Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

Muitos leitores do nosso blog nos procuram querendo saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados, um segmento dos negócio online que vem crescendo muito no Brasil, e por isso decidimos fazer um esboço do que seria um projeto bem sucedido nessa área.

Com o amadurecimento do e-commerce e outros negócios baseados em vendas online no Brasil, várias empresas adotaram o marketing de afiliados como uma forma de expandir seus pontos para a divulgação de seus produtos e serviços.

Isso fez com que a opção de ganhar dinheiro com programas de afiliados se tornasse viável no Brasil.

Muitas pessoas que já descobriram como ganhar dinheiro com programas de afiliados, hoje em dia têm nessa atividade sua principal fonte de renda.

Para deixarmos esse artigo o mais didático possível, e mostrar as oportunidades para ganhar dinheiro com programas de afiliados, formatamos o conteúdo dividindo entre os seguintes tópicos principais:

Vejamos então quais são os pontos mais relevante a serem observados por que deseja transformar os programas de afiliados em uma fonte de renda e montar o seu próprio negócio online.

1 – Seja você mesmo e não os outros

Minha primeira dica de como ganhar dinheiro com programas de afiliados é ser você mesmo.

Não faz o menor sentido você montar um site, desenvolver conteúdo só para ficar promovendo uma meia dúzia de produtos, que “alguém” disse para você que é sensacional.

Pior ainda, esse alguém também te convenceu que você só deve vender os produtos dele e mais ninguém.

Resultado, você se transformou na verdade em um funcionário desse alguém, e só vai ganhar dinheiro se conseguir vender os produtos dessa pessoa.

Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, você precisa ter um mix de produtos que seja amplo o suficiente para satisfazer a todas as demandas do mercado que você está focando.

Por isso, não faz o menor sentido ficar trabalhando como camelô de alguém. Já pensou se esse programa de afiliados desaparece do mapa? Você quebra.

Deixe o seu negócio ter vida própria, ser independente, e não um refém de um ou dois fornecedores.

2 – Planeje e estruture o seu negócio

A minha segunda dica para quem está interessado em saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados, seja através da monetização com o Google AdSense, ou outros programas, como os oferecidos pela Hotmart, Monetizze, Awin e outras plataformas de programas de afiliados, é planejam muito vem o seu negócio.

Embora no passado, muita gente que está ganhando muito dinheiro hoje em dia com programas de afiliados, tenha começado de forma amadora, sabemos que atualmente o mercado se profissionalizou e isso virou um grande negócio.

Por isso, se você pretende ganhar dinheiro com programas de afiliados, é preciso antes de tudo planejar o seu negócio.

Escolher um determinado nicho para começar, fazer uma boa seleção dos programas que irá aderir e traçar uma estratégia de marketing para programas de afiliados.

Este é um dos maiores e mais bem guardados segredos para ganhar dinheiro com programas de afiliados.

3 – Escolha um bom nicho de mercado para iniciar

Existem programas de afiliados para todos os gostos, mas alguns segmentos são bem mais mais rentáveis do que outros.

Por isso, se você quer saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados, saber escolher o melhor nicho é uma das principais dicas nessa área.

Existem basicamente dois fatores que determinam a rentabilidade de um nicho. O primeiro é a quantidade de anunciantes.

Quanto mais anunciantes houverem no nicho escolhido, melhor, pois a competição entre eles tende a elevar o valor da remuneração do afiliado, seja ela por clique, como no caso do AdSense, ou por aquisição, como na Lomadee.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados

O segundo fator é janela de comissionamento, período onde a compra é atribuída ao seu site, no caso de programas que remuneram por CPA. Quanto maior for a janela média do setor, melhor será a rentabilidade do seu negócio.

Em nosso curso de programas de afiliados avançado, desenvolvemos extensamente esse tópico, pois julgamos ser esse um dos grandes segredos desse negócio. Por não saber escolher o nicho de mercado, muita gente desiste, após meses de trabalho e baixo retorno.

4 – Escolha o seu modelo de negócio

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados hoje em dia oferece uma infinidade de opções, e você pode faturar em praticamente qualquer ambiente online, você precisa definir o seu modelo de negócio e até mesmo o tipo de afiliado que você deseja ser.

Um blog, uma loja virtual ou até mesmos as redes sociais podem ser o ambiente para venda dos seus produtos.

Os blogs são a forma mais clássica para os programas de afiliados, mas se você deseja saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados neste modelo de negócio, prepare-se para produzir muito conteúdo e de ótima qualidade, pois fora isso, não há como ser bem sucedido.

