Mercado de trabalho em marketing digital está em expansão
Pesquisas recentes revelam que o mercado de trabalho em marketing digital no Brasil é um dos mais promissores e que tanto agências quanto empresas já se ressentem da falta de profissionais.
O crescente interesse das empresas pelas mídias digitais vem criando uma demanda que simplesmente não consegue ser atendida pelas agências de marketing.
Na verdade, o mercado de trabalho em marketing digital não está apenas aquecido como algumas fontes comentam.
Ele na verdade está em uma violenta expansão em função do crescimento da economia nos últimos anos e também do papel dos canais digitais no Brasil e no mundo.
O grande problema é que essa expansão não está sendo acompanhada pela formação de novos profissionais de marketing digital verdadeiramente qualificados.
Sem profissionais os salários disparam
Uma das consequências da escassez de mão de obra qualificada na proporção que a demanda requer foi a elevação dos salários no marketing digital mesmo diante de um momento econômico difícil.
Preocupadas em reter seus talentos, as empresas valorizam cada vez mais seus colaboradores e incorporam benefícios e outras vantagens à remuneração que por sinal já é alta.
A consultoria Robert Half divulgou em seu Guia Salarial de 2024 que a remuneração de um analista de marketing digital começa, em um patamar de R$ 5.350 para posições juniores em pequenas empresas.
Já no caso de uma grande empresa multinacional, em posições de chefia, a remuneração pode chegar a R$ 60 mil nos cargos de chefia, além de benefícios e premiações por desempenho.
Ainda segundo a pesquisa, os profissionais em início de carreira tiveram a maior valorização mercado de trabalho do marketing digital, justamente por ser uma área relativamente nova e carente de profissionais qualificados.
Com um número cada vez maior de empresas buscando profissionais qualificados para atenderem a diversas demandas, como analistas de mídias sociais e analistas de SEO por exemplo, a tendência é que o mercado permaneça em expansão.
Sobram vagas em marketing digital
Uma das principais reclamações das agências digitais é a dificuldade para o preenchimento das vagas de trabalho em marketing digital oferecidas.
Algumas posições passam meses em aberto sem que se consiga encontrar o profissional com o perfil adequado, o que muitas vezes acaba impedindo que novos projetos sejam iniciados.
A perspectiva para o mercado de trabalho em marketing digital é de um crescimento ainda maior. Vejamos, por exemplo, o caso do e-commerce.
Segundo informações da eMarketer, empresa especializada em pesquisas de mercado, o faturamento do e-commerce deverá chegar a US$ 6,3 trilhões em 2024, um aumento 26% em relação ao registrado no ano passado.
Para quem trabalha na área é uma notícia muito boa, pois mostra que a demanda por profissionais de marketing digital ficará ainda mais aquecida.
A equipe do portal Marketing Job, especializado em serviços na área do marketing digital, confirma esta carência.
Segundo o site, algumas vagas passam semanas até que consigam ser preenchidas, e muitas vezes as empresas desistem e partem para treinamentos In Company para formarem seus próprios profissionais.
Escassez em todos os níveis
A falta de mão de obra qualificada em marketing digital se dá em todos os níveis. De gerentes de marketing digital, os técnicos nas mais diversas vertentes, o quadro é o mesmo.
No primeiro caso, pelo fato de um gerente de marketing digital não ser um profissional que se forma em um ou dois meses e requerer além dos conhecimentos técnicos, também experiência e qualidades de liderança.
No caso dos especialistas em marketing digital, como analistas de mídias sociais, analistas de SEO, e-mail marketing e outras especialidades, o problema está na falta de qualificação.
Uma coisa é conhecer as ferramentas como SEO, Google Ads e mídias sociais. Outra coisa é dominar essas ferramentas de forma a utilizá-las profissionalmente no dia a dia da função.
No mercado de trabalho em marketing digital, da forma profissional que ele assumiu nos dias de hoje, não há mais espaço para amadores, curiosos ou improvisos.
O perfil do profissional de marketing digital que as empresas buscam hoje em dia é muito mais robusto e não se limita apenas a questão técnica, os Soft Skills também são levados em consideração já que esse é caracteristicamente um trabalho de equipe.
A formação em marketing digital precisa ser profunda e constante já que o mercado está cada vez mais exigente e profissionalizado.
Existe uma diferença muito grande entre a simples curiosidade pelas técnicas e ferramentas, comum aos apaixonados pelo mundo digital, e o profissional encarregado do planejamento, execução e acompanhamento de ações de marketing online.
Profissionais criando suas próprias agências
Para piorar um pouco mais essa crise de mão de obra no mercado de trabalho em marketing digital, muitos profissionais optam por criar suas próprias agências digitais, deixando o mercado ainda mais carente de profissionais para contratação.
Como o investimento inicial na criação de uma agência digital é muito pequeno, vários profissionais de marketing digital têm se associado e criado suas próprias agências.
Em nossos cursos é muito comum ver grupos de profissionais que estão ali se capacitando para agregar conhecimento e tecnologia a suas próprias agências recém-criadas.
Empresas partem para o treinamento interno
Diante de um cenário onde o mercado de trabalho em marketing digital se encontra completamente “seco” a opção de muitas empresas tem sido a formação interna desses profissionais.
