O que é Marketing de Busca e sua importância no marketing digital

Desconhecer o que é marketing de busca e qual a sua importância no contexto do marketing digital pode significar a perda de uma das melhores e mais baratas oportunidades de exposição da sua marca nas páginas de respostas das ferramentas de busca como o Google e Bing.

O marketing de busca, também conhecido como SEM – Search Engine Marketing, é o segmento do marketing digital que tem como foco estratégias e ferramentas de divulgação em ferramentas de busca como Google, Yahoo e Bing.

No caso de e-commerce, podemos também incluir nesta categoria os buscadores e comparadores de preços também, como Google Shopping, Buscapé e Shopping UOL.

Para quem trabalha com mídias sociais, também é extremamente importante saber o que é marketing de busca, pois seus conceitos são amplamente utilizados em perfis e conteúdos, no que é conhecido como trabalho de SMO – Social Media Optimization.

Para os mais experientes pode parecer estranho que alguém não saiba o que é marketing de busca, mas a realidade mostra que o desconhecimento sobre o funcionamento do marketing de busca tem levado vários empreendedores online novatos a perderem grandes oportunidades de negócios e fatias consideráveis do marcado.

1 – O que é Marketing de Busca

Para que você possa entender o que é marketing de busca, vamos em primeiro lugar deixar claro o conceito que envolve esta que é uma das principais estratégias de marketing digital, principalmente para as marcas que desejam conseguir exposição nas pesquisas realizadas nos diversos mecanismos de busca.

O Marketing de Busca é um conjunto de técnicas e estratégias que têm como objetivo colocar as páginas de um site em destaque nas páginas de resultados de busca, como o Google e Bing, por exemplo.

Nossa intenção neste artigo não se restringe simplesmente a esclarecer o que é marketing de busca, pois isso deixaria o termo isolado do contexto ao qual ele pertence.

Nosso objetivo é também explicar a você os benefícios dessa estratégia como ela se insere na estrutura macro de uma campanha de marketing digital como um todo.

O objetivo maior de qualquer estratégia de search marketing é conseguir a maior exposição possível nas páginas de respostas dos sites de busca seja através do processo de otimização de sites ou através de programas como o Google Ads, os anúncios no Google, e outros oferecidos por buscadores como o Bing.

Essa exposição é responsável por uma forte geração de acessos ao site, e mais ainda, geração de um tráfego qualificado, que possui um elevado potencial de conversão.

É por isso que colocamos essa entre as principais estratégias de marketing digital que uma empresa pode usar, para divulgação de seus produtos ou serviços.

2 – As Subdivisões do Marketing de Busca

Agora que você já tem uma ideia inicial sobre o que é Marketing de Busca, vamos então analisar as duas dimensões dessa estratégia de marketing digital.

Basicamente, o marketing de busca se divide em duas categorias, a das buscas orgânicas e a dos links patrocinados. Vejamos então quais são as principais características dessas duas dimensões.

Quando alguém faz uma busca no Google são exibidos dois tipos de resultados, os resultados orgânicos e os resultados de links patrocinados.

Resultados Orgânicos

É o segmento do marketing de busca que trata dos resultados espontâneos nas páginas de resposta dos grandes buscadores como o Google, por exemplo.

É na categoria dos resultados orgânicos que as estratégias de SEO – Search Engine Optimization surgem como forma de divulgação de um site.

Os sites listados na área de resultados orgânicos não pagam nada para estarem lá. Eles se destacam no posicionamento porque o Google entende que aquele é um conteúdo relevante para o termo pesquisado.

Resultados de Links Patrocinados

Os sites que aparecem na área de resultados de links patrocinados estão ali porque as empresas pagaram através da plataforma de anúncios do Google, o Google Ads, para que eles fossem exibidos quando determinadas palavras ou expressões são pesquisadas.

Os resultados de links patrocinados pertencem ao segmento de mídia paga do Search Engine Marketing, ou seja, para ser listado nas primeiras posições nesta área você terá que pagar por isso.