Você precisará criar um blog que seja uma referência no seu segmento e para isso, deverá produzir um ótimo conteúdo para que as pessoas compartilhem na Internet e com isso, seu blog se torne ainda mais conhecido. Copiar o texto alheio? Nem pensar, não funciona.

Existe também a opção de criar uma loja virtual totalmente composta por produtos de programas de afiliados.

Nesse caso, você pode criar um e-commerce com a plataforma WordPress, e instalar o plugin WooCommerce, que permite a você inserir produtos de afiliados.

A vantagem de montar uma loja virtual com programas de afiliados é que você poderá ter um e-commerce dos mais sofisticados e completos, sem investir um único centavo em estoque e sem precisar se preocupar com o processamento de meios de pagamento ou logística.

Como ganhar dinheiro com programas de afiliados é também saber escolher os parceiros, depois de decidido o formato é hora de escolher os programas de afiliados que são mais adequados ao seu modelo de negócio.

Ganhar dinheiro com programas de afiliados

5 – Faça um planejamento do seu marketing digital

Outra dica para quem quer saber como ganhar dinheiro com programas de afiliados é pensar rapidamente em uma estratégia de marketing digital para promover seu site ou loja virtual, pois um dos fatores fundamentais neste negócio é a geração de um alto volume de tráfego.

Seja através de AdSense ou outro programa qualquer, o retorno só acontece se você conseguir gerar muito tráfego para o site, aplicando técnicas de SEO e tendo uma boa presença nas mídias sociais.

Além disso, uma boa estratégia de e-mail marketing também funciona como uma ótima ferramenta, tanto para geração de tráfego, quanto para a divulgação de produtos de afiliados que você esteja divulgando em seu site, blog ou loja virtual. Lembre-se que marketing e vendas hoje em dia é relacionamento com o seu público-alvo.

6 – Monitore os seus resultados com afiliados

Como eu disse anteriormente, quem está interessado em como ganhar dinheiro com programas de afiliados, precisa antes de tudo entender que essa atividade, para ser realmente lucrativa, precisa ser encarada como um negócio, e não como um passa tempo.

Por isso, é preciso que você monitore os resultados de cada um dos canais de afiliados aos quais você se associar, para saber se está valendo a pena ou não trabalhar com um determinado programa ou produto.

Da mesma forma que em um negócio físico, avaliamos o desempenho dos diversos produtos e serviços que comercializamos, no negócio de programas de afiliados, precisamos fazer a mesma avaliação.

Lembre-se que os espaços publicitários do seu site ou blog são finitos, portanto, não vale a pena disponibilizá-los para programas de afiliados que não estão dando retorno.

Além da análise financeira em si, é importante também fazer a análise técnica, avaliando métricas como CTR, RPM e outras comuns no ambiente online.

7 – Legalize o negócio

Um aspecto que muita gente acaba deixando de lado na hora de montar seu negócio com programas de afiliados é a questão tributária.

Os ganhos com AdSense e outros programas de afiliados são tributados sim, e por isso, você precisa cuidar dessa parte também.

Você poderá receber seus rendimentos de programas de afiliados como pessoa física, mas a alíquota de importo de renda é de matar.

Ganhar dinheiro na Internet com programas de afiliados

O melhor mesmo é no início, quando o faturamento ainda não estiver muito alto, criar uma empresa no formato MEI – Micro Empreendedor Individual.

Para trabalhar com programas de afiliados você terá sempre que fazer uma análise global do negócio, principalmente quando ele começa a dar muito dinheiro!

Agora que você já tem uma boa noção de como ganhar dinheiro com programas de afiliados, o que acha de incluir essa opção na hora de decidir sobre que tipo de negócio online montar? Mantenha-se em dia sobre esse e outros assuntos relativos a negócios online, assinando nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 27 de fevereiro de 2022Categories: Programas de Afiliados

39 Comments

  1. Natalia Mendes de Melo 12 de junho de 2021 at 11:22 - Reply

    Muito legal o artigo de vocês sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados! Sobre o nicho de mercado, é necessário apenas trabalhar com um nicho? Tem algum problema trabalhar com vários nichos ao mesmo tempo? Essa é uma dúvida que eu tenho!

