapa das mais importantes de todo o processo. Como fazer um plano de marketing digital atualmente passa inevitavelmente pela produção de conteúdo, é preciso colocar esta entre suas prioridades.

A comunicação parte do princípio da afinidade de interesses e por isso precisamos desenvolver um conteúdo que crie um ponto de contato entre a empresa e o público que queremos impactar.

O consumidor moderno está em busca de informações antes de comprar alguma coisa e essa informação precisa ter qualidade e ser facilmente encontrada.

Antes de qualquer oferta, é necessário disponibilizar conteúdo informativo, como em blogs, por exemplo.

Um dos maiores erros de marketing digital é justamente não ter um conteúdo de qualidade em seu site para poder iniciar o relacionamento com seus clientes em potencial.

7 – Elabore um cronograma para suas ações

Definir um cronograma de ações é fundamental para que possamos criar uma sinergia no marketing digital como forma de potencializar cada ação isolada.

No marketing online moderno, existe uma correlação muito grande entre os diversos canais e explorar esse potencial de alavancagem é muito importante.

Peças promocionais, marketing de conteúdo, redes sociais e tudo mais precisa estar alinhado em termos de veiculação.

O marketing digital atualmente é composto por uma sucessão de ações e por isso é preciso ter todos os passos muito bem definidos e cronometrados para que as diversas ações não acabem por se sobrepor e perder seu verdadeiro potencial.

Se você quer saber como fazer um plano de marketing digital, um dos conceitos que deve ficar bem claro é que não existem ações isoladas.

Como Fazer Um Plano de Marketing Digital

8 – Defina como será feito o monitoramento de resultados

Antes de pensar em como elaborar um plano de marketing digital, precisamos definir como essas ações online serão acompanhadas e verificadas em termos de resultados.

Para isso é necessário definir quais as ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, por exemplo, serão utilizadas para mensurar resultados.

No caso de mídias sociais, é preciso também definir qual será a ferramenta utilizada para acompanhamento de menções e outras métricas específicas dessa categoria.

O Google Analytics é uma ferramenta bem completa, mas não é o suficiente para acompanhamento, por exemplo, de engajamento nas redes sociais.

Como você pode ver, a elaboração de um plano de marketing digital é trabalhosa e demorada, mas cada passo é importante para que os resultados surjam da forma desejada.

O planejamento é a alma do negócio em qualquer empreendimento e no marketing digital não é diferente.

Como fazer um plano de marketing digital é um assunto que não dá para resumir em um único artigo, por mais detalhado que ele seja, sugerimos que para expandir a sua visão sobre os diversos canais de marketing digital, você também leia o nosso artigo Estratégias de Marketing Digital onde discutimos em maiores detalhes cada uma das dimensões do marketing digital e suas estratégias.

Agora que você já sabe como fazer um plano de marketing digital é hora de começar a elaborar o seu. Boa sorte e conte sempre conosco!

Mantenha-se informado sobre elaboração de estratégias de marketing digital e outros assuntos relativos ao marketing online,  assinando nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

51 Comments

  1. Erick 23 de setembro de 2021 at 15:20 - Reply

    Parabéns pelo artigo sobre como elaborar um plano de marketing digital. Muito bom!

    • Academia do Marketing 4 de outubro de 2021 at 19:58 - Reply

      Olá Erick

      Agradecemos o seu feedback e ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como criar um plano de marketing digital ajudou a você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  2. Ana Morales 26 de agosto de 2021 at 07:24 - Reply

    Muito bom artigo, fazer um plano de marketing requer muitas coisas importantes, vejo que muitas pessoas tem dificuldade em sinalizar seus objetivos, parece que se perdem nessa questäo. Eu tive muita dificuldade em entender em um plano estratégico quando iniciei, mas concordo que é muito importante fazer um.

