fbpx

O Que é SEM – Search Engine Marketing

O que é SEM – Search Engine Marketing

Embora muita gente desconheça o que é SEM, esta é uma das especialidades do marketing digital mais importantes para a divulgação de um site nos mecanismos de busca como o Google.

Em marketing digital a sigla SEM significa Search Engine Marketing, uma especialidade do marketing online que tem como objetivo colocar em destaque os sites e suas páginas individuais nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Saber exatamente o que é SEM importa tanto para quem pretende fazer carreira em marketing digital quanto para o empresário que deseja divulgar sua marca, produtos ou serviços na Internet.

Para o profissional de marketing digital, é essencial conhecer essas técnicas para poder posicioná-las de forma adequada no planejamento estratégico de suas campanhas.

Para o empresário em busca de exposição nas mídias online, conhecer o conceito de Search Engine Marketing é fundamental para a alocação de recursos em mídias online.

As duas dimensões do SEM – Marketing de Busca

Na imagem abaixo você tem uma visão exata das duas dimensões do SEM, marketing de busca, em uma página de resposta no Google:

 

O que é SEM - Search Engine Marketing. Qual a sua função no marketing digital

O que é SEM – Search Engine Marketing

Na área amarela, temos os resultados de Links Patrocinados e na área azul temos os resultados da Busca Orgânica.

São duas áreas de exposição e também duas estratégias distintas do marketing de busca, inclusive em relação aos resultados.

SEO – Search Engine Optimization

A sigla SEO vem da expressão em inglês Search Engine Optimization – otimização para mecanismos de busca, uma das técnicas de melhores resultados no marketing digital.

As técnicas de SEO visam conseguir a maior exposição possível, na área de busca orgânica das páginas de respostas dos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.

Como as principais posições da busca orgânica geram a maioria dos cliques destas páginas, estar entre estas primeiras posições significa mais tráfego e consequentemente mais conversões.

Essas conversões podem ser vendas diretas, como no caso de lojas virtuais ou captação de dados sobre clientes em potencial através de preenchimento de formulários de cadastramento ou pedidos de orçamento.

Para quem busca por uma especialização em marketing digital, ter uma base sólida de conhecimento em SEO é fundamental já que as principais estratégias giram em torno de um bom posicionamento nas pesquisas em buscadores.

Esta também é uma das áreas que paga os melhores salários do marketing digital em função da escassez de mão de obra qualificada. A oferta de vagas também é boa.

Para o empresário que precisa ter uma presença digital, estar entre os primeiros colocados das páginas de respostas do Google é essencial para conseguir uma boa exposição da sua marca produtos ou serviços nas páginas de pesquisas.

Para quem não sabe o que é SEM ser apresentado às estratégias de SEO já é um bom começo.

O posicionamento dos resultados na área de Busca Orgânica depende da relevância do site, consequência direta de seu conteúdo e estrutura.

Para estar nestas posições, não é preciso pagar nada. O posicionamento depende da relevância do site que é consequência direta do seu conteúdo e técnicas de otimização de sites aplicadas.

Para saber mais detalhes sobre esta dimensão do Search Engine Marketing, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é SEO, onde explicamos detalhadamente esta técnica e como ela funciona na prática.

Links Patrocinados – Resultados Pagos

A segunda dimensão do SEM é formada pelos Links Patrocinados, ou seja, as posições pagas nas páginas de respostas dos buscadores.

Os links patrocinados são anúncios pagos veiculados na Internet, tanto nas páginas de respostas dos buscadores quanto em sites associados que alugam seus espaços em troca de uma participação na receita gerada por estes anúncios.

Os resultados de links patrocinados são na maioria das vezes os primeiros resultados listados na SERP – Search Engine Result Page, mas tem uma taxa de cliques bem diferente dos resultados orgânicos.

Isso ocorre, não porque os links patrocinados sejam uma estratégia pior que SEO, mas porque é um posicionamento diferente em termos de marketing nas SERPs.

Agora que você já sabe o que é SEM, pode pensar nesta área ou como uma opção de carreira em marketing digital ou então como estratégia de divulgação da sua empresa na Internet. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

16 Comments

  1. Edi Silva 4 de janeiro de 2021 at 07:03 - Reply

    Ótima postagem sobre o que é SEM, mas eu ainda gostaria de saber mais detalhes sobre campanhas de SEM indiretas. Postagem 5 estrelas, obrigado!

    • Academia do Marketing 14 de janeiro de 2021 at 10:42 - Reply

      Obrigado pelo feedbak Edi. Vamos trabalhar neste assunto na próxima revisão.

  2. André Fernando Barbosa da silva 9 de julho de 2020 at 16:05 - Reply

    Tenho vontade aprender inovar e gostei do artigo explicando o que é SEM.

    • Academia do Marketing 27 de julho de 2020 at 09:51 - Reply

      Olá André

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando o conceito de SEM – Search Engine Marketing foi útil para você. Para expandir seus conhecimentos nesta área, sugerimos que também leia o artigo complementar, neste link http://academiadomarketing.com.br/que-e-marketing-de-busca/

      Um grande abraço e sucesso!

  3. Heverton 10 de março de 2020 at 14:59 - Reply

    Nossa, esse artigo veio para tirar a dor de cabeça que eu estava tendo, pois eu só sabia o que era SEO, e SEM eu achava que era a mesma coisa.
    Muito obrigado por isso!

  4. Rebeca Abreu 10 de fevereiro de 2019 at 22:47 - Reply

    Bom artigo sobre o que é SEM. Parabéns pelo trabalho, eu sei como as vezes e trabalhoso desenvolver um bom post e ter que compartilhar de graca.

  5. Matheus 13 de dezembro de 2018 at 11:55 - Reply

    Parabéns pelo conteúdo sobre o que é SEM, as dicas vão me ajudar muito;

    • Academia do Marketing 19 de dezembro de 2018 at 09:06 - Reply

      Olá Matheus

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é Search Engine Marketing foi de seu interesse.

  6. Manuela Silva 28 de novembro de 2018 at 19:46 - Reply

    Gostei muito do seu post sobre o que é SEM, vou acompanhar o seu blog/site. Este tipo de conteúdo tem me ajudado muito no desenvolvimento pessoal.

    Obrigado

    Manuela Silva

    • Academia do Marketing 19 de dezembro de 2018 at 09:12 - Reply

      Olá Manuela

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre SEM foi de seu agrado.

  7. Ângela 17 de outubro de 2018 at 13:58 - Reply

    Olá pessoal da Academia do Marketing

    Valeu pela explicação sobre o que é SEM. Essas siglas todas acabam deixando a gente desnorteada.

    • Academia do Marketing 19 de outubro de 2018 at 11:19 - Reply

      Olá Ângela

      Ficamos a sua disposição para qualquer dúvida. Realmente são muitas siglas, SEM, SEO, CPC, CPM, CTR e mais. Com o tempo você vai se acostumando.

      Um grande abraço e sucesso!

  8. Cora 18 de setembro de 2018 at 02:24 - Reply

    Nossa, muito bօm seu artigo sobre o que é SEM! Abraços! ;)

  9. Leon 1 de junho de 2018 at 01:30 - Reply

    Muito bom o seu artigo explicando o que é SEM. Didático e bem objetivo.

    • Academia do Marketing 1 de junho de 2018 at 10:07 - Reply

      Olá Leon

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é SEM foi de seu agrado.

  10. marcelo Braga 14 de outubro de 2015 at 09:34 - Reply

    Adorei seu artigo. Aprender cada dia mais nos ajuda a desempenharmos nosso papel. Valeu pelo conteúdo.

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo