O que é SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca

Se você ainda não sabe o que é SEO, neste artigo garantimos que você terá uma visão completa desta dimensão que é considerada a de maior potencial de conversão para qualquer tipo de negócio online.

Embora seja uma das mais importantes dimensões do marketing digital, as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca ainda permanecem envoltas em dúvidas e conceitos irreais.

Neste artigo nosso objetivo é o de explicar o que é SEO e mostrar também os conceitos envolvidos, as dimensões onde são aplicadas suas técnicas e vantagens no uso desta ferramenta de marketing online.

Vejamos então cada um destes itens para que você possa ter uma noção de o que é SEO e como ele funciona, para então conseguir gerar mais tráfego orgânico para o seu site e se colocar entre os primeiros resultados das páginas de respostas do Google.

1 – Situando o SEO no marketing de busca

As páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, por exemplo, são divididas em duas áreas distintas, a de resultados pagos e a de resultados orgânicos.

Na área de resultados pagos, aqueles que são exibidos logo no início e ao final das páginas de respostas do Google, são exibidos links de empresas que pagaram para figurar logo entre os primeiros links listados quando é feita uma pesquisa no buscador.

Na área logo abaixo, na seção de resultados orgânicos são listadas páginas, que em função de sua relevância, são classificadas nestas posições.

É justamente na área da busca orgânica que as técnicas de SEO fazem toda a diferença. Para estar listado nas primeiras posições, não é preciso pagar nada, basta ser relevante.

2 – O que é SEO?

Para explicarmos o que é SEO precisamos esclarecer o que significam estas três letras. SEO é o acrônimo para a expressão em inglês Search Engine Optimization, otimização para ferramentas de busca.

É um conjunto de técnicas que visam colocar as páginas de um site, blog ou loja virtual, em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google e Bing.

Como o bom posicionamento nas SERPs – Search Engine Response Pages, é fundamental para uma boa exposição neste canal, o SEO é considerado uma das principais ferramentas do marketing de busca.

3 – Como funciona a otimização de sites para ferramentas de busca

Agora que você já sabe o que é SEO, vamos ver como ele funciona. Como dito anteriormente o SEO reúne um conjunto de técnicas, que quando aplicadas a um site, possibilitam que suas páginas sejam listadas logo no início da área de resultados orgânicos das páginas de respostas dos buscadores.

Estas técnicas são aplicadas em diversas dimensões do site, e devem trabalhar de forma integrada para que produzam a exposição desejada nas ferramentas de busca.

Para que você possa entender melhor o funcionamento do SEO, vamos em primeiro lugar conhecer os pilares do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

4 – Os pilares de SEO

Vamos começar a nossa explicação sobre o que é SEO por seus pilares, ou seja os conceitos fundamentais para que um site seja considerado pelo Google como mais relevante do que outros.

A relevância de um site tem como pilares os seguintes pontos:

  • Reputação do site – Conceito técnico do site junto aos buscadores, como estabilidade do provedor de hospedagem e estrutura de programação;
  • Autoridade do site – Relevância do site e seu conteúdo dentro do seu campo semântico em que se situa;
  • Popularidade do site – Quantidade de links de qualidade e dentro da mesma dimensão temática que apontam para o site.

Em nosso curso de SEO sempre faço questão de deixar claro que tentar fazer o trabalho de otimização sem compreender e levar em consideração estes pilares é uma verdadeira perda de tempo, pois o SEO moderno prioriza estes conceitos.

5 – Os fatores de SEO

Visto o que é SEO em termos dos conceitos envolvidos, é hora de tratarmos das dimensões do trabalho de otimização para ferramentas de busca em um site.

É nesta etapa que aplicamos um conjunto de regras que vão da estrutura até formatação do conteúdo.