    • Academia do Marketing 27 de agosto de 2021 at 11:35 - Reply

      Olá Ana

      Realmente. Elaborar um plano de marketing digital exige um investimento muito grande em termos de tempo e conhecimento técnico é claro. Todo esse tempo investido é regiamente recompensado com campanhas de marketing de maior retorno, pois elas passam a ser integradas criando assim uma sinergia entre as diversas ações.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  3. Auicleia Mendes 31 de maio de 2021 at 16:53 - Reply

    Amei o conteúdo de seu site e em especial esse tutorial sobre como elaborar um plano de marketing digital. Parabéns!

    • Academia do Marketing 14 de junho de 2021 at 19:38 - Reply

      Olá Auicleia

      Ficamos bastante satisfeitos com o seu feedback sobre o nosso roteiro para a elaboração de um plano de marketing digital. Continue nos acompanhando, pois estaremos sempre divulgando artigos como este.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  4. Douglas Rannie 17 de dezembro de 2020 at 07:58 - Reply

    Plano ótimo, não poderia ficar mais completo. Essas ações são muito importante para bom negócio online.

  5. Cleiton 23 de setembro de 2020 at 09:22 - Reply

    Excelente a matéria de vocês sobre como fazer um plano de marketing digital!

    • Academia do Marketing 8 de outubro de 2020 at 09:06 - Reply

      Olá Cleiton

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre a elaboração de um plano de marketing digital foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

  6. Poliana Carvalho Lins 28 de julho de 2020 at 14:19 - Reply

    Olá, não pude deixar de registrar um comentário neste post MARAVILHOSO! Muito completo e explicativo de forma simples de aprender. Estou pesquisando muito sobre Marketing Digital e os seus posts tem me ajudado muito.

    • Academia do Marketing 28 de julho de 2020 at 15:47 - Reply

      Olá Poliana

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo mostrando como elaborar um plano de marketing digital agradou a você.

      Um grande abraço e sucesso!

  7. Manu Marques 17 de junho de 2020 at 08:56 - Reply

    Como todo empreendimento, o empreendimento digital precisa de estratégia e planejamento. Empreender na internet é desafiador mesmo, e saber como criar um plano de marketing digital é fundamental.

  8. Ana 11 de junho de 2020 at 06:57 - Reply

    Bom dia se na temos plano de marketing para 6 meses mas queremos aumentar esse plano e melhorar ,que etapas sugerem depois das metricas ja realizadas??

    • Academia do Marketing 18 de junho de 2020 at 11:41 - Reply

      Olá Ana

      Para poder responder a esta pergunta de maneira certa eu precisaria de mais dados.

  9. Lucas 20 de janeiro de 2020 at 14:02 - Reply

    Seu conteúdo sobre como criar um plano de marketing digital foi de grande ajuda para mim.

    • Academia do Marketing 21 de janeiro de 2020 at 11:47 - Reply

      Olá Lucas

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa matéria sobre a elaboração de um plano de marketing digital foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  10. KARINA ALMEIDA 16 de outubro de 2019 at 15:02 - Reply

    Top o seu artigo sobre como fazer um plano de marketing digital, me salvou hoje esse artigo!

    • Academia do Marketing 22 de outubro de 2019 at 19:51 - Reply

      Olá Karina

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como elaborar um plano de marketing digital foi útil para você. Para saber mais sobre planejamento estratégico de marketing digita, técnicas e ferramenta, sugerimos que você dê uma olhada na ementa do nosso Curso de Marketing Digital, no link http://academiadomarketing.com.br/curso-de-marketing-digital-online/

      Um grande abraço e sucesso!

  11. Mateus Silva 3 de julho de 2019 at 16:06 - Reply

    Muito bacana o seu artigo sobre como fazer um plano de marketing digital. Super completo e detalhado. Vou continuar acompanhando o blog.. Parabéns!

    • Academia do Marketing 27 de abril de 2020 at 10:10 - Reply

      Olá Mateus

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como fazer um plano de marketing digital para sua empresa foi útil para você.

  12. Talita 30 de maio de 2019 at 11:01 - Reply

    Muito bom o artigo com as explicações de como fazer um plano de marketing digital!!

