Como montar uma agência de mídias sociais

Muita gente em busca de uma opção de negócio próprio busca saber como montar uma agência de mídias sociais, um negócio que vem crescendo no Brasil e que ainda oferece diversas opções de negócios.

Muitos profissionais que estavam trabalhando em agências, têm mudado o rumo de suas carreiras, em voo solo ou acompanhados de outros profissionais, através da criação de suas próprias agências especializadas em gestão de presença em mídias sociais, principalmente para pequenas e médias empresas.

O que está ocorrendo no mercado das agências especializadas em mídias sociais é muito simples, e tem uma explicação econômica muito clara.

Como o tempo gasto para administrar grandes contas de marketing online é praticamente o mesmo, utilizado para pequenas contas, essas não são atraentes para as grandes agências.

Isso deixa um mercado gigantesco para os profissionais que resolvem criar suas próprias agências, ou então trabalharem como freelancers.

Os pequenos e médios empresários têm cada vez mais a percepção de que é imperativo ter uma presença nas mídias sociais, em função da sua penetração junto ao público brasileiro, mas não encontram profissionais ou agências dispostos a acolherem pequenas contas.

É claro que o marketing digital ainda não é uma opção para todos, já que economicamente é inviável trabalhar com um clientes que possuem um budget muito baixo, mas em função da escassez de profissionais qualificados, tenho visto agências dispensarem contas abaixo de R$ 30 mil mensais.

Neste artigo vamos dar o passo a passo de como montar uma agência de mídias sociais, um negócio de baixo investimento, onde o principal ativo está na sua capacitação e criatividade. Nele veremos alguns aspectos como:

Você verá que ao contrário do que talvez você imagine, abrir uma agência de mídias sociais pode ser bem mais fácil.

O que você precisa para montar uma agência de mídias sociais

Se você deseja fazer do ano de 2018 um marco em seus negócios e pretende investir sério na criação de uma agência de mídias sociais, veja abaixo qual o “caminho das pedras” para começar o seu negócio e se destacar.

1 – Pessoal capacitado é fundamental

Estamos em um momento econômico onde o capital financeiro, a mola propulsora dos negócios online nas décadas de oitenta e noventa, vem sendo substituído pelo capital humano. Ou seja, ter uma boa equipe é muito mais importante que ter muito dinheiro para investir.

Minha primeira dica para quem busca saber como montar uma agência especializada em marketing em mídias sociais é buscar capacitação, e quando falo em capacitação, me refiro a conhecimento profundo do assunto, seus conceitos, técnicas e ferramentas.

Busque uma capacitação em marketing digital que envolva não apenas mídias sociais, já que as ações online hoje em dia são extremamente conectadas, e por isso, você precisa, pelo menos, conhecer os recursos disponíveis nos diversos canais para poder integrá-los de forma a maximizar o resultados de suas ações.

2 – A estrutura para uma agência de mídias sociais

Outro dica que sempre dou para quem me pergunta como montar uma agência de mídias sociais é pegar leve na estrutura e trabalhar com as vantagens oferecidas pela tecnologia atual.

Atualmente é totalmente dispensável uma estrutura física para montar sua agência digital. O trabalho em marketing digital, mesmo quando feito em equipe, é totalmente viável no modelo de Home Office.

Para saber detalhes sobre esta opção, sugerimos que você leia o nosso artigo Marketing Digital em Home Office.

3 – Invista em tecnologia para sua agência de mídias sociais

O meu segundo conselho é que você invista seriamente em termos de tecnologia para sua agência, pois uma das suas vantagens comparativas, precisará ser a agilidade e precisão.

Para isso, é necessário investir em tecnologia, em nosso caso presente, softwares e ferramentas que nos ajudarão no trabalho do dia a dia e na apresentação de resultados.

Trabalhar com mídias sociais de forma profissional exige que você use algumas ferramentas como plataformas de publicação e sistemas de monitoramento de mídias sociais.

Além disso, em alguns trabalhos você precisará também de ferramentas mais avançadas de análise da concorrência e mensuração de impacto das campanhas.

Por isso, na hora de elaborar sua planilha de custos, não se esqueça de incluir o valor que irá pagar por estes serviços, para poder elaborar um orçamento realista na hora de conseguir seus clientes.

A boa notícia é que a maioria dessas ferramentas tem um custo bastante acessível.

Como Abrir Uma Agência de Mídias Sociais

4 – Criando seu diferencial competitivo

Você deve estar se perguntando em relação a clientes. Como montar uma agência de mídias sociais que apresente um diferencial competitivo em relação às outras agências já existentes. A reposta para isso é simples: Eficiência e comprovação do retorno.

Um dos principais problemas das agências digitais especializadas no marketing em mídias sociais no Brasil é comprovar o ROI – Return of Investment de suas ações. Isso nos leva a duas conclusões, ou o serviço não está sendo feito da forma correta, ou está havendo falha na mensuração do resultado.

Em nossos cursos de marketing digital sempre chamo atenção que para montar uma agência de mídias sociais que realmente consiga se destacar pela excelência do serviço, Você precisa mostrar a seus clientes, de que forma você está trazendo retorno para ele, seja através de uma melhor percepção da marca ou conversão direta na geração de leads ou vendas diretas pelas mídias sociais.