O que é SEO - Search Engine Optimization

Podemos dividir os fatore de SEO também em quatro níveis:

  • SEO Estrutural – É um conjunto de técnicas que você deve aplicar justamente na estrutura do seu site, para que ele possa ser bem posicionado nas páginas de respostas do Google. Para saber mais sobre esta etapa do processo de otimização de sites, leia o nosso artigo O Que é SEO Estrutural;
  • SEO On Page – São técnicas de SEO que aplicamos em cada uma das páginas do nosso site. Itens como palavras-chave, meta tags, tags HTML e links de conteúdo, são trabalhados de forma a posicionar cada uma de suas páginas em destaque nas pesquisas. Para saber mais, leia o nosso artigo O Que é SEO On Page;
  • SEO Off Page – Nesta dimensão do SEO, trabalhamos na construção da popularidade do site em outros players online, como sites, blogs, redes sociais, bookmarks e diversas outras fontes de tráfego disponíveis na Internet. Para conhecer um pouco mais sobre esta dimensão, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que é SEO Off Page;
  • SEO On Serp – Essa é a mais recente dimensão do SEO, que envolve a forma como os seus links são apresentadas nas páginas de respostas do Google. O que é SEO se não conseguir se destacar nas páginas de respostas de pesquisas? É justamente aí que tratamos desta dimensão, que você pode conhecer melhor lendo o nosso artigo O Que é SEO On Serp.

Da mesma forma que os pilares de SEO devem trabalhar de maneira integrada, no que diz respeito aos fatores de SEO devem ser encarados da mesma forma, pois um não existe sem o outro. O algoritmo do Google avalia o conjunto.

Não existe um único fator de SEO que possa garantir um bom posicionamento nas páginas de respostas do Google. De nada adianta trabalhar uma das dimensões do processo de otimização para ferramentas de busca e ser negligente em outros.

É muito importante tratar a estrutura do site, conteúdos de qualidade, experiência do usuário e de forma de forma simétrica para se chegar a boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Em um projeto de SEO devemos alinhar todos estes detalhes para atingirmos nossos objetivos, sempre levando em consideração as demandas e contribuições que as outras áreas do marketing podem oferecer.

O que é SEO e como aplicá-lo a um site

6 – O que é SEO e suas vantagens

Ter uma boa estratégia de SEO é fundamental dentro do contexto do marketing digital. Não basta saber apenas o que é SEO, o importante é conseguir contextualizar esta dimensão do marketing digital em uma estratégia macro.

Como um grande número de pessoas recorre ao Google para buscar informações, estar entre os primeiros sites listados em suas páginas de respostas é fundamental, já que raramente as pessoas estendem suas buscas a segunda ou terceira página do Google.

7 – Principais perguntas sobre SEO

É natural que as pessoas que estão interessadas em saber o que é SEO tenham algumas perguntas que são clássicas em termos de otimização de sites.

Com a experiência que temos em mais de dez anos na área de cursos sobre SEO e marketing digital, reunimos abaixo algumas das principais dúvidas nesta área.

❓ Preciso saber programar para trabalhar com SEO?

Definitivamente não. O que é SEO se não ajustes nos elementos do site? Por isso, as plataformas para criação de sites, blogs e lojas virtuais já vêm com recursos para que você faça um excelente trabalho de SEO sem que seja necessário saber absolutamente nada de programação.

Um bom exemplo disso é o WordPress, plataforma para gerenciamento de conteúdo para criação de qualquer tipo de site, que possui as melhores ferramentas para SEO incorporadas à sua estrutura e com ótimas opções de plugins para executar essa tarefa.

❓ Qual o prazo de retorno de ações de SEO?

Uma estratégia de SEO tem um prazo de retorno de médio/longo prazo, pois depende da análise do algoritmo do Google, o que foge do controle do analista de SEO em si.

Temos estratégias que podem acelerar este processo, mas é certamente uma estratégia que precisa de um prazo de maturação.

❓ Posso implementar uma estratégia de SEO em um site já existente?

É claro que sim. Muito embora um projeto de SEO deva ser aplicado logo na fase de planejamento de um site, blog ou loja virtual, nunca é tarde para iniciar a implementação deste processo.

Mesmo com sites que não foram pensados em termos de SEO, podem ter seus conteúdos adaptados para se destacarem nas páginas de respostas dos grandes mecanismos de busca.

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre o que é SEO e como ele funciona, basta postar na área de comentários deste artigo e nossa equipe terá imenso prazer em responde-la.

