O que é Social Media Optimization e Como Aplicar em Suas Redes Sociais
Se você ainda não sabe o que é Social Media Optimization – SMO, está perdendo uma ótima oportunidade para alavancar os seus resultados em termos de exposição e relevância em suas redes sociais.
O processo de Social Media Optimization, também conhecido pela sigla SMO, consiste em um conjunto de técnicas que tem como objetivo conseguir maior exposição de perfis criados nas redes sociais, aumentando sua relevância e alcance de suas publicações.
Em um mercado cada vez mais competitivo como o do marketing nas redes sociais, é sempre importante criar um diferencial em relação a outras marcas, e um desses diferenciais é um bom trabalho de otimização de mídias sociais em seus canais.
Para que possamos deixar esse artigo o mais didático possível e você possa entender o que é Social Media Optimization e seu impacto sobre seus resultados em termos de marketing nas mídias sociais, ele foi dividido nos seguintes tópicos:
- 1 – O que é Social Media Optimization – SMO?
- 2 – Importância do processo de Social Media Optimization
- 3 – Quais são os benefícios do processo de Social Media Optimization
- 4 – Onde são aplicadas as técnicas de Social Media Optimization?
- 5 – O YouTube como um exemplo clássico de Social Media Optimization
- 6 – Tendência que virou rotina para social media
1 – O que é Social Media Optimization – SMO?
Como dito anteriormente, o processo de Social Media Optimization é composto por um conjunto de técnicas que visam aumentar a relevância de um perfil ou página, com resultados diretos sobre o alcance das publicações e facilidade de se encontrar uma marca nesses canais.
Para que você possa entender o que é Social Media Optimization, é interessante conhecer as suas origens técnicas.
O processo de SMO tem como origem as técnicas de SEO – Search Engine Optimization, técnicas que visam colocar um site em destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google.
Embora essa seja uma dimensão completamente diferente das redes sociais, pois se trata de Marketing de Busca, suas técnicas, quando devidamente adaptadas, funcionam também para perfis e páginas nas redes sociais.
Por isso mesmo, no decorrer desse artigo, você verá que existem várias menções às técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, só que com foco em perfis e posts nas redes sociais.
Resumindo, podemos dizer que Social Media Optimization é a aplicação de técnicas de SEO nas redes sociais, adaptando essas regras as diversas plataformas.
2 – Importância do processo de Social Media Optimization
Muitas marcas não tem um interesse tão grande assim em sabem o que é Social Media Optimization, justamente por desconhecerem a sua importância e seu impacto sobre a estratégia de marketing nas redes sociais e também marketing de busca.
Até algum tempo atrás, os benefícios do processo de Social Media Optimization se concentravam basicamente na exposição do perfil de redes sociais nas buscas realizadas no Google.
Esse cenário mudou drasticamente quando os algoritmos de grandes redes sociais como o Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter, passaram a incorporar a otimização na hora de atribuir relevância aos perfis.
Dessa forma, os perfis mais otimizados passaram a ter maior relevância em relação a aqueles que não passam por esse processo, conseguindo maior alcance para suas publicações e sendo sugeridos nos Feeds e buscas internas nas plataformas.
No que diz respeito a exposição da marca, saber o que é Social Media Optimization é importante porque é através desse processo que você conseguirá maior exposição do perfil.
Essa exposição se dará tanto nas buscas realizadas no Google, quanto nas buscas realizadas dentro das próprias plataformas de redes sociais, o que hoje em dia é muito importante.
Pesquisas recentes mostram que um número cada vez maior de pessoas faz suas buscas nas plataformas de mídias sociais, ao invés do Google, o que era comum até pouco tempo atrás.
Por isso, mais do que nunca é importante ser encontrado logo nas primeiras posições de busca, não só no Google, mas agora também nas buscas realizadas nas redes sociais.
3 – Quais são os benefícios do processo de Social Media Optimization
Como vimos, o processo de otimização de mídias sociais tem impacto em diversas áreas do marketing digital. Para deixarmos esses pontos bem claros, podemos listar:
- Aumento do alcance e exposição da marca nas redes sociais, aumentando assim a audiência dos posts publicados e ao mesmo tempo, atraindo novos seguidores;
- Aumento da relevância do perfil, fazendo com que as publicações da marca atinjam um número maior número de pessoas;
- Elevação do tráfego orgânico com origem em pesquisas realizadas tanto na plataforma de mídia social em que se atua, quanto nas pesquisas realizadas nos grandes buscadores;
- Geração de um número maior de Leads Qualificados para a marca, ou seja, pessoas que realmente têm interesse na solução que a marca apresenta;
- Melhora no engajamento do público com o conteúdo publicado pela marca, gerando assim mais likes, compartilhamentos e comentários;
No atual momento do marketing nas redes sociais, é importante ter uma visão o mais abrangente possível, promovendo a integração das diversas dimensões do marketing online, para podermos gerar uma sinergia entre as diversas ações.
4 – Onde são aplicadas as técnicas de Social Media Optimization?
