O que é Inbound Marketing e como ele funciona

Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, prepare-se, pois este ano essa será uma expressão recorrente nas discussões sobre marketing online aqui no Brasil, pois lá fora já está bombando há algum tempo.

O Inbound Marketing é uma estratégia composta por uma série de ações online que têm como objetivo atrair tráfego para um site e trabalhar este tráfego de forma a se converter em Leads ou consumidores efetivos dos seus produtos ou serviços.

Saber o que é Inblound Marketing e como ele funciona é importante para qualquer empreendedor digital e profissional de marketing, porque ele vem se revelando uma das mais poderosas ferramentas de marketing online da atualidade, e promete ser uma das mais fortes tendências para o marketing digital em 2021.

Por que Inbound Marketing

Estamos passando por um momento em que o marketing direto convencional dá lugar ao marketing de relacionamento, onde ao invés de oferecermos diretamente produtos e serviços, o objetivo é criar pontos de relacionamento, para então divulgar nossa proposta de valor.

É o que está sendo conhecido como Novo Marketing, uma forma de atrair a atenção de clientes em potencial, apresentando conteúdos que agregam valor ao dia a dia das pessoas, em uma técnica muito menos invasiva que outras usadas no marketing tradicional na Internet.

Uma das vantagens do Inbound Marketing é a sua segmentação. Por ser composto por uma série de ações que buscam despertar o interesse do público para a marca, seus produtos ou serviços, o público resultante destas ações é extremamente segmentado.

Isso facilita em muito o trabalho de inserção deste público em um funil de vendas, desenhado de acordo com a Jornada de Compra do Consumidor, que possibilita às marcas, conseguir uma drástica redução no custo de aquisição de clientes ao mesmo tempo em que a posiciona como uma referência em seu mercado.

Outro grande argumento de defesa do Inbound Marketing é sua elevada taxa de conversão. As ações de Inbound Marketing tendem a apresentar um ROI muitíssimo superior ao obtido em campanhas online convencionais.

Isso por si só já seria argumento suficiente para você cair de cabeça no Novo Marketing, mas existe outro que é definitivo.

Em tempos de mídias pagar ficando cada vez mais caras, com os preços dos links patrocinados no Google Ads indo as nuvens e Facebook Ads idem, as táticas de Inbound Marketing custam 60% menos que as ações do marketing convencional.

Em tempos difíceis como os que estamos vivendo no Brasil, esse é o argumento final, e sabendo o que é Inbound Marketing você pode colocar isso em prática. O que é Inbound Marketing neste momento? É economia de recursos e aumento de eficiância.

O Que é Inbound Marketing

Como funciona o Inbound Marketing

Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing, vamos ver como ele funciona e quais são suas principais ferramentas de trabalho, porque eu sei que depois do que você leu até aqui, deve estar louco para saber como implementá-lo.

No Outbound Marketing, a estratégia é uma abordagem direta do cliente para oferecer produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente.

No Inbound Marketing a coisa funciona exatamente ao contrário, desenvolvemos conteúdo gratuito e fazemos com que o cliente é que venha ao encontro da marca.

O Inbound Marketing é uma consequência direta da evolução da própria Internet. No momento atual, seja através de ferramentas de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber e como vão receber.

O resultado é que a porta está sendo fechada para as ações de Outbound Marketing, na medida em que o processo de venda hoje em dia se dá mais sobre a criação de contados com potenciais cliente do que através de ações invasivas.

As ferramentas do Inbound Marketing

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é Inbound Marketing, vamos ver as ferramentas que colocam esta entre as principais estratégias de marketing digital dos dias de hoje.

Uma estratégia de Inbound marketing é baseada na produção de conteúdo de relevante que é oferecido de forma gratuita através de canais como:

  • Blogs associados ao site da marca
  • Mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e outras
  • SEO – Search Engine Optimization
  • E-mail marketing
  • Landing Pages

Uma característica interessante do Inbound Marketing é que ele trabalha de forma extremamente integrada, buscando sempre a criação de uma sinergia no marketing digital que potencializa suas ações.

Um erro comum que temos visto ultimamente é confundir o Inbound Marketing com Marketing de Conteúdo. O segundo na verdade é apenas uma das ferramentas do Inbound e trabalha alinhado com diversas outras ferramentas.

Para saber um pouco mais sobre este assunto, sugerimos que você leia o nosso artigo A Diferença Entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo.

O que significa Inbound Marketing

A função de cada canal no Inbound Marketing

Você agora já sabe o que é inbound marketing e como ele funciona, mas vamos ver como estes canais trabalham e se conectam para atingir os objetivos de conversão.

Blog – O blog associado ao site da marca é o início de todo o trabalho. Nele oferecemos conteúdo de qualidade, produzido especialmente para impactar de forma positiva a persona de marketing que desenhamos na etapa de criação da nossa estratégia de marketing digital.

Mídias Sociais – Em uma ação complementar a publicação de conteúdo no blog da empresa, usamos as mídias sociais como Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, Twitter e outras, para potencializar o alcance das publicações e buscar engajamento com o público-alvo de nossas campanhas.