Em nosso curso de marketing digital fazemos questão de deixar bem claro tanto o que é SEO quanto sua importância dentro do contexto de um plano de marketing digital, principalmente porque essa é uma das primeiras providências na hora de montar esse planejamento.

A otimização de sites para ferramentas de busca gera mais exposição e aliado a isso, atrair um tráfego extremamente qualificado, gerando um resultado maior na medida que este tipo de tráfego possui um potencial de conversão muito maior.

Para complementar as informações deste artigo e descobrir o que é possível fazer para colocar o seu site na primeira página do Google utilizando as técnicas de SEO, recomendamos que você leia o artigo Como colocar um site em primeiro lugar no Google.

Agora que você já sabe o que é SEO e sua importância para a divulgação de uma empresa na Internet, poderá incorporar mais essa ferramenta à sua estratégia. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 14 de abril de 2020Categories: SEOTags: , , ,

32 Comments

  1. Wagner Santos 19 de julho de 2021 at 15:35 - Reply

    Parabéns pelo conteúdo sobre SEO, mais um artigo de grande qualidade que leio nesse site, além do autor saber realmente o oque esta falando, o site e responsivo e limpo. Sem palavras, AMEI!
    Meu nome e Wagner Santos profissional de SEO e CEO da Revista de Marketing, e gostaria de dizer que salvei o seu site na minha base de fontes de conteúdos, abraço!

  2. jhonatan 14 de junho de 2021 at 15:07 - Reply

    Muito bom ficou este post sobre o que é SEO, me ajudou a compreende melhor, muito obrigado continue fazendo este conteúdo.

    • Academia do Marketing 14 de junho de 2021 at 18:08 - Reply

      Olá Jhonatan

      Obrigado pelo seu feedback sobre o nosso artigo explicando o que é SEO. Para complementar as informações apresentadas e expandir seus horizontes sobre o processo de otimização de sites para ferramentas de busca, sugerimos que você também leia o artigo deste link https://www.albertovalle.com.br/otimizacao-de-sites/

      Um grande abraço

      Equipe Academia do Marketing

  3. Luciana 1 de janeiro de 2021 at 19:00 - Reply

    Seu conteúdo sobre o que é SEO me ajudou bastante.

    • Academia do Marketing 14 de janeiro de 2021 at 10:45 - Reply

      Olá Luciana

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando os conceitos de SEO foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

  4. Victória Brito 4 de novembro de 2020 at 02:35 - Reply

    SEO é essencial para qualquer site / blog. Desde que aprendi mudou muito a situação do meu blog e hoje consigo rankear em nas primeiras posições do Google. Ótimo conteúdo!

  5. Rômulo 28 de outubro de 2020 at 18:55 - Reply

    Muito legal seu conteúdo explicando o que é SEO. Parabéns pelo seu site.

  6. PAULO 23 de outubro de 2020 at 20:11 - Reply

    Ola gostei desse artigo sobre o que é SEO. Acho ele muito relevante e me ajudou muito…

    • Academia do Marketing 7 de novembro de 2020 at 20:52 - Reply

      Olá Paulo

      Ficamos muito satisfeitos com o seu feedback sobre o nosso artigo explicando o que é SEO – Search Enfune Optimization, e sua importância no âmbito do marketing digital.

      Um grande abraço e sucesso!

  7. Hermes Dagoberto 31 de agosto de 2020 at 11:11 - Reply

    Gostei do assunto de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

    • Academia do Marketing 2 de setembro de 2020 at 10:20 - Reply

      Olá Hermes

      As técnicas de SEO devem ser apliocadas a qualquer tipo de site, pois são fundamentais para que você se destaque nas pesquisas realizadas nos grandes buscadores, como o Google e Bing.

  8. Estúdio França de Desenho 17 de agosto de 2020 at 16:36 - Reply

    Muito boa a matéria tenho uma site de Curdo de Desenho Realista Online e queria sabe como deixar ele mais Divulgado.

    • Academia do Marketing 30 de agosto de 2020 at 22:00 - Reply

      Olá Maicon

      O SEO seria uma das opções para divulgar o seu estúdio, mas antes de tudo você precisa criar uma estratégia de marketing digital, inclusive para poder posicionar o processo de otimização de sites para ferramentas de busca, nesta estratégia global. Sugiro que você leia o nosso artigo Como Montar Um Plano de Marketing Digital.