    • Academia do Marketing 14 de junho de 2021 at 18:49 - Reply

      Olá Natalia

      Obrigado pelo seu feedback. Sobre a questão de trabalhar com vários nichos ao mesmo tempo, desde que você tenha canais digitais, como um ou mais blogs, perfis em redes sociais e outros, não há nenhum problema. O importante é se posicionar como uma autoridade neste segmento, para se tornar um Afiliado Orgânico. Para saber mais sobre essa opção, sugerimos que você leia o nosso artigo no link http://academiadomarketing.com.br/tipos-de-afiliados/

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  2. Millena Machado 21 de abril de 2021 at 10:35 - Reply

    Ótimo seu artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados, para quem está iniciando agora sua explicação é muito esclarecedora. Parabéns!

    • Academia do Marketing 22 de abril de 2021 at 17:38 - Reply

      Olá Millena

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso conteúdo foi útil para você.

  3. Marcus 14 de agosto de 2020 at 21:46 - Reply

    Caraca! Que artigo F0d@ sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados, eu só comecei a crescer no marketing digital como afiliado depois que comecei me organizar e aprendi a mensurar os meus resultados. Se você não sabe mensurar você não sabe o que ta errado e o que ta dando certo. Amei o artigo ;-)

    • Academia do Marketing 17 de agosto de 2020 at 14:48 - Reply

      Olá Marcus

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo com as melhores oportunidades para ganhar dinheiro com programas de afiliados foi útil para você.

  4. Magna 11 de março de 2020 at 17:41 - Reply

    Muito bom mesmo este artigo, saber escolher um programa de afiliados serio e seguro, com certeza pode gerar muitos resultados positivos, promover um produto de boa qualidade é um excelente começo para quem está iniciando no Marketing Digital. Recomendo o site.

    • Academia do Marketing 5 de abril de 2020 at 11:16 - Reply

      Olá Magma

      Concordamos com você. Saber como escolher o melhor programa de afiliados é fundamental para quem deseja ganhar dinheiro de verdade nesta área. Tanto é que em nosso Curso de Programas de Afiliados Avançado, dedicamos um módulo inteiro a esta questão.

  5. Viviane Da Silva 6 de março de 2020 at 13:24 - Reply

    Olá aqui é a Viviane Da Silva, eu gostei muito do seu artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. Seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    • Academia do Marketing 6 de março de 2020 at 14:09 - Reply

      Olá Viviane

      Ficamos satisfeitos em saber que a nossa matéria mostrando as oportunidades para ganhar dinheiro através de programas de afiliados foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

  6. sarah thais oliveira magalhães 19 de fevereiro de 2020 at 22:40 - Reply

    Adorei seu artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados, muito completo.

  7. Daniel Christian 22 de dezembro de 2019 at 14:36 - Reply

    Boa tarde, fiz uma lista no meu blog indicando para o meu publico os melhores artigos sobre marketing digital e esse seu artigo está lá.

    • Academia do Marketing 7 de abril de 2020 at 09:46 - Reply

      Olá Daniel

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as oportunidades para ganhar dinheiro com programas de afiliados foi interessante para você.

  8. Vitor Santos 3 de dezembro de 2019 at 01:27 - Reply

    Achei Muito interessante o artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. A internet está ai para mudar vidas pretendo ter ótimos resultados com ela, ótimo artigo valeu pelas informações

    • Academia do Marketing 27 de abril de 2020 at 10:05 - Reply

      Olá Vitor

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as opções para ganhar dinheiro com programas de afiliados foi útil para você. Realmente, existem diversas opções para se ganhar dinheiro online e os programas de afiliados são uma das melhores opções.

  9. Karyne Viola 19 de agosto de 2019 at 15:04 - Reply

    Que sequência enxuta e certeira! Isso aí, escolher um modelo de negócio e partir pra ação. Geração de tráfego com ads, SEO… Obrigada pelas informações sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados! Com certeza você vai ajudar muita gente!

  10. João Victor 22 de abril de 2019 at 18:00 - Reply

    Cara excelente artigo sobre como ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Parabéns belas dicas me ajudou muito, e com certeza irá ajudar também muitas outras pessoas.

    • Academia do Marketing 24 de abril de 2019 at 17:01 - Reply

      Olá João

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as oportunidades para se ganhar dinheiro com programas de afiliados foi de seu agrado.

  11. Ana 18 de março de 2019 at 20:21 - Reply

    Cara, parabéns pelo artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. Completíssimo! Me deu várias ideias para melhorar meus negócios!

  12. Vera Silva 10 de fevereiro de 2019 at 14:10 - Reply

    Gostei muito do artigo sobre como ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Estarei acompanhando sempre. Abraços

  13. hamilton jerry de souza 13 de janeiro de 2019 at 20:58 - Reply

    Gostei do artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados, muito bem explicado gostaria de dizer que vcs estão de parabéns!