Como montar uma agência de mídias sociais nos dias de hoje é entrar em um mercado extremamente competitivo, você precisa criar um diferencial competitivo para se destacar da concorrência, e isso se faz mostrando o retorno efetivo que o seu serviços traz.

5 – O quanto cobrar

Não basta somente saber como montar uma agência de mídias sociais, é importante também saber o quanto cobrar, para evitar que seu preço fique fora do mercado, ou então que chegue a um ponto tão aviltante, que em alguns casos até mesmo inviabilize a empreitada.

O melhor caminho para o sucesso é não ser o mais barato, mas sim o melhor. Esse tipo de atitude além de reduzir seu faturamento, pode acabar levando você a uma das maiores armadilhas deste mercado.

Um conselho que posso dar é o de não cair na armadilha de quanto mais clientes melhor. Isso além de não funcionar bem, do ponto de vista financeiro, também, na maioria das vezes, acaba comprometendo a qualidade do serviço.

Selecione seus clientes e preste o melhor serviço possível para este seleto grupo. Infelizmente, nem todo cliente poderá ser cliente da sua agência. Só aqueles que economicamente valem a pena. Sem sentimento de culpa. Não deixe de ler o artigo Quanto Cobrar Pelo Trabalho em Mídias Sociais.

O fomo deste artigo foi como montar uma agência de mídias sociais, mas se você estiver interessado em ter uma estrutura maior e mais abrangente, sugerimos que você leia o nosso artigo sobre Como Montar Uma Agência de Marketing Digital, para conferir as dicas que damos nele e ver outras opções na área de prestação de serviços de marketing online.

Depois de ler essas dicas sobre como montar uma agência de mídias sociais, o que você acha dessa proposta. Deixe seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a Newsletter da Academia do Marketing.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 16 de setembro de 2015Categories: Redes SociaisTags: , ,

12 Comments

  1. Lynda 17 de outubro de 2018 at 18:56 - Reply

    Muito boas as suas dicas sobre como montar uma agência de mídias sociais. Estou querendo deixar de ser empregado e empreender nesta área e as dicas me foram bastante valiosas.

  2. Júlio César Silva 12 de outubro de 2018 at 12:18 - Reply

    Parabéns pelo conteúdo sobre como montar uma agência de mídias sociais. Simples, objetivo e auto explicativo. Será minha referência de hoje em diante. Obrigado pelo Trabalho ACADEMIA DE MARKETING.
    @Eujuliocesa

    • Academia do Marketing 16 de outubro de 2018 at 16:23 - Reply

      Olá Júlio

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como montar uma agência de mídias sociais foi de seu agrado. Sugerimos que você dê uma olhada em nosso curso de redes sociais e marketing nas mídias sociais no endereço http://academiadomarketing.com.br/curso-de-redes-sociais-online/

  3. limeira 15 de agosto de 2018 at 15:26 - Reply

    Adorei o artigo de vocês sobre a criação de uma agência de mídias sociais

    • Academia do Marketing 16 de agosto de 2018 at 23:11 - Reply

      Olá Limeira

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre como montar uma agência de mídias sociais lhe foi útil.

      Um grande abraço e sucesso!

  4. Thales 15 de outubro de 2017 at 13:32 - Reply

    Oi, gostaria de saber se necessariamente preciso de algum curso ou faculdade pra ser um Assessor de midias sociais?

    • Alberto Valle 24 de outubro de 2017 at 19:46 - Reply

      Olá Thales

      Não existe obrigatoriedade de ter uma faculdade para montar uma agência, ou atuar como assessor de mídias digitais, mas é claro que, em função das atividades envolvidas, uma formação acadêmica na área de comunicação social é desejável, principalmente porque os conceitos básicos, são válidos tanto para o mundo offline quanto online.

  5. Marcel 7 de junho de 2017 at 15:48 - Reply

    Muito boa a dica, realmente esclarecedor o texto sobre como montar uma agência de mídias sociais. Sucesso a todos!

  6. Eder Paulo 18 de agosto de 2016 at 10:17 - Reply

    Bem bacana as dicas sobre como montar uma agência de mídias sociais. Ajuda abrir a mente.

  7. Geane Cardoso 11 de abril de 2016 at 20:19 - Reply

    Nossa esse artigo foi um UP para mim!
    Estou iniciando um curso agora, porém a minha pretensão é mesmo criar a minha empresa de mídias e até mesmo ser free-lancer!

  8. Paulo 2 de outubro de 2015 at 20:07 - Reply

    Adorei as dicas, como estou no ramo de Estúdio de gravação de audio ,Carro de som e Rádio FM a um certo tempo, vejo a necessidade de investir em uma Agência de Mídias Sociais ,já que o Rádio FM no interior esta ficando para átras e a internet as redes sociais estão dominando tudo, pretendo fazer esse curso.

  9. Milton Andrade 15 de maio de 2015 at 19:49 - Reply

    Achei o artigo muito bom, pois, veio de encontro a uma necessidades profissionais, uma vez que sou designer, iniciando uma pós em Marketing Digital, e além disso, meus clientes de sites e blogs estão me cobrando o serviço.

    Ainda estou engatinhando muito, tenho muito que aprender, tenho lido bastante material na internet, principalmente, os posts da Academia do Marketing, que tem me ajudando muito mesmo a compreender todas as expertises envolvida. Obrigado por mais essa dica. Sucesso a todos. Att, Milton

Leave A Comment

Últimas Publicações do Blog