Cada uma dessas dimensões do marketing de busca, possui um conjunto de técnicas e se aplica a um determinado momento ou situação.

Não há como dizer que uma é mais importante do que a outra, pois cada uma é responsável pela satisfação de uma determinada necessidade em termos de marketing digital.

Trabalhando com estas duas dimensões, podemos elaborar uma série de estratégias que resultarão em uma exposição maior da marca nos buscadores e uma relevância maior para o site.

Marketing de Busca

3 – Integração das estratégias de Marketing de Busca

Sempre que tratamos de marketing de busca em nosso curso de marketing digital, fazemos questão de ressaltar a importância de fazermos com que essas duas estratégias caminhem juntas.

O motivo disso é que as duas estratégias, quando tratadas simultaneamente, podem contribuir em muito para os resultados de uma na outra criando uma sinergia em marketing digital.

Dissociá-las dentro de uma estratégia ampla de marketing de busca, seria um erro fatal, pois não estaríamos obtendo o máximo de rendimento de cada uma delas.

Os trabalhos de SEO e Links Patrocinados são complementares, até porque, ambos trabalham com o mesmo insumo básico, ou seja, a escolha das melhores palavras-chave para um site ou página seja exibido nas páginas de respostas dos buscadores.

Seja na execução do trabalho de SEO ou no de Links Patrocinados, o que é marketing de busca se não saber escolher as palavras-chave certas para ativar a exibição das páginas do seu site na área de resultados orgânicos ou pagos?

Em inúmeras situações, as informações da estratégia de SEO são utilizadas na estruturação de estratégias de Links Patrocinados e vice-versa.

Não basta apenas ser encontrado no Google se posicionando nos primeiros resultados das páginas de pesquisa, você precisa ser encontrado na hora certa e pela pessoa certa melhorando assim a experiência do usuário que visita o seu site.

Por isso as duas estratégias precisam estar muito bem alinhadas para que você apareça para o usuário no momento de busca em que ele esta situado.

O que é Marketing de Busca

4 – Criação de Uma Autoridade em Seu Setor

Agora que você já sabe o que é marketing de busca e suas dimensões, vejamos então qual é a sua importância para as empresas que desejam se posicionar como uma referência em sua área, ou seja, criar o que chamamos de uma Autoridade em seu setor.

O marketing de busca funciona hoje em dia como uma das mais fortes ferramentas de exposição de uma marca na Internet, seja na parte de SEO quanto no segmento de Links Patrocinados e também como uma forma de fazer com que as empresas se posicionem como referências em suas áreas de atuação.

O Marketing de Conteúdo é atualmente uma das principais tendências do marketing digital. As empresas buscam, através da criação de conteúdos publicados em seus blogs, e até mesmo em seu site institucional, conquistar posições de destaque nos resultados de buscas.

Criar essa referência dentro de sua área de atuação através do marketing de busca pode ser feito tanto através das técnicas de otimização de sites, quanto através de links patrocinados.

Ainda vou mais além, até mesmo no ambiente das mídias sociais, a aplicação das técnicas de Social Media Optimization, pode ajudar sua empresa a se posicionar como uma referência.

O marketing de busca é certamente uma das áreas que apresentará maior crescimento no mundo inteiro e por isso é indispensável que ele esteja presente em qualquer planejamento de marketing digital. Saber o que é marketing de busca e qual seu papel é fundamental.

Sem um bom posicionamento na área do marketing de busca você certamente estará perdendo ótimas oportunidades de negócios que se apresentam nesse segmento do marketing online.

Agora que você já sabe o que é marketing de busca, pode aprofundar seus conhecimentos na nossa seção de artigos sobre SEO ou então Links Patrocinados, e se manter atualizado sobre esse e outros assuntos relativos ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 22 de dezembro de 2021Categories: SEOTags: , ,

16 Comments

  1. LETÍCIA 23 de maio de 2021 at 17:56 - Reply

    OTIMO CONTEUDO ME AJUDOU A COMPREENDER MELHOR O MARKETING DE BUsACA. MUITO OBRIGADA.