    • Academia do Marketing 20 de janeiro de 2019 at 19:30 - Reply

      Olá Hamiltom

      Ficamos satisfeiros em saber que você gostou do nosso artigo sobre as oportunidades para ganhar dinheiro com programas de afiliados

  14. Carlos 6 de janeiro de 2019 at 22:25 - Reply

    Bom artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. Gostei bastante.

    • Academia do Marketing 6 de janeiro de 2019 at 23:42 - Reply

      Olá Carlos

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as oportunidades para ganhar dinheiro com programas de afiliados foi útil para você.

  15. Murilo 19 de dezembro de 2018 at 11:03 - Reply

    oie td bem ?

    Muito bom Suas Dicas sobre como ganhar dinheiro com marketing de afiliados. Parabéns!

    • Academia do Marketing 5 de fevereiro de 2019 at 18:21 - Reply

      Olá Murilo

      Bom saber que nosso artigo sobre as oportunidades para ganhar dinheiro com marketing de afiliados foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

  16. Pablo 18 de novembro de 2018 at 19:25 - Reply

    Olá Pessoal da Academia do Marketing

    Vocês poderiam me informar se existe algum programa de afiliados que seja aplicável a área de compra e venda de milhas de viagem?

    • Academia do Marketing 18 de novembro de 2018 at 19:35 - Reply

      Olá Pablo

      Para ganhar dinheiro com programas de afiliados, temos diversas opções, mas na área específica de compra e venda de milhas de viagens, não conhecemos nenhum. Existem bons programas na área de passagens aéreas, na área de hospedagem, como o Booking e outras, mas especificamente milhas de viagem, não podemos lhe indicar.

      Um grande abraço e sucesso!

  17. Claudia Ferreira 6 de outubro de 2018 at 22:26 - Reply

    Tenho muitas dificuldades pra conseguir entender como funciona um projeto de programas de afiliados na internet, mas acredito que com essas dicas eu vou melhorar aos poucos.

  18. Rafa Marques 20 de setembro de 2018 at 12:48 - Reply

    Wow, aprovaⅾο! gߋstei muito do seu post sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados.

  19. Nicole 15 de setembro de 2018 at 08:47 - Reply

    Nossa, mսito bom seu artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados! Abraços! ;)

    • Academia do Marketing 16 de setembro de 2018 at 12:05 - Reply

      Olá Nicole

      Ficamos muito satisfeitos em ler o seu comentário sobre nosso artigo mostrando como ganhar dinheiro com programas de afiliados.

      Um grande abraço e sucesso!

  20. Vitor Rodrigues 3 de abril de 2018 at 18:29 - Reply

    Se pudesse dar só uma dica, escolheria a primeira… Autenticidade é tudo, já tem muita gente fazendo mais do mesmo nesse mercado!!

  21. Moura Costa 13 de dezembro de 2017 at 10:27 - Reply

    Muito bom e orientador este artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. Parabéns!
    Recomendo este conteúdo aos afiliados iniciantes e às pessoas que pretendem iniciar um negócio online.

    • Academia do Marketing 15 de dezembro de 2017 at 13:13 - Reply

      Olá Moura

      Agradecemos o seu comentário. O mercado de programas de afiliados, quando tocado de forma profissional e ética é bastante lucrativo. Uma pena que muita gente entre neste negócio iludida pela promessa de ganhos rápidos vendida pelo que chamamos de “Vendedores de Potes de Ouro” da Internet.

      Um grande abraço e sucesso!

  22. João Martinho 13 de dezembro de 2017 at 07:58 - Reply

    Olá, gostei das informações passadas aqui no artigo sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. Atualmente vendo produtos como afiliado, realize o Curso de SEO para me especializar e vender com mini sites.

  23. Doguinha 11 de julho de 2017 at 08:54 - Reply

    Que belas dicas sobre como ganhar dinheiro com programas de afiliados. Gostei muito, está de parabéns

  24. Claudio 2 de novembro de 2016 at 19:45 - Reply

    Precisa saber escolher e selecionar quais são os programas de afiliados que podem gerar mais rendas não é qualquer um que poderá servir e nesse ponto entram os testes até saber qual poderá servir e ganhar dinheiro.

    • Academia do Marketing 3 de novembro de 2016 at 09:36 - Reply

      Olá Claudio

      É isso mesmo. Além de escolher programas de afiliados que possam ser contextualizados no conteúdo que você oferece em seu blog ou site, você precisa fazer alguns testes, não só de fornecedores, como também de posicionamento de banners e links.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

Leave A Comment