  9. Luiz Carlos Esteves Rodrigues 9 de junho de 2020 at 07:54 - Reply

    Olá bom dia , foram ótimas as orientações de SEO ,pois estou entrando no mundo de marketing digital e é preciso informações para seguir bem em um horizonte muito grande como o digital.

  10. Bélit Araújo 4 de abril de 2020 at 17:09 - Reply

    Gostei bastante das explicações sobre o que é SEO. Estou começando meu blog agora e precisa saber como otimizar os meus textos para conseguir boas colocações.

  11. Max 18 de dezembro de 2018 at 08:27 - Reply

    Ótimo conteúdo sobre o que é SEO. Essa é uma área bastante complexa e é bom ler um artigo onde essas técnicas são apresentadas de forma tão clara e objetiva.

    • Academia do Marketing 19 de dezembro de 2018 at 09:14 - Reply

      Olá Max

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é SEO foi útil para você.

  12. Marcio Nugas 27 de novembro de 2018 at 12:27 - Reply

    Excelente artigo sobre o que é SEO e as técnicas envolvidas. Parabéns!

    • Academia do Marketing 27 de novembro de 2018 at 22:42 - Reply

      Olá Marcio

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando em que consiste o processo de SEO foi de seu agrado.

  13. Francisco 22 de novembro de 2018 at 18:12 - Reply

    Gostei muito do seu post explicando sobre o que é SEO, vou acompanhar o blog.

    • Academia do Marketing 26 de novembro de 2018 at 09:31 - Reply

      Olá Francisco

      Ficamos bem satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é e como funcionam as técnicas de SEO foi de seu agradi.

  14. Marcos Silva 21 de novembro de 2018 at 14:52 - Reply

    Gostei do artigo sobre o que é SEO, aguardo mais dicas como esta. Para mim que estou começando agora são dicas muito importantes.

  15. Bruna Vieira 8 de agosto de 2018 at 03:32 - Reply

    Muito obrigada pelo conteúdo, sobre o conceito de SEO, foi muito informativo.
    Abraços!

    • Academia do Marketing 9 de agosto de 2018 at 14:43 - Reply

      Olá Bruna

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando o conceito de SEO foi de seu agrado.

      Um grande abraço e sucesso!

  16. Nerivaldo 31 de julho de 2018 at 16:07 - Reply

    Ola gostei desse artigo sobre o que é SEO. Acho ele muito relevante e me ajudou muito, e vou ver outros artigos, pois ainda estou naquela etapa de achar que ficar publicando comentários em blogs é fazer SEO. Obrigado.

    • Academia do Marketing 1 de agosto de 2018 at 18:50 - Reply

      Olá Nerivaldo

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é SEO abriu os seus olhos para uma nova visão sobre o que é o processo de otimização de sites para ferramentas de busca. realmente, ficar fazendo comentários vazios em blogs e portais não leva a nada, principalmente quando isso é feito através de robos de publicação de comentários.

  17. Leon 1 de junho de 2018 at 01:29 - Reply

    Muito bom o seu artigo sobre o que é SEO. Já tinha lido alguma coisa a respeito, mas confesso que não havia entendido direito.

    • Academia do Marketing 1 de junho de 2018 at 10:14 - Reply

      Olá Leon

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o que é SEO foi de seu agrado.

  18. EDSON 5 de março de 2018 at 08:01 - Reply

    show de bola eu vou praticar em meu site

  19. Jessica 17 de agosto de 2017 at 17:58 - Reply

    Amei essas dicas vou colocar em pratica em meu site obrigada por nos Ajuda?

  20. Lucio 20 de junho de 2017 at 11:13 - Reply

    Gratidão pelo ótimo conteúdo, se eu tivesse encontrado esse site a uns 5 meses atrás não teria gasto tanto dinheiro com cursos inúteis, se o conteúdo gratuito de você já é bom, fico imaginando o conteúdo pago.

    Abraço!

Leave A Comment