O que é Google Analytics
Se você ainda não sabe o que é Google Analytics , pode estar perdendo diversas oportunidades de negócios no mundo online por não entender a audiência do seu site.
O Google Analytics é um sistema gratuito de monitoramento de tráfego que pode ser instalado em qualquer site, loja virtual ou blog, e ferramenta fundamental para o marketing digital.
O objetivo principal do Google Analytics não é apenas saber quantos usuários acessam o seu site e sim, de que forma esses usuários se comportam ao navegar pelas diversas páginas e seções deste site.
É com base nas informações coletadas através do Google Analytics que podemos analisar se os visitantes de um determinado site estão tendo o comportamento esperado como resposta a uma determinadas campanha de marketing online.
A ferramenta nos permite verificar se os visitantes estão fazendo exatamente o que esperávamos no projeto inicial, e se não, o que pode ser feito para corrigir o problema.
O monitoramento de tráfego é uma das principais funções de qualquer atividade online e indispensável para a gestão de negócios neste segmento, e Google Analytics, ou GA como também é conhecido, é a ferramenta padrão do mercado.
O que é Google Analytics e como ele funciona
Após esta introdução onde definimos inicialmente o que é Google Analytics e qual o seu papel no marketing digital, vamos dar uma visão mais detalhada sobre a ferramenta e seus principais recursos.
1 – Principais recursos disponíveis no Google Analytics
Os recursos do Google Analytics parecem ser infinitos e justamente por isso é considerado atualmente uma das principais ferramentas de gerenciamento de decisões na Web.
Veja algumas das informações que ele fornece:
- Número total de visitantes, visitante único e visitantes que retornam ao site;
- Comportamento dos visitantes do seu site enquanto navegam nele;
- Origens de tráfego – De onde estão vindo os acessos que chegam ao site;
- Metas – Quais as metas traçadas para o site foram atingidas;
- Taxa de conversão das ações de marketing executadas;
- Marketing – Quais as campanhas de marketing que proporcionam melhor resultado;
- Mídias Sociais – Quais de suas ações em redes sociais lhe trazem maior acesso;
- Resultados de e-commerce – Como anda o desempenha da sua loja virtual.
Atualmente, nenhum administrador de site ou profissional de marketing digital pode trabalhar sem essa ferramenta.
O Google Analytics é um verdadeiro mapa da mina para quem deseja entender melhor a interação dos usuários com um site ou campanha de marketing online.
2 – As opções disponíveis no Google Analytics
No estágio atual de tecnologia da ferramenta, praticamente não existe o que não possa ser mensurado em termos de comportamento online.
Para quem não sabe o que é Google Analytics em detalhes, ele pode parecer apenas um sistema de monitoramento de acessos, mas na verdade ele funciona como verdadeira ferramenta para tomada de decisões gerenciais.
Como dito no início deste artigo, o GA vai muito além da contagem de visitas. As configurações do Google Analytics nos permitem identificar caminhos de navegação, formas de interação e coletar dados que nos ajudam no desenvolvimento e aperfeiçoamento do site e seu conteúdo.
3 – A função do Google Analytics no marketing digital
O principal uso do o Google Analytics é no monitoramento de resultados das campanhas de marketing digital. A grande vantagem do marketing online sobre o marketing convencional é o fato de podermos mensurar exatamente o resultado da campanha e determinar através do ROI – Return of Investment.
Com o GA você poderá determinar qual foi o retorno que cada uma das suas campanhas campanha trouxe em termos de faturamento ou qualquer outro critério de conversão que seja estabelecido, como preenchimento de formulários de pedido de informações ou a assinatura de uma Newsletters.
Uma campanha de marketing digital sem monitoramento, não faz o mínimo sentido, já que sem ele não podemos mensurar seus resultados e avaliar sua eficácia.
4 – Usando o Google Analytics no e-commerce
Sabendo o que é Google Analytics e opções que ele possui e recursos, vamos ver agora o que ele pode fazer para sites de e-commerce, onde também é uma ferramenta fundamental.
Para o comércio eletrônico, além de ferramenta de monitoramento dos resultados de campanhas digitais, o Google Analytics funciona como um verdadeiro termômetro de resultados.
Através das informações que ele proporciona é possível analisar o desempenho de vendas de cada produto em uma loja virtual e com base nestas informações, melhorar seu desempenho.
Mais do que isso, é possível saber que tipo de ação de marketing digital está proporcionando o melhor resultado e também o valor desse retorno, nos dando subsídios para decidir quais são os canais de maior potencial de conversão.
Administrar um e-commerce sem o Google Analytics e domínio das técnicas de operação da ferramenta e interpretação dos dados é como navegar em alto mar sem uma bússola ou GPS.
Como costuma dizer Avinash Kaushik, o guru do Google Analytics e seu principal evangelista, “um site sem uma ferramenta de monitoramento de tráfego deve ser considerado um crime contra a humanidade”.
5 – O Google Analytics não é uma bola de cristal
Agora que você já tem uma boa ideia de o que é Google Analytics, vamos colocá-lo em sua devida proporção, em termos de ferramenta de marketing digital e mensuração de resultados.
