Dicas para desenvolver sua carreira como analista de mídias sociais
Todo conhecimento tem seu espaço: formados em exatas, podem trabalhar com análise de dados e métricas, formados em TI são excelentes para automatizar processos e desenvolver recursos para facilitar o trabalho de todos e, claro, quem possui formação em ciências humanas e comunicação podem atuar em praticamente todas as frentes.
Eu sei que o assunto é meio batido, mas gostaria de colocar aqui minha opinião sobre os requisitos importantes para um analista de mídias sociais.
Primeiramente, conforme disse nesse post, depende da especialidade que você pretende seguir. Cada área exige certas habilidades próprias e não dá para um profissional ter todos os requisitos para executar todas as áreas.
Mas uma coisa tem que ser essencial: ter formação acadêmica e conhecimentos sólidos. Não dá para qualquer um assumir trabalhos dentro de social media. Um analista de mídias sociais é um profissional altamente especializado.
Nisso, todo conhecimento tem seu espaço: formados em exatas podem trabalhar com análise de dados e métricas, formados em TI são excelentes para automatizar processos e desenvolver recursos para facilitar o trabalho de todos e, claro, quem possui formação em ciências humanas e comunicação podem atuar em praticamente todas as frentes.
Para cada especialidade uma formação
Em cada especialidade de social media, há alguns requisitos que são mais importantes.
Por exemplo, um especialista em produção de conteúdo deve, além de ter uma redação clara e linguagem adequada, possuir um espírito jornalístico para ir atrás de pautas e verificar informações e sólidos conhecimentos das técnicas de Webwriting.
Um community manager deve gostar de lidar com pessoas, ter paciência e proatividade em ir atrás para resolver problemas e desenvolver relacionamento com os usuários.
Um analista de métricas deve ter afinidade com números e ter um equilíbrio entre conhecimentos matemáticos e embasamento em marketing.
Para desenvolver algumas dessas habilidades, cursos ajudam muito para aprendizado e atualização, mas costumo dizer que, não adianta nada você fazer mil cursos se não põe em prática o que aprendeu e, principalmente, não transforma isso em portfólio.
Por exemplo, se você faz um curso de monitoramento e métricas, por que não pegar um trial de ferramenta, como o Scup já oferece, e fazer uma pequena análise sobre alguma marca ou assunto específico e disponibilizar isso em algum blog ou Slideshare?
Além de sedimentar o conhecimento adquirido, você mostra para o público e futuros empregadores, de que é capaz de fazer o trabalho e ainda por cima fica sujeito a feedbacks construtivos de profissionais mais experientes.
Digo isso porque o que mais tem no mercado hoje são currículos cheios de cursos realizados, mas poucos mostrando que esses cursos trouxeram algum resultado ou que mostram o que o profissional aprendeu com tudo isso.
Finalizo enfatizando um conselho dado por muitos profissionais da área: busque se diferenciar dos outros profissionais, tenha algo que os outros não possuem.
Veja o que estão fazendo atualmente e faça diferente. Pergunte, peça conselhos e, principalmente, não pare. Bons profissionais, cedo ou tarde, são sempre reconhecidos.
Para complementar as informações deste artigo, sugerimos que você leia o nosso artigo sobre os Conhecimentos Necessários Para Ser Um Analista de Redes Sociais.
Com essas dicas para desenvolver sua carreira como analista de mídias sociais, acredito que seu desenvolvimento profissional possa ser aperfeiçoado. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Gabriel Ishida no Scup Ideias