    • Academia do Marketing 23 de julho de 2019 at 17:54 - Reply

      Olá Talita

      Agradecemos o seu comentário e ficamos satisfeitos em saber que a nossa explicação sobre como elaborar um plano de marketing digital foi útil para você. Sugerimos, que como forma de complementar estas informações, você também leia o artigo sobre os maiores erros de marketing digital, que você pode conferir em http://academiadomarketing.com.br/maiores-erros-de-marketing-digital/

  13. Lídia 28 de outubro de 2018 at 17:57 - Reply

    Gostei bastante do seu artigo sobre como montar um plano de marketing digital. Estou tentando desenvolver esta parte na minha empresa mas estou encontrando bastante dificuldades.

  14. Luiz 18 de outubro de 2018 at 02:32 - Reply

    Olá equipe da Academia do Marketing

    Adorei as dicas sobre como montar um plano de marketing online. Estou querendo alavancar o meu blog, com o qual já ganho uma boa grana, e percebi que só implementando uma estratégia de marketing digital de verdade isso será possível.

    • Academia do Marketing 19 de outubro de 2018 at 11:35 - Reply

      Olá Luiz

      Nossa equipe fica bastante satisfeita em saber que nosso artigo com dicas para montar um plano de marketing digital despertou em você este entendimento. Você como muitos outros brasileiros que já descobriram que um blog pode ser uma ótima fonte de renda, precisa ter sim uma boa estratégia de marketing para o seu blog, caso contrário ele não sai do lugar mesmo.

      Essa área está ficando cada vez mais competitiva, e sem um planejamento estratégico de marketing digital você acaba ficando em desvantagem, pois os outros blogs estão se profissionalizando e conquistando uma audiência cada vez maior.

      Um grande abraço e sucesso.

  15. Jorge Quintanilha 27 de agosto de 2018 at 15:54 - Reply

    Artigo muito interessante sobre como fazer um plano de marketing digital! O marketing sem duvida e a ferramenta chave para o crecimento dos négocios.

  16. Eroilton Júnior 21 de agosto de 2018 at 17:36 - Reply

    Muito esclarecedor, gostei do conteúdo informações sobre como elaborar um plano de marketing digital, indispensáveis para àqueles que aspiram ser um profissional diferenciado, parabéns e obrigado.

    • Academia do Marketing 27 de agosto de 2018 at 01:38 - Reply

      Olá Eroilton

      Ficamos satisfeitos em saber que nosso artigo sobre a elaboração de um plano de marketing digital foi de seu agrado.

  17. abel gonçalves 8 de maio de 2018 at 11:27 - Reply

    Meus parabéns pelo conteúdo que nos proporciona muito conhecimento. os seus artigos são de alto nível, principalmente este sobre como fazer um plano de marketing digital. Obrigado.

    • Academia do Marketing 12 de maio de 2018 at 17:18 - Reply

      Olá Abel

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como montar um plano de marketing digital foi do seu agrado.

  18. Edgard Netho 26 de março de 2018 at 13:41 - Reply

    Otimo material explicando como fazer um plano de marketing digital, me ajudou muito, Obrg

  19. Alex Ferreira 14 de maio de 2017 at 10:08 - Reply

    Excelente texto sobre planejamento de marketing digital e bem atual

  20. Gregorio Rombs 19 de abril de 2017 at 13:24 - Reply

    Amei o post sobre como fazer um plano de marketing digital, bem legal. Seu ponto de vista ficou bem bacana, gosto de falar deste tema também. Continue nesta linha e alcance cada vez mais sucesso. Abraços

  21. Cristiane Ferreira 31 de março de 2017 at 15:50 - Reply

    Excelente artigo!!!

  22. Arlinda 20 de fevereiro de 2017 at 18:13 - Reply

    Ótimas orientações. Show!

  23. João Henrique 22 de agosto de 2016 at 23:49 - Reply

    Colocando em uma planilha as redes para planejar melhor as ações. Fica muito fácil se perder quando não fazemos isso. Poucas pessoas se preocupam em saber por onde passaram ou estão na internet, isso é muito importante no marketing digital. Ótimo artigo…

  24. Claudia Blandy 8 de julho de 2016 at 18:52 - Reply

    Muito bom este artigo, perfeito!!!
    Estamos penando com esta crise e eu não diferente da grande maioria. Tive que pensar no plano B,C,D… Até porque, não é uma crise passageira, tem muita lama ainda…
    No final do ano passado, comecei a pesquisar algo que a médio prazo me gerasse uma renda extra para ir me preparando.

