O que é remarketing no Google Ads?
Você sabe o que é Remarketing? É uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital atualmente.
O Remarketing nada mais é que uma ferramenta do Google Ads que marca e identifica os usuários que já visitaram o seu site anteriormente.
Com esta marcação, o Google e passa a exibir seus anúncios com mais frequência quando eles visitam sites que aceitam anúncios na rede de display do Google.
Se você ainda não sabe o que é remarketing pode estar perdendo boas oportunidades de anúncios em links patrocinados, pois é uma técnica de tão bons resultados que passou a ser incorporada ao dia a dia do marketing online, principalmente o de lojas virtuais.
O remarketing é uma funcionalidade da publicidade baseada em interesses disponível no separador Públicos-alvo. O remarketing permite-lhe alcançar os visitantes do seu Web site e corresponder as pessoas certas à mensagem adequada. Pode apresentar estas mensagens aos utilizadores que navegam nos sites da Rede de Display da Google. – Google Ads
No comércio eletrônico o uso desta estratégia se tornou algo tão comum que é praticamente impossível de falar em marketing online voltado para o e-commerce sem abordar a questão do Remarketing ou Retargeting, como também é conhecido.
O que é remarketing e como funciona?
Vamos então ver o que é Remarketing e como ele funciona na prática. O remarketing ou retargeting é uma função nativa do Google Ads pela qual quando um visitante acessa o seu site, cria-se uma “marcação” para este cliente utilizando um Cookie que ficará gravado no computador desse usuário.
Esse cookie será o responsável por intensificar a exibição dos anúncios quando o usuário visitar outros sites ou blogs que exibem anúncios do Google.
Quando anunciamos no Google Ads temos a opção de exibir os anúncios em duas redes distintas, a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.
A Rede de Pesquisa nada mais é que as páginas de respostas para as pesquisas feitas no Google e sites parceiros.
Já a Rede de Display é composta por uma infinidade de sites, blogs e redes sociais que disponibilizam espaço para exibição de anúncios do Google Ads através do programa de afiliados conhecido como Google AdSense.
Através da técnica de remarketing podemos expor os usuários a um determinado anúncio com uma frequência maior na rede de display em função do seu interesse por aquele determinado produto, revelado pela visita a um determinado site ou página do site. É uma estratégia simplesmente matadora.
Remarketing em outras plataformas de anúncios
Agora que você já sabe o que é remarketing na plataforma de anúncios do Google, trazemos uma ótima notícis. Ela também está disponível em outras plataformas de anúncios, como Facebook Ads e Instagram Ads.
Trabalhando praticamente da mesma forma, podemos criar ações de remarketing no Facebook Ads, e consequentemente Instagram Ads, a partir da marcação de pessoas que visitaram o nosso site, ou até mesmo pessoas que visitaram páginas específicas do site.
Para isso, você precisará ter o Facebook Pixel instalado no seu site, e criar Públicos Personalizados na plataforma do Facebook, para poder segmentar a exibição dos seus anúncios.
O remarketing e a taxa de conversão
Outro ponto importante para quem deseja saber o que é remarketing e como funciona essa estratégia de marketing digital, diz respeito à taxa de conversão.
Embora o uso clássico de campanhas de retargeting seja em estratégias voltadas para o conhecimento de marca – Branding, seu uso em campanhas que visam a conversão imediata é cada vez mais comum.
Muitos carrinhos abandonados, por exemplo, são frutos da indecisão na hora da finalização da compra o que acaba impactando negativamente no resultado final de um e-commerce.
Com o remarketing o cliente é literalmente bombardeado com a exposição ao produto e o resultado na maioria das vezes é o retorno à loja para finalizar a compra.
Por onde ele andar na Internet, em que haja uma afiliação ao Google AdSense, o anúncio do seu produto será visto e o resultado final será, na maioria das vezes, uma conversão.
Funciona mais ou menos como aquele ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura“. Simples assim.
Agora que você já sabe o que remarketing e como ele funciona, que tal implementar essa tática em seu site?
Em breve voltamos para falar um pouco mais sobre Remarketing no Google Ads e como essa estratégia pode trabalhar a favor de suas campanhas.
Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é remarketing no Google Ads, o que acha de incorporar esta estratégia em sua loja virtual ou qualquer outro tipo de site? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing
Muito bacana o material de vocês! Acompanho a um bom tempo e estamos usando muitas técnicas de vocês em meu site, principalmente a parte do Remarketing e sobre o Marketing Digital!!
Muito bom o seu conteúdo sobre o que é Remarketing, PARABÉNS!!!
Olá André
Ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando o que é remarketing no Google Ads foi de seu interesse.
Ótimo artigo sobre remarketing no Google Ads, vou utilizar na Hoje Digital
Abraços!
Parabéns pela matéria! Alberto Valle.
Clara, objetiva e instrutiva.
Olá Luis
Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobreremarketing no Google Ads lhe agradou.
Muito bom.
Olá Paloma
Ficamos satisfeitos de saber que nosso artigo sobre o que é remarketing no Google Ads agradou a você.
Muito bom artigo, explicação completa e clara sobre o remarketing no Google Ads. Valeu.
gostei… bem eclarecedor
Ótimo artigo, muito esclarecedor. Muito obrigado.
Eu apontei o seu blog com esse artigo, no meu blog.
Obrigado e Sucesso.
Excelente artigo sobre remarketing no Google Ads!! Eu estou adorando visitar blog, sempre tem conteúdo de alta qualidade …. São muitos legais, e interessante ….
Parabéns !!!!
Estou encantada com a forma tão séria e verdadeira das informações que verifiquei nestas ultimas horas de pesquisa. Parabéns
A melhor explicação que eu li até agora sobre o que é Remarketing. Obrigado!
Sempre quis Saber o que Remarketing, agora eu sei, graças este Post !
Obrigado !!
Quais segmentos utilizam.mais o retargeting ?
Olá Ana
Praticamente todos os setores usam as estratégias de remarketing, pois elas além de apresentarem um altíssimo potencial de conversão, fala-se em 30% a mais, se adaptam a diversas estratégias de marketing online.
Um grande abraço e sucesso!
Alberto Valle
Ótima explicação sobre como funciona o remarketing, se a gente souber fazer um bom trabalho de remarketing, a taxa de conversão de vendas aumenta muito.
muito obrigado pela dica
Como baixa o remarketing