Como vender serviços pelo Instagram de forma profissional
Para muitos profissionais, saber como vender serviços pelo Instagram pode significar aquele ponto de “virada de chave” que irá promover uma verdadeira transformação em seu negócio.
Em um mercado competitivo como o que temos hoje, muitos profissionais já perceberem que vender serviços pelo Instagram não está mais tão fácil assim.
São milhares de salões de beleza, esteticistas, personal trainers, consultores, arquitetos e diversos profissionais de outras especialidades disputando clientes que estão cada vez mais exigentes.
Se destacar no meio dessa multidão não é tarefa fácil, nós sabemos. Mas não se preocupe, pois neste artigo você vai ter uma boa ideia de como começar e saber como vender desserviços no Instagram de forma profissional e eficiente, não será mais um segredo para você.
O passo a passo de como vender serviços no Instagram
Confira abaixo o passo a passo sobre como divulgar serviços no Instagram e gerar negócios de verdade com seu perfil. Você verá que com planejamento e técnica, este desafio não é tão difícil assim de ser vencido.
Para deixarmos este roteiro mais didático, dividimos seu conteúdo nos seguintes tópicos:
Vamos então ver cada um desses itens para que você possa descobrir como vender serviços no Instagram de forma profissional e eficiente.
1 – Planejamento estratégico
A nossa primeira dica sobre como vender serviços no Instagram é começar por um planejamento estratégico inicial, sem o qual as suas chances de sucesso são muito remotas, pois o mercado está cada vez mais profissionalizado.
Eu reconheço que a parte operacional, as postagens e interações com seguidores, é muito mais sedutora, mas como vender serviços no Instagram se você não tem diretrizes básicas para orientar o seu trabalho.
O desenvolvimento de uma estratégia de marketing no Instagram começa por entender o seu mercado e a dinâmica envolvida neste processo.
Podemos dizer que vender pelo Instagram passa obrigatoriamente por cinco pontos principais:
- Entender o seu público, suas necessidades, medos e obstáculos;
- Produzir conteúdo para gerar conhecimento do seu serviço;
- Atrais seguidores para o seu perfil para divulgar o seu conteúdo;
- Engajar com este público para esclarecer dúvidas e remover obstáculos;
- Fazer a sua proposta de venda na hora certa.
Por isso, no seu planejamento estratégico para vender serviços no Instagram, é necessário que você defina objetivos, público que você deseja atingir, ferramentas e recursos necessários.
Com anos de experiência como profissional de marketing digital, posso garantir a você que criar uma conta e simplesmente publicar o que lhe vier à cabeça, é uma completa perda de tempo e dinheiro.
2 – Identificação da Persona de Marketing
O segundo passo para quem deseja saber como vender serviços no Instagram é determinar o que chamamos de Persona de Marketing do seu serviço, ou seja, o perfil de pessoas que são consumidores em potencial do serviço que você oferece.
Como vender serviços no Instagram é conectar a sua mensagem às pessoas corretas, é preciso determinar as características dessas pessoas que você deseja impactar, para só mais adiante, como veremos neste artigo, começar a construção de uma base de seguidores sólida para o seu perfil.
Neste trabalho você deverá identificas itens como:
- Faixa etária dos consumidores em potencial do seu serviço;
- Gênero dessas pessoas
- Objetivos e sonhos;
- Obstáculos que as impedem de contratar o seu serviço.
Com essa Persona de Marketing desenhada o desafio de como vender serviços no Instagram ficará bem mais fácil, principalmente na hora de criar a sua base de seguidores e outro ponto fundamental, o desenvolvimento de conteúdo para suas publicações.
3 – Criação de uma conta profissional
Um dos principais segredos para quem tem interesse em vender serviços pelo Instagram é saber separar o que é pessoal do que é profissional.
O Instagram possui dois tipos de Contas. A primeira, e mais conhecida, é a Conta Pessoal, ou Perfil Pessoal como também é conhecido, aquele que estamos acostumados a lidar no dia a dia, onde vemos atualizações sobre nossos amigos, parentes e interesses pessoais.
A outra, é o que chamamos de Conta Comercial, também chamado de Perfil Comercial, que é a usada para a promoção de marcas, produtos e serviços. Este tipo de conta é totalmente voltado para o marketing digital, contando com muito mais ferramentas e formas de mensuração de resultados de nossas ações.
Estas duas contas, embora pareçam ser a mesma coisa, na verdade têm diferenças gritantes, tanto na estrutura em si, como também no tipo de conteúdo que publicamos.
Como vender serviços no Instagram é uma atividade obviamente comercial, do ponto de estrutura, a primeira coisa a fazer é transformas a sua Conta Pessoal em Conta Comercial, para poder começar da maneira correta.
Se você deseja manter a sua Conta Pessoal, para poder se divertir com seus amigos e parentes, a melhor coisa a fazer é criar uma Conta Comercial separada, única e exclusivamente para fazer a divulgação dos seus serviços.
Separe o pessoal do comercial. No seu perfil pessoal vale colocar fotos do aniversário dos filhos, fotos do seu pet e outras coisas pessoais e divertidas. Já no perfil comercial a coisa é bem diferente.
4 – Se posicionando como uma autoridade
Criar uma Autoridade em sua área é outro ponto fundamental para quem interesse em saber como vender serviços no Instagram, e posso dizer que sem este trabalho, suas chances de aumentar as vendas de seus serviços é muito pequena.
As pessoas compram serviços de quem elas têm a percepção de conhecer muito sobre o assunto. Dificilmente alguém vai enviar uma DM ou acessar o link no perfil da sua Bio, simplesmente porque você postou que presta um determinado serviço.
