Publicações que geram mais engajamento no Instagram

Todos querem saber quais as publicações que geram mais engajamento no Instagram, afinal de contas é essa a forma de se conseguir divulgar uma marca ou perfil pessoal neste canal que conta com milhões de usuários ativos no mundo inteiro..

O grande problema é que gerar engajamento no Instagram não é tão fácil assim, nos sabemos muito bem. Então, como resolver este problema? A resposta é simples, pesquise as suas publicações anteriores e também as de seus concorrentes.

Essa é uma estratégia básica de planejamento de campanhas de marketing digital, seja em que canal for.

O alcance de suas publicações no Instagram e a relevância do seu perfil dentro do ambiente da rede é determinado, entre outros fatores, pelo grau de engajamento que suas publicações provocam.

Quando você entende como funciona o algoritmo do Instagram, passa a valorizar cada vez mais esse aspecto em suas publicações, e passa a colocar o engajamento como principal objetivo de suas ações não comerciais.

Em nosso Curso de Instagram, fazemos questão de analisar em profundidade essa questão do engajamento, pois sabemos que ele é uma das pedras fundamentais da construção de uma presença de relevância no Instagram.

 As principais publicações que geram mais engajamento no Instagram

Vejamos então uma lista com os tipos de publicação que geram mais engajamento no Instagram, em formatos que funcionam melhor dentro do processo de comunicação neste canal, e colecionar algumas inspirações para as suas futuras postagens.

1 – Os vídeos são campeões de engajamento no Instagram

Da mesma forma que no Facebook os vídeos são os campeões em termos de taxa de engajamento, no Instagram eles também ocupam lugar de destaque entre as publicações de maior engajamento na rede.

Por isso, se você está em busca de um engajamento maior em publicações no Instagram, crie vídeos interessantes sobre os seus produtos ou sobre a sua empresa, com a duração máxima de um minuto, para se adaptar às regras do Instagram e também não cansar a sua audiência.

2 – Publique dicas na sua área

Não se esqueça que o Instagram é uma rede de conversas e relacionamentos, e nada mais interessante para uma marca que deseja se relacionar com seus seguidores e ficar “bem na fita” do que publicar dicas sobre assuntos da sua área de atuação.

As pessoas adoram este tipo de publicação e costumam reagir muito bem a elas, comentando e mandando perguntas. Se a base de uma estratégia de marketing no Instagram é estender a conversas para geração de leads, esse é um caminho que rende ótimos resultados.

Se você se posicionar como uma referência em sua área no Instagram, terá a chance de convidar seus seguidores para outros canais onde poderá trabalhar melhor a sua mensagem, como seu blog, por exemplo.

3 – Frases motivacionais funcionam muito bem

Outra dica sobre os tipos de publicações que geram mais engajamento no Instagram são as frases motivacionais. Tudo bem, você pode até achar que isso é besteira, mas acredite em mim, elas funcionam muito bem, tanto no Instagram como também no Facebook e Twitter.

Crie uma matriz, uma identidade visual própria para as sua publicações de frases motivacionais, ou de pessoas de destaque, como grandes empreendedores, filósofos e etc.. e publique-as em momentos estratégicos, como segunda-feira de manhã por exemplo.

Não se esqueça de se certificar que essas frases e citações se alinham perfeitamente com as propostas e posicionamentos da marca para que não se crie uma situação de inconsistência entre as publicações e os conceitos que a marca defende.

Publicaç~]oes que geram maior engajamento no Instagram

4 – Fotos e vídeos dos bastidores da sua empresa

Se o seu objetivo é ganhar mais seguidores no Instagram e aumentar o seu engajamento, a publicação de fotos ou vídeos do dia a dia da sua empresa são uma excelente forma de aumentar os laços de relacionamento com a sua base de seguidores.

As pessoas gostam de ver que a marca envolve pessoas e que estas pessoas realmente existem. É uma forma de humanizar as suas publicações que fará com que os seus seguidores se sintam mais íntimos da marca.

5 – Posts nostálgicos geram um ótimo engajamento no Instagram

Quem não reage de forma apaixonada a ver uma imagem nostálgica de um personagem, produto ou até comida, que acabou ficando esquecida lá atrás na linha do tempo da vida das pessoas?

A reação é quase que imediata, principalmente no caso de aparelhos eletrônicos que há muitos anos atrás faziam parte do dia a dia das pessoas. Outra postagem desse tipo que funciona muito bem são docinhos antigos que não existem mais.

Não é por outro motivo que entre as publicações que geram mais engajamento no Instagram, estão aquelas que remetem a boas lembranças do passado. Por isso, na hora de estruturar sua estratégia de conteúdo no Instagram, não se esqueça deste tópico.

6 – Fotos bem-humoradas rendem boas interações

O grande segredo dos memes é justamente esse e por isso eles funcionam tão bem em qualquer dos canais das mídias sociais. Afinal de contas, dar uma boa risada é uma forma de “abrir o coração” do público ao qual você deseja impactar.

Por isso, em nossa lista de publicações que geram mais engajamento no Instagram, as fotos e vídeos com uma pegada de humor, não poderiam ficar de fora de maneira alguma.

7 – Assuntos em destaque no momento

Entre as publicações que geram mais engajamento no Instagram, aquelas relacionadas a assuntos de destaque no momento, que de alguma forma tenham algo a ver com a atividade ou valores que a marca defende, também são uma ótima opção para o seu timeline.

A estratégia não é nova, pois já a utilizamos há muito tempo em Facebook marketing e também no Twitter, com ótimos resultados. Em função da similaridade entre as redes, faz todo sentido utilizá-la também no Instagram.

Uma das vantagens deste tipo de publicação é que o conteúdo é facilmente identificável através de listas de Trending Topics e ferramentas de monitoramento de notícias, como o Google News, por exemplo.

Agora que você já sabe quais são as publicações que geram mais engajamento no Instagram, é apenas uma questão de preparar o seu conteúdo, como fotos, vídeos, legendas e hashtags e partir para a publicação. Mantenha-se em dia com nossas publicações assinando a Newsletter da Academia do Marketing.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 26 de novembro de 2018Categories: Instagram, Redes SociaisTags:

2 Comments

  1. Ana Maria 1 de outubro de 2020 at 11:28 - Reply

    Excelente matéria sobre os posts que geram maior engajamento no Instagram. Era o que eu estava buscando hoje e informação!

    • Academia do Marketing 1 de março de 2021 at 21:07 - Reply

      Olá Ana

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre as publicações que geram maior engajamento no Instagram foi inspirador para você. Sugerimos, que para se manter em dia sobre este assunto, você assine a nossa Newsletter e visite a nossa seção de artigos sobre Instagram, no link http://academiadomarketing.com.br/artigos-sobre-instagram/

      Um grande abraço e sucesso e não deixe de conhecer detalhes sobre o nosso Curso de Instagram Para Negócios.

Leave A Comment

Últimas Publicações do Blog