Importância das fotos no Google Meu Negócio
A importância das fotos no Google Meu Negócio é incontestável e uma pesquisa realizada pela consultoria BrightLocal, apresentou uma alta correlação entre a quantidade de fotos publicadas nas fichas de empresas no Google Meu Negócio, com o desempenho destas fichas nas pesquisas realizadas no buscador.
A pesquisa foi publicada no site da empresa e analisada por Jamie Pitman, um dos sócios da BrightLocal, publicada no portal Search Engine Land, uma referência em marketing digital.
Na era do Instagram, TripAdvisor e Yelp, eu não acho que posso exagerar a respeito da importância das fotos para as empresas locais.
Mesmo antes que plataformas como essas surgissem e colocassem o poder de representar visualmente a experiência do cliente nas mãos do consumidor, as pessoas queriam ver com os próprios olhos o que receberiam pelo dinheiro.
As imagens nas fichas de empresas no Google Meu Negócio comprovam esta teoria, e está claro que é mais importante do que nunca, ter a melhor aparência quando os consumidores estão procurando empresas como a sua.
Não acredita em mim? Leia sobre algumas evidências convincentes para convencê-lo a levar as fotos do GMB a sério.
Vejamos o que analisamos 580.853 imagens em 15.191 listagens do Google Meu Negócio que nos ensinaram sobre imagens do GMN e como elas poderiam afetar a pesquisa e o comportamento do usuário.
- Qual é a importância das fotos do Google Meu Negócio para o desempenho da pesquisa local?
- Empresas com mais fotos do GMB recebem mais cliques, chamadas e solicitações de orientação
- Empresas com mais fotos do GMN obtêm mais visualizações em pesquisas e visualizações em mapas
- Empresas com mais fotos do Google Meu Negócio aparecem em pesquisas mais diretas e de descoberta
- Uma questão de correlação
Qual é a importância das fotos do Google Meu Negócio para o desempenho da pesquisa local?
Como parte do estudo recente do Google Meu Negócio da BrightLocal, minha empresa, analisamos as informações do GMN de 45.000 empresas em 36 setores em quatro países, para aprender como esses dados mudaram ao longo do tempo e, principalmente, para ver se existem correlações.
Veja aqui as correlações entre as quantidades de imagens visíveis em um perfil do GMN e outras métricas de desempenho da plataforma, como cliques no site, chamadas, visualizações na pesquisa e muito mais.
Para esses dados, analisamos apenas empresas com uma ou mais imagens carregadas e essas imagens foram carregadas pela empresa ou por consumidores.
Eu também observaria que, embora existam fortes correlações, não posso argumentar causalidade – mas, mesmo sem isso, sinto que os números são bastante convincentes.
Empresas com mais fotos do GMB recebem mais cliques, chamadas e solicitações de orientação
Como ponto inicial da pesquisa sobre a importância das fotos no Google Meu Negócio eu decidi recuar no último estágio da Jornada de Descoberta do Consumidor, pois cliques, chamadas e solicitações de orientação de perfis do GMB têm a conexão mais forte com a visibilidade da imagem.
O que quero dizer com isso é que, diferentemente de outras métricas do Insights, como visualizações em pesquisa, Google Maps, pesquisas diretas e de descoberta, sabemos que as imagens do GMN podem influenciar diretamente as ações do cliente, já que têm mais probabilidade de serem visíveis no mesmo lugar dos botões de Call to Action.
Como você pode ver, há uma correlação consistente entre o número de imagens em um perfil do GMN e o número de visitas ao site, chamadas telefônicas e solicitações de direção fornecidas pelo Google Meu Negócio.
Quanto mais fotos você tiver na sua ficha do Google Meu Negócio, maiores serão suas chances de levar os clientes da descoberta à conversão.
Também analisamos o desvio da mediana para entender exatamente o quanto possuir mais imagens no seu perfil pode afetar as ações do cliente. Veja o que encontramos:
- As empresas com mais de 100 imagens recebem 520% mais chamadas do que a média das empresas, enquanto aquelas com apenas uma imagem obtêm 71% menos.
- As empresas com mais de 100 imagens obtêm 2,717% mais solicitações de orientação do que a média das empresas, enquanto aquelas com apenas uma recebem 75% menos.
- As empresas com mais de 100 imagens recebem 1,065% mais cliques do que a média das empresas, enquanto aquelas com apenas uma obtêm 65% menos.
Empresas com mais fotos do GMN obtêm mais visualizações em pesquisas e visualizações em mapas
Caso você seja novo no Google Meu Negócio Insights, aqui estão as próprias definições do Google sobre essas métricas:
- Exibições na Pesquisa – Um cliente encontrou a empresa por meio da Pesquisa do Google, incluindo resultados de pacotes locais da pesquisa.