Sem conseguir contratar profissionais prontos, opção por formar em casa essa nova geração de colaboradores, através de Cursos In Company é cada vez mais comum.
Uma grande parcela dos participantes do nosso Curso de Marketing Digital, atualmente é composta por empresários que buscam conhecer os fundamentos para estruturar a sua própria equipe profissional de marketing digital.
Essa é uma alternativa bastante interessante, pois é sabido que o marketing digital feito por equipes internas tende a apresentar mais qualidade já que os profissionais trazem consigo toda a cultura da empresa.
Além disso, profissionais de marketing digital que tem como origem a equipe interna da empresa são muito mais ligados ao dia a dia do negócio do que profissionais trabalhando em uma agência externa.
Alternativas no mercado de trabalho em marketing digita
O modelo tradicional de relações de trabalho no mercado de trabalho em marketing digital, onde o profissional é colaborador de uma agência ou empresa, sofreu uma grande transformação nos últimos anos.
Com o evento da pandemia temos visto um crescimento do trabalho remoto e independente. Trabalhar com marketing digital em home office é uma realidade atualmente.
Com isso cresceram as oportunidades para freelancers de marketing digital e também profissionais que oferecem serviços pré-formatados.
O futuro do mercado de trabalho em marketing digital
Como algumas avaliações mostram que menos de 25% das pequenas e médias empresas brasileiras possuem uma presença na Internet, é de se esperar que o setor continue em expansão ainda durante muitos anos.
Dessa forma, é de se esperar também que o mercado de trabalho em marketing digital continue aquecido. Eis aí uma boa oportunidade tanto para profissionais de comunicação quanto para novos empreendedores.
Se você tem intenção de seguir carreira nessa área e deseja mais informações para orientar a sua trajetória profissional, sugerimos que aproveite a visita ao nosso blog e acessa a nossa seção de artigos sobre Carreira em Marketing Digital.
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Sou apaixonda por Marketing, gostei muito do seu artigo. Com certeza irá ajudar muitas pessoas a entenderem o mercado de trabalho em marketing digital
Nao há dúvida do que o mercado de trabalho em marketing é uma oportunidade para todos! Gostei muito do seu artigo, também escrevemos sobre as oportunidades de marketing depois de estudar a carreira.
Olá Marta
Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre o mercado de trabalho em marketing digital foi de seu agrado. Sugerimos que para complementar as informações apresentadas aqui, você também leia um artigo publicado no Guia de Marketing, sobre as carreiras em marketing digital, no endereço https://www.guiadomarketing.com.br/carreiras-em-marketing-digital/
Bem interessante os conteúdos do seu site sobre o mercado de trabalho em marketing digital!! Vou seguir, tem em ajudado bastante…
Olá Avides
Ficamos bastante satisfeitos em saber que nossos artigos na área de mercado de trabalho em marketing online foram interessantes para você.
Olá tudo bem ?
Gostei do seu post sobre o mercado de trabalho em marketing digital. Eu por exemplo, estou precisando aprender a divulgar meus produtos na Internet, mas ainda estou na fase de deixar comentários em blogs para ver se gero algum tráfego.
Olá Adriana
Ficamos satisfeitos em saber que nosso artigo sobre o mercado de trabalho em marketing digital foi de seu agrado. Se você está pensando em aprender marketing digital, recomendamos nosso curso de introdução ao marketing digital. Veja detalhes em http://academiadomarketing.com.br/curso-de-marketing-digital-online/
Um grande abraço e sucesso!
Gostei do post sobre o mercado de trabalho em marketing digital, parabéns. Teu jeito de abordar ficou bastante bacana, gosto de dissertar sobre este tema também. Continue nesta linha e tenha sucesso. Cordialmente
Sou profissional nesta área e deixo meu depoimento de descontentamento, e digo que a realidade é que em 4 anos que atuo na área e depois de enviar inúmeros currículos durante esse tempo não tive nem sequer resposta negativa, eu tenho resultados excelentes em matéria de SEO em duas grandes cidade como Curitiba e Brasília e sequer recebi um e-mail de alguma Agência interessada no meu trabalho. Parece que eu vivo em uma realidade paralela. Essa coisa de profissional qualificado realmente não dá pra entender porque se você pensar um pouco, como que alguém vai ter experiência com ferramentas Google tipo Adwords ou Facebook Ads por exemplo se não estiver trabalhando numa Agência, onde há um investimento prévio? Minha única alternativa é trabalhar por conta, oferecendo um serviço mais barato pra poder sobreviver, como diz a o final da matéria. A Abradi cobra uma mensalidade absurda pra mostrar uma empresa lá e ser associado, ou seja, eles só apoiam quem paga, e o que vale são grandes Agências com profissionais escravizados e que não valorizam ou dão chance para profissionais de fora os tão falados profissionais qualificados. Essa é a realidade, não existe apoio de nenhum órgão, as Agências querem continuar com profissionais medíocres para poderem pagar menos e ficam com essa retórica que não existem profissionais qualificados, eu sou um profissional qualificado, têm alguma Agência interessada no meu trabalho por acaso?
Adorei a matéria. Trabalho com isso e me identifiquei bastante com os dados.