SEO – O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é essencial no Inbound Marketing. O conteúdo produzido deve passar por um trabalho intensivo de SEO para que conquiste posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores como o Google, para reforçar seu trabalho de marketing de busca.

E-mail Marketing – O que é Inbound Marketing se não mais uma ferramenta para segmentação de listas de e-mail. Com as tags certas, você pode criar listas que vão lhe garantir um mailing de altíssimo potencial de retorno, por ser composto por Leads qualificados durante o processo.

Landing Pages – Esse é o momento decisivo de toda estratégia de Inbound Marketing. É nela que se dá a argumentação final para inserção do visitante no funil de conversão. Ela precisa ser muito bem elaborada para que se dê início ao processo de conversão da campanha.

Talvez você esteja se perguntando onde encontrar profissionais capacitados para desenvolver todo este conteúdo. Bem, a resposta é simples: contrate freelancer de conteúdo online em sites especializados.

Afinal de contas, o que é Inboud Marketing se não uma estratégia onde se tem muita necessidade de conteúdo. Para lidar de maneira adequada com essa questão, você irá precisar de um profissional que tenha as competências que o mercado exige.

Uma poderosa ferramenta de geração de Leads

O objetivo do Inbound Marketing não é apenas o da conversão imediata. Ele funciona muito bem como estratégia para a captação de Leads para o seu negócio, ou seja, chamar para o seu site, lista de e-mails ou rede social, um grupo de pessoas que esteja realmente interessado em seu produto ou serviço.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é Inbound Marketing, o que acha de começar a traçar a sua estratégia? Mantenha-se atualizado assinando nosso Boletim Informativo.

11 Comments

  1. Graziely Ramos 31 de março de 2021 at 13:40 - Reply

    Adorei o seu conteúdo, muito informativo! Achei muito bom, Inbound Marketing

    • Academia do Marketing 31 de março de 2021 at 19:33 - Reply

      Olá Graziely

      Ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre Inbound Marketing foi útil para você, principalmente em se tratando de uma colaboradora de uma agência de marketing digital que atua nesta área.

      Um grande abraço e sucesso a vocês todos!

  2. Eudes Teixeira 7 de setembro de 2020 at 08:40 - Reply

    Matéria muito boa sobre o que é Inbound Marketing. Parabéns a todos. Quero conhecer mais sobre marketing digital.

    • Academia do Marketing 7 de setembro de 2020 at 09:39 - Reply

      Olá Eudes

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que você gostou do nosso artigo mostrando as oportunidades do Inbound Marketing para quem trabalha com marketing digital.

      Um grande abraço e sucesso!

  3. Isaltino 29 de julho de 2020 at 22:44 - Reply

    Excelente materia sobre Marketing Digital, esclarecedor, objetivo e com palavras de simples entendimento, até mesmo para um iniciante na materia como eu.

    • Academia do Marketing 30 de agosto de 2020 at 22:32 - Reply

      Olá Isaltino

      Ficamos agradecidos pelo seu feedback e muito satisfei,tros em saber que o nosso artigo explicando o que é Inbound Marketing foi útil para você.

  4. Rodrigo 28 de março de 2019 at 15:03 - Reply

    Showw.. tenho uma empresa de marketing digital em londrina e esse tipo de conteudo sobre Inbound Marketing só vem a agregar… forte abraço!

  5. Mauro 13 de março de 2018 at 14:42 - Reply

    Caro alberto, muito bom esse artigo sobre Inbound M. Nos auxilia mt a abrir a mente para novas tecnologias e suas orientações agem como bússola a nos indicar o norte para nossas carreiras.Grato

  6. Isaac 16 de março de 2017 at 21:45 - Reply

    Olá Tenho aprendido bastante aqui com vocês, no inicio eu tiver muita dificuldade pra entender como funciona o processo do inbound marketing, ferramentas etc.. essa postagem ajuda bastante principalmente que esta começando agora e ainda esta com dificuldade.. no inicio eu errei muito, atirava pra todo lado, hoje eu foco em somente uma estrategia o SEO.. espero ter sucesso e atrair tráfego. Bem obrigado por compartilhar o conhecimento isso ajuda muito a nos que estamos iniciando no marketing digital.

    Isaac Rodrigues

  7. Paulo Sebin 22 de julho de 2016 at 17:27 - Reply

    Muito legal esse artigo. A agência onde trabalho está se especializando em inbound. Trabalho mais precisamente com SEO, mas estou pesquisando a respeito de inbound.

    Na parte ao qual o artigo classifica os canais do Inbound Marketing, diz redes sociais, SEO, landing pages e blog. Mas não estaria faltando links patrocinados, mais precisamente campanhas de Adwords? Ao que sei, as campanhas de anúncios no Google também são usadas para levar tráfego qualificativo e assim gerar leads.

    • Academia do Marketing 23 de julho de 2016 at 12:26 - Reply

      Olá Paulo

      Podemos utilizar também os links patrocinados, mas no artigo O Que é Inbound Marketing, nosso objetivo foi o de enfatizar a aplicação das técnicas de SEO, justamente para manter o custo da campanha baixo, e sermos fiéis à ideia de geração de tráfego orgânico.

      Um grande abraço e sucesso!

      Alberto Valle

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