Freelancer de marketing digital como opção profissional

A opção de se tornar um profissional freelancer de marketing digital é um caminho cada vez mais adotado tanto por quem está chegando agora ao mercado quanto de profissionais já estabelecidos.

Quer saber porque isso acontece? Simples. Com a evolução da tecnologia, e ferramentas de gerenciamento de campanhas de marketing digital, é possível para uma única pessoa, conduzir pequenas e médias projetos, sem ficar a dever nada para agências já estabelecidas.

Minha análise não para aqui. Existe um outro motivo bem maior para apostarmos no mercado para freelancer de marketing digital.

Marketing digital para pequenas empresas

Os pequenos e médios empresários não costumam ser o público-alvo preferencial das agências, pois como a maioria delas cobra seus serviços usando o critério de Consumo de Mídia, ou seja, um percentual do valor investido, um cliente com um orçamento mais modesto não é atraente.

Faz sentido do ponto de vista econômico, já que o tempo empregado para gerenciar grandes contas, é praticamente o mesmo que consumimos para gerenciar contas de budget menor.

Isso faz com que o marketing digital para pequenas empresas fique no desamparo.

É ai que o freelancer de marketing digital entra! Para cobrir este vácuo criado pelo mercado. Tanto para quem está começando agora, quanto para quem deseja abandonar a carteira assinada e criar seu próprio negócio trabalhando como freela, a pequena e média empresa deve ser seu alvo prioritário. É lá que está o dinheiro!

Desenvolvendo o trabalho freelancer de marketing digital

Uma das grandes vantagens dos profissionais freelancer em marketing digital é que por trabalharem em um sistema de home office, seus custos são bem mais baixos do que os das agências convencionais.

Os pequenos e médios empresários não costumam ser o público-alvo preferencial das agências, pois como a maioria delas cobra seus serviços usando o critério de Consumo de Mídia, ou seja, um percentual do valor investido, um cliente com um orçamento mais modesto não é atraente.

Faz sentido do ponto de vista econômico, já que o tempo empregado para gerenciar grandes contas, é praticamente o mesmo que consumimo uma escala menor que as grandes agências, podem ter estruturas de trabalho e suporte bem menos onerosas.

Para o trabalho freelancer não é necessário ter um ponto comercial para atendimento de clientes. Em uma época onde tempo é dinheiro, ir à empresa do seu cliente é para ele muito melhor que ele ter que se deslocar ao seu escritório. Acabamos de criar nosso segundo diferencial!

Se você optar pelo trabalho em home office estará matando dois coelhos com uma cajadada só, pois conseguirá fazer um drástico corte nos custos fixos e ao mesmo tempo acrescentará um tratamento personalizado mais conveniente para a agenda do seu cliente. Veja mais informações em nosso artigo Marketing Digital em Home Office.

A questão da remuneração é outro fator de motivação para uma carreira de freelancer de marketing digital. Ouço constantemente em bate papos entre profissionais freelancers que eles conseguem uma remuneração bem maior do que outros conhecidos deles que atuam na mesma área, só que como colaboradores de uma agência.

Como preparar o caminho

O primeiro passo para se lançar como profissional de marketing digital freelancer é buscar capacitação técnica. O mercado está cada vez mais competitivo e não há mais espaço para amadorismo e improviso.

Para se destacar como consultor de marketing digital, você precisa realmente dominar a área em que irá oferecer seus serviços.

Meu conselho é que você escolha uma determinada área para se especializar, como marketing de busca, mídias sociais ou desenvolvimento de conteúdo.

Nos dias de hoje não temos tempo hábil para nos mantermos super atualizados em todas as dimensões do marketing digital.

Ao invés de ser o Coringa da orquestra, busque ser um Mestre de um determinado instrumento.

Você pode argumentar que seguindo por este caminho você não poderá oferecer um serviço completo, mas a resposta é bem simples.

Terceirize as áreas que você não puder oferecer ao seu cliente. Fazendo isso, você poderá juntar os melhores de cada área para compor uma campanha completa.

Algumas áreas que oferecem ótimas oportunidades

  • Marketing de busca, em especial SEO
  • Gerenciamento de mídias sociais
  • Produção de conteúdo

Outra providência que é muitas vezes negligenciada é a criação de uma diretriz financeira para o negócio, ou seja, determinar o quanto você irá cobrar pelo seu trabalho, pois isso vai influenciar a capacidade de clientes que você poderá atender.

Para complementar estas informações, não deixe de ler o artigo Quanto cobrar pelo trabalho em Marketing Digital.

Divulgação dos seus serviços

Traçadas todas as diretrizes de atuação é hora de pensar na divulgação dos seus serviços. O primeiro passo é prospectar clientes entre seus antigos parceiros comerciais.

Muitas pessoas estão insatisfeitas com o resultado de suas ações de marketing, e podem ser um bom caminho para iniciar seu projeto.

