Como divulgar uma loja virtual no Instagram
Para muitas marcas, saber como divulgar uma loja virtual no Instagram é fundamental, principalmente se estiverem nos segmentos de moda, acessórios, decoração e turismo, só para dar alguns exemplos.
Com o crescimento do Instagram no cenário das mídias sociais, principalmente aqui no Brasil, ficar fora deste canal é inconcebível em alguns casos.
A ferramenta, que era vista inicialmente apenas como uma brincadeira descomprometida de envio de fotos, ganhou o status de poderoso canal de marketing nas mídias sociais, junto com seu irmão Facebook e outros.
Por isso, se você tem um e-commerce em um dos setores citados acima, saber como divulgar uma loja virtual no Instagram é fundamental, caso contrário, você poderá perder ótimas oportunidades de negócio.
Por isso, a equipe da Academia do Marketing pesquisou e apresenta aqui algumas dicas fundamentais para quem deseja divulgar um e-commerce no Instagram, de forma profissional e trazendo resultados reais, não apenas o famoso “mimimi”.
Para deixar este artigo mais didático, separamos nosso roteiro sobre como divulgar um e-commerce no Instagram nos seguintes tópicos:
- 1 – Planejamento Estratégico da Divulgação de Um E-commerce no Instagram
- 2 – A Importância de Imagens Originais e Inovadoras
- 3 – Qualidade das Suas Fotos e Imagens em Publicações
- 4 – Fotos Que Reflitam a Cultura da Marca
- 5 – Criação de Legendas Que Incentivem a Interação
- 6 – Hashtags Poderosas Para Suas Publicações
- 7 – Promoções Exclusivas Para o Instagram
- 8 – A Importância das Interações Com Seus Seguidores
- 9 – Seguidores Que Contribuem Com o Seu Conteúdo
- 10 – Use e Abuse dos Instagram Ads
- 11 – Monitoramento de Resultados
O Passo a Passo de Como Divulgar Uma Loja Virtual no Instagram
Abaixo, listamos as principais dicas de como divulgar um e-commerce no Instagram, de uma maneira profissional, para transformar este canal em uma verdadeira máquina de vendas.
1 – Planejamento Estratégico da Divulgação de Um E-commerce no Instagram
Sair postando qualquer coisa no Instagram, só para mostrar os produtos da sua loja virtual e pedir para que as pessoas os comprem, simplesmente não funciona. Pior ainda, pode acabar gerando uma baita rejeição à marca.
É necessário que você crie uma verdadeira estratégia de marketing no Instagram e que alinhe esta estratégia, às outras que você já utiliza em seu e-commerce, como o marketing de busca para conseguir uma sinergia entre os diversos canais.
2 – A Importância de Imagens Originais e Inovadoras
Um dos principais pontos para obter um bom alcance e alto grau de engajamento no Instagram, é importante prestar bastante atenção nas fotos que você publica.
Nada de sair pegando qualquer coisa pela web e dizer que isso é foto boa para o Instagram.
Fotos inéditas e até mesmo diferentes das que você publica em sua loja virtual, de preferência em uso, são uma ótima forma de se comunicar através das imagens no Instagram.
O investimento vale a pena, pois cria um diferencial para o perfil da marca.
3 – Qualidade das Suas Fotos e Imagens em Publicações
As fotos que você divulga em seu perfil no Instagram representam a qualidade dos seus produtos, por isso é preciso trabalhar sem com imagens de qualidade profissional impecável, pois todos nós conhecemos a importância das fotos no e-commerce.
Trabalhe sempre com imagens de alta definição e ângulos que explorem e valorizem ao máximo os seus produtos, pois isso se refletirá em engajamento e um conceito elevado para a sua marca.
4 – Fotos Que Reflitam a Cultura da Marca
Se você quer saber como divulgar uma loja no Instagram, esteja cinte desde já que esse não é um canal de vendas, mas sim de criação de laços de relacionamento e difundir o conceito da marca. Por isso, as fotos precisam refletir este conceito.