    No início de 2016 meu salário teve uma redução de 40% e 2 dias em casa… Arregacei as mangas e fui atrás da profissão do futuro, que é empreender com a Internet (Marketing Digital)
    Com muita dedicação, isto é fundamental, já estou recolhendo alguns frutos.
    Empresário que está fora do Marketing Digital está fora do mercado…isto é fato.
    Vamos respirar fundo e seguir em frente!!!

  25. Geração Interativa 18 de fevereiro de 2016 at 13:37 - Reply

    Parabéns pelo post, um planejamento de marketing digital, utilizando todas essas métricas podem ajudar qualquer empresa se programar e obter bons resultados. Mesmo em um ano em que o pais está em crise, o marketing digital pode ajudar a empresa a virar o jogo.

  26. Jhonatan Silva 18 de janeiro de 2016 at 07:26 - Reply

    Olá, adorei seu artigo, será muito útil para que eu possa me desenvolver neste mundo de marketing digital, já que sou novo.

  27. F15 Digital 8 de julho de 2015 at 16:49 - Reply

    Bom boa a reportagem sobre como fazer um plano de marketing digital. Parabéns!

  28. Antonio Carlos Fernandes 30 de agosto de 2014 at 20:01 - Reply

    Muito bom seu Artigo e agradeço muito pois será fundamental para a construção do projeto inicial de meu TCC na Pós que estou fazendo.
    Valeu mesmo e Parabéns pelo conteúdo!
    Antonio – Campinas SP

  29. Teka Powaczuk 16 de agosto de 2014 at 12:22 - Reply

    Muito bom os passos, anotei tudo e agora vou colocar em prática! Das referências que procurei, com certeza uma das melhores. Continuem assim. Abraços

  30. Maariaa do Socorro 21 de julho de 2014 at 22:49 - Reply

    Éh! E, como fazer mala direta eletrônica virtual?

    • Academia do Marketing 23 de julho de 2014 at 14:28 - Reply

      Olá Maria

      Em primeiro lugar você precisa fazer um planejamento nesta área e depois estruturar todos os elementos envolvidos neste tipo de ação, como escolha da empresa de disparo, estruturação do seu banco de dados e criação das peças de marketing.

      Um forte abraço

      Alberto Valle

  31. Yuri 13 de junho de 2014 at 16:11 - Reply

    No meu caso achei complicado apenas entender meu publico alvo já que o meu site não existe ainda e como meu site é especifico para minha região e é de utilidade publica e não tenho concorrentes Online e fica difícil entender meu publico alvo.

  32. Rodrigo Santos R3 4 de junho de 2014 at 13:26 - Reply

    Gostei das dicas.
    Só acho que faltou um script (documento para download) para ter uma ideia de como fazer este projeto.
    Eu geralmente utilizo o quadro branco, tiro foto e envio aos meus colaboradores para ficar mais fácil a comunicação e ações futuras.

    • Academia do Marketing 6 de junho de 2014 at 17:33 - Reply

      Olá Rodrigo

      Olá Rodrigo

      A sugestão está anotada. Muito obrigado pela sugestão.

      Um forte abraço

      Equipe Academia do Marketing

  33. Marcio 14 de maio de 2014 at 16:03 - Reply

    Excelente referência … vai direto ao ponto PRÁTICO!

  34. Danilo Soares 24 de janeiro de 2014 at 05:44 - Reply

    Excelente material.. a empresa que nao se especializar em marketing digital provavelmente nao terá bons resultados.

  35. Leandro Figueiredo 20 de outubro de 2013 at 12:47 - Reply

    Parabéns pela publicação. Estou querendo saber como fazer um plano de marketing digital para a minha empresa porque já percebi que se não for por este caminho é destino é a estagnação mesmo.

Leave A Comment

Últimas Publicações do Blog