As pessoas querem antes de contratar um serviço, saber o que você faz, como você faz, e por que não dizer, porque você faz.
Por isso, fazer publicações informando sobre detalhes do serviço que você presta, que tipo de problemas ele resolve, seus benefícios e vantagens é fundamental nessa rede social.
Fotos e vídeos sobre o seu trabalho são uma forma de criar essa Autoridade e atrais um número cada vez maior de seguidores que realmente estão interessados no serviço que você tem a oferecer.
O mercado hoje em dia não é mais uma batalha de produtos, mas sim uma batalha de percepções, como diz Al Ries, especialista em marketing e autor do livro Posicionamento.
Se você, por exemplo, está divulgando uma clinica de estética no Instagram, ou então está divulgando um salão de beleza, as pessoas gostariam de ver o resultado do seu trabalho. Portanto, crie uma autoridade na área em que você atua.
A criação dessa Autoridade nos remete ao nosso próximo tema que é a criação de conteúdo para o seu Perfil Profissional.
5 – Desenvolvimento de conteúdo para o seu perfil
Essa é outra etapa fundamental, pois é isso que na verdade constrói a sua imagem, atraindo seguidores e compradores em potencial.
Como vender serviços no Instagram está se tornando um desafio cada vez mais difícil, em função da concorrência, muita gente acaba perdendo seu tempo simplesmente porque só publicam mensagens comerciais.
Toda estratégia de marketing nas redes sociais envolve a publicação de temas que acrescentem valor ao dia a dia das pessoas, criando assim, laços de relacionamento que acabam gerando vendas.
Como vender serviços no Instagram, como dissemos logo no primeiro item deste nosso roteiro, envolve a criação de laços de relacionamento e envolvimento com o público que você deseja atingir, o conteúdo é fundamental.
Use e abuse de todas as ferramentas e formatos de publicação oferecidos pela ferramenta, como por exemplo:
- Posts
- Stories
- Vídeos
- Reels
- IGTV
- Instagram Ads
O importante é que em suas publicações você instigue e esclareça os seus seguidores em relação ao seu serviço e o que ele pode fazer pelas pessoas, e promova o engajamento com suas publicações, estabelecendo assim uma comunidade em torno do seu perfil.
É por isso que em nosso Curso de Instagram Para Negócios, dedicamos um módulo extenso sobre este assunto, justamente para mostrar a você como vender serviços no Instagram sem que seja necessária uma mensagem comercial explícita.
6 – Construção de uma base de seguidores sólida
Se você acredita que para solucionar o seu problema de como vender serviços pelo Instagram bastará arregimentar milhares de seguidores para o seu perfil, você está indo em um caminho totalmente errado.
É claro que o número de seguidores do seu perfil é importante, e de certa forma reforça a sua Autoridade, como mencionamos anteriormente, mas se essa base de seguidores não estiver intimamente relacionada ao serviço que você oferece no Instagram, essa busca insaciável por seguidores será pura perda de tempo.
Como dissemos no segundo item deste artigo, é aí que a Persona de Marketing entra com toda a força. Os usuários seguem uma conta no Instagram, pelo grau de afinidade que ela tem com seus interesses, desejos e necessidades.
Muita gente acredita que o número de seguidores tem algum impacto sobre a relevância e alcance das publicações do perfil. Ledo engano. O Algoritmo do Instagram não está nem aí para o seu número de seguidores.
O que o Instagram avalia para determinar a relevância do perfil é o grau de engajamento das publicações, tipo de conteúdo e frequência. É isso que dá alcance às suas publicações.
7 – Promova o engajamento
Por fim, vamos a questão do engajamento, fator fundamental para vender produtos e serviços pelo Instagram, e muitas vezes negligenciado por marcas e profissionais liberais que assumem uma postura meramente panfletária nessa rede social.
Como vender serviços no Instagram se você não conversa com as pessoas, não interage com elas para deixar claro o que você está oferecendo?
Para muita gente a resposta pergunta sobre como vender serviços no Instagram se resume a publicar posts e receber likes. Isso não funciona. Likes são o que chamamos de engajamento passivo, ou seja, você só recebe.
É necessário buscar o engajamento passivo, através de comentários e DMs, dando vida ao seu perfil e mostrando que você se interessa pelas pessoas que estão seguindo o seu perfil.
8 – Use os Instagram Ads
Por mais que o seu perfil tenha um bom conteúdo, o seu alcance orgânico será relativamente pequeno, é sempre recomendável utilizar os Instagram Ads, os anúncios do Instagram.
Por isso, querendo ou não, você terá que investir na veiculação de anúncios, e como eu costumo dizer em nosso Curso de Facebook Ads e Instagram Ads, a mágica nessa parte é saber como segmentar esses anúncios.
Por isso, é importante que você crie Públicos Personalizados e também Eventos de Conversão, para poder direcionar seus anúncios para quem realmente interessa.
Nada de ficar queimando dinheiro exibindo anúncios para quem não tem o menor interesse no que você vende. Você anunciaria uma pizza de lombinho de porco com bacon para uma pessoa que é vegana?
Se além de saber como vender serviços no Instagram você tiver interesse em aprender mais técnicas e dicas sobre essa rede sociais, não deixe de visitar a nossa seção de Artigos Sobre Instagram.
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Por Alberto Valle, fundador e instrutor da Academia do Marketing
Achei excelente o seu conteúdo sobre como vender pelo Instagram. Muito orientador!
Olá Antônio
Ficamos satisfeitos em saber que o nosso roteiro com as opções para vender no Instagram foi de seu agrado.