O Google Analytics não aponta para você onde está o problema. Ele fornece uma série de informações com base nas quais você poderá tirar suas conclusões através da interpretação dos gráficos e tabelas gerados. É o que chamamos de Web Análise na versão abrasileirada.
Através da web análise e do domínio das ferramentas disponíveis que você poderá ter uma leitura clara de todas as informações referentes a números e comportamento dos usuários de qualquer tipo de site, seja ele de conteúdo ou comércio eletrônico.
Para auxiliar nessa função, criamos o curso de Google Analytics e Web Análise que realizamos mensalmente no formato presencial e também disponível no formato online.
Nesse treinamento explicamos os principais conceitos de web analytics e apresentamos as diversas ferramentas do Google Analytics.
Agora que você já sabe o que é Google Analytics, não se esqueça de deixar este item em destaque no planejamento do seu site, blog ou loja virtual. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Achei interessante e seguro organizado. Eu acho que vou Baixar, não sei bem como td funciona mas estou achando muito prático Obgd
Olá Cláudio
Não é necessário baixar. O Google Analytics funciona online, e a única coisa que você precisa fazer é criar a sua conta e conectá-la ao seu site.
Gostei bastante das explicações sobre o que é Google Analytics e como ele funciona. Estou começando agora no marketing digital e toda informação é bem vinda.
Olá João
Ficamos satisfeiros em saber que o nosso artigo explicando o que é Google Analytics e como ele funciona foi útil para você.
O Google Analytics é uma ferramenta de excelente utilidade, na verdade sou viciado nessa ferramenta
gosto de ver todos os gráfico do meu site, parabéns pelo conteúdo.
Excelente conteúdo sobre a ferramenta Google Analytics. Esta ferramenta é essencial e na minha opinião toda pessoa (e empresa) que possui um site deve ter!
Olá Thiago
Concordamos plenamente com você. É importante que as pessoas saibam o que é Google Analytics, justamente para conseguirem entenderem o seu tráfego e também os resultados de suas campanhas de marketing digital.
Ótimo conteúdo.Sem dúvida ajudando muita gente por aqui
Entender o Analytics foi uma peça fundamental para melhorar o meu site.
Abraço
Olá Gustavo
Realmente, saber o que é e como funciona o Google Analytics é fundamental para quem deseja ter sucesso em marketing digital.
olá, como eu poderia descrever de forma objetiva num seminário o que é o google analytics?
Olá Michaelle
Como dito no texto, o Google Analytics é uma ferramento de monitoramento de tráfego e acompanhamento de resultados em campanhas de marketing digital, e em alguns casos até mesmo campanhas offline.
Belo artigo sobre o Google Analytics o seu. Era o que procurava, venho acompanhando alguns post deste site e estou adorando ler-los.
Um ótimo Conteúdo, também fiz um Artigo referente ao Google Analytics, uma Ferramenta Além de ser Poderosa sem nenhum Custo
Olá como faz para instalar o Analytcs no meu site
Olá Rodrigo
É bem simples. Basta você acessar o endereço https://analytics.google.com/ e criar a sua conta. É importante prestar atenção às configurações que você irá fazer, como filtros de IP e etc… para que tudo funcione direitinho.
Feito isso, basta você inserir os códigos em todas as páginas do seu site que você deseja monitorar.
Um grande abraço e sucesso!
Alberto Valle
Ola.
Não tenho um site ainda mas possuo uma página no Facebook onde o meu negócio acontece.
Consigo usar o Google Analytics com minha pagina do Face também ou apenas sites podem ser cadatrar?
Obrigao.
Olá Cícero
O Google Analytics só pode ser utilizado em sites. Para medir o tráfego da sua página no Facebook você deverá usar o Facebook Insights.
Um grande abraço e sucesso
Alberto Valle
Bom dia!!! Você sabe me esclarecer se tendo uma conta gratuita no Wix é inviável fazer a inscrição no Google Analytics??? pelo que vi sim, mas não tenho certeza se tentei do modo correto… Desde já agradeço.
Olá Maiara
Não dispomos dessa informação, pois nunca trabalhamos com esta plataforma. Para desenvolvimento de sites, lojas virtuais e blogs usamos o WordPress, que oferece uma gama de recursos completa. Veja mais sobre essa plataforma em http://academiadomarketing.com.br/wordpress/
Um grande abraço e sucesso!
Equipe Academia do Marketing
Olá , Então o Analytcs não é uma página divulgadora é somente um gráfico e que ,lhe indica o andamento e proporções da sua p´agina . OK / ?
Olá Israel
É isso mesmo. O Google Analytics não é uma ferramenta de divulgação e sim de acompanhamento de tráfego. Sua finalidade é justamente nos ajudar a entender o comportamento dos visitantes de nosso site e resultados de campanhas online.
Um grande abraço e sucesso!
Alberto Valle
deve ser considerado um vrime contra a humanidade”.
Exatamente isso Cláudio. O Avinash, como todo apaixonado pelo que faz, é bastante enfático em suas afirmações. Ele considera um site sem metas de conversão um verdadeiro crime contra a humanidade.
Um forte abraço
Alberto Valle