Marketing empresarial no LinkedIn e suas opções
Ao contrário do que muita gente pensa, o marketing empresarial no LinkedIn também tem seu espaço. Faz todo sentido.
Já que a LinkedIn é a maior plataforma de relacionamento profissional do planeta, por que as empresas não deveriam ter uma presença marcante também nesta mídia?
O problema para criação de uma estratégia de marketing empresarial no LinkedIn é que ela precisa estar totalmente alinhada à proposta original do LinkedIn, ou seja se incorporar ao espírito da rede, o desenvolvimento do networking profissional.
O LinkedIn apresenta diversas opções de marketing digital para pequenas empresas e empresas de grande porte, mas é preciso conhecer os caminhos certos para evitar problemas na rede.
A diferença entre o LinkedIn e outras mídias sociais
Ao contrário da maioria das redes sociais horizontais, onde o comportamento dos usuários não é pautado por nenhum tipo de código ou regra de procedimento, o LinkedIn, por se tratar de uma rede social vertical (segmentada por assunto ou interesse), possui um código próprio de comportamento e também de marketing.
Por isso, ao partimos para uma presença de marketing empresarial no LinkedIn, precisamos ter o cuidado de não ferir nem as regras explicitas da rede e nem as implícitas, aquelas que não estão escritas em qualquer lugar, mas que sabemos que regem os relacionamentos nesta rede.
Do ponto de vista do marketing pessoal no LinkedIn, a violação dessas regras pode significar simplesmente (?) o isolamento profissional, mas quando falamos em uma presença empresarial, isso pode significar um profundo desgaste para a marca.
As opções para o marketing empresarial no LinkedIn
Para evitar erros na hora de criar uma presença que envolva o marketing empresarial no LinkedIn, vamos analisar as quatro dimensões disponíveis que são apresentadas em nosso curso de marketing em mídias sociais. Se nos mantivermos dentro dos limites delimitados pela cultura da rede, não corremos o risco de vermos a imagem da marca manchada por uma presença inconveniente.
Páginas Empresariais no LinkedIn
O ambiente de marketing empresarial no LinkedIn mais conhecido são as Páginas Empresariais. Nelas as marcas podem fazer uma apresentação formal da empresa, nos moldes das Fan Pages no Facebook.
Nas Company Pages do LinkedIn é possível criar um resumo sobre a empresa e trabalhar de forma bastante profissional a imagem da marca, com espaço para descritivo da proposta de trabalho da empresa, atualizações e também uma área para disponibilizar informações sobre vagas de trabalho.
Existe também a opção para que as empresas façam uma breve descrição de seus produtos e serviços, mas esta opção foi extinta dia 15/03/2014 e substituída pela Showcase Pages.
Clique aqui e conheça a página da Academia do Marketing no LinkedIn.
Showcase Pages
As Showcase Pages são ferramentas mais recentes do LinkedIn e entraram para substituir a antiga aba de Serviços disponível nas Páginas Empresariais. Funcionam como extensões da página principal da empresa e podem ser usadas para destacar produtos, serviços ou unidades de negócios específicas das empresas.
São interessantes para criação de um relacionamento mais focado ainda com os profissionais que utilizam o LinkedIn e até mesmo com outras empresas que podem ser interessante do ponto de vista de negócios e parcerias comerciais.
Nas Showcase Pages, como nas páginas corporativas, também é possível a postagem de atualizações para criarmos um canal de comunicação dinâmico com o público que pretendemos atingir.
Recentemente o LinkedIn adicionou a opções de Promover Postagens, tanto nas Páginas Empresariais quanto nas Showcase Pages, nos moldes do Facebook com a Promoção de Publicações.
LinkedIn Ads
São os anúncios pagos no LinkedIn, uma forma bastante interessante de divulgação de produtos e serviços no LinkedIn. Embora não possuam ainda os recursos de segmentação que dispomos nos Facebook Ads, por exemplo, nos permitem um certo grau de opções de seleção do público que pretendemos impactar.
É sem sombra de dúvida uma ótima opção para alguns segmentos empresariais tidos como mais “sisudos” que não encontram um ambiente propício para veiculação de suas mensagens publicitárias em outras mídias sociais mais informais como o Facebook, por exemplo.
Como no caso dos Facebook Ads, os anúncios no LinkedIn também possuem algumas técnicas próprias bem diferentes das usadas no Google Ads, por exemplo, já que se trata de um segmento de marketing completamente distinto. No caso do Google Ads estamos tratando de marketing de busca e quando usamos LinkedIn Ads estamos tratando de marketing de display.
Marketing de Relacionamento
Essa é a verdadeira essência das mídias sociais e parte fundamental de qualquer estratégia de marketing empresarial no LinkedIn. A criação de laços de relacionamento sólidos é talvez a maior ferramenta para construção de uma presença sólida em qualquer rede social, e no LinkedIn não haveria de ser diferente.
Seja no marketing pessoal no LinkedIn ou no marketing empresarial, é importante estar em contato constante com seus seguidores, fãs e conexões nas diversas redes. No LinkedIn esse contato é menos intenso, mas deve ser igualmente cultivado como parte fundamental da sua estratégia de marketing.
No caso do LinkedIn essa interação se dá através da publicação de atualizações nas Páginas Empresariais e Showcases Pages, participação ativa em Grupos relacionados às áreas de atuação da empresa e outras intervenções mais pontuais.
O importante em todos estes casos é ter uma atuação, acima de tudo, contributiva, ou seja, agregar valor real à discussão e não, transformar essas ações em simples oportunidades de divulgação da marca.
Como você pode constatar, ao contrário do que muita gente imagina, o LinkedIn oferece sim, ótimas opções de divulgação para as marcas que decidem por ter uma presença ativa nesta rede. Não é por outra razão que em nosso Curso de LinkedIn dedicamos vários módulos a esse tipo de presença além do marketing pessoal nesta rede.
Ter uma estratégia de marketing empresarial no LinkedIn deve estar sempre entre as opções na hora de se criar um plano de marketing digital para qualquer empresa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Olá pessoal
Valeu pelas dicas sobre como divulgar uma empresa no LinkedIn. Nosso negócio é B2B e acho que o LinkedIn seria mais adequado em termos de marketing nas mídias sociais.
Olá Rafael
Bom saber que o nosso artigo sobre divulgação de empresas no LinkedIn lhe foi útil.
Artigo muito bom! Achei muito válidas as dicas, mas acho inviável fazer anúncios pois são muito caros. Mas com certeza ter uma página empresarial é uma base para desenvolver uma boa estratégia de marketing e networking na plataforma.