Capacitação em Marketing Digital – Qual o melhor caminho?
Olá Lígia! Aqui está a íntegra sobre capacitação em marketing digital!
Esse post surgiu em função de uma pergunta postada em um dos blogs em que escrevo, sobre qual o caminho que eu sugeriria para capacitação em marketing digital.
Essa dúvida, inclusive, é recorrente em várias rodas de discussão sobre a construção de uma carreira no segmento do marketing online, já que o grande problema do mercado atualmente é justamente a falta de profissionais realmente qualificados para ocuparem as vagas disponíveis no mercado.
A questão da capacitação em marketing digital é tão debatida, por ser, praticamente uma novidade no mundo da comunicação. Embora esta devesse ser uma matéria obrigatória e bem explorada na grade de qualquer formação superior, essa não é a realidade no Brasil, o que vem acarretando o verdadeiro apagão no marketing digital brasileiro.
Os caminhos para capacitação em marketing digital
O conhecimento, em qualquer área, se constrói em etapas e experimentações, e por isso devemos colocar patamares no processo de capacitação em marketing online. O primeiro passo é, antes de tudo, construir uma base na área de comunicação.
Em um artigo anterior publicado aqui no blog sobre a construção de um currículo de marketing digital, esse foi o primeiro item a ser listado, por ser na verdade o alicerce de qualquer carreira de sucesso.
Por isso uma formação sólida em cursos de graduação ligados à comunicação é essencial. Não há como se pensar em construir um prédio de dez andares se não construirmos o primeiro andar, o segundo e assim por diante.
No rumo da especialização
O segundo movimento em direção à capacitação em marketing digital, seria tomar conhecimento das técnicas e ferramentas específicas do marketing digital, para que você possa ter uma noção do panorama atual do segmento.
A formação em marketing digital é importante, pois a tecnologia tem proporcionado aos profissionais de web marketing ferramentas incríveis, que antigamente só estariam disponíveis para grandes empresas e hoje estão acessíveis para freelancers e qualquer pequena ou média empresa. É importante conhecer detalhadamente cada uma delas para poder integrá-las dentro de uma estratégia macro.
O mercado de comunicação através da Internet é um dos mais promissores da economia brasileira e mundial, onde as chances são praticamente ilimitadas, principalmente para profissionais com uma boa formação técnica.
Aprofundando seus conhecimentos em marketing digital
Para complementar este conhecimento nossa sugestão é que você foque em um determinado segmento do especialização em marketing digital é importante nos dias de hoje. Em linhas gerais, vamos ver algumas sugestões de áreas para especialização:
- Marketing de Busca – SEO e Links Patrocinados
- Web Analytics e Google Analytics
- Marketing em redes sociais
- Mobile marketing
- E-mail marketing
Listamos apenas cinco áreas para sermos sucintos. O mercado do marketing digital, tem como foco a segmentação e isso também se reflete em termos de treinamento. Para entender a dinâmica do processo, você deve ter uma visão generalista, mas para se tornar um expert, é preciso focar em um determinado segmento.
A capacitação em marketing digital é um processo contínuo que passa pela construção da base de conhecimento sobre os processos de comunicação e entendimento, seguindo o caminho da especialização e constante atulização para então terminar na elaboração de campanhas online de sucesso.
E você? Deixe um comentário. Teria alguma pergunta a fazer sobre capacitação em marketing digital?