  2. LUIZ ANTONIO A ALVES 28 de agosto de 2020 at 10:17 - Reply

    Bom texto e elucidativo, traduz bem a competência do responsável pelo marketing digital. Venho me reinventando a partir deste isolamento social. Cheguei aos 61 anos e pelas experiências em propaganda e marketing – pessoais, não-empresariais – atendendo clientes como free lancer, quero colocar esse portfólio a disposição dos melhores clientes ou empresas.

    • Academia do Marketing 7 de setembro de 2020 at 09:43 - Reply

      Olá Luiz

      Ficamos satisfeitos em saber que você apreciou o nosso artigo explicando o que é marketing de busca. Se você trabalha como freelancer, uma boa dica é criar um perfil no Marketing Job, um portal especializado em trabalhos e serviços freelancer na área do marketing online.

  3. Juliano Furlanetto 26 de maio de 2019 at 09:52 - Reply

    Parabéns pelo artigo, estava procurando uma boa explicação sobre marketing de busca para ajudar um cliente entender sobre o que estamos falando e o seu artigo foi perfeito! Parabéns!!

    • Academia do Marketing 27 de maio de 2019 at 14:24 - Reply

      Olá Juliano

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre Search Engine Marketing – Marketing de Busca, foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

  4. Pablo 14 de abril de 2019 at 11:40 - Reply

    Olá Pessoal

    Gostei bastante da explicação sobre o que é marketing de busca. Acredito ter feito a opção certa em termos de estratégia para o meu site. Investi muito na minha estratégia de SEO e os resultados já estão aparecendo.

    • Academia do Marketing 15 de abril de 2019 at 08:38 - Reply

      Olá Pablo

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é marketing de busca foi de seu interesse. É bom saber que você decidiu seguir a linha de exposição através de uma estratégia de SEO, pois os resultados, muito embora demorem um pouco para aparecer, garantem a você uma exposição constante e a custo zero.

      Um grande abraço e sucesso

  5. Gerardo 20 de setembro de 2018 at 12:47 - Reply

    Wow, aprovado! ɡostei bаstante da sua explicação sobre o que é marketing de busca!

  6. Thad 27 de agosto de 2018 at 18:01 - Reply

    Wow, gostei muito das explicações sobre o que é marketing de busca. Aprovɑdo! Gostei ƅastante!

    • Academia do Marketing 17 de setembro de 2018 at 11:13 - Reply

      Olá Thad

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando o que é marketing de busca foi de seu agrado. Sugerimos que você também leia o artigo onde também explicamos o que é SEO, uma das principais ferramentas do marketing de busca. Confira no link http://academiadomarketing.com.br/o-que-e-seo/

  7. Plano B na Internet 24 de maio de 2017 at 20:45 - Reply

    Uma dica que Vale Ouro essa do marketing de busca. Parabéns!

  8. Letícia Sinta 17 de fevereiro de 2017 at 15:54 - Reply

    Otima dica! Sem dúvida, as buscas orgânicas refletem o melhor custo x beneficio. O trabalho para indexar todas as páginas é a parte que requer mais estratégias e um bom conhecimento em SEO. O curso de SEo da Academia do Marketing dá justamente os subsídios para quem quer se destacar no Google e outros grandes buscadores.

  9. Thiago Rods 27 de dezembro de 2016 at 14:49 - Reply

    Muito bom!!! ótima dica para quem está abrindo uma empresa e não sabe por onde começar! Trabalhar no SEO do seu site e investir em links patrocinados é o melhor caminho!

  10. Luís Cláudio 15 de dezembro de 2016 at 18:22 - Reply

    Ótima definição para marketing de busca. Parabéns pelo post

  11. Finalite 28 de setembro de 2016 at 23:00 - Reply

    Ótimas definições sobre marketing de busca. Bem lembrado a respeito dos buscadores e comparadores nos casos de SEM para e-commerce

  12. A.L. Projetos e Instalações 18 de dezembro de 2015 at 08:24 - Reply

    Excelente dica para quem busca divulgação na internet

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