Carreira em Marketing Digital é alternativa promissora

Em um mercado aquecido e carente de profissionais qualificados, a carreira em marketing digital surge como uma ótima opção para jovens que estão agora fazendo sua opção profissional.

A perspectiva de ótimos salários em marketing digital e um leque cada vez maior de opções e oportunidades de trabalho, atraem cada vez mais  profissionais para a carreira na área de marketing online.

O mercado de trabalho para quem deseja fazer carreira em marketing digital, apesar de toda crise econômica, ou talvez em função dela, passa por um momento de muito promissor.

O segmento encontra-se em franca expansão e a procura por profissionais qualificados é cada vez maior, principalmente por parte de empresas que buscam montar sua própria equipe de marketing.

Mercado carente de profissionais qualificados

Mesmo em um mercado que cresce a passos largos, com perspectivas pra lá de animadoras, é grande a carência de profissionais realmente especializados em marketing digital no Brasil, o que torna a carreira em marketing digital ainda mais atrativa.

Curiosos existem aos milhares, mas profissionais que realmente tenham uma compreensão ampla das técnicas e ferramentas do marketing digital ainda são poucos.

É por isso que um consultor de marketing digital, com uma boa experiência e formação, é um profissional extremamente cobiçado nos dias de hoje.

A carência é tão grande que as agências digitais mais conscienciosas estão rejeitando novos clientes em função da falta de profissionais para assumirem os novos projetos.

No momento, o mercado de trabalho em marketing digital sofre com a carência de mão de obra.

Diante de um cenário desses a opção por fazer uma carreira em marketing digital surge como uma ótima oportunidade de garantir um ótimo salário em um mercado em ascensão.

Fazer carreira em marketing digital exige paixão

A área do marketing online é fascinante, mais exige muita paixão de quem parte para essa área. Principalmente no que diz respeito à atualização profissional.

Em um mercado dinâmico como esse não se pode deixar de estar a par das mais recentes tendências e técnicas de divulgação online.

Em nossos cursos de marketing digital sempre finalizamos os treinamentos dizendo que é apenas o início de uma jornada e que a atualização é fundamental para a sobrevivência no mercado.

O processo de atualização é contínuo. Ferramentas que fazem parte do dia a dia do profissional de marketing como Google Analytics, Google Ads  e Facebook, sofrem atualizações quase que mensais, e você precisará estar a par dessas evoluções para não perder seu espaço no mercado.

Formação básica em marketing digital

Para iniciar uma carreira em marketing digital o primeiro passo é fazer uma boa faculdade de marketing, publicidade, relações públicas, jornalismo e outras áreas relacionadas à especialidade.

O conhecimentos sobre técnicas e ferramentas de marketing online é necessário, mas de nada adiantam estas ferramentas se o profissional não tiver os conceitos básicos de comunicação.

Isso não significa que profissionais com origem em outras áreas não possam seguir uma carreira em marketing digital, mas as formações que citamos acima têm mais afinidade com o meio em que um analista de marketing digital atua.

É um erro comum achar que o marketing digital é tão especial que chega até mesmo a ter vida própria.

O que se usa no meio online nada mais é do que os meios de comunicação tradicionais adaptados a mídia digital. Muda o formato, mais a essência continua a mesma.

Construindo uma carreira em marketing digital

A construção de uma carreira sólida em marketing digital é um processo gradativo que une conhecimento e experiência nas mais diversas áreas do marketing online.

Um Gerente de Marketing Digital não se forma em um ou dois meses, pois essa qualificação não se dá simplesmente por uma questão de formação acadêmica, mas sim em função da experiência em diversas áreas do marketing online.

Não existem atalhos ou cursos mágicos que vão lhe transformar em um Gerente de Marketing Digital em poucos dias. Se fosse assim, o mercado não estaria tão desesperado para encontrar candidatos realmente qualificados para estas vagas.

O perfil do novo profissional do marketing digital é aquele que além de sólidos conhecimentos acadêmico, tem uma experiência rica e variada nas diversas áreas.

Como fazer carreira em marketing digital. Quais os caminhos para iniciar uma carreira em marketing digital

Especialização em Marketing Digital

No Brasil as faculdades ainda não estão estruturadas para formarem profissionais especializados em marketing digital no nível que o mercado de trabalho exige em seus cursos regulares.

Diga-se de passagem, no exterior também são raras as universidades que possuem esse tipo de formação específica.

