fbpx

O Que é Autoridade do Domínio

O que é Autoridade do Domínio em SEO

Com o refinamento das técnicas de SEO, muita gente anda querendo saber o que é Autoridade do Domínio, uma curiosidade que até bem pouco tempo passava longe das cogitações de quem estava começando na área de SEO, mas que devido à sua crescente importância começa a ganhar espaço nos manuais e rotina dos profissionais de SEO.

Antes de entrarmos na discussão sobre o que é Autoridade do Domínio, é preciso deixarmos claro alguns conceitos básicos de SEO – Search Engine Optimization.

Além dos Fatores Estruturais que afetam o posicionamento de um site nas ferramentas de busca, existem também os fatores internos de cada página, chamados de Fatores On Page e os fatores externos chamados Fatores Off Page.

A Autoridade do Domínio em SEO é justamente uma métrica que avalia uma série de fatores Off Page do domínio como um todo, e que atribui a ele maior ou menor relevância em relação a outros sites presentes nos bancos de dados dos grandes buscadores, como Google, por exemplo.

Para orientar melhor nossa explicação, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:

Vamos analisar cada um deles para que você tenha uma boa noção de o que é Autoridade de Domínio e qual sua importância para o marketing digital.

1 – A definição de Autoridade do Domínio

O conceito de Autoridade do Domínio, também conhecido em dashboards de SEO como DADomain Authority, é uma métrica que define a importância de um determinado domínio em função de fatores On Page e Off Page como o número de links que apontam para este domínio e a qualidade, em termos de relevância que cada um desses domínios possui.

Não existe um indicador oficial dos mecanismos de busca sobre a Autoridade de Domínio, pois na verdade este é um indicador desenvolvido por consultorias independentes prestadoras de serviços de SEO, com destaque para a Moz.

O conceito é visa dar uma ideia sobre a relevância geral do site, e para falar a verdade, não é novo, pois o bom e velho PageRank na verdade era uma métrica que tenta determinar justamente a autoridade de um domínio.

A Autoridade do Domínio é expressa por um valor que vai de 0 a 100, e quanto mais alto for, mais relevante será o site em termos de potencial de um bom posicionamento nas ferramentas de busca.

Embora o conceito possa parecer em um primeiro momento muito técnico, você verá durante este artigo que ele é na verdade bem simples e também de vital importância para o bom posicionamento de um site nas páginas de pesquisas do Google e outros buscadores.

As vezes quando me perguntam durante os cursos que ministro ou em uma mentoria, o que é Autoridade do Domínio, eu respondo de forma resumida que é a nota de relevância de um site.

O que é Autoridade do Domínio

2 – O que influencia na Autoridade do Domínio

Não dá para dizer que existe um único fator que seja preponderante no cálculo da autoridade de um domínio, já que todas as fórmulas usadas pelas empresas e sites que calculam este indicador levam em consideração inúmeros critérios, e seus fatores de ponderação não são conhecidos.

Em nosso Curso de SEO sempre dizemos que antes da técnica vem a coerência e conhecimento da filosofia de SEO. Portanto, partindo desse princípio, podemos pelo menos inferir alguns fatores que seriam decisivos neste cálculo, como por exemplo:

  • Idade do domínio
  • Reputação do site
  • Links que apontam para o site
  • Qualidade dos Inbound Links
  • Diversidade de links
  • Existencia de backlinks tóxicos
  • Padrão temporal
  • Análise distributiva

Como você pode ver, não é nada fácil manipular um indicador desses e na verdade é bem mais fácil seguir as boas práticas de SEO do que ficar perdendo tempo com esse tipo de manipulação.

A autoridade do site vem naturalmente com a publicação de conteúdo de qualidade e uma estratégia de Link Building bem distribuída e calibrada.

3 – Ferramentas para verificação da Autoridade de um domínio

Para saber qual a autoridade de um domínio existem diversas ferramentas como o Open Site Explorer, por exemplo, que além dessa informação, incorpora também outros indicadores importantes para a análise de um site e páginas individualmente.

