Os 10 mandamentos do SEO
Nosso assunto de hoje são os 10 Mandamentos do SEO, regras fundamentais para quem deseja conseguir posições de destaque nas páginas de respostas das grandes ferramentas de busca como o Google.
É claro que o trabalho de SEO envolve muito mais que essas 10 diretrizes básicas, mas para este artigo, selecionamos alguns pontos sobre os quais temos visto muitos sites, blogs e loja virtuais errarem, e com isso serem pesadamente prejudicadas em termos de posicionamento.
As diretrizes apresentadas são simples e não envolvem questões técnicas muito elaboradas como em outras dimensões do trabalho de Search Engine Optimization, e por isso, podem ser aplicadas imediatamente em qualquer site.
Vejamos então quais são os 10 Mandamentos do SEO e de que forma você pode implementá-los.
- Amarás a teus visitantes sobre todas as coisas
- Começarás o trabalho de SEO pela base
- Não tomarás uma palavra-chave em vão
- Não usarás URL esdrúxulas
- Tratarás as meta tags de forma adequada
- Usarás um Call to Action na Description
- Não repetirás nem o Title nem a Description
- Criarás uma boa estrutura de links
- Não apresentarás conteúdo duplicado
- Monitorarás teus resultados
Amarás a teus visitantes sobre todas as coisas
“Amarás a teus visitantes antes de qualquer coisa, criando conteúdo para ele e não apenas para ser bem posicionado nas ferramentas de busca”
O primeiro dos mandamentos do SEO é talvez o mais importante. A usabilidade, ou seja, a boa experiência de visita ao site deve ser a prioridade em suas estratégias de SEO, vindo antes de qualquer técnica ou recurso de otimização.
De nada adianta submeter a página a um processo de super otimização para as ferramentas de busca, se a experiência de visita a ela for ruim. SEO é importante no contexto do marketing digital, mas a experiência do usuário é que provoca a conversão.
Começarás o trabalho de SEO pela base
“Começarás o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca pela base do teu site para depois pensar no resto”
O SEO é dividido em três dimensões básicas: o SEO estrutural, o On Page e o Off Page. Como em um prédio, o trabalho de SEO deverá começar pela fundação, ou seja, a estrutura do site, que é quem dará a base para as outras duas dimensões.
De nada adiantará você de dedicar ao trabalho de otimização On Page e SEO Off Page, se no site em si não forem aplicadas as técnicas adequadas, como boa estrutura hierárquica, integridade dos links e outras que são mandatórias nesta dimensão do SEO.
Não tomarás uma palavra-chave em vão
“Farás uma pesquisa meticulosa das melhores palavras-chave a serem utilizadas em teu site, blog ou loja virtual”
Um erro muito comum no trabalho de SEO é não levar o trabalho de pesquisa de palavras-chave tão a sério quanto se deveria. De nada adianta trazer tráfego para o site se a motivação da visita não está intimamente relacionada à sua meta de conversão.
Por isso, é importante compreender o momento de busca do usuário e através das ferramentas de pesquisa e seleção de palavras-chave, escolher aquelas que mais se alinhem com a sua estratégia de SEO.
Não usarás URL esdrúxulas
“Usarás sempre uma URLs amigáveis em tuas páginas contendo a palavra-chave para qual tu pretendes ranquear nos buscadores”
Do ponto de vista do SEO On Page, este é o que encabeça a lista dos 10 mandamentos do SEO, por ser de extrema importância e muitas vezes deixado de lado, matando definitivamente a possibilidade de uma página conseguir uma boa posição no Google e outros grande buscadores.
Um dos primeiros passos na otimização de sites para ferramentas de busca é justamente inserir a palavra-chave para a qual você pretende ser encontrado no Google, na estrutura da URL da sua página, no que chamamos de URLs Amigáveis.
Tratarás as meta tags de forma adequada
“Darás sempre uma atenção especial as meta tags Title e Description de tuas páginas para que o Google entende sobre o que você está falando”
As meta tags Title e Description são estruturas internas de codificação de uma página que passam para os buscadores informações importantes sobre o conteúdo que a página apresenta, além de serem os elementos que comporão o Snippet – descrição da página, nas listagens de resultados.