Publique fotos que remetam a um estilo de vida, uma proposta que a marca leva em consideração na hora de escolher os produtos que oferece a seus clientes no e-commerce. Vá além do produto.
Não há como divulgar uma loja virtual no Instagram de forma eficaz sem ter imagens de primeiríssima qualidade para apresentação dos seus produtos. Na hora de criar sua loja virtual no Instagram, pense nisso.
5 – Criação de Legendas Que Incentivem a Interação
Outra dica para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual no Instagram é não manter o foco única e exclusivamente nas fotos, mas prestar atenção também nas legendas que são publicadas para complementar a imagem.
Legendas de grande apelo aumentarão as suas chances de divulgação no Instagram. Para conseguir isso algumas dicas são:
- Elabore suas legendas em um tom pessoal;
- Aplique técnicas de Copywriting em suas legendas;
- Use gatilhos mentais para estimular a ação;
- Trabalhe com emojis para quebrar o texto;
- Selecione hashtags altamente relacionadas ao conteúdo.
Use bons Call to Actions em suas publicações e direcione seus clientes para o seu funil de conversão desenhado em sua estratégia de vendas no Instagram.
6 – Hashtags Poderosas Para Suas Publicações
O marketing no Instagram passa muito pela sua compreensão e utilização das Hastags, principalmente agora quando a ferramenta oferece a opção de seguir, além de perfis, hashtags específicas.
Por isso, não desperdice esse outro elemento importantíssimo em uma estratégia de marketing no Instagram e monitore as expressões mais utilizadas para estar sempre em uma boa colocação neste tipo de busca.
O correto uso das Hastags é fundamental para a promoção de um negócio nesta rede. Não é à toa que em nosso Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais incluímos um módulo específico sobre o assunto.
7 – Promoções Exclusivas Para o Instagram
Outra dica para quem busca saber como divulgar uma loja virtual no Instagram, é criar ofertas exclusivas para os seus seguidores.
As pessoas gostam de fazer parte de grupos exclusivos, e ao saberem que seguindo o seu perfil no Instagram, terão oportunidades diferenciadas, isto funcionará como estímulo.
Pesquisas mostram que 41% das pessoas que estão no Instagram ou seguem ou então seguiriam uma marca para ter acesso a sorteios e promoções exclusivas.
Por isso, faz todo sentido usar este sentimento como aliado da sua estratégia de marketing no Instagram.
Uma forma bem interessante e sutil para fazer a divulgação dos seus produtos é sobrepor a oferta a uma boa imagem, que de preferência tenha alguma relação direta com o produto ou serviço.
8 – A Importância das Interações Com Seus Seguidores
Nossa última dica sobre como divulgar uma loja virtual no Instagram diz respeito à interação com a sua base de seguidores, afinal, vender pelas redes sociais é ter uma base de seguidores engajada.
Lembre-se que um dos pontos de uma estratégia de marketing nas redes sociais é justamente criar laços de relacionamento para depois então apresentar a sua proposta de valor.
É preciso aproveitar toda chance de interação, como por exemplo, responder a comentários dos seus seguidores.
Eles vão se sentir lisonjeados e de quebra, a sua marca tem a oportunidade de conquistar uma exposição maior.
9 – Seguidores Que Contribuem Com o Seu Conteúdo
Outra forma interessante para divulgação de uma loja virtual no Instagram e fidelização de seus seguidores, é compartilhar o conteúdo dos seus seguidores em seu próprio perfil. Isso faz com que os seguidores se sintam honrados em seguir o perfil da marca.
Uma das vantagens deste tipo de estratégia é que trabalhando dessa forma você também irá ter conteúdo pronto para alimentar o seu Feed.
Resultado, você ganha a simpatia dos seguidores e ainda por cima ganha em termos de produção de conteúdo.
Como divulgar uma loja virtual no Instagram envolve também conquistar alcance através de um bom conceito junto ao algoritmo do Instagram, essa é uma tática que também ajudará nesta área.
10 – Use e Abuse dos Instagram Ads
Outra dica para quem deseja saber como divulgar uma loja virtual no Instagram é lançar mão dos Instagram Ads, os anúncios no Instagram.