Outra ferramenta para verificação da Autoridade de Domínio de um site, desta vez mais simples, mas extremamente prática, é a Small SEO Tools. A fonte de dados é a mesma da Moz, mas é mais simples, principalmente para quem está iniciando.

Em nosso curso de SEO online temos um grande debate sobra a questão da Autoridade de Domínio no módulo de vídeo aulas que tratam sobre os fatores de indexação off page e nele, chamamos atenção sobre o uso dessa ferramenta durante a pesquisa para formulação de uma estratégia de SEO e a otimização em si de cada página do site.

4 – O que na verdade significa este indicador

O que é Autoridade do Domínio? Bem, de tão importante, em uma auditoria de SEO, este é um dos primeiros indicadores que eu costumo levantar, justamente para ter uma visão geral do caso. Ele reflete o resultado da aplicação das boas praticas de otimização de sites para ferramentas de busca.

Para quem ainda não está familiarizado com o que é Autoridade do Domínio, fica uma aviso, ele não é um indicador que possa ser analisado individualmente e nem é referência única para avaliação da relevância de um site, como aliás, acontece na maioria das situações no processo de otimização e avaliação de um site sob o prisma de SEO.

É importante salientarmos que a Autoridade de Domínio não deve ser considerada como fator de acompanhamento de curto prazo, pois em seu cálculo são levadas em consideração um grande número de variáveis, esse indicador está sujeito a oscilações constantes.

A médio e longo prazo, pode ser sim visto como indicador de produtividade e refinamento do trabalho de otimização, mas a curto prazo suas variações não são estatisticamente representativas e nem confiáveis.

5 – Como melhorar a Autoridade do seu domínio

Sabendo agora o que é Autoridade do Domínio, vejamos então o que fazer para melhorá-lo, de forma a se destacar nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

Em primeiro lugar, você deve estar consciente que terá que trabalhar em diversos aspectos do seu site, e o resultado, como a maioria das ações em SEO, vai demorar algum tempo para aparecer, em média dois ou três meses, mas vale a pena.

A Autoridade de Domínio é calculada levando-se em consideração diversas dimensões, onde o site é visto como um todo, e não como peças isoladas.

Algumas ações para melhorar a autoridade do seu domínio:

  • Faça uma auditoria em suas palavras chave
  • Crie conteúdo relevante que atraia tráfego qualificado para o seu site
  • Aumente a quantidade de links de qualidade para o seu site
  • Use as redes sociais para gerar links e tráfego
  • Tente melhorar sua reputação nos mecanismos de busca através
  • Outros fatores como a velocidade de carga das páginas também influenciam

Agora que você já sabe o que é Autoridade do Domínio, preste atenção a essa variável na hora de criar suas estratégias de link building, para não cair em armadilhas de relacionamento. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

By Published On: 2 de maio de 2021Categories: SEOTags: , , ,

15 Comments

  1. Ellegancy Costuras Atelier 20 de março de 2020 at 09:46 - Reply

    Comecei a fazer alguns guest posts e em um mês o DA do nosso site caiu de 29 para 25. Será que não foram sites de qualidade a colocar links do nosso?

    Não tomamos nenhuma penalização do Google.

    • Academia do Marketing 4 de abril de 2020 at 17:47 - Reply

      Olá

      Provavelmente os sites para os quais você fez estes guest Posts não têm muita relevância, ou então pior, eles mesmos sofreram penalidades do Google e com isso ao linkarem para o seu site, fazem com que a sua Autoridade de Domínio caia.

  2. Márcio 21 de outubro de 2018 at 12:34 - Reply

    Olá Pessoal

    Agradeço por terem publicado esta explicação sobre o que é Autoridade de Domínio. Estou começando agora na área de SEO e este era um conceito que eu ainda não conhecia.