Como no primeiro mandamento, se você omitir esta informação ou então deixa-la sem a palavra-chave pela qual você pretende se posicionar, sua chance de ser bem colocado nas páginas de respostas dos buscadores é praticamente nula.
Usarás um Call to Action na Description
“Sempre incluirás um Call to Action no encerramento do texto da tua meta tag Description para incentivar o clique no Snippet”
A meta tag description corresponde a parte da descrição na página no Snippet que os buscadores exibem em suas páginas de respostas. Por isso é importante, além de estruturar muito vem este campo, inserir um Call to Action ao final desta descrição.
A chamada para ação tem como objetivo incentivar o clique no Snippet e levar o usuário à página listada. Em AdWords e Facebook Ads, existe uma preocupação extrema com o Call to Action. Por que não dedicar a mesma atenção quando o assunto é SEO?
Não repetirás nem o Title nem a Description
“Tratarás o título e a descrição de tua página como elementos únicos e jamais cometerás o pecado da duplicidade”
Se tem uma coisa que o Google odeia é a duplicidade de títulos e descrição, pois isso deixa a ferramenta de busca confusa sobre o que realmente é importante em um site. Na dúvida, os buscadores penalizam a página reduzindo sua relevância e seu posicionamento.
Por isso, um dos mandamentos de SEO é justamente manter estes elementos únicos, verificando periodicamente no Google Search Console a ocorrência de duplicidade e corrigindo imediatamente se for o caso.
Criarás uma boa estrutura de links
“Não deixarás de criar links internos e externos em seu site, complementando as informações e oferecendo referências”
Outro dos mandamentos de SEO que é muitos vezes relegado a um segundo plano, diz respeito à linkgem interna e externa, um dos fatores de SEO mais valorizados pelos grandes buscadores nos dias de hoje.
A ideia é criar links internos que complementem a informação de cada página, criando uma verdadeira “teia” de informação dentro da estrutura do seu site. Os links externos, como referências para o seu conteúdo, também não devem ser deixados de lado.
Não apresentarás conteúdo duplicado
“Criarás sempre conteúdo único e exclusivo, de qualidade e relevância para tuas páginas, sempre pensando no interesse dos teus leitores e clientes”
Como dissemos anteriormente, se tem algo que pode simplesmente acabar com o seu site isso se chama conteúdo duplicado. Em busca de qualidade nas páginas de respostas do Google, ele prioriza o conteúdo que é inédito.
Por isso, esqueça aquela história de Ctrl-C e Ctrl-V, seja em que dimensão for de seu site, blog ou loja virtual. Outro ponto importante é evitar que por caminhos diferentes, os buscadores possam encontrar o mesmo conteúdo no site.
Monitorarás teus resultados
“Manterás um rígido programa de monitoramento de suas atividades de SEO buscando sempre o melhor desempenho para o trabalho”
O último dos mandamentos do SEO é justamente a questão do monitoramento do trabalho que é feito. Em marketing digital sabemos que o monitoramento das ações é fundamental para análise dos resultados, por isso, essa etapa é fundamental.
Além do Google Analytics, temos diversas outras ferramentas especializadas em monitoramento de resultados de SEO, como o SemRush, que complementam as informações oferecidas pelo GA.
Colocada desta maneira a coisa pode até parecer simples, mas a verdade é que o cumprimento destes e outros mandamentos do SEO é fundamental para um bom posicionamento nas ferramentas de busca, tanto que em nosso Curso de SEO, fazemos questão de esmiuçar cada um destes pontos, para garantir que nossos futuros profissionais de SEO consigam os melhores resultados possíveis.
Conhecendo e cumprindo a risca os 10 mandamentos do SEO, suas chance de conquistar boas posições nas páginas de respostas dos grandes buscadores serão muito maiores. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.
Por Alberto Valle, um humilde servo do Senhor e do Google nas horas vagas
Excelente!!!
Sempre vejo pessoas falando em SEO, mais eu nem sabia o que realmente era e para quer funcionava, mais agora sim!!! Parece coisa de outro mundoo!! Realmente um artigo perfeito, tirou todas as minhas dúvidas..
Obrigado Academia do Marketing!!!