Portanto, a especialização em marketing digital tem como alternativa mais viável a realização de cursos complementares à formação acadêmica tradicional como os oferecidos pela Academia do Marketing, que desde sua fundação em 2009, tem contribuído com a formação de vários profissionais de marketing digital no Brasil.

Como a carreira em marketing digital envolve diversas dimensões, e muita gente não sabe qual caminho a seguir, apresentamos abaixo um pequeno roteiro que explica cada uma dessas formações.

1 – Conhecimentos básicos de marketing digital

O primeiro passo para quem deseja começar uma carreira em marketing digital é adquirir os conhecimentos básicos sobre o universo do marketing online e suas diversas dimensões.

Com este conhecimento você terá uma visão global sobre todas essas dimensões do marketing na Internet e como essas dimensões interagem.

Diante disso, você poderá identificar quais áreas que mais lhe atraem e que exigem expertises com as quais você tem afinidade, como escrita, design ou raciocínio abstrato.

Nesta área a Academia do Marketing pode lhe ajudar através do nosso Curso de Marketing Digital, que é voltado justamente para quem deseja dar seus primeiros passos na carreira.

2 – Marketing de Busca – Search Engine Marketing

A área de Search Engine Marketing, ou SEM, como também é conhecido, é uma das áreas mais requisitadas do marketing digital e também uma das que oferece os melhores salários e oportunidades.

Por isso, possuir sólidos conhecimentos nessa área é essencial para quem deseja seguir uma carreira em marketing digital de sucesso.

Podemos dividir o Marketing de Busca em dois segmentos distintos, tanto pelas técnicas envolvidas quanto pelas ferramentas que são utilizadas:

    • SEO – Search Engine Optimization – É o segmento do Search que se dedica aos resultados de busca orgânica, ou seja, os resultados não pagos do Google e outros grandes buscadores;
    • Links Patrocinados – É a dimensão do marketing de busca que se dedica a área de resultados pagos nas páginas de respostas dos buscadores.

Para saber mais sobre o que é SEM leia o artigo O Que é Marketing de Busca publicado aqui em nosso blog. Nele você encontrará informações mais detalhadas sobre essas duas dimensões do marketing de busca.

Nessa área a Academia do Marketing pode ajudar você através de dois cursos. O primeiro deles é o Curso de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, onde você aprenderá tudo o que precisa saber sobre o processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

A segunda opção para quem deseja seguir uma carreira de marketing digital nessa área é o Curso de Google Ads, focado na criação, veiculação e gestão de anúncios na plataforma do Google.

3 – Redes Sociais

Pensar em uma carreira em marketing digital sem que se fale de gestão de redes sociais é algo de impensável nos dias de hoje devido a importância que estes canais ganharam no cenário do marketing online.

Um analista de mídias sociais atualmente é um dos profissionais mais disputado pelo mercado e a oferta de profissionais realmente capacitados nessa área não atende à demanda do mercado.

Este profissional é responsável pela elaboração do plano de marketing digital nas redes sociais, sua execução além do monitoramento de tráfego, interações e conversões.

Para quem está pensando em construir uma carreira em marketing digital, e gosta de trabalhar com redes sociais este seria um ótimo caminho a ser seguido.

Nessa área a Academia do Marketing oferece diversos treinamentos como o nosso Curso de Gestão de Redes Sociais, o Curso de Produção de Conteúdo Para Redes Sociais, Instagram Marketing e Facebook Ads.

4 – Marketing de Conteúdo

Outra boa alternativa para quem deseja seguir carreira em marketing digital é a área de Marketing de Conteúdo que vem crescendo ano a ano.

Essa é uma especialização que atinge diversas áreas, como a produção de conteúdo para o blog da marca, criação de conteúdo para redes sociais, vídeo marketing e outras.

O profissional dessa área precisa ser criativo e dominar algumas técnicas como copywriting, escrita criativa, SEO e possuir conhecimentos de web design.

5 – E-mail Marketing

Esta é uma das áreas mais antigas do marketing online, mas vem se renovando a cada instante e incorporando técnicas e ferramentas que a tornam cada vez mais necessária para quem busca uma qualificação em marketing digital completa e abrangente.

Esse segmento do marketing digital que anteriormente era encarado apenas como ferramenta de marketing direto, hoje em dia ganha contornos de marketing de relacionamento, o que amplia ainda mais sua aplicação no marketing online.