Outra estratégia que vale a pena ser trabalhada é a divulgação do seu serviço através do marketing pessoal no LinkedIn é muito importante nessa hora.

Outra opção é se inscrever em sites de contratação de freelancers, e acompanhar os projetos que são cadastrados.

Com um acompanhamento detalhado e seletivo, você poderá identificar ótimas oportunidades de trabalho.

Faça seu marketing pessoal

Outra dica para quem deseja se tornar um freelancer de marketing digital é criar um blog pessoal para apresentação de ideias e trabalhos realizados.

O blog pessoal é um canal incrível para que seus clientes em potencial conheçam um pouco mais sobre você e seu trabalho.

Por último, mas nem por isso menos importante, crie uma estratégia de divulgação do seu trabalho em mídias sociais como Facebook e Twitter, além é claro, do LinkedIn.

Apesar de não serem as melhores ferramentas para esse tipo de trabalho, existe sempre a possibilidade de se conseguir uma exposição a mais.

Como você pode ver, se lançar como freelancer de marketing digital não é tão difícil assim, só exige comprometimento e profissionalismo. Mantenha-se atualizado sobre estes e outros assuntos na área de carreira em marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 22 de julho de 2018Categories: Carreira em Marketing DigitalTags:

12 Comments

  1. Maria Teresa Baratucci 4 de julho de 2019 at 22:22 - Reply

    Tenho um negocio na área de hotelaria e preciso de um freelancer para fazer marketing digital . Como eu faço para contratar esse profissional?.

    • Academia do Marketing 4 de abril de 2020 at 19:08 - Reply

      Olá Maria Teresa

      A melhor opção no momento é se cadastrar como contratante no Marketing Job, um site especializado em freelancers de marketing digital que pode ser acessado neste endereço https://www.marketingjob.com.br/

  2. Sayure D. Santos 17 de abril de 2019 at 11:59 - Reply

    Muito bom seu post sobre o trabalho como freelancer em marketing digital. Parabéns!

  3. Denise Novaes 14 de fevereiro de 2019 at 08:53 - Reply

    Tenho dificuldades pra aprender a ganhar dinheiro na internet como freelancer de marketing digital, espero que as suas dicas possam me ajudar a mudar isso. Obrigada.

  4. DIEGO MOREIRA DA SILVA 12 de outubro de 2018 at 18:40 - Reply

    Gostei muito do artigo.
    Preciso de um frella para fazer marketing digital para o meu negocio.
    Indicações com referencia aceito desde já;
    obrigado

  5. Tayná 14 de agosto de 2018 at 15:07 - Reply

    O teu sálario vai depender muito do teu esforço e da tua dedicação!
    muitas agências deixam a desejar. é ai que entra o freelancer, esteja sempre se atualizando, seja perfeccionista
    nos detalhes não se acomode, seja proativo, dê ideias mesmo que o cliente não a execute.
    Faça amizades relevantes, esteja sempre com o teu cartão de visitas, não tem cliente? trabalhe de graça em troca de divulgação!

  6. BRE 11 de abril de 2018 at 12:21 - Reply

    Gente, como as empresas pagam o freelancer ? Estou numa empresa que não quer me dizer quanto receberei por redação que produzo / curtida / visualização …. Pode isso ?

    PS:| Sou iniciante.

    Atenciosamente

    • Academia do Marketing 19 de abril de 2018 at 12:06 - Reply

      Olá Bre

      Não podemos lhe dar uma referência sobre valor, pois temos redatores próprio. Uma sugestão, é avaliar, em sites como o Workana, o nível de preços praticados por outros profissionais. Quanto a trabalhar sem saber o quanto vai receber, esquece! Isso não costuma acabar bem.

      Um grande abraço e sucesso!

  7. Marcos Senm 31 de agosto de 2017 at 07:03 - Reply

    Ola bom dia, ótimo conteúdo, acho muito o trabalho e importante o trabalho dos freelances, seu conteúdo é bem entendedor, muito bom mesmo parabéns…

  8. Ronan 10 de julho de 2016 at 14:37 - Reply

    É tudo verdade, eu comecei pelo caminho das pedras, apenas como webdesigner, depois que me adaptei ao marketing digital “moderno” as vendas melhoraram e tenho uma carteira de clientes razoável, que me pagam todo mês. Não procuro mais “emprego por aí”, apesar de que ainda não estou ganhando o que considero ideal, mas só o que posso dizer é que estou ganhando quase duas vezes mais em relação ao trabalho fichado em que eu fui melhor remunerado.
    Outra dica é persistir, insistir e estar sempre atualizando seu portfólio.

  9. Andréa 28 de abril de 2015 at 08:07 - Reply

    Bom dia
    Gostei bastante do texto, estou começando a me aventurar nessa área, e tenho muita dificuldade em alguns assuntos, na hora que o cliente me pergunta quanto ele vai ganhar, quantas curtidas ele vai ter e o tempo! Ainda não estou conseguindo responder essas perguntas, como devo proceder?
    Desde já agradeço.

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