Agora que você já tem uma boa ideia inicial sobre o que é Social Media Optimization e seus benefícios, vejamos então como aplicar essa técnica aos seus perfis nas mais diversas redes sociais.
Como dissemos anteriormente, o processo de Social Media Optimization – SMO, está intimamente relacionado às técnicas de Search Engine Optimization – SEO.
Vamos trabalhar basicamente como trabalhamos na otimização da página de um site, começando pelo SEO On Page, fatores de SEO dentro da própria página, no nosso caso o perfil, e depois o SEO Off Page, fatores externos ao perfil.
Vamos começar definindo a palavra-chave pela qual desejamos ser encontrados em buscas mais amplas, o que geralmente se refere ao branding, ou seja, reconhecimento de marca.
Nesse caso, a palavra-chave em foco é o nome da própria marca. Você deverá inserir uma citação à marca em locais como:
- Nome do perfil ou página;
- Na descrição do perfil;
- Em tags, se a plataforma aceitar;
- Em Hashtags na área principal do perfil;
- Em outras áreas descritivas do perfil.
No caso dos posts, o processo segue as mesmas diretrizes, só que neste caso nossa área de otimização fica restrita ao post em si e seus elementos acessórios.
Você deverá inserir a palavra-chave em elementos tais como:
- Título do post;
- Incluir a palavra-chave na legenda;
- Incluir um sinônimo na legenda;
- Usar a palavra-chave em suas Hashtags.
Como você pode ver, o que é Social Media Optimization se não o processo técnico ao qual submetemos um artigo publicado no blog da marca para que ele se destaque nas buscas realizadas no Google?
Para complementarmos esse processo, falta agora a parte de SEO Off Page, ou seja, basicamente criar links relevantes para o seu perfil ou post em outros ambientes digitais.
Você pode fazer isso criando um link para o seu perfil no topo ou no rodapé do seu site, por exemplo.
Na estrutura do seu site, permita que os usuários possam curtir ou compartilha facilmente o conteúdo publicado em suas próprias redes sociais. Faça isso colocando botões de compartilhamento nas redes sociais.
No caso dos posts, você pode criar links em outras mídias sociais apontando para a sua publicação. Ainda no caso dos posts, faz sentido também criar links em artigos publicados no blog da marca, por exemplo, ou em blogs parceiros.
É interessante, por exemplo, periodicamente fazer uma revisão dos posta publicados e tentar alinhar os artigos publicados no blog da marca com esses posts.
As técnicas de Social Media Optimization seguem basicamente os mesmos caminhos do processo de SEO, portanto, se você já tem uma boa ideia sobre otimização de sites para ferramentas de busca, já está com meio caminho andado.
5 – O YouTube como um exemplo clássico de Social Media Optimization
Embora para os novos profissionais de mídias sociais o SMO possa parecer algo novo, os mais antigos, e principalmente os YouTubers já sabem o que é Social Media Optimization há muito tempo.
O YouTube é uma rede social onde são feitas milhões de pesquisas todos os dias, e o algoritmo de busca dele é completamente diferente do Google.
Se você não for encontrado nas primeiras posições das pesquisas no YouTube, certamente estará perdendo um tráfego valiosíssimo e até mesmo inviabilizando um canal.
No livro A Fórmula do YouTube, o autor, Derral Eves, mostra que no processo de monetização de canais no YouTube exerce um papel fundamental no sucesso de um canal.
O YouTube oferece inúmeras oportunidades para executarmos um bom trabalho de Social Media Optimization, com espaços específicos para esse fim, como inserção de palavras-chave e tags.
Para saber mais detalhes sobre esse tema, sugiro que você leia o artigo Como Otimizar Um Vídeo no YouTube, publicado aqui em nosso blog, ou então assistir a este vídeo em nosso canal na plataforma.
6 – Tendência que virou rotina para social media
É curioso como o que era meramente uma tendência há pouco tempo atrás, se transformou praticamente em uma rotina do social média moderno.
Não faz muito tempo que quando mencionávamos SMO as pessoas inevitavelmente perguntavam o que é Social Media Optimization.
Hoje em dia, com a mudança de hábitos é aperfeiçoamento técnico do mercado, o processo de otimização de posts nas redes sociais foi praticamente incorporado ao trabalho do dia a dia.
Agora, além de pesquisar temas para seus posts, escolher imagens ou vídeos, elaborar legendas e pesquisar as melhores Hashtags para cada post, também é necessário ficarmos atentos ao Social Media Optimization.
Não é por outro motivo que em nossos cursos de mídias sociais, como o de Criação de Conteúdo Para Redes Sociais e Gestão de Redes Sociais, nós já estamos incluindo essa técnica no conteúdo do treinamento.
O contrário também é válido. Os links de redes sociais para as páginas de um site ou blog não eram tão relevantes assim para o trabalho de SEO. Hoje em dia é uma das primeiras coisas que pensamos na hora de criar links relevantes para uma determinada página.
Agora que você já sabe o que é Social Media Optimization, o que acha de implementar mais essa rotina em seu planejamento estratégico de marketing nas redes sociais? Deixe o seu comentário e siga a Academia do Marketing no Instagram.