Ao seguir uma carreira em marketing digital você certamente irá se deparar com rotinas de automação de marketing, e o e-mail marketing é fundamental nessa área.

6 – Web Analytics e Monitoramento de Tráfego

Iniciar uma carreira em marketing digital é começar a monitorar resultados de tudo o que acontece na área de marketing digital envolvendo a empresa.

Por isso ter conhecimento na área de web análise e sistemas de monitoramento como o Google Analytics, já que tudo em termos de marketing digital gira em torno da mensuração de resultados.

Sem esse conhecimento você não consegue entender os sinais que o mercado está lhe mandando. Muitas das vezes temos informações importantíssimas para podermos melhorar a performance de nossas ações.

Para poder analisar o desempenho de uma campanha e determinar quais as melhores métricas e KPIs a serem usados é necessário compreender a estrutura de cada uma delas e saber interpretar seu comportamento.

Além disso, é necessário conhecer as ferramentas clássicas de monitoramento, como o Google Analytics para poder obter os dados corretos e com isso ter uma visão exata dos resultados.

Como você pode ver, em termos de carreira em marketing digital as opções são muito variadas. O importante é que você foque na área com a qual tiver maior afinidade.

Carreira em Marketing Digital

A formação em marketing digital

Esses são os segmentos básicos de conhecimento na área que inclusive fazem parte do nosso programa de Formação em Marketing Digital que é proposto pela Academia do Marketing em nossa grade de treinamentos.

É claro que existem diversas outras áreas em que um profissional de marketing na Internet também precisa conhecer, dependendo das sua preferência e da área em que deseja se especializar a fundo.

Como você pode ver, o desafio é grande, mas a recompensa para quem se dedica a fazer carreira em marketing digital é um trabalho empolgante e remuneração muito acima da média do mercado!

Se você gostou do que apresentamos neste artigo e tem interesse em seguir carreira em marketing digital, e quer saber mais informações a respeito, sugerimos que acesse a nossa seção de artigos sobre Carreira.

Mantenha-se atualizado sobre os diversos aspectos da carreira em marketing digital e outros assuntos envolvendo o marketing online, assinando a nossa Newsletter.

By Published On: 10 de janeiro de 2022Categories: Carreira em Marketing DigitalTags: ,

7 Comments

  1. Rodrigo Silva 7 de junho de 2017 at 17:32 - Reply

    Artigo excelente sobre a carreira em marketing digital. Principalmente para aqueles pretendendo ganhar dinheiro na internet, é indispensável conhecer o marketing digital e saber utilizá-lo corretamente. Vivemos hoje um momento onde o conhecimento está acessível a praticamente todo mundo através da internet. O importante é sabermos diferenciar os conteúdos de qualidade e confiáveis dos demais.

  2. Janderson Rodrigues 6 de fevereiro de 2017 at 10:41 - Reply

    Excelente matéria.. o Profissional que se destacar no segmento com certeza terá um mundo de oportunidades.

    Lembrando também que os próprios profissionais liberais e empresários podem atuar com essas atividades, tendo em vista que ele é o mais capacitado para falar da sua empresa.

  3. Clarice 31 de março de 2016 at 23:05 - Reply

    Boas reflexões..

  4. Fagner 27 de julho de 2015 at 14:15 - Reply

    Concordo com seu artigo, as faculdades hoje não estão preparadas para o curso de marketing digital, muita coisa precisamos aprender fora de um curso universitário

  5. Thiego Carvalho 18 de julho de 2015 at 02:56 - Reply

    Trabalho há 10 anos com Marketing Digital. E a GRANDE AVENTURA da carreira é que este mercado se atualiza muito rápido. Todo dia tem coisa nova. Sempre precisamos de atualização. O mundo muda totalmente de um ano para o outro…
    Mas é bem interessante, e gostei bastante do conteúdo dessa página inclusive vou analisar sobre o curso.

  6. Edson Angelin 4 de maio de 2015 at 18:58 - Reply

    Sou formado em Letras, Professor de escola pública (35 anos) e gostaria muito de me aprofundar e me tornar um profissional de marketing digital.

  7. Fátima Ferreira 20 de outubro de 2013 at 12:44 - Reply

    Valeu mesmo pelas dicas. Estou querendo fazer carreira em marketing digital, mas no Brasil é realmente difícil encontrar boas referências.

    Parabéns pela matéria!

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