Com eles você pode fazer campanhas para públicos segmentados por dados demográficos, como localização, interesses, comportamentos, acessos ao seu site e outros parâmetros.
Também com os Instagram Ads você poderá montar campanhas de remarketing e recuperação de carrinhos abandonados, que farão uma grande diferença em termos de conversões no seu e-commerce.
Em um mercado tão competitivo quanto o que vivemos atualmente, não há como divulgar uma loja virtual no Instagram sem lançar mão desse recurso.
11 – Monitoramento de Resultados
Nossa última dica de como divulgar uma loja virtual no Instagram diz respeito ao monitoramento das conversões, venham elas de publicações ou anúncios publicados no Instagram.
Você deve ter um especial cuidado na hora de fazer a correta atribuição de conversão no Google Analytics, para não perder as conversões que tiveram início nesta estratégia de marketing.
Como divulgar uma loja virtual no Instagram, abre uma ótima oportunidade para criar na verdade mais um canal de vendas o que acha de aproveitar esta estrutura para montar um verdadeiro e-commerce em seu perfil?
O Instagram Shopping pode ser um grande aliado das suas vendas online. Veja detalhes em nosso artigo Como Vender Pelo Instagram.
Principais Dúvidas Sobre Como Divulgar Uma Loja Virtual no Instagram – FAQ
Confira abaixo as principais dúvidas sobre como divulgar uma loja virtual no instagram e outros assuntos relacionados a esse tema.
Quais são os benefícios de divulgar minha loja virtual no Instagram?
Saber como divulgar sua loja virtual no Instagram pode trazer vários benefícios, como aumentar a visibilidade da sua marca, atrair novos clientes, impulsionar as vendas e fortalecer o relacionamento com seu público-alvo.
O que colocar na Bio do Instagram de loja virtual?
Como divulgar uma loja virtual no Instagram se você não tem uma Bio impecável? Capriche nas informações, colocando a sua logo, o nome da loja, logo no início do texto, use emojis, coloque o link da sua loja virtual, o botão de contato, a hashtag da marca e as hashtags mais relevantes no seu segmento.
Como anunciar uma loja virtual no Instagram?
Para anunciar a sua loja virtual no Instagram, a melhor alternativa é trabalhar com os Instagram Ads. Neles você pode segmentar o público que irá receber o anúncio, usando diversos recursos da plataforma de anúncios da Meta, como filtros de interesses e Públicos Personalizados.
Como chamar atenção do cliente para uma loja virtual no Instagram?
Isso é feito principalmente pelas fotos que você publica. Como divulgar uma loja virtual no Instagram passa inevitavelmente pela seleção de boas imagens para as suas postagens, imagens que se destaquem e chamem a atenção no feed são fundamentais, como dissemos acima.
Como ganhar seguidores para o Instagram da minha loja?
A melhor estratégia para ganhar mais seguidores no Instagram é simplesmente a produção de conteúdo de qualidade para as suas publicações. Não foque unicamente em postagens de vendas, mas também em posts que agreguem alguma coisa ao dia a dia das pessoas.
Saber como divulgar sua loja virtual no Instagram é uma estratégia eficaz para alcançar seu público-alvo e impulsionar o crescimento do seu negócio, além é claro, de abrir mais um canal de venda para seus produtos.
Ao otimizar seu perfil, criar conteúdo de qualidade, usar hashtags relevantes, interagir com seu público e fazer parcerias com influenciadores, você estará no caminho certo para aumentar suas vendas no Instagram e expandir a visibilidade da sua marca.
Lembre-se de monitorar e analisar os resultados das suas estratégias de divulgação para ajustar e melhorar continuamente sua presença no Instagram.
Com dedicação e consistência, você poderá colher os frutos do seu trabalho árduo e alcançar o sucesso com sua loja virtual.
Espero que este artigo tenha fornecido informações valiosas sobre como divulgar sua loja virtual no Instagram.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar suas experiências, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo. Boa sorte com sua estratégia de divulgação no Instagram! Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.