    • Academia do Marketing 23 de outubro de 2018 at 10:28 - Reply

      Olá Marcio

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que nosso artigo sobre o conceito de Autoridade de Domínio lhe foi útil. Aqui na Academia do Marketing temos um ótimo curso de SEO que certamente irá ajudá-lo bastante nesta área. Veja detalhes no link http://academiadomarketing.com.br/curso-de-seo/

  3. Marcos 18 de abril de 2018 at 16:32 - Reply

    Eu tava vasculhando a internet procurando como analisar a autoridade de meu domínio e achei este artigo de vocês. Realmente, às vezes a gente se preocupa de mais com certas questões e esquece do que é mais importante. Valeu.

    • Academia do Marketing 19 de abril de 2018 at 12:00 - Reply

      Olá Marcos

      realmente, o trabalho de SEO é um trabalho de formiguinha, todos os detalhes importam, entre eles, cuidar da Autoridade do Domínio.

      Um grande abraço e sucesso!

  4. G Baid 12 de março de 2018 at 01:29 - Reply

    Parabéns pelo artigo,pois totalmente verdade os motores de buscas da mais valor a sites antigos ou seja domínios mais velhos. Eles usam DA para colocar estes sites na primeira página do google.

    Digo isto porque tenho um domínio de 3 anos e sua autoridade é de 12 entre 100 DA e DA das páginas 20 entre 100.

    E meu novo site e domínio tem um mês e seu DA é de 1 entre100

    • Academia do Marketing 12 de março de 2018 at 19:32 - Reply

      Olá G Baid

      Realmente, os sites mais antigos são mais valorizados pelo Google, o o princípio é simples. Sites “aventureiros”, não duram muito tempo. Já aqueles que possuem uma certa história, são vistos como mais sérios, embora isso não seja necessariamente a completa expressão da verdade.

      Muito obrigado pelo comentário!

  5. Vera 8 de março de 2018 at 19:52 - Reply

    Amei o artigo de vocês sobre Autoridade de Domínio!!!

    • Academia do Marketing 9 de março de 2018 at 15:39 - Reply

      Olá Vera

      Bom saber que nossa artigo sobre Autoridade de Domínio e sua importância no trabalho de SEO foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

  6. BBens 9 de abril de 2017 at 16:53 - Reply

    Jefferson Clayton,
    Não é isso que diz o texto. Mas que influencia nos buscadores. Mas isso, apesar da importância, perde um pouco de força se não pensar com as outras coisa descritas, como lincks internos, externos e conteúdo relevante.
    Faça bons conteúdos, explore sua concorrência para descobrir suas forças e fraquezas e continue utilizando técnicas de SEO válidas.
    Se achar interessante, faça um curso de SEO, pois isso te ajudará a ter um norte e saber onne atacar. Aqui mesmo, você encontrou um excelente curso.

  7. Renato Machado 25 de março de 2017 at 16:52 - Reply

    Esta postagem me ajudou muito. Criei a pouco tempo um blog e esse assunto abordou tudo o que eu precisava saber! Muito obrigado.

  8. Jefferson Clayton 16 de março de 2017 at 16:16 - Reply

    Pelo que entendi um site novo não vai aparecer nos buscadores é isso mesmo, só se tiver um domínio com DA auto?

    • Alberto Valle 16 de março de 2017 at 22:03 - Reply

      Olá Jefferson

      Um site novo irá aparecer no Google se você fizer um bom trabalho de SEO. A Autoridade do Domínio é conquistada com o passar do tempo e irá contribuir para a relevância do seu site. O negócio é trabalhar o SEO desde o início.

      Um grande abraço

      Alberto Valle

  9. Alemay 3 de março de 2017 at 18:23 - Reply

    Esse post sobre autoridade de domínio foi muito valoroso, vou aplicar o conceito agora mesmo. Sucesso.

Leave A Comment

Título

Ir ao Topo