Processo de conversão em SEO – Entendendo o momento do usuário
Para se trabalhar com um planejamento de SEO, primeiramente, costuma-se criar a estratégia para as palavras mais importantes (tags) e também para as long tail, que são as variações da palavra chave.
Frequentemente, durante esse processo, esquece-se de pensar como o usuário, ou então, sobre suas necessidades do momento. Resumindo, qual seria a intenção dele para com aquelas palavras. Nesse artigo, vamos focar em um planejamento onde o objetivo principal é analisar a intenção do usuário, organizando o seu SEO por etapas do momento da conversão.
Veja abaixo o exemplo de um fluxo de uma pessoa interessada em hospedar dentro de seu site:
Caminho da Compra | Exemplo | Táticas de SEO |
1º passo: Pesquisa Genérica | Interessado em um servidor, digito: Hospedagem de sites na internet. | Campanhas de percepção |
2º passo: Pesquisa de Nicho | Entendo que preciso de uma hospedagem específica e digito: Hospedagem de sites php. | Relações públicas e assessoria de imprensa |
3º passo: Descobrimento de Marca | No olhar digital, escuto falar da NetRevenda e pesquiso: Hospedagem php netrevenda. | SEO competitivo em palavras importantes |
4º passo: Investigação de Marca | Querendo saber mais sobre a marca, digito: netrevenda reviews. | Gerenciamento de reputação |
5º passo: Navegação de marca | Querendo achar o site da NetRevenda, digito: net revenda site | SEO para a Marca |
6º passo: Compra | Próximo de contratar o serviço, digito: cupom de desconto NetRevenda | Otimização de conversão baseado em SEO |
7º passo: Avaliação | Um pouco preocupado após a compra, pesquiso: como instalar o WordPress netRevenda. | SEO para long tail |
Pesquisa Genérica
Nesse momento, o usuário está buscando algo bem genérico para poder satisfazer seu problema. No exemplo que nós acabamos de citar, a pessoa está interessada em “Hospedagem de sites na internet”. Nesse momento, o que deverá ser bem trabalhado é a head tail ou a mid tail para que ela consiga encontrar seu site. Trabalhando corretamente sua marca, é bem provável que um usuário que tenha um problema generalizado se impressione, passando maior credibilidade a ela. É importante destacar que, ele não está inclinado a converter (ainda).
Pesquisa de Nicho
O usuário já percebeu que precisa de algo mais certeiro, mais especifico e então digita “Hospedagem de site php”, já que ele é todo trabalhado em php. Nesse momento é quando ele vai pesquisar sobre a marca, por isso é importante que a sua empresa esteja bem relacionada, usando o portal como principal ferramenta, dispondo conteúdo sobre aquela marca para passar maior credibilidade. Esse trabalho é realizado principalmente pela assessoria de imprensa.
Descobrimento da marca
Nesse passo, ele já tem determinada confiança sobre o assunto, e se sentindo assim, ele consegue pesquisar algo “Hospedagem php NetRevenda”. Podemos observar que a essa altura, além dele especificar o assunto, ele o engloba dentro da marca. Aqui é o fator determinante para que a sua empresa se destaque e esteja à frente. Utilizando fatores On-page você consegue resolver esse impasse.
Investigação da marca
O usuário já descobriu sobre o que ele precisa, já desvendou alguma coisa da sua marca e agora ele está em busca de maiores informações sobre sua empresa, sempre pesquisando sobre a sua credibilidade dentro do mercado. Pode ser que ele pesquise por “netrevenda reviews” e aqui é fundamental que você monitore sua imagem na internet (tanto sobre coisas boas como ruins).
Navegação de marca
Assim que o usuário entender que aquela marca é “boa”, ele irá realizar mais buscas referentes aquele site, podendo digitar “netrevenda site”. Parece simples, só que há vários casos em que a marca se quer consegue aparecer quando procuramos o seu próprio nome. É algo grave e que deve merecer uma atenção bem especial. Faça o teste: busca pela sua marca + site da empresa e veja se aparece nos resultados (Pense como um usuário).
Compra
Entusiasmado com a possibilidade, com o serviço que você oferece e com a sua marca, o usuário agora espera que você dê aquele “desconto”, por isso é bem provável que ele vá buscar dentro do site cupons de desconto. É então que ele digita “cupom de desconto netrevenda”. É fundamental que você fique de olho nesse fator e esteja atento a quantidade de buscas. Se possível, crie uma página que responda a essa pergunta no usuário. Isso poderá ampliar sua taxa de conversão em até 80% dos casos.
Avaliação
Converteu, oba! Só que agora vem a preocupação do que fazer. É bem comum que o usuário tenha dúvidas sobre aquilo que ele mesmo comprou e então, se você der as informações que ele precisa, ele ficará fiel a sua página (é o que chamamos de fidelização do cliente). Assim sendo, veja o seu call center e dê suporte através de e-mail e outros canais disponíveis, como o blog.
Conclusões
O trabalho de SEO deverá ser sempre focado no caminho que o usuário percorre até o momento da conversão. Deve-se considerar todas as palavras que estarão envolvidas no processo. Lembre-se que antes de ser uma empresa, um dia você também já foi um usuário.
Fonte: Next E-commerce