Qual é o papel de um gerente de marketing digital?

Um Gerente de Marketing Digital é o profissional encarregado da gestão estratégica das ações de marketing nos canais digitas, atuando na prospecção de Leads e vendas.

Cabe a ele também as funções de análise do mercado para a identificação de novas tendências e oportunidades para venda de produtos e serviços nos diversos canais digitais.

Talvez você ache um pouco estranho que eu, uma pessoa que construiu – e continua construindo – a sua carreira em agências, vir falar sobre o papel de um gerente de marketing digital dentro de uma empresa.

Entretanto, o profissional de planejamento é, dentro da agência, aquele deve ser o mais próximo do gerente de marketing da empresa/cliente, pois ambos precisam se preocupar com as estratégias para atingir os objetivos – que sempre terminam no foco em vendas.

O gerente de marketing digital tem que ser um profissional que, acima de tudo, pense na estratégia do negócio em que atua, na construção e no posicionamento da marca da sua empresa. Um profissional de visão ampla que antecede os fatos.

Uma visão ampla

É o gerente de marketing digital que vai pensar e encontrar a melhor forma para ampliar as vendas, entrar em novos canais, em como usar a web para melhorar a rentabilidade do negócio. Inclusive, a palavra “rentabilidade” está no jargão desse profissional, pois ele é cobrado por isso, e não é algo diário, é mais no sistema da Tele Sena, de “hora em hora”.

E o gerente de marketing digital, assim como o seu correspondente no mundo offline, tem a responsabilidade de vender cada vez mais o produto ou serviço de sua empresa, independentemente do que seja e do seu valor, a única diferença é que a web é a sua plataforma de comunicação.

Gerente de Marketing Digital

Gerente de marketing ou de marketing digital?

Normalmente o profissional de marketing digital é uma pessoa que trabalhava com o offline e migrou pro online. No entanto, nem sempre ele possui a capacitação para isso – quantas vezes você já ouviu um caso de alguém que era “bom no Facebook e no Twitter” e, por isso, foi trabalhar com digital? E, infelizmente, temos visto muito esse perfil no mercado.

Gente que se acha muito preparada mas que não faz pesquisa, que não sabe o que é segmentação, que não sabe dizer se uma ação que apenas eleva o número de acessos do site valeu a pena ou não. E, se elevou o número de acessos, mas não as taxas de conversão, alguma coisa está errada, certo?

Qual o perfil de um gerente de marketing digital

Um bom gerente de marketing digital deve entender, respirar, comer, sonhar com o digital. Analisar as campanhas online do mercado, testar, se preocupar com o site e performance da marca no online. Não achar que o Google Analitycs é um bicho de sete cabeças e nem que só o Google resolverá todos os problemas de comunicação e vendas da empresa.

É do gerente de marketing digital o papel de cobrar da agência, ou do profissional interno da empresa, as análises e a inteligência nos resultados. E isso vai muito além de uma planilha ou um gráfico bonito.

Cabe também ao gerente de marketing digital o papel de analisar todos esses relatórios e propor as ações inovadoras – porque inovar é preciso, e ter coragem para isso, também. E a web permite isso.

Sucesso como gerente de marketing digital

Portanto, se você quer ser um bom gerente de marketing digital, converse mais com a sua agência, pense diferente, abra a cabeça. Saia do modelo banner na home de portal, isso não dá mais resultados! Não sozinho. Esse banner deve fazer parte de uma estratégia mais ampla.

Pense nas palavras relacionamento, engajamento, presença e conteúdo como pilares das suas ações. A partir daí, faça a diferença. A web é um campo aberto e há muito ainda há muito a ser explorado. Veja só a oportunidade que você tem em mãos. Aproveite e conquiste seu espaço!

Quanto ganha um gerente de marketing digital

O salário de um gerente de marketing digital varia de acordo com a sua experiência e seu histórico profissional, como em qualquer outra carreira.

Segundo informações obtidas no portal Vagas, para os gerentes de marketing digital que estão em início de carreira, a remuneração gira em torno de R$ 3.773.

Para um gerente de marketing digital com um nível médio de experiência de mercado, este valor sobe para R$ 6.102.

No caso de profissionais mais experiência na profissão, a remuneração pode alcançar R$ 10.176 ou até mais.

Além do nível de experiência, a localização também influencia na remuneração de um gerente de marketing digital.

Na região Sudeste, e especialmente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, os salários são bem mais elevado do que no resto do país.

Por Felipe Morais no Portal iMasters

2 Comments

  1. Wictoria 4 de dezembro de 2019 at 23:37 - Reply

    Posso mencionar partes do texto no meu artigo?

    • Academia do Marketing 5 de dezembro de 2019 at 10:13 - Reply

      Olá Wictoria

      Se colocar o link para a fonte, pode usar sim.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Academia do Marketing

Leave A Comment

Últimas Publicações do Blog