- Visualizações no Google Maps – Um cliente encontrou a empresa por meio do Google Maps.
Curiosamente, a barra da extrema direita mostra a única vez em que uma métrica superou a outra quando a contagem de imagens ficou acima de 100.
Eu colocaria isso nos tipos de empresas mais propensas a serem procuradas no Google Maps, como restaurantes, cafés e bares.
O Google Maps é aberto com mais frequência quando o usuário é móvel e procura direções ou lugares ao seu redor do que quando pesquisava lugares para ir enquanto ainda estava em casa.
Por mais que o Google esteja se esforçando para tornar o Google Maps mais social, mais funcional e, em última análise, mais do que uma maneira de encontrar rotas, temos que lembrar que a funcionalidade principal ainda está no título. É mais um mapa do que um diretório de empresas.
Isso tudo significa que os usuários do Google Maps estão, em sua maioria, procurando um lugar que possam visitar no momento.
Esses tipos de empresas locais de grande porte, como bares, restaurantes e assim por diante, podem ser fotografados e revisados regularmente, portanto, não é realmente uma surpresa ver empresas com números de foto muito altos também recebendo mais pesquisas no Google Maps do que nas tradicionais SERPs.
Olhando para os desvios da mediana, vemos que:
- As empresas com mais de 100 imagens obtêm 960% mais visualizações de pesquisa do que a média das empresas, enquanto aquelas com apenas uma obtêm 62% menos.
- As empresas com mais de 100 imagens obtêm 3459% mais visualizações de mapas do que a média das empresas, enquanto aquelas com apenas uma obtêm 71% menos.
- Empresas com mais fotos do Google Meu Negócio aparecem em pesquisas mais diretas e de descoberta
Empresas com mais fotos do Google Meu Negócio aparecem em pesquisas mais diretas e de descoberta
Mais uma vez, aqui estão as próprias definições do Google sobre essas métricas:
- Pesquisa Direta – Um cliente pesquisou diretamente seu nome ou endereço da empresa.
- Pesquisa de Descoberta – Um cliente pesquisou uma categoria, produto ou serviço que você oferece e sua listagem apareceu.
Mais uma vez, vemos uma forte tendência de números elevados de imagens correlacionadas com números elevados de ambos os tipos de pesquisas, particularmente no caso de empresas locais com mais de 101 imagens.
Aqui estão as principais conclusões da análise de desvios da mediana:
- As empresas com mais de 100 imagens obtêm 713% mais pesquisas de descoberta do que a média das empresas, enquanto aquelas com apenas uma obtêm 65% menos.
- As empresas com mais de 100 imagens recebem 1038% mais pesquisas diretas do que a média das empresas, enquanto aquelas com apenas uma obtêm 71% menos.
Uma questão de correlação
Gostaria de reiterar novamente que os gráficos acima não mostram causalidade, apenas correlação que evidencia a importância das fotos no Google Meu Negócio.
O número de fotos presentes nas ficha do GMN poderia realmente afetar esses números, mas também é possível que uma grande quantidade de imagens em um perfil represente um esforço para aumentar o desempenho da pesquisa local, e esses outros esforços podem ser grandes contribuidores para as ações, pesquisas e visualizações.
Na mesma linha, é possível que a tendência mostrada seja afetada pelo tipo de indústria. As empresas que obtêm o maior número de fotos provavelmente são as mais visualmente atraentes e, portanto, mais fotografadas pelos clientes, como por exemplo, hotéis, restaurantes, locais, bares.
Para obter essas muitas fotos, é necessário ter muitos clientes, o que, por sua vez, requer um grande número de acessos e, portanto, uma estratégia comercial e de marketing bem-sucedida.
Mesmo com essas considerações em mente, acredito que os resultados acima apresentam um argumento poderoso para investir tempo e esforço na obtenção de mais imagens em seu perfil do Google Meu Negócio, e isso se aplica a pessoas que trabalham com tudo, desde um bar de praia naturalmente fotogênico a um escritório de advocacia.
A pesquisa de Jamie Pitman ressalta um dos itens que valorizamos bastante em nosso curso Google Meu Negócio, tanto que dedicamos um módulo inteiro sobre o assunto, pois concordamos com ele que a importância das fotos no Google Meu Negócio é um fator chave para o sucesso nesta ferramenta.
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As fotos no Google Meu Negócio tem um limite por perfil?
Olá Carmelo!
Não existe limite para a inserção de fotos em um perfil do Google Meu Negócio, inclusive isso é recomendável em termos de estratégia de marketing no GMN. Por exemplo, em uma estratégia de SEO no Google Meu Negócio é muito beneficiada por fotos de qualidade. Para saber mais sobre esse assunto, sugerimos que você leia o artigo deste link: https://academiadomarketing.com.br/importancia-das-fotos-no-google-meu-negocio/
